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Sites Verificados

Lista com todos os sítios que foram verificados pela TIC Web Acessibilidade. Dentro de cada domínio, há informações detalhadas sobre as páginas coletadas, bem como os erros e avisos de cada uma *.

Endereço Nota Erros Avisos

www.cmcc.es.gov.br/e-sic/home/pagina/perguntas-freque
ntes

77.52 38 144
Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 56 80 83 84 89 122 132 147 162 177 192 207 222 237 256 268 268 270 270 272 272 274 274 276 276 278 278 280 280 282 282 284 284 286 286 288 288 290 290 292 292 294 294 296 296 298 298 300 300 307 322 348 365 439 466 481 510
1.1.6 Presença de javascript(s) interno 1 527
80 <![CDATA[<i class="fa fa-home" style="margin:0 3px;"> </i>]]>
83 <![CDATA[<i class="fa fa-plus" style="margin-left:-3px;"></i>]]>
84 <![CDATA[<i class="fa fa-minus" style="margin-left:-5px;"></i>]]>
89 <![CDATA[<i class="fa fa-lock" style="margin:0 3px;"> </i>]]>
122 <![CDATA[<h3 class="panel-title" style="text-transform:uppercase"> <i class="fa fa-file-text-o"></i> Perguntas frequentes <div class="btn-group pull-right no-print"> <a class="btn btn-xs btn-default" title="Voltar para o início" href="http://www.cmcc.es.gov.br/e-sic"><i class="fa fa-home"></i></a> </div> </h3>]]>
132 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>1 - O que &eacute; a Lei de Acesso &agrave; Informa&ccedil;&atilde;o?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>A ;Lei n&ordm; 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso &agrave; Informa&ccedil;&atilde;o - LAI, regulamenta o direito, previsto na Constitui&ccedil;&atilde;o, de qualquer pessoa solicitar e receber dos &oacute;rg&atilde;os e entidades p&uacute;blicos, de todos os entes e Poderes, informa&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas por eles produzidas ou custodiadas.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
147 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>2 - Quando a Lei de Acesso &agrave; Informa&ccedil;&atilde;o entrou em vigor?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>A LAI foi publicada em 18 de novembro de 2011, mas s&oacute; entrou em vigor 180 (cento e oitenta) dias ap&oacute;s essa data, ou seja, em 16 de maio de 2012.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
162 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>3 - O que s&atilde;o informa&ccedil;&otilde;es?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>De acordo com o art. 4&deg;, inciso I, da ;<strong><a class="linkBlack" href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm" target="_blank">Lei n&ordm; 12.527/2011</a></strong>, informa&ccedil;&otilde;es s&atilde;o dados, processados ou n&atilde;o, que podem ser utilizados para produ&ccedil;&atilde;o e transmiss&atilde;o de conhecimento, registrados em qualquer suporte ou formato.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
177 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>4 - A que tipo de informa&ccedil;&atilde;o os cidad&atilde;os podem ter acesso pela Lei de Acesso?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>Com a Lei de Acesso, a publicidade passou a ser a regra e o sigilo a exce&ccedil;&atilde;o. Dessa forma, as pessoas podem ter acesso a qualquer informa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica produzida ou custodiada pelos &oacute;rg&atilde;os e entidades da Administra&ccedil;&atilde;o P&uacute;blica. A Lei de Acesso, entretanto, prev&ecirc; algumas ;<strong><a class="external-link" href="http://www.cmatiliovivacqua.uni5.net/pagina/ler/1032/excecoes" target="_self">exce&ccedil;&otilde;es ao acesso &agrave;s informa&ccedil;&otilde;es</a></strong>, notadamente &agrave;quelas cuja divulga&ccedil;&atilde;o indiscriminada possa trazer riscos &agrave; sociedade ou ao Estado.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
192 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>5 - &Eacute; preciso justificar o pedido de acesso &agrave; informa&ccedil;&atilde;o?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>N&atilde;o. De acordo com o art. 10, &sect; 8&deg; da Lei de Acesso, &eacute; proibido ;exigir ;que o solicitante informe os motivos de sua solicita&ccedil;&atilde;o. Entretanto, o &oacute;rg&atilde;o/entidade pode dialogar com o cidad&atilde;o para entender melhor a demanda, de modo a fornecer a informa&ccedil;&atilde;o mais adequada a sua solicita&ccedil;&atilde;o.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
207 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>6 - O acesso &agrave; informa&ccedil;&atilde;o &eacute; gratuito?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>Conforme disp&otilde;e o art. 12 da Lei de Acesso &agrave; Informa&ccedil;&atilde;o, o servi&ccedil;o de busca e fornecimento da informa&ccedil;&atilde;o &eacute; gratuito. Entretanto, podem ser cobrados os custos dos servi&ccedil;os e dos materiais utilizados na reprodu&ccedil;&atilde;o e envio de documentos.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
222 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>7 - Quais s&atilde;o os prazos para resposta dos pedidos apresentados com base na da Lei de Acesso &agrave; Informa&ccedil;&atilde;o?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>Se a informa&ccedil;&atilde;o estiver dispon&iacute;vel, ela deve ser entregue imediatamente ao solicitante. Caso n&atilde;o seja poss&iacute;vel conceder o acesso imediato, o &oacute;rg&atilde;o ou entidade tem at&eacute; 20 (vinte) dias para atender ao pedido, prazo que pode ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, se houver justificativa expressa.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
237 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>8 - O que &eacute; transpar&ecirc;ncia ativa?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>&Eacute; a divulga&ccedil;&atilde;o de dados por iniciativa do pr&oacute;prio setor p&uacute;blico, ou seja, quando s&atilde;o tornadas p&uacute;blicas informa&ccedil;&otilde;es, independente de requerimento, utilizando principalmente a Internet. ;</p> <p>Um exemplo de transpar&ecirc;ncia ativa s&atilde;o as se&ccedil;&otilde;es de acesso &agrave; informa&ccedil;&otilde;es dos sites dos &oacute;rg&atilde;os e entidades. Os portais de transpar&ecirc;ncia tamb&eacute;m s&atilde;o um exemplo disso.</p> <p>A divulga&ccedil;&atilde;o proativa de informa&ccedil;&otilde;es de interesse p&uacute;blico, al&eacute;m de facilitar o acesso das pessoas e de reduzir o custo com a presta&ccedil;&atilde;o de informa&ccedil;&otilde;es, evita o ac&uacute;mulo de pedidos de acesso sobre temas semelhantes.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
256 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>9 - Que informa&ccedil;&otilde;es os &oacute;rg&atilde;os e entidades p&uacute;blicos s&atilde;o obrigados a disponibilizar proativamente em seus sites?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>O art. 8&deg; da LAI definiu como um dever dos &oacute;rg&atilde;os e entidades p&uacute;blicas publicar na internet informa&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas de interesse coletivo ou geral, ou seja dever&atilde;o publicar o seguinte rol m&iacute;nimo de informa&ccedil;&otilde;es nos seus s&iacute;tios eletr&ocirc;nicos:</p> <blockquote> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">&sect; 1<u><sup>o</sup></u> ; Na divulga&ccedil;&atilde;o das informa&ccedil;&otilde;es a que se refere o ;<strong>caput</strong>, dever&atilde;o constar, no m&iacute;nimo: ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">I - registro das compet&ecirc;ncias e estrutura organizacional, endere&ccedil;os e telefones das respectivas unidades e hor&aacute;rios de atendimento ao p&uacute;blico; ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">II - registros de quaisquer repasses ou transfer&ecirc;ncias de recursos financeiros; ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">III - registros das despesas; ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">IV - informa&ccedil;&otilde;es concernentes a procedimentos licitat&oacute;rios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados; ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">V - dados gerais para o acompanhamento de programas, a&ccedil;&otilde;es, projetos e obras de &oacute;rg&atilde;os e entidades; e ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VI - respostas a perguntas mais frequentes da sociedade. ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">&sect; 2<u><sup>o</sup></u> ; Para cumprimento do disposto no ;<strong>caput</strong>, os &oacute;rg&atilde;os e entidades p&uacute;blicas dever&atilde;o utilizar todos os meios e instrumentos leg&iacute;timos de que dispuserem, sendo obrigat&oacute;ria a divulga&ccedil;&atilde;o em s&iacute;tios oficiais da rede mundial de computadores (internet). ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">&sect; 3<u><sup>o</sup></u> ; Os s&iacute;tios de que trata o &sect; 2<u><sup>o</sup></u> ;dever&atilde;o, na forma de regulamento, atender, entre outros, aos seguintes requisitos: ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">I - conter ferramenta de pesquisa de conte&uacute;do que permita o acesso &agrave; informa&ccedil;&atilde;o de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de f&aacute;cil compreens&atilde;o; ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">II - possibilitar a grava&ccedil;&atilde;o de relat&oacute;rios em diversos formatos eletr&ocirc;nicos, inclusive abertos e n&atilde;o propriet&aacute;rios, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a an&aacute;lise das informa&ccedil;&otilde;es; ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">III - possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e leg&iacute;veis por m&aacute;quina; ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">IV - divulgar em detalhes os formatos utilizados para estrutura&ccedil;&atilde;o da informa&ccedil;&atilde;o; ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">V - garantir a autenticidade e a integridade das informa&ccedil;&otilde;es dispon&iacute;veis para acesso; ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VI - manter atualizadas as informa&ccedil;&otilde;es dispon&iacute;veis para acesso; ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VII - indicar local e instru&ccedil;&otilde;es que permitam ao interessado comunicar-se, por via eletr&ocirc;nica ou telef&ocirc;nica, com o &oacute;rg&atilde;o ou entidade detentora do s&iacute;tio; e ;</span></p> <p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VIII - adotar as medidas necess&aacute;rias para garantir a acessibilidade de conte&uacute;do para pessoas com defici&ecirc;ncia, nos termos do ;<a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm#art17">art. 17 da Lei n<u><sup>o</sup></u> ;10.098, de 19 de dezembro de 2000</a>, e do ;<a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Congresso/DLG/DLG-186-2008.htm#art9">art. 9<u><sup>o</sup></u> ;da Conven&ccedil;&atilde;o sobre os Direitos das Pessoas com Defici&ecirc;ncia, aprovada pelo Decreto Legislativo n<u><sup>o</sup></u> ;186, de 9 de julho de 2008. ;</a></span></p> </blockquote> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
268 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">&sect; 1<u><sup>o</sup></u> ; Na divulga&ccedil;&atilde;o das informa&ccedil;&otilde;es a que se refere o ;<strong>caput</strong>, dever&atilde;o constar, no m&iacute;nimo: ;</span></p>]]>
268 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">&sect; 1<u><sup>o</sup></u> ; Na divulga&ccedil;&atilde;o das informa&ccedil;&otilde;es a que se refere o ;<strong>caput</strong>, dever&atilde;o constar, no m&iacute;nimo: ;</span>]]>
270 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">I - registro das compet&ecirc;ncias e estrutura organizacional, endere&ccedil;os e telefones das respectivas unidades e hor&aacute;rios de atendimento ao p&uacute;blico; ;</span></p>]]>
270 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">I - registro das compet&ecirc;ncias e estrutura organizacional, endere&ccedil;os e telefones das respectivas unidades e hor&aacute;rios de atendimento ao p&uacute;blico; ;</span>]]>
272 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">II - registros de quaisquer repasses ou transfer&ecirc;ncias de recursos financeiros; ;</span></p>]]>
272 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">II - registros de quaisquer repasses ou transfer&ecirc;ncias de recursos financeiros; ;</span>]]>
274 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">III - registros das despesas; ;</span></p>]]>
274 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">III - registros das despesas; ;</span>]]>
276 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">IV - informa&ccedil;&otilde;es concernentes a procedimentos licitat&oacute;rios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados; ;</span></p>]]>
276 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">IV - informa&ccedil;&otilde;es concernentes a procedimentos licitat&oacute;rios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados; ;</span>]]>
278 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">V - dados gerais para o acompanhamento de programas, a&ccedil;&otilde;es, projetos e obras de &oacute;rg&atilde;os e entidades; e ;</span></p>]]>
278 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">V - dados gerais para o acompanhamento de programas, a&ccedil;&otilde;es, projetos e obras de &oacute;rg&atilde;os e entidades; e ;</span>]]>
280 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VI - respostas a perguntas mais frequentes da sociedade. ;</span></p>]]>
280 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VI - respostas a perguntas mais frequentes da sociedade. ;</span>]]>
282 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">&sect; 2<u><sup>o</sup></u> ; Para cumprimento do disposto no ;<strong>caput</strong>, os &oacute;rg&atilde;os e entidades p&uacute;blicas dever&atilde;o utilizar todos os meios e instrumentos leg&iacute;timos de que dispuserem, sendo obrigat&oacute;ria a divulga&ccedil;&atilde;o em s&iacute;tios oficiais da rede mundial de computadores (internet). ;</span></p>]]>
282 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">&sect; 2<u><sup>o</sup></u> ; Para cumprimento do disposto no ;<strong>caput</strong>, os &oacute;rg&atilde;os e entidades p&uacute;blicas dever&atilde;o utilizar todos os meios e instrumentos leg&iacute;timos de que dispuserem, sendo obrigat&oacute;ria a divulga&ccedil;&atilde;o em s&iacute;tios oficiais da rede mundial de computadores (internet). ;</span>]]>
284 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">&sect; 3<u><sup>o</sup></u> ; Os s&iacute;tios de que trata o &sect; 2<u><sup>o</sup></u> ;dever&atilde;o, na forma de regulamento, atender, entre outros, aos seguintes requisitos: ;</span></p>]]>
284 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">&sect; 3<u><sup>o</sup></u> ; Os s&iacute;tios de que trata o &sect; 2<u><sup>o</sup></u> ;dever&atilde;o, na forma de regulamento, atender, entre outros, aos seguintes requisitos: ;</span>]]>
286 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">I - conter ferramenta de pesquisa de conte&uacute;do que permita o acesso &agrave; informa&ccedil;&atilde;o de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de f&aacute;cil compreens&atilde;o; ;</span></p>]]>
286 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">I - conter ferramenta de pesquisa de conte&uacute;do que permita o acesso &agrave; informa&ccedil;&atilde;o de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de f&aacute;cil compreens&atilde;o; ;</span>]]>
288 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">II - possibilitar a grava&ccedil;&atilde;o de relat&oacute;rios em diversos formatos eletr&ocirc;nicos, inclusive abertos e n&atilde;o propriet&aacute;rios, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a an&aacute;lise das informa&ccedil;&otilde;es; ;</span></p>]]>
288 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">II - possibilitar a grava&ccedil;&atilde;o de relat&oacute;rios em diversos formatos eletr&ocirc;nicos, inclusive abertos e n&atilde;o propriet&aacute;rios, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a an&aacute;lise das informa&ccedil;&otilde;es; ;</span>]]>
290 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">III - possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e leg&iacute;veis por m&aacute;quina; ;</span></p>]]>
290 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">III - possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e leg&iacute;veis por m&aacute;quina; ;</span>]]>
292 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">IV - divulgar em detalhes os formatos utilizados para estrutura&ccedil;&atilde;o da informa&ccedil;&atilde;o; ;</span></p>]]>
292 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">IV - divulgar em detalhes os formatos utilizados para estrutura&ccedil;&atilde;o da informa&ccedil;&atilde;o; ;</span>]]>
294 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">V - garantir a autenticidade e a integridade das informa&ccedil;&otilde;es dispon&iacute;veis para acesso; ;</span></p>]]>
294 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">V - garantir a autenticidade e a integridade das informa&ccedil;&otilde;es dispon&iacute;veis para acesso; ;</span>]]>
296 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VI - manter atualizadas as informa&ccedil;&otilde;es dispon&iacute;veis para acesso; ;</span></p>]]>
296 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VI - manter atualizadas as informa&ccedil;&otilde;es dispon&iacute;veis para acesso; ;</span>]]>
298 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VII - indicar local e instru&ccedil;&otilde;es que permitam ao interessado comunicar-se, por via eletr&ocirc;nica ou telef&ocirc;nica, com o &oacute;rg&atilde;o ou entidade detentora do s&iacute;tio; e ;</span></p>]]>
298 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VII - indicar local e instru&ccedil;&otilde;es que permitam ao interessado comunicar-se, por via eletr&ocirc;nica ou telef&ocirc;nica, com o &oacute;rg&atilde;o ou entidade detentora do s&iacute;tio; e ;</span>]]>
300 <![CDATA[<p style="margin-left:0cm"><span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VIII - adotar as medidas necess&aacute;rias para garantir a acessibilidade de conte&uacute;do para pessoas com defici&ecirc;ncia, nos termos do ;<a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm#art17">art. 17 da Lei n<u><sup>o</sup></u> ;10.098, de 19 de dezembro de 2000</a>, e do ;<a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Congresso/DLG/DLG-186-2008.htm#art9">art. 9<u><sup>o</sup></u> ;da Conven&ccedil;&atilde;o sobre os Direitos das Pessoas com Defici&ecirc;ncia, aprovada pelo Decreto Legislativo n<u><sup>o</sup></u> ;186, de 9 de julho de 2008. ;</a></span></p>]]>
300 <![CDATA[<span style="color:black; font-family:arial,sans-serif; font-size:10pt">VIII - adotar as medidas necess&aacute;rias para garantir a acessibilidade de conte&uacute;do para pessoas com defici&ecirc;ncia, nos termos do ;<a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm#art17">art. 17 da Lei n<u><sup>o</sup></u> ;10.098, de 19 de dezembro de 2000</a>, e do ;<a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Congresso/DLG/DLG-186-2008.htm#art9">art. 9<u><sup>o</sup></u> ;da Conven&ccedil;&atilde;o sobre os Direitos das Pessoas com Defici&ecirc;ncia, aprovada pelo Decreto Legislativo n<u><sup>o</sup></u> ;186, de 9 de julho de 2008. ;</a></span>]]>
307 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>10 - O que &eacute; transpar&ecirc;ncia passiva?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>&Eacute; a disponibiliza&ccedil;&atilde;o de informa&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas em atendimento a demandas espec&iacute;ficas de uma pessoa f&iacute;sica ou jur&iacute;dica. Por exemplo, a resposta a pedidos de informa&ccedil;&atilde;o registrados para determinado Minist&eacute;rio, seja por meio do ;<a class="linkBlack" href="http://www.cmatiliovivacqua.uni5.net/ouvidoria/home/pagina/3" target="_blank">SIC f&iacute;sico do &oacute;rg&atilde;o</a> ;ou pelo ;<a class="linkBlack" href="http://www.cmatiliovivacqua.uni5.net/ouvidoria" target="_blank">e-SIC (Sistema Eletr&ocirc;nico do Servi&ccedil;o de Informa&ccedil;&atilde;o ao Cidad&atilde;o)</a>.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
322 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>11 - O que &eacute; o SIC?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>O art. 9&deg; da Lei de Acesso instituiu como um dever do Estado a cria&ccedil;&atilde;o de um ponto de contato entre a sociedade e o setor p&uacute;blico, que &eacute; o Servi&ccedil;o de Informa&ccedil;&otilde;es ao Cidad&atilde;o - SIC.<br /> S&atilde;o fun&ccedil;&otilde;es do SIC:</p> <blockquote> <p>a) atender e orientar os cidad&atilde;os sobre pedidos de informa&ccedil;&atilde;o;</p> <p>b) informar sobre a tramita&ccedil;&atilde;o de documentos e requerimentos de acesso &agrave; informa&ccedil;&atilde;o;</p> <p>c) receber e registrar os pedidos de acesso e devolver as respostas aos solicitantes.</p> </blockquote> <p>Cada &oacute;rg&atilde;o e entidade do poder p&uacute;blico deve se estruturar para tornar efetivo o direito de acesso &agrave; informa&ccedil;&atilde;o, sendo obrigat&oacute;ria a instala&ccedil;&atilde;o do SIC pelo menos em sua sede, em local de f&aacute;cil acesso e identifica&ccedil;&atilde;o pela sociedade.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
348 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>12 - O que &eacute; o e-SIC?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>O Sistema Eletr&ocirc;nico do Servi&ccedil;o de Informa&ccedil;&atilde;o ao Cidad&atilde;o (e-SIC) &eacute; um sistema que centraliza as entradas e sa&iacute;das de todos os pedidos de acesso dirigidos ao Poder Legislativo. O objetivo do e-SIC &eacute; organizar e facilitar os procedimentos de acesso &agrave; informa&ccedil;&atilde;o tanto para os cidad&atilde;os quanto para a Administra&ccedil;&atilde;o P&uacute;blica.</p> <p>O ;<strong><a class="linkBlack" href="http://www.cmatiliovivacqua.uni5.net/ouvidoria/formulario_esic" target="_blank">e-SIC</a></strong> ;permite que qualquer pessoa - f&iacute;sica ou jur&iacute;dica - encaminhe pedidos de acesso &agrave; informa&ccedil;&atilde;o para &oacute;rg&atilde;os e entidades p&uacute;blicas. Por meio do sistema tamb&eacute;m &eacute; poss&iacute;vel consultar as respostas recebidas; entrar com recursos; apresentar reclama&ccedil;&otilde;es; entre outras a&ccedil;&otilde;es.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
365 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>13 - Como s&atilde;o contados os prazos para resposta dos &oacute;rg&atilde;os e entidades, de acordo com a LAI?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>A contagem dos prazos previstos em dia pela Lei n&ordm; 12.527/2011 (Lei de Acesso &agrave; Informa&ccedil;&atilde;o &ndash; LAI) segue as regras da Lei de Processo Administrativo (<strong><a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9784.htm" target="_blank">Lei n&ordm; 9.784/1999</a></strong>):</p> <p><em>&ldquo;Art. 66. Os prazos come&ccedil;am a correr a partir da data da cientifica&ccedil;&atilde;o oficial, excluindo-se da contagem o dia do come&ccedil;o e incluindo-se o do vencimento.</em></p> <p><em> ; ; ; ; ; ; ; &sect; 1&ordm; Considera-se prorrogado o prazo at&eacute; o primeiro dia &uacute;til seguinte se o vencimento cair em dia em que n&atilde;o houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.</em></p> <p><em> ; ; ; ; ; ; ; &sect; 2&ordm; Os prazos expressos em dias contam-se de modo cont&iacute;nuo.&rdquo;</em></p> <p> ;Em que pese o Sistema Eletr&ocirc;nico do Servi&ccedil;o de Informa&ccedil;&otilde;es ao Cidad&atilde;o (e-SIC) funcione 24 horas por dia, em todos os dias da semana, a &ldquo;cientifica&ccedil;&atilde;o oficial&rdquo; se d&aacute; apenas durante o hor&aacute;rio de expediente padr&atilde;o dos &oacute;rg&atilde;os e entidades do Governo Federal.</p> <p>Seguem regras de contagem de prazo:</p> <p>1. A contagem do prazo se inicia no ;<strong>dia &uacute;til posterior</strong> ;&agrave; &ldquo;cientifica&ccedil;&atilde;o oficial&rdquo; e, a partir desse momento, se d&aacute; de forma cont&iacute;nua, independentemente de passar por dias &uacute;teis ou n&atilde;o &uacute;teis e incluir&aacute; o dia do vencimento.</p> <p>2 &ndash; A &ldquo;cientifica&ccedil;&atilde;o oficial&rdquo; se d&aacute; conforme tabela abaixo:</p> <table class="plain"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>Registro no e-SIC</strong></p> </td> <td> <p><strong>Cientifica&ccedil;&atilde;o oficial</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>Em dia &uacute;til, antes das 19hs.</p> </td> <td> <p>Mesmo dia do registro no e-SIC.</p> </td> </tr> <tr> <td> <p>Em dia &uacute;til, a partir das 19hs.</p> </td> <td> <p>Pr&oacute;ximo dia &uacute;til.</p> </td> </tr> <tr> <td> <p>Em dia n&atilde;o &uacute;til, a qualquer hora.</p> </td> <td> <p>Pr&oacute;ximo dia &uacute;til.</p> </td> </tr> </tbody> </table> <p>3 - Na eventualidade do &uacute;ltimo dia do prazo cair em dia n&atilde;o &uacute;til ou em dia de expediente reduzido, o prazo ser&aacute; estendido at&eacute; o pr&oacute;ximo dia &uacute;til de expediente completo. ;</p> <p> ;Cabe ressaltar que as regras apresentadas acima se aplicam a todas as contagens de prazo do sistema e-SIC, seja o prazo para uma a&ccedil;&atilde;o do &oacute;rg&atilde;o demandado (responder pedido, responder recursos, etc), seja para uma a&ccedil;&atilde;o do solicitante (registrar reclama&ccedil;&atilde;o, interpor recursos, etc).</p> <p>Destaca-se, ainda, que os feriados e pontos facultativos, considerados neste cen&aacute;rio, s&atilde;o aqueles definidos anualmente em portaria publicada pela C&acirc;mara Municipal. ;</p> <p>Tendo em vista as peculiaridades das contagens do prazo, informamos estes s&atilde;o disponibilizados pelo pr&oacute;prio sistema do e-SIC de forma autom&aacute;tica, facilitando o acompanhamento por parte do &oacute;rg&atilde;o e do requerente.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
439 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>14 - Qual o papel da autoridade de monitoramento prevista no art. 40 da Lei de Acesso?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>Para que o direito de acesso seja respeitado, a Lei estabeleceu que todos os &oacute;rg&atilde;os e entidades p&uacute;blicos devem indicar um dirigente para verificar o cumprimento da Lei na institui&ccedil;&atilde;o. Essa autoridade deve ser diretamente subordinada ao dirigente m&aacute;ximo do &oacute;rg&atilde;o ou entidade, e dever&aacute; exercer as seguintes atribui&ccedil;&otilde;es (Art. 40 da LAI):</p> <blockquote> <p>a) assegurar o cumprimento eficiente e adequado das normas de acesso &agrave; informa&ccedil;&atilde;o;</p> <p>b) avaliar e monitorar a implementa&ccedil;&atilde;o da LAI e apresentar relat&oacute;rio anual sobre o seu cumprimento, encaminhando-o &agrave; CGU;</p> <p>c) recomendar as medidas indispens&aacute;veis &agrave; implementa&ccedil;&atilde;o e ao aperfei&ccedil;oamento das normas e procedimentos necess&aacute;rios para o cumprimento da LAI;</p> <p>d) orientar unidades no que se refere ao cumprimento do disposto na LAI e seus regulamentos;</p> <p>e) manifestar-se sobre a reclama&ccedil;&atilde;o apresentada em caso de omiss&atilde;o de resposta ao solicitante.</p> </blockquote> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
466 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>15 - Por que &eacute; importante preencher o question&aacute;rio de satisfa&ccedil;&atilde;o?</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>O preenchimento da ;<strong><a href="http://www.cmatiliovivacqua.uni5.net/ouvidoria/formulario_ouvidoria">pesquisa de satisfa&ccedil;&atilde;o</a></strong> ;&eacute; importante para que a C&acirc;mara Municipal possa melhorar continuamente o servi&ccedil;o de disponibiliza&ccedil;&atilde;o das informa&ccedil;&otilde;es solicitadas. Al&eacute;m disso, as pesquisas respondidas poder&atilde;o subsidiar atividades de monitoramento e acompanhamento do cumprimento da Lei de Acesso.</p> </td> </tr> </tbody> </table>]]>
481 <![CDATA[<table style="line-height:20.8px"> <tbody> <tr> <td> <p><strong>16 - Por que o Poder Legislativo decidiu publicar a remunera&ccedil;&atilde;o de seus servidores?</strong></p> </td> <td> ;</td> </tr> <tr> <td> <p>Essa op&ccedil;&atilde;o do Poder Legislativo se baseia na convic&ccedil;&atilde;o de que os sal&aacute;rios dos agentes p&uacute;blicos s&atilde;o informa&ccedil;&otilde;es de interesse p&uacute;blico e que a transpar&ecirc;ncia deve sempre prevalecer em um ambiente democr&aacute;tico, entendimento esse j&aacute; ratificado pelo Supremo Tribunal Federal.</p> </td> </tr> <tr> <td><strong>17 - Saiba como fazer o pedido.</strong></td> </tr> <tr> <td>Acesse este ;<a href="http://www.cmatiliovivacqua.uni5.net/pagina/ler/1034/como-pedir" target="_blank"><strong>Link</strong></a> ;e veja como fazer sua solicita&ccedil;&atilde;o.</td> </tr> </tbody> </table>]]>
510 <![CDATA[<div id="footer3" class="no-print" style="border-top:3px solid #434A54"> <div class="container"> <div class="row"> <div class="col-xs-12 col-sm-12 col-md-12 col-lg-12"> <div class="text-center"> <strong>CÂMARA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO CASTELO - ES</strong> <br> <span>Av. José Grillo, n° 152, Centro - Conceição do Castelo/ES<br> Telefone: (28) 3547-1310<br> E-mail: secretaria@cmcc.es.gov.br</span> <br> </div> </div> </div> </div> </div>]]>
527 <![CDATA[<script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments)}; gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-107271852-1'); </script>]]>