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Sites Verificados

Lista com todos os sítios que foram verificados pela TIC Web Acessibilidade. Dentro de cada domínio, há informações detalhadas sobre as páginas coletadas, bem como os erros e avisos de cada uma *.

Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 8 68 91 100 101 102 103 104 115
1.1.4 Presença de CSS(s) interno 1 11
1.1.6 Presença de javascript(s) interno 2 44 463
68 <![CDATA[<ul style="float:left"> <li class="iconeAcessibilidade"></li> <li><a accesskey="1" href="#conteudo" id="link-conteudo" title="Conteúdo">Ir para o conteúdo <span>[1]</span></a></li> <li><a accesskey="2" href="#menuprincipal" id="link-navegacao" title="Menu Principal">Ir para o menu <span>[2]</span></a></li> <li><a accesskey="3" href="#rodape" id="link-rodape" title="Rodapé do site">Ir para o rodapé <span>[3]</span></a></li> <li><a accesskey="4" href="#!" class="button-toggle-highcontrast" id="contraste" title="Alterar o contraste do site">Contraste <span>[4]</span></a></li> <li>Texto: <a accesskey="+" href="#+" class="" id="btnAumentar" title="Aumentar tamanho do texto">+ <span>[+]</span></a> ou <a accesskey="-" href="#-" class="" id="btnDiminuir" title="Diminuir tamanho do texto">- <span>[-]</span></a></li> <li> </ul>]]>
91 <![CDATA[<form class="form-inline pull-right" style="margin:4px 0 0 10px" action="/PortalTransparencia/Buscar" method="get"> <input accesskey="b" class="form-control" name="q" type="search" placeholder="Buscar por...[b]" aria-label="Buscar por...[b]"> </form>]]>
100 <![CDATA[<span style="font-size:15px"> [5]</span>]]>
101 <![CDATA[<span style="font-size:15px"> [6]</span>]]>
102 <![CDATA[<span style="font-size:15px"> [7]</span>]]>
103 <![CDATA[<span style="font-size:15px"> [8]</span>]]>
104 <![CDATA[<span style="font-size:15px"> [9]</span>]]>
115 <![CDATA[<div class="container-fluid" id="menuprincipal" style="margin-top:30px;"> <div class="row-fluid"> <div class="span3"> <div class="well sidebar-nav"> <ul class="nav nav-list"> <li class="active"><a>Câmara de Presidente M&#233;dici - RO</a></li> <li class="nav-header">Atua&#231;&#227;o dos vereadores</li> <li><a href="/PortalTransparencia/Agenda">Agenda da c&#226;mara</a></li> <li><a href="#">Comiss&#245;es</a></li> <ul> <li><a href="/PortalTransparencia/Comissoes?tipoDeComissao=Permanentes">Comiss&#245;es permanentes</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Comissoes?tipoDeComissao=Temporarias">Comiss&#245;es tempor&#225;rias</a></li> </ul> <li><a href="#">Sess&#245;es plen&#225;rias</a></li> <ul> <li><a href="/PortalTransparencia/Atas">Ata das sess&#245;es</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Presenca/PresencaUltima">Presen&#231;a/Aus&#234;ncia</a></li> </ul> <li class="nav-header">Financeiro</li> <li><a href="http://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/licitacao/frmlicitacao_direta&amp;tipoentidade=CM">Compras diretas</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/ComprasMensais">Compras Mensais</a></li> <li><a href="https://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/compras/frmcompras&amp;id_menu=41&amp;token=1e095d882d35cf4e04f7f59ba55b0665&amp;tipoentidade=CM">Compras Mensais (novo)</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Contrato">Contratos</a></li> <li><a href="/portaltransparencia/movimentacaodeveiculo">Controle de Combust&#237;vel</a></li> <li><a href="https://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/frota/frmabastecimento&amp;nomeaplicacao=frota&amp;tipoentidade=CM">Controle de Combust&#237;vel (novo)</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Convenios">Conv&#234;nios</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Credores">Credores (Ordem Cronol&#243;gica)</a></li> <li><a href="http://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/empenho/frmempenho&amp;id_menu=11&amp;tipoentidade=CM">Despesa (Empenho)</a></li> <li><a href="https://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/diaria/frmdiaria&amp;id_menu=9&amp;tipoentidade=CM">Di&#225;rias</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Diarias/Diarias">Di&#225;rias (antigo)</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/ExecucaoOrcamentaria/ExplicacoesGerais">Explica&#231;&#245;es gerais</a></li> <li><a href="http://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/fornecedores/frmfornecedores&amp;nomeaplicacao=fornecedores&amp;id_menu=33&amp;entidade=CM">Fornecedores</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Publicacao?titulo=gastos com combust&#237;vel">Gastos com Combust&#237;vel</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/GastosParlamentares">Gastos Parlamentares</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Passagens">Passagens</a></li> <li><a href="http://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/transfmunicipal/frmtransfmunicipal&amp;id_menu=21&amp;tipoentidade=CM">Receita (Repasse)</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/TransferenciaVoluntaria">Transfer&#234;ncia Volunt&#225;ria</a></li> <li class="nav-header">Institui&#231;&#227;o</li> <li><a href="http://camaramedici.ro.gov.br/menudinamico/buscarporid?idmenu=5bf71afb58bac1036805d116">Carta ao Cidad&#227;o</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Instituicao/PapelDaCamara">Compet&#234;ncias da C&#226;mara</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/CotaParlamentar">Cota Parlamentar</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Departamento">Departamentos</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Instituicao/Glossario">Gloss&#225;rio de termos</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Legislatura">Legislaturas</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Publicacao?titulo=LGPD">LGPD</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Instituicao/MapaDoSite">Mapa do site</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Instituicao/PapelDaMesaDiretora">O papel da mesa diretora</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Instituicao/PapelDoVereador">O papel dos vereadores</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/ContatoOuvidoria">Ouvidoria</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Patrimonio">Patrim&#244;nio / Frota</a></li> <li><a href="https://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/frota/frmfrota&amp;nomeaplicacao=frota&amp;id_menu=13&amp;tipoentidade=CM">Patrim&#244;nio / Frota (novo)</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Instituicao/PerguntasFrequentes">Perguntas Frequentes</a></li> <li class="nav-header">Mat&#233;ria Legislativa</li> <li><a href="/PortalTransparencia/AtosNormativos?tipo=Decreto">Decretos</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Proposicoes?tipo=emenda">Emendas Parlametares</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Proposicoes?tipo=indicacao">Indica&#231;&#245;es</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Lei">Leis Municipais</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Proposicoes?tipo=mocao">Mo&#231;&#227;o</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/AtosNormativos?tipo=Portaria">Portarias</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/ProjetoDeLei">Projetos de Lei</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Proposicoes?tipo=representacao">Representa&#231;&#245;es</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Proposicoes?tipo=requerimento">Requerimentos</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/AtosNormativos?tipo=Resolucoes">Resolu&#231;&#245;es</a></li> <li class="nav-header">Planejamento</li> <li><a href="/PortalTransparencia/Lei/LeisPorTipoDetalhe?tipoLei=LDO">Lei de Diretrizes Or&#231;ament&#225;rias - LDO</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Lei/LeisPorTipoDetalhe?tipoLei=LOA">Lei Or&#231;ament&#225;ria Anual - LOA</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Lei/LeisPorTipoDetalhe?tipoLei=PPA">Plano Plurianual - PPA</a></li> <li class="nav-header">Presta&#231;&#227;o de Contas</li> <li><a href="/PortalTransparencia/Balancetes">Balancetes</a></li> <li><a href="https://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/balancete/frmbalancete&amp;id_menu=26&amp;tipoentidade=CM">Balancetes (novo)</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/Balancetes?tipo=Anual">Presta&#231;&#227;o de Contas Anual</a></li> <li><a href="https://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/balanco/frmbalanco&amp;id_menu=24&amp;tipoentidade=CM">Presta&#231;&#227;o de Contas Anual (novo)</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/ExecucaoOrcamentaria">Relat&#243;rio Execu&#231;&#227;o Or&#231;ament&#225;ria</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/GestaoFiscal">Relat&#243;rio Gest&#227;o Fiscal</a></li> <li class="nav-header">Publica&#231;&#245;es Diversas</li> <li><a href="/PortalTransparencia/AudienciaPublica">Audi&#234;ncias P&#250;blicas</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/ConcursoPublico">Concurso P&#250;blico</a></li> <li><a href="#">Mural da CPL</a></li> <ul> <li><a href="/PortalTransparencia/Licitacao">Licita&#231;&#245;es</a></li> <li><a href="https://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/licitacao/frmlicitacao&amp;id_menu=3&amp;tipoentidade=CM">Licita&#231;&#245;es (novo)</a></li> </ul> <li><a href="/PortalTransparencia/Publicacao">Publica&#231;&#245;es</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/PublicacaoControleInterno">Publica&#231;&#245;es Controle Interno</a></li> <li class="nav-header">Recursos humanos</li> <li><a href="/PortalTransparencia/CartaoCorporativo">Cart&#227;o Corporativo</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/PlanoDeCarreira">Plano de carreira</a></li> <li><a href="http://transparencia.presidentemedici.ro.gov.br/transparencia/index.php?link=aplicacoes/pessoal/frmpessoal&amp;nomeaplicacao=pessoal&amp;id_menu=18&amp;tipoentidade=CM">Servidores e Vencimentos</a></li> <li><a href="/PortalTransparencia/suprimentodefundos">Suprimento de Fundos</a></li> </ul> </div> <!--/.well --> </div> <!--/span--> <div class="span9" id="conteudo"> <div class="container-fluid"> <div class="row-fluid"> <div class="span12"> <blockquote> <h1>Perguntas mais Frequentes</h1> </blockquote> <hr /> <blockquote> <h3>O que é o Portal da Transparência?</h3> </blockquote> <p> O Portal da Transparência é um site criado por Entidades Públicas que contém informações acerca das ações governamentais, execução orçamentária e financeira (receitas e despesas), movimento extraorçamentário, dentre outras informações de interesse do cidadão. </p> <blockquote> <h3>Quem deve divulgar os dados nas páginas de transparência?</h3> </blockquote> <p> Todos os órgão e entidades da Administração Direta e Indireta (Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista) do Poder Executivo devem manter, em seus sítios na Internet, Páginas de Transparência Pública, além do Poder Legislativo. </p> <blockquote> <h3>Por que o Portal de Transparência foi criado?</h3> </blockquote> <p> Para atender a demanda de informações sobre gestão pública, bem como cumprir as determinações constitucionais, visando à transparência das contas públicas e atendendo à Lei Complementar n° 131, de 27 de maio de 2009, e o Decreto Federal n° 7185, de 27 de maio de 2010, além de promover o acesso amplo e objetivo aos dados da aplicação dos recursos públicos municipais. Através dele, os cidadãos podem acompanhar a gestão das finanças da administração direta e indireta. Assim, é possível acompanhar a destinação dos recursos arrecadados, provenientes em grande parte dos impostos pagos pelos contribuintes. </p> <blockquote> <h3>O que cidadão pode consultar nesse Portal da Transparência?</h3> </blockquote> <p> A consulta dá cumprimento ao disposto na Lei Complementar n.º 131, de 27 de maio de 2009, que trata da divulgação, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira dos órgãos públicos. Por meio da pesquisa, é possível, detalhar todos os documentos emitidos pelas unidades gestoras dos Poderes Executivo e Legislativo no decorrer da execução das suas despesas, inclusive, pela fase em que a despesa está: empenho, liquidação e pagamento. </p> <blockquote> <h3>Quando as informações são atualizadas?</h3> </blockquote> <p> A consulta Despesas detalhadas do Portal da Transparência apresenta dados atualizados diariamente. Os dados apresentados correspondem aos documentos emitidos no dia útil anterior. </p> <blockquote> <h3>Qual a origem dos dados dessa consulta?</h3> </blockquote> <p> Os dados que alimentam a consulta são fornecidos pelo Serviço de Contabilidade da Entidade Pública e extraídos dos Sistemas Informatizados de Administração Financeira e Controle. </p> <blockquote> <h3>Nesta consulta pode-se identificar quanto foi pago a determinado favorecido/Credor? Como por exemplo, Serviços Prestados?</h3> </blockquote> <p> Nesta consulta, na fase pagamento, são apresentados quanto foi pago a determinado favorecido/Credor, podendo ser feita informando o CPF ou CNPJ do favorecido, dentre outros parâmetros de busca. </p> <blockquote> <h3>Quem pode acessar os dados do Portal da Transparência?</h3> </blockquote> <p> Todo cidadão pode consultar os dados do Portal da Transparência. Não há necessidade de senha ou autorização para acessar utilizar o sistema. O sistema tem acesso amplo e liberado, sem qualquer restrição para consulta. </p> <blockquote> <h3>As informações disponibilizadas recebem alguma forma de filtragem ou tratamento?</h3> </blockquote> <p> Não. As informações são disponibilizadas sem qualquer tratamento de dados. Não é feito qualquer controle de limitação ou restrição. São as mesmas informações registradas na contabilidade da Entidade Pública. </p> <blockquote> <h3>Como tirar dúvidas sobre termos, expressões e siglas do governo?</h3> </blockquote> <p> <a href="/PortalTransparencia/Instituicao/Glossario">Consulte o glossário</a> para saber mais sobre todas as expressões, siglas e termos técnicos utilizados no Portal. </p> <blockquote> <h3>Quais as informações sobre receita que o Portal de Transparência disponibiliza em tempo real?</h3> </blockquote> <p> O Portal de Transparência disponibiliza a arrecadação da receita municipal em tempo real, por Unidade Gestora e sua classificação orçamentária. </p> <blockquote> <h3>O que é a Lei de Acesso à Informação?</h3> </blockquote> <p> A lei 12.527/2011, a chamada Lei de Acesso à Informação, obriga órgãos públicos federais, estaduais e municipais (ministérios, estatais, governos estaduais, prefeituras, Câmaras Municipais, empresas públicas, autarquias, RPPS etc.) a oferecer informações relacionadas às suas atividades a qualquer pessoa que solicitar os dados. </p> <blockquote> <h3>Como a lei funcionará na prática?</h3> </blockquote> <p> A lei determina que os órgãos públicos criem centros de atendimento dentro de cada órgão chamados de SICs (Serviços de Informação ao Cidadão). Esses centros precisarão ter estrutura para atender e orientar o público quanto ao acesso a informações de interesse coletivo como, por exemplo, tramitação de documentos, processos de licitações e gastos públicos. </p> <blockquote> <h3>O que a lei exige dos órgãos públicos na internet?</h3> </blockquote> <p> A Lei de Acesso à Informação estabelece também que as entidades públicas divulguem na internet, em linguagem clara e de fácil acesso, dados sobre a administração pública. </p> <blockquote> <h3>Quem poderá solicitar informações?</h3> </blockquote> <p> Qualquer pessoa natural ou jurídica pode pedir dados a respeito de qualquer órgão da administração pública. </p> <blockquote> <h3>É preciso dar razões para o pedido?</h3> </blockquote> <p> Não é preciso apresentar nenhum tipo de justificativa para a solicitação de informações. </p> <blockquote> <h3>Quais informações poderão ser solicitadas?</h3> </blockquote> <p> Não há limites para as informações a serem solicitadas. Podem ser requisitadas quaisquer informações a respeito de dados relativos aos órgãos públicos. Será possível, por exemplo, perguntar com obras públicas, andamento de processos de licitação, contratos, detalhes sobre auditorias, fiscalizações, prestações de contas, execução orçamentária e financeira e outras. </p> <blockquote> <h3> Há informações que não podem ser fornecidas?</h3> </blockquote> <p> Não serão prestadas aos cidadãos informações consideradas sigilosas, tais como assuntos secretos, assim como informações pessoais dos agentes públicos ou privados. Nesses casos, o órgão é obrigado a justificar o motivo para não fornecer o dado. </p> <blockquote> <h3>Por quais meios as informações poderão ser solicitadas?</h3> </blockquote> <p> As informações poderão ser solicitadas nos Serviços de Informações ao Cidadão (SICs), que serão instalados em cada órgão público. A lei também determina que seja concedida ao cidadão a opção de solicitar os dados pela internet. Podem ser usados, também, outros meios, tais como: como carta, e-mail e telefone, conforme disposto em ato administrativo do ente público. </p> <blockquote> <h3>As informações vão ser prestadas sempre por meio de documentos impressos?</h3> </blockquote> <p> Depende de como o órgão tiver armazenado os dados. Nos casos de arquivos digitais, o cidadão poderá obter as informações em um CD ou outra mídia digital. Se houver necessidade de impressão de um volume elevado de papéis, o cidadão pagará o custo. </p> <blockquote> <h3>Como tramita, dentro do órgão público, o pedido de informação?</h3> </blockquote> <p> Se o órgão tiver a informação ao alcance imediato, o pedido poderá ser atendido no momento em que for feito pelo cidadão, nos SICs. Se houver necessidade de pesquisa, o órgão tem 20 dias, prorrogáveis por mais 10, para atender à demanda. O cidadão será avisado por telefone ou pela internet. Depois desse prazo, o agente público tem que justificar o motivo da não prestação das informações. </p> <blockquote> <h3>Qual a importância da Lei de acesso às informações?</h3> </blockquote> <p> O objetivo da lei é a mudança da cultura do sigilo, que existe em algumas instituições públicas. A sanção da lei pode ser compreendida como um ato de amadurecimento da democracia brasileira. A informação sob a guarda do Estado é sempre pública, devendo o acesso a ela ser restringido apenas em casos específicos. Isto significa que a informação produzida, guardada, organizada e gerenciada pelo Estado em nome da sociedade é um bem público. O acesso a estes dados, constitui-se em um dos fundamentos para a consolidação da democracia, fortalecendo o controle social. </p> <blockquote> <h3>Qual a diferença de transparência ativa de transparência passiva?</h3> </blockquote> <p> No caso da transparência ativa, a divulgação das informações ocorre por iniciativa dos órgãos públicos, independente de solicitação. A disponibilização de informações na sua página de internet ocorre de forma espontânea. Na transparência passiva, há o atendimento somente quando a sociedade faz uma solicitação, mediante requisição do interessado (pessoa natural ou jurídica). </p> <blockquote> <h3>O que é linguagem cidadã?</h3> </blockquote> <p> É uma linguagem que o cidadão comum, que não compreende a linguagem técnica sobre execução orçamentária e financeira das Entidades Públicas, possa compreender o que está disponibilizado na internet. Por isso, com o tempo, o site de transparência ativa dever ser escrito em linguagem cada vez mais acessível a todos. </p> <blockquote> <h3>O que ocorre se o cidadão solicitar uma informação não existente?</h3> </blockquote> <p> A Entidade Pública não é obrigada a produzir uma informação inexistente, devendo apenas disponibilizar os dados que possui. </p> <blockquote> <h3>Quais as funções da Câmara Municipal?</h3> </blockquote> <p> A Câmara Municipal exerce, principalmente, funções legislativas e fiscalizadoras, participando da elaboração de leis sobre matérias de competência exclusiva do município e exercendo o controle da Administração local, principalmente quanto aos atos e as contas do Poder Executivo do Município. </p> <p> Possui, ainda, função administrativa, a qual restringe-se à sua organização interna, alem da função judiciária, processando e julgando o Prefeito e os Vereadores, cuja pena pode significar a perda do mandato. </p> <p>Para saber mais sobre as funções da Câmara Municipal, <a href="/PortalTransparencia/Instituicao/PapelDaCamara">clique aqui.</a></p> <blockquote> <h3>O que é a Ouvidoria ?</h3> </blockquote> <p> É o canal de comunicação direta entre a sociedade e a Câmara de Vereadores, uma porta aberta para a cidadania. </p> <p> É o espaço que permite ao cidadão com sugestões e comentários colaborar com a qualidade dos serviços prestados. </p> <p> É um serviço oferecido ao cidadão para que este possa se manifestar, fazendo denúncias, reclamações , pedindo informações, oferecendo sugestões de aprimoramento ou mesmo elogiando o desempenho da Câmara de Vereadores. </p> <p> Apresenta-se como um instrumento autêntico da democracia participativa na medida em que transporta o cidadão comum para o âmbito do Poder Legislativo que ganha voz através do ouvidor, uma vez que suas manifestações/demandas são recebidas, analisadas e respondidas. </p> </div> </div> </div> </div> <!--/span--> </div> <!--/row--> <hr> <footer id="rodape"> <p>&copy; W7Br Soluções em Tecnologia 2023</p> </footer> <script type="text/javascript"> $(document).ready(function () { $('.datepicker').datepicker({ format: "dd/mm/yyyy" }).on('changeDate', function (ev) { $(this).datepicker("hide"); }); $(".datepicker").mask("99/99/9999"); }); </script> </div>]]>
11 <![CDATA[<style type="text/css"> body { padding-top: 80px; padding-bottom: 40px; overflow-x: hidden; } .sidebar-nav { padding: 9px 0; } @media (max-width: 980px) { /* Enable use of floated navbar text */ .navbar-text.pull-right { float: none; padding-left: 5px; padding-right: 5px; } } </style>]]>
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