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Lista com todos os sítios que foram verificados pela TIC Web Acessibilidade. Dentro de cada domínio, há informações detalhadas sobre as páginas coletadas, bem como os erros e avisos de cada uma *.

Endereço Nota Erros Avisos

educacao.piracicaba.sp.gov.br/educacao-especial/

81.57 50 224
Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 162 417 420 423 426 497 497 498 498 499 499 500 500 501 501 502 502 503 503 504 504 505 506 507 508 511 511 512 512 513 513 514 514 515 515 516 516 516 517 517 518 518 519 519 520 520 521 521 522 522 523 523 524 524 525 526 527 528 528 529 529 530 531 532 533 534 535 537 537 538 538 538 539 539 540 540 541 541 542 542 543 544 545 545 546 546 547 548 548 549 550 551 551 552 552 553 553 554 554 555 555 556 556 557 557 558 559 560 560 561 561 562 562 563 563 564 564 565 565 566 566 567 567 568 568 569 569 570 570 571 571 572 572 573 573 574 574 575 575 576 576 577 577 578 578 579 579 580 580 581 581 582 582 583 583 596 605 612 619 626 633 690 695
1.1.4 Presença de CSS(s) interno 2 143 157
1.1.6 Presença de javascript(s) interno 5 13 139 162 180 259
417 <![CDATA[<div class="slider-item" style="background: url(http://educacao.piracicaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/15.08.14-Inaguração-Quadra-Benedita-Penezi-32-1.jpg) top center no-repeat; background-size: cover;"> </div>]]>
420 <![CDATA[<div class="slider-item" style="background: url(http://educacao.piracicaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/DSC_5144.jpg) top center no-repeat; background-size: cover;"> </div>]]>
423 <![CDATA[<div class="slider-item" style="background: url(http://educacao.piracicaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/back-slider.jpg) top center no-repeat; background-size: cover;"> </div>]]>
426 <![CDATA[<div class="slider-item" style="background: url(http://educacao.piracicaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/back-slider2.jpg) top center no-repeat; background-size: cover;"> </div>]]>
497 <![CDATA[<p style="text-align: center;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial</strong></span></p>]]>
497 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial</strong></span>]]>
498 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>            </strong>A Resolução CNE/CBE, de 11/09/2001, do Conselho Nacional de Educação, instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, em todas as suas etapas e modalidades, estabeleceu que “os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela educação especial, dotado de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e deem sustentação ao processo de construção da educação inclusiva”.</span></p>]]>
498 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>            </strong>A Resolução CNE/CBE, de 11/09/2001, do Conselho Nacional de Educação, instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, na Educação Básica, em todas as suas etapas e modalidades, estabeleceu que “os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela educação especial, dotado de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e deem sustentação ao processo de construção da educação inclusiva”.</span>]]>
499 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Neste sentido, em 2002, a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba deu início ao Setor de Educação Especial (hoje Numape) que tem, como um dos objetivos, assegurar a política educacional relacionada à educação de alunos com deficiência incluídos na rede municipal regular de ensino, desenvolvendo ações articuladas entre as diferentes áreas da educação para os processos de avaliação, acompanhamento, diagnóstico, atendimento educacional especializado e processo de formação de educadores.</span></p>]]>
499 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Neste sentido, em 2002, a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba deu início ao Setor de Educação Especial (hoje Numape) que tem, como um dos objetivos, assegurar a política educacional relacionada à educação de alunos com deficiência incluídos na rede municipal regular de ensino, desenvolvendo ações articuladas entre as diferentes áreas da educação para os processos de avaliação, acompanhamento, diagnóstico, atendimento educacional especializado e processo de formação de educadores.</span>]]>
500 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Destaca-se, como uma das funções centrais deste setor, a divulgação no meio educacional dos princípios da Educação Inclusiva, sensibilizando a comunidade escolar sobre os direitos dos alunos com deficiência e a importância de incluí-los na rede regular de ensino.</span></p>]]>
500 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Destaca-se, como uma das funções centrais deste setor, a divulgação no meio educacional dos princípios da Educação Inclusiva, sensibilizando a comunidade escolar sobre os direitos dos alunos com deficiência e a importância de incluí-los na rede regular de ensino.</span>]]>
501 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Inicialmente o setor era composto de 1 pedagoga, 2 psicólogas, 1 terapeuta ocupacional e 10 professores.</span></p>]]>
501 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Inicialmente o setor era composto de 1 pedagoga, 2 psicólogas, 1 terapeuta ocupacional e 10 professores.</span>]]>
502 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong> </strong><strong>Atendimentos da Educação Especial    </strong></span></p>]]>
502 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong> </strong><strong>Atendimentos da Educação Especial    </strong></span>]]>
503 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), iniciam-se em Piracicaba, em 2002, discussões sobre como o sistema de ensino municipal iria assegurar o atendimento dos estudantes com deficiência.</span></p>]]>
503 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), iniciam-se em Piracicaba, em 2002, discussões sobre como o sistema de ensino municipal iria assegurar o atendimento dos estudantes com deficiência.</span>]]>
504 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Com base nas legislações da época foram organizados os seguintes atendimentos:</span></p>]]>
504 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Com base nas legislações da época foram organizados os seguintes atendimentos:</span>]]>
505 <![CDATA[<ul style="text-align: justify;"> <li><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Sala de Apoio Transitório</strong>: salas de aula em escolas de ensino regular, organizada de forma a se constituir em ambiente próprio e adequado ao processo ensino-aprendizagem dos alunos que apresentavam Distúrbios Globais de Desenvolvimento. O caráter desta sala era de atendimento temporário das crianças até que fosse possível sua inserção na classe regular.</span></li> <li><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Escolas-referência</strong>: escola destinada ao atendimento de alunos surdos e ouvintes. Este trabalho foi realizado através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Piracicaba e a UNIMEP, que auxiliava com intérpretes, professor surdo, além do apoio técnico no planejamento e viabilização deste modelo.</span></li> <li><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Sala de Apoio Pedagógico</strong>: salas com equipamentos, materiais e recursos pedagógicos específicos à natureza das necessidades especiais do alunos com deficiência intelectual, deficiência física e deficiência visual, onde era oferecida a complementação do atendimento educacional realizado em classes de ensino regular no período oposto ao ensino regular.</span></li> </ul>]]>
506 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Sala de Apoio Transitório</strong>: salas de aula em escolas de ensino regular, organizada de forma a se constituir em ambiente próprio e adequado ao processo ensino-aprendizagem dos alunos que apresentavam Distúrbios Globais de Desenvolvimento. O caráter desta sala era de atendimento temporário das crianças até que fosse possível sua inserção na classe regular.</span>]]>
507 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Escolas-referência</strong>: escola destinada ao atendimento de alunos surdos e ouvintes. Este trabalho foi realizado através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Piracicaba e a UNIMEP, que auxiliava com intérpretes, professor surdo, além do apoio técnico no planejamento e viabilização deste modelo.</span>]]>
508 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Sala de Apoio Pedagógico</strong>: salas com equipamentos, materiais e recursos pedagógicos específicos à natureza das necessidades especiais do alunos com deficiência intelectual, deficiência física e deficiência visual, onde era oferecida a complementação do atendimento educacional realizado em classes de ensino regular no período oposto ao ensino regular.</span>]]>
511 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Em 2006 houve a construção do <strong>Núcleo de Apoio Pedagógico a Educação Especial (</strong><strong>Numape) </strong>a fim de otimizar o serviço e o transporte e aumentar o número de Salas de Apoio Pedagógico para um melhor atendimento, em um local totalmente adaptado às necessidades de cada aluno, em uma região central.</span></p>]]>
511 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Em 2006 houve a construção do <strong>Núcleo de Apoio Pedagógico a Educação Especial (</strong><strong>Numape) </strong>a fim de otimizar o serviço e o transporte e aumentar o número de Salas de Apoio Pedagógico para um melhor atendimento, em um local totalmente adaptado às necessidades de cada aluno, em uma região central.</span>]]>
512 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Várias legislações posteriores surgiram e, em 2009, o Conselho Nacional de Educação (CNE) publica a Resolução CNE/CEB 04/09, que instituiu as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica. Este documento determina o público-alvo da Educação Especial, define o caráter complementar ou suplementar do AEE, prevendo sua institucionalização no projeto político pedagógico da escola. O caráter não substitutivo e transversal da educação especial é ratificado pela Resolução CNE/CEB n°04/2010, que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.</span></p>]]>
512 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Várias legislações posteriores surgiram e, em 2009, o Conselho Nacional de Educação (CNE) publica a Resolução CNE/CEB 04/09, que instituiu as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica. Este documento determina o público-alvo da Educação Especial, define o caráter complementar ou suplementar do AEE, prevendo sua institucionalização no projeto político pedagógico da escola. O caráter não substitutivo e transversal da educação especial é ratificado pela Resolução CNE/CEB n°04/2010, que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.</span>]]>
513 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Nesse novo contexto, Piracicaba solicitou o Programa das Salas de Recursos Multifuncionais e transformou as salas de apoio em Salas de Recursos, modelo que se estende até nossos dias. Estas salas passaram a funcionar nas escolas municipais e atendiam alunos da própria escola bem como da região.</span></p>]]>
513 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Nesse novo contexto, Piracicaba solicitou o Programa das Salas de Recursos Multifuncionais e transformou as salas de apoio em Salas de Recursos, modelo que se estende até nossos dias. Estas salas passaram a funcionar nas escolas municipais e atendiam alunos da própria escola bem como da região.</span>]]>
514 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Atendem alunos com deficiência no período oposto ao da escola, não se tratando de um ensino substitutivo, mas complementar. Conforme as orientações recebidas, os alunos podem frequentar esta sala por um período que será definido pelo professor da sala, variando de 1 a 2:30 horas por atendimento, uma ou duas vezes por semana.</span></p>]]>
514 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Atendem alunos com deficiência no período oposto ao da escola, não se tratando de um ensino substitutivo, mas complementar. Conforme as orientações recebidas, os alunos podem frequentar esta sala por um período que será definido pelo professor da sala, variando de 1 a 2:30 horas por atendimento, uma ou duas vezes por semana.</span>]]>
515 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">O Atendimento Educacional Especializado fundamenta-se, hoje, no modelo pedagógico, enfatizando a investigação das habilidades do aluno, visando o desenvolvimento máximo de suas potencialidades.</span></p>]]>
515 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">O Atendimento Educacional Especializado fundamenta-se, hoje, no modelo pedagógico, enfatizando a investigação das habilidades do aluno, visando o desenvolvimento máximo de suas potencialidades.</span>]]>
516 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Encaminhamento</strong></span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong> para o </strong><strong>Numape</strong></span></p>]]>
516 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Encaminhamento</strong></span>]]>
516 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong> para o </strong><strong>Numape</strong></span>]]>
517 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">A estratégia a ser utilizada para encaminhamento de alunos ao Numape deve levar em consideração, as particularidades de cada aluno mediante observações feitas pelo professor e outros profissionais da escola. O próximo passo é a avaliação do professor especialista realizando uma observação/avaliação pedagógica da criança no ambiente escolar, entrevistas com a família e profissionais da área clínica.</span></p>]]>
517 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">A estratégia a ser utilizada para encaminhamento de alunos ao Numape deve levar em consideração, as particularidades de cada aluno mediante observações feitas pelo professor e outros profissionais da escola. O próximo passo é a avaliação do professor especialista realizando uma observação/avaliação pedagógica da criança no ambiente escolar, entrevistas com a família e profissionais da área clínica.</span>]]>
518 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Após a avaliação pedagógica e do conhecimento das variáveis que dificultam ou facilitam a aprendizagem do aluno, são planejadas, em conjunto com a equipe do Numape, as intervenções necessárias e os materiais necessários para seu bom desempenho. Neste sentido, além de materiais pedagógicos e recursos de acessibilidade, também disponibilizamos professores auxiliares para salas que têm alunos com deficiência, se necessário devido às suas limitações e necessidades.<strong> </strong></span></p>]]>
518 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Após a avaliação pedagógica e do conhecimento das variáveis que dificultam ou facilitam a aprendizagem do aluno, são planejadas, em conjunto com a equipe do Numape, as intervenções necessárias e os materiais necessários para seu bom desempenho. Neste sentido, além de materiais pedagógicos e recursos de acessibilidade, também disponibilizamos professores auxiliares para salas que têm alunos com deficiência, se necessário devido às suas limitações e necessidades.<strong> </strong></span>]]>
519 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Equipe Técnica</strong></span></p>]]>
519 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Equipe Técnica</strong></span>]]>
520 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Os profissionais da equipe técnica realizam as avaliações dos alunos encaminhados para o Numape, orientações às escolas quanto às intervenções pedagógicas e mantém contatos com a área clínica para possíveis orientações no ambiente escolar.</span></p>]]>
520 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Os profissionais da equipe técnica realizam as avaliações dos alunos encaminhados para o Numape, orientações às escolas quanto às intervenções pedagógicas e mantém contatos com a área clínica para possíveis orientações no ambiente escolar.</span>]]>
521 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Transporte de alunos </strong></span></p>]]>
521 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Transporte de alunos </strong></span>]]>
522 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">É disponibilizado o transporte dos alunos para as Salas de Recursos Multifuncionais, que residem a mais de 2 Km ou que apresentam mobilidade reduzida. Para este trabalho contamos com motoristas da Secretaria Municipal de Educação e orientadores de alunos, que os acompanham durante o transporte (em vans comuns, vans adaptadas ou micro-ônibus).</span></p>]]>
522 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">É disponibilizado o transporte dos alunos para as Salas de Recursos Multifuncionais, que residem a mais de 2 Km ou que apresentam mobilidade reduzida. Para este trabalho contamos com motoristas da Secretaria Municipal de Educação e orientadores de alunos, que os acompanham durante o transporte (em vans comuns, vans adaptadas ou micro-ônibus).</span>]]>
523 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Grupo de Pais</strong><strong> </strong></span></p>]]>
523 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Grupo de Pais</strong><strong> </strong></span>]]>
524 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Em 2010 teve início os grupos de pais atendendo apenas as famílias de alunos com transtornos globais do desenvolvimento, pois o grupo de profissionais constatou a falta de um espaço em que as famílias pudessem colocar suas dúvidas, conquistas e frustrações.</span><br /> <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"> Em 2011 foi extensivo para todas as famílias dos alunos atendidos pelo Numape e ocorrem sempre aos sábados, no período da manhã (mensalmente).</span><br /> <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"> Atualmente temos como objetivo estabelecer uma parceria entre família e o Numape, fortalecendo o processo de inclusão na Rede Municipal de Educação. Nesses encontros os pais expressam suas angústias, receios, conquistas, assim como podem dialogar sobre assuntos diversos elencados pelo grupo.</span><br /> <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"> No decorrer do ano organizamos encontros com profissionais da área clínica e pedagógica, onde são trabalhados temas sugeridos pelas famílias com oficinas e vivências em grupo.</span></p>]]>
524 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Em 2010 teve início os grupos de pais atendendo apenas as famílias de alunos com transtornos globais do desenvolvimento, pois o grupo de profissionais constatou a falta de um espaço em que as famílias pudessem colocar suas dúvidas, conquistas e frustrações.</span>]]>
525 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"> Em 2011 foi extensivo para todas as famílias dos alunos atendidos pelo Numape e ocorrem sempre aos sábados, no período da manhã (mensalmente).</span>]]>
526 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"> Atualmente temos como objetivo estabelecer uma parceria entre família e o Numape, fortalecendo o processo de inclusão na Rede Municipal de Educação. Nesses encontros os pais expressam suas angústias, receios, conquistas, assim como podem dialogar sobre assuntos diversos elencados pelo grupo.</span>]]>
527 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"> No decorrer do ano organizamos encontros com profissionais da área clínica e pedagógica, onde são trabalhados temas sugeridos pelas famílias com oficinas e vivências em grupo.</span>]]>
528 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>O Numape em 2021</strong><strong> </strong></span></p>]]>
528 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>O Numape em 2021</strong><strong> </strong></span>]]>
529 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">O Numape tem como objetivo promover os princípios da educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Piracicaba no atendimento da criança com deficiência. Tem como princípios:</span></p>]]>
529 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">O Numape tem como objetivo promover os princípios da educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Piracicaba no atendimento da criança com deficiência. Tem como princípios:</span>]]>
530 <![CDATA[<ol style="text-align: justify;"> <li><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Toda pessoa tem o direito de acesso à educação;</strong></span></li> <li><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Toda pessoa aprende;</strong></span></li> <li><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular;</strong></span></li> <li><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos;</strong></span></li> <li><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>A educação inclusiva diz respeito a todos</strong><strong>.</strong></span></li> </ol>]]>
531 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Toda pessoa tem o direito de acesso à educação;</strong></span>]]>
532 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Toda pessoa aprende;</strong></span>]]>
533 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular;</strong></span>]]>
534 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos;</strong></span>]]>
535 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>A educação inclusiva diz respeito a todos</strong><strong>.</strong></span>]]>
537 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Para a promoção destes princípios realiza atendimento de alunos e trabalha com a formação dos professores da rede. Conta com os seguintes atendimentos:</strong></span></p>]]>
537 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Para a promoção destes princípios realiza atendimento de alunos e trabalha com a formação dos professores da rede. Conta com os seguintes atendimentos:</strong></span>]]>
538 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Salas de Recursos Multifuncionais</strong><strong style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"> </strong></span></p>]]>
538 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Salas de Recursos Multifuncionais</strong><strong style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"> </strong></span>]]>
538 <![CDATA[<strong style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"> </strong>]]>
539 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Estas salas são espaços localizados em escolas de educação infantil e ensino fundamental onde se realiza o <a href="https://diversa.org.br/educacao-inclusiva/como-transformar-escola-redes-ensino/temas-transversais/#atendimento-educacional-especializado-aee">atendimento educacional especializado (AEE)</a> para os alunos identificados como <a href="https://diversa.org.br/educacao-inclusiva/por-onde-comecar/conceitos-fundamentais#publico_alvo">público-alvo da educação especial</a>.</span></p>]]>
539 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Estas salas são espaços localizados em escolas de educação infantil e ensino fundamental onde se realiza o <a href="https://diversa.org.br/educacao-inclusiva/como-transformar-escola-redes-ensino/temas-transversais/#atendimento-educacional-especializado-aee">atendimento educacional especializado (AEE)</a> para os alunos identificados como <a href="https://diversa.org.br/educacao-inclusiva/por-onde-comecar/conceitos-fundamentais#publico_alvo">público-alvo da educação especial</a>.</span>]]>
540 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">As SRM contam com equipamentos, recursos de <a href="https://diversa.org.br/educacao-inclusiva/por-onde-comecar/conceitos-fundamentais#acessibilidade">acessibilidade</a> e materiais pedagógicos capazes de potencializar o processo de escolarização desses estudantes, com o objetivo de eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos no ambiente escolar.</span></p>]]>
540 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">As SRM contam com equipamentos, recursos de <a href="https://diversa.org.br/educacao-inclusiva/por-onde-comecar/conceitos-fundamentais#acessibilidade">acessibilidade</a> e materiais pedagógicos capazes de potencializar o processo de escolarização desses estudantes, com o objetivo de eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos no ambiente escolar.</span>]]>
541 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Algumas salas possuem materiais e equipamentos específicos para o atendimentos de alunos com baixa visão, cegueira e surdez.</span></p>]]>
541 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Algumas salas possuem materiais e equipamentos específicos para o atendimentos de alunos com baixa visão, cegueira e surdez.</span>]]>
542 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">As Salas de Recursos estão localizadas nas seguintes escolas municipais:</span></p>]]>
542 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">As Salas de Recursos estão localizadas nas seguintes escolas municipais:</span>]]>
543 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">AFOSNO SALATTI</span>]]>
544 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">ARACY DE MORAES TERRA</span>]]>
545 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">BENEDITO DE ANDRADE</span></p>]]>
545 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">BENEDITO DE ANDRADE</span>]]>
546 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">DÉCIO MIGLIORANZA</span></p>]]>
546 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">DÉCIO MIGLIORANZA</span>]]>
547 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">DIVA LEMOS DE ARAÚJO</span>]]>
548 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">ELISABETH C. CRUZ</span></p>]]>
548 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">ELISABETH C. CRUZ</span>]]>
549 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">ENEDINA LOURENCO VIEIRA </span>]]>
550 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">EUCLIDES BUZETTO </span>]]>
551 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">FRANCISCO DE ALMEIDA KRONKA</span></p>]]>
551 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">FRANCISCO DE ALMEIDA KRONKA</span>]]>
552 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">FRANCISCO BENEDICTO LIBARDI</span></p>]]>
552 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">FRANCISCO BENEDICTO LIBARDI</span>]]>
553 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">GERALDO BERNARDINO</span></p>]]>
553 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">GERALDO BERNARDINO</span>]]>
554 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">ILDA JENNY STOF NOGUEIRA</span></p>]]>
554 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">ILDA JENNY STOF NOGUEIRA</span>]]>
555 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">JOÃO BATISTA NOGUEIRA</span></p>]]>
555 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">JOÃO BATISTA NOGUEIRA</span>]]>
556 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">JOÃO OTAVIO DE MELLO FERRACCIÚ</span></p>]]>
556 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">JOÃO OTAVIO DE MELLO FERRACCIÚ</span>]]>
557 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">JOSÉ POUSA DE TOLEDO</span></p>]]>
557 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">JOSÉ POUSA DE TOLEDO</span>]]>
558 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">MARIA DE LOURDES FUZETTI LORENZI</span>]]>
559 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">MARIO BOSCOLO</span>]]>
560 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">MARIO CHORILLI</span></p>]]>
560 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">MARIO CHORILLI</span>]]>
561 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">NÉLIO FERRAZ DE ARRUDA</span></p>]]>
561 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">NÉLIO FERRAZ DE ARRUDA</span>]]>
562 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">TAUFIC DUMIT</span></p>]]>
562 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">TAUFIC DUMIT</span>]]>
563 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">THALES CASTANHO DE ANDRADE</span></p>]]>
563 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">THALES CASTANHO DE ANDRADE</span>]]>
564 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">WILSON GUIDOTTI</span></p>]]>
564 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">WILSON GUIDOTTI</span>]]>
565 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong> </strong></span></p>]]>
565 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong> </strong></span>]]>
566 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Itinerâncias </strong></span></p>]]>
566 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Itinerâncias </strong></span>]]>
567 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>A itinerância caracteriza-se em visitas às escolas para auxiliar os professores do ensino regular quanto ao uso dos equipamentos, recursos de acessibilidade e materiais pedagógicos disponibilizados aos alunos. Além disso trabalha em parceria com a área clínica, para viabilização de recursos (cadeiras de rodas, andadores, <em>parapodium</em>, aparelhos auditivos) e aprimoramento das habilidades sociais.</strong></span></p>]]>
567 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>A itinerância caracteriza-se em visitas às escolas para auxiliar os professores do ensino regular quanto ao uso dos equipamentos, recursos de acessibilidade e materiais pedagógicos disponibilizados aos alunos. Além disso trabalha em parceria com a área clínica, para viabilização de recursos (cadeiras de rodas, andadores, <em>parapodium</em>, aparelhos auditivos) e aprimoramento das habilidades sociais.</strong></span>]]>
568 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Formação de professores</strong></span></p>]]>
568 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Formação de professores</strong></span>]]>
569 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">O Numape realiza formações voltadas aos auxiliares de classe, professores, coordenadores e diretores.</span></p>]]>
569 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">O Numape realiza formações voltadas aos auxiliares de classe, professores, coordenadores e diretores.</span>]]>
570 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Os principais temas trabalhados são: autismo, deficiência intelectual, deficiência auditiva e deficiência visual. As formações ocorrem nos dois semestres e abordam aspectos teóricos e pedagógicos ligados ao atendimento do aluno com deficiência.</span></p>]]>
570 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Os principais temas trabalhados são: autismo, deficiência intelectual, deficiência auditiva e deficiência visual. As formações ocorrem nos dois semestres e abordam aspectos teóricos e pedagógicos ligados ao atendimento do aluno com deficiência.</span>]]>
571 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Atendimento de alunos com surdez</strong></span></p>]]>
571 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Atendimento de alunos com surdez</strong></span>]]>
572 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">A Rede Municipal atende alunos com deficiência auditiva leve ou moderada e alunos com perda severa ou profunda que utilizam Libras para se comunicar.</span></p>]]>
572 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">A Rede Municipal atende alunos com deficiência auditiva leve ou moderada e alunos com perda severa ou profunda que utilizam Libras para se comunicar.</span>]]>
573 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Os alunos surdos da rede municipal são atendidos em classes comuns em duas escolas-referência: EM Alceu Marozzi Righetto e EM Ilda Jenny Stolf Nogueira. Realiza semanalmente oficinas de Libras com todos os alunos e professores da escola para a ampliação da comunicação entre surdos e ouvintes.</span></p>]]>
573 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Os alunos surdos da rede municipal são atendidos em classes comuns em duas escolas-referência: EM Alceu Marozzi Righetto e EM Ilda Jenny Stolf Nogueira. Realiza semanalmente oficinas de Libras com todos os alunos e professores da escola para a ampliação da comunicação entre surdos e ouvintes.</span>]]>
574 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Essas escolas contam com 4 intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e duas professoras bilíngues.</span></p>]]>
574 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Essas escolas contam com 4 intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e duas professoras bilíngues.</span>]]>
575 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Atualmente atende 2 alunos surdos na Educação Infantil e 8 alunos no Ensino Fundamental.</span></p>]]>
575 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">Atualmente atende 2 alunos surdos na Educação Infantil e 8 alunos no Ensino Fundamental.</span>]]>
576 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Professores do Atendimento Educacional Especializado</strong></span></p>]]>
576 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><strong>Professores do Atendimento Educacional Especializado</strong></span>]]>
577 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">O Numape conta com o trabalho de 1 diretor e 30 professores (pedagogos) especialistas em educação especial e inclusiva e com outras especializações em atendimento educacional especializado nas áreas de deficiência intelectual, deficiência auditiva, deficiência visual e transtorno do espectro autista.</span></p>]]>
577 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">O Numape conta com o trabalho de 1 diretor e 30 professores (pedagogos) especialistas em educação especial e inclusiva e com outras especializações em atendimento educacional especializado nas áreas de deficiência intelectual, deficiência auditiva, deficiência visual e transtorno do espectro autista.</span>]]>
578 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">A equipe técnica do Numape é composta por 5 profissionais: 4 pedagogas com especialização em Educação Inclusiva e uma terapeuta educacional.</span></p>]]>
578 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;">A equipe técnica do Numape é composta por 5 profissionais: 4 pedagogas com especialização em Educação Inclusiva e uma terapeuta educacional.</span>]]>
579 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><b>NÚCLEO MUNICIPAL DE APOIO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL</b></span></p>]]>
579 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><b>NÚCLEO MUNICIPAL DE APOIO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL</b></span>]]>
580 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><b>Diretora: </b><b>Vanessa Souto</b></span></p>]]>
580 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><b>Diretora: </b><b>Vanessa Souto</b></span>]]>
581 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><b>Estrada dos Marins, 100 – Glebas Califórnia</b></span></p>]]>
581 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><b>Estrada dos Marins, 100 – Glebas Califórnia</b></span>]]>
582 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><b>Telefones: (19) 3435-7542  e 3433-8442</b></span></p>]]>
582 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><b>Telefones: (19) 3435-7542  e 3433-8442</b></span>]]>
583 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><b>E-mail: sme.especial@piracicaba.sp.gov.br</b></span></p>]]>
583 <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif;"><b>E-mail: sme.especial@piracicaba.sp.gov.br</b></span>]]>
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