531
| <![CDATA[<p align="justify">O ano de 1864 é tido como o ponto de partida para história da ferrovia em Alagoas, quando foram autorizados os estudos necessários à construção de uma via férrea que fizesse a conexão entre o Porto de Jaraguá e o centro de Maceió.</p>]]>
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| <![CDATA[<p align="justify"> ;</p>]]>
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| <![CDATA[<p align="justify">Em 1868, foi inaugurado um ramal com cerca de seis quilômetros, que ia da ponte de desembarque, passando pela ponte do Fonseca, até o Trapiche da Barra, sob a responsabilidade da Companhia Baiana de Navegação.</p>]]>
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| <![CDATA[<p align="justify"> ;</p>]]>
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535
| <![CDATA[<p align="justify">Um ramal dessa linha, com cinco quilômetros, foi inaugurado em 1872, fazendo o percurso da atual Rua Senador Mendonça até o bairro de Bebedouro.</p>]]>
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| <![CDATA[<p align="justify"> ;</p>]]>
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537
| <![CDATA[<p align="justify">As locomotivas eram puxadas por animais e conduzidas com extremo cuidado para que não expusessem os transeuntes a riscos. Eram os bondes de outrora!</p>]]>
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| <![CDATA[<p align="justify"> ;</p>]]>
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539
| <![CDATA[<p align="justify">A inauguração do edifício da Estação Central da Alagoas Railway, companhia presidida pelo inglês Hugh Wilson, em julho de 1891, trouxe bastante satisfação para os habitantes da vila, pois oferecia excelentes condições de atendimento em suas linhas modernas e atraentes.</p>]]>
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| <![CDATA[<p align="justify"> ;</p>]]>
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541
| <![CDATA[<p align="justify">A província logo sofreu as influências que o trem levou para os lugares onde apareceu, pois facilitou a divulgação dos fatos do mundo, a discussão dos assuntos políticos, sociais, científicos e culturais.</p>]]>
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| <![CDATA[<p align="justify"> ;</p>]]>
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543
| <![CDATA[<p align="justify">As ideias progressistas se espalharam com a mesma velocidade dos trens, levadas pelas revistas ilustradas que neles circularam. Os homens de negócios passaram a viajar mais constantemente às cidades ligadas pelos trens e as regiões servidas pelos trilhos tiveram suas propriedades bastante valorizadas. Os grandes produtores rurais viram seus produtos chegar com mais rapidez e menos investimento aos portos de Maceió e do Recife. Era o progresso!</p>]]>
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| <![CDATA[<p align="justify"> ;</p>]]>
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545
| <![CDATA[<p align="justify"><strong>O edifício da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) – Estação de passageiros</strong></p>]]>
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| <![CDATA[<p align="justify"><strong> ;</strong></p>]]>
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547
| <![CDATA[<p align="justify">A construção data do século passado. Ao longo dos anos sofreu algumas modificações, impostas pelo seu próprio desenvolvimento, sendo que as características originais foram mantidas.</p>]]>
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548
| <![CDATA[<p align="justify">A linha férrea, que aqui teve origem, foi a primeira a ser instalada em Alagoas e, inicialmente, ligava a Boca de Maceió ao Bairro de Jaraguá. Sua inauguração foi em 25 de março de 1868. Em 1884, partindo daqui, inaugurava-se a estrada de ferro Maceió- União dos Palmares, pertencente à Cia Inglesa Alagoas Railway. Somente 10 anos depois, a 13 de maio de 1894, o ramal férreo Glicério passa a interligar a estrada de ferro de Alagoas ao sul de Pernambuco.</p>]]>
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