237
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#003366"><strong>Como faço para acessar o Portal da Transparência?</strong></span></span></span></p>]]>
|
239
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Você pode acessar o Portal da Transparência através do ;<em>site ;</em><a href="http://www.camaraitarana.es.gov.br/transparencia" style="font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 12px; text-align: justify;">http://www.camaraitarana.es.gov.br/transparencia</a>.</span></span></p>]]>
|
241
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#003366"><strong>Como faço para acessar o ;Portal da Controladoria?</strong></span></span></span></p>]]>
|
243
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Para ter acesso ao Portal da Controladoria, basta acessar o ;<em>site ;</em><a href="http://www.camaraitarana.es.gov.br/controladoria" style="font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 12px;">http://www.camaraitarana.es.gov.br/controladoria</a>.</span></span></p>]]>
|
245
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#003366"><strong>Como faço para consultar a Legislação Municipal?</strong></span></span></span></p>]]>
|
247
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Toda a legislação municipal pode ser acessada por meio do ;<em>site ;</em><a href="http://spl.camaraitarana.es.gov.br/legislacao/" style="font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 12px;">http://spl.camaraitarana.es.gov.br/legislacao/</a>.</span></span></p>]]>
|
249
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#003366"><strong>Como faço contato com a Ouvidoria Municipal, e qual seu horário de atendimento?</strong></span></span></span></p>]]>
|
251
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#434a54">Você ;pode entrar em contato pelo <em>site </em></span><a href="http://www.camaraitarana.es.gov.br/ouvidoria" style="font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 12px;">http://www.camaraitarana.es.gov.br/ouvidoria</a>, pelo<span style="color:#434a54"> ;</span><em>e-mail</em><span style="color:#434a54"> ;</span><a href="mailto:ouvidoria@camaraitarana.es.gov.br" style="font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 12px;">ouvidoria@camaraitarana.es.gov.br</a><span style="color:#434a54">, pelo telefone (27) 3720-1404, ou pessoalmente, no seguinte endereço: ;<a href="http://www.camaraitarana.es.gov.br/pagina/ler/1008/localizacao">Rua Paschoal Marquez, n° 75, Centro, Itarana/ES - CEP.: 29620-000</a>, ;de segunda a sexta, das 07h às 13h.</span></span></span></p>]]>
|
253
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#003366"><strong>Quero solicitar uma informação à Ouvidoria. Como proceder?</strong></span></span></span></p>]]>
|
255
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">O ;<span style="color:#003366"><strong>e-SIC</strong></span> ;(Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação pública produzida ou sob ;guarda da ;<span style="color:#003366"><strong>Câmara Municipal de Itarana</strong></span>.</span></span></p>]]>
|
257
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Por meio do sistema, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail, além de apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas.</span></span></p>]]>
|
259
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Clique <a href="http://www.camaraitarana.es.gov.br/ouvidoria/formulario_esic" style="font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 12px;">aqui</a> para solicitar uma informação.</span></span></p>]]>
|
261
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#003366"><strong>Quais são os prazos para resposta dos pedidos apresentados com base na da Lei de Acesso à Informação?</strong></span></span></span></p>]]>
|
263
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Se a informação estiver disponível, ela deve ser entregue imediatamente ao solicitante. Caso não seja possível conceder o acesso imediato, o órgão ou entidade tem até 20 (vinte) dias para atender ao pedido, prazo que pode ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, se houver justificativa expressa.</span></span></p>]]>
|
265
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#003366"><strong>O acesso à informação é gratuito?</strong></span></span></span></p>]]>
|
267
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Conforme dispõe o art. 12 da <a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm" style="font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 12px;">Lei de Acesso à Informação</a>, o serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito. Entretanto, podem ser cobrados os custos dos serviços e dos materiais utilizados na reprodução e envio de documentos.</span></span></p>]]>
|
269
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#003366"><strong>Quero fazer uma Denúncia à ;Ouvidoria. O que tenho que fazer?</strong></span></span></span></p>]]>
|
271
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Denúncia<strong> ;</strong>é a comunicação da prática de ato ilícito, cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo. É ;destinada à qualquer cidadão que queira comunicar a prática de um ato ilícito ou ;irregularidade praticada por agentes públicos, bem como uma ;violação aos direitos humanos.</span></span></p>]]>
|
273
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Clique <a href="http://www.camaraitarana.es.gov.br/ouvidoria/formulario_denuncia" style="font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 12px;">aqui</a> para fazer uma denúncia.</span></span></p>]]>
|
275
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#003366"><strong>O que é transparência ativa?</strong></span></span></span></p>]]>
|
277
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">É a divulgação de dados por iniciativa do próprio setor público, ou seja, quando são tornadas públicas informações, independente de requerimento, utilizando principalmente a Internet. ; ;Um exemplo de transparência ativa são as seções de acesso à informações dos sites dos órgãos e entidades. Os portais de transparência também são um exemplo disso.</span></span></p>]]>
|
279
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">A divulgação proativa de informações de interesse público, além de facilitar o acesso das pessoas e de reduzir o custo com a prestação de informações, evita o acúmulo de pedidos de acesso sobre temas semelhantes.</span></span></p>]]>
|
281
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#003366"><strong>Como são contados os prazos para resposta dos órgãos e entidades, de acordo com a LAI?</strong></span></span></span></p>]]>
|
283
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">A contagem dos prazos previstos em dia pela <a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm" style="font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 12px;">Lei de Acesso à Informação</a> ;segue as regras do art. 66 da ;<a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9784.htm" style="font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 12px;">Lei de Processo Administrativo</a>.</span></span></p>]]>
|
285
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento, sendo prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal. Além disso, os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.</span></span></p>]]>
|
287
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Em que pese o <span style="color:#003366"><strong>e-SIC</strong></span> ;(Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) funcione 24 horas por dia, em todos os dias da semana, a “cientificação oficial” se dá apenas durante o horário de expediente padrão da <span style="color:#003366"><strong>Câmara Municipal de Itarana.</strong></span></span></span></p>]]>
|
289
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Cabe ressaltar que as regras apresentadas acima se aplicam a todas as contagens de prazo do sistema e-SIC, seja o prazo para uma ação do órgão demandado (responder pedido, responder recursos, etc), seja para uma ação do solicitante (registrar reclamação, interpor recursos, etc).</span></span></p>]]>
|
291
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Destaca-se, ainda, que os feriados e pontos facultativos, considerados neste cenário, são aqueles definidos anualmente em portaria publicada pelo Executivo Municipal.</span></span></p>]]>
|
293
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Tendo em vista as peculiaridades das contagens do prazo, informamos estes são disponibilizados pelo próprio sistema do e-SIC de forma automática, facilitando o acompanhamento por parte do órgão e do requerente.</span></span></p>]]>
|
295
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><span style="color:#003366"><strong>Quero fazer uma Crítica, Elogio, Reclamação ou Sugestão ;à Ouvidoria. Como proceder?</strong></span></span></span></p>]]>
|
297
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Nosso<span style="color:#003366"><strong> Fale Conosco </strong></span>é o meio de comunicação pelo qual o cidadão pode fazer<span style="color:#003366"><strong> Críticas, Elogios, Reclamações </strong></span>ou <span style="color:#003366"><strong>Sugestões </strong></span>diretamente à <span style="color:#003366"><strong>Ouvidoria da Câmara Municipal de Itarana.</strong></span></span></span></p>]]>
|
299
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Você cidadão também pode falar conosco através ;<span style="color:#434a54">do ;<em>e-mail</em> ;<a href="mailto:ouvidoria@camaraitarana.es.gov.br" style="color: rgb(59, 175, 218); box-sizing: border-box; background: 0px 0px; text-decoration-line: none;">ouvidoria@camaraitarana.es.gov.br</a>, do ;telefone (27) 3720-1404, ou pessoalmente, no seguinte endereço: ;<a href="http://www.camaraitarana.es.gov.br/pagina/ler/1008/localizacao" style="color: rgb(59, 175, 218); box-sizing: border-box; background: 0px 0px; text-decoration-line: none;">Rua Paschoal Marquez, n° 75, Centro, Itarana/ES - CEP.: 29620-000</a>, ;de segunda a sexta, das 07h às 13h.</span></span></span></p>]]>
|
301
| <![CDATA[<p style="margin-left:40px; text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif">Clique ;<a href="http://www.camaraitarana.es.gov.br/ouvidoria/formulario_ouvidoria" style="font-family: verdana, geneva, sans-serif; font-size: 12px;">aqui</a> ;para falar conosco. ;Ficaremos felizes em ouvi-lo. Seu feedback é muito importante para nós!</span></span></p>]]>
|
304
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:12px"><span style="font-family:verdana,geneva,sans-serif"><em>Obs.: Todas as informações aqui disponibilizadas dizem respeito exclusivamente à Câmara Municipal de Itarana.</em></span></span></p>]]>
|