191
| <![CDATA[<div style="text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 10pt; font-weight: normal; font-family: arial, helvetica, sans-serif;">O município de Curitiba iniciou as ações em Saúde Pública após a criação do Departamento de Educação, Recreação Orientada e Saúde em 1963. Um ano após foi inaugurada a 1ª Unidade Sanitária, no Bairro Cajuru. Foram efetivadas as primeiras contratações de profissionais na área da saúde. Ainda, no final desta década, iniciou-se a atenção odontológica em cinco escolas da Rede Municipal da Educação e foi inaugurada a Unidade Sanitária do Pilarzinho.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: 10pt; font-weight: normal; font-family: arial, helvetica, sans-serif;">O município de Curitiba iniciou as ações em Saúde Pública após a criação do Departamento de Educação, Recreação Orientada e Saúde em 1963. Um ano após foi inaugurada a 1ª Unidade Sanitária, no Bairro Cajuru. Foram efetivadas as primeiras contratações de profissionais na área da saúde. Ainda, no final desta década, iniciou-se a atenção odontológica em cinco escolas da Rede Municipal da Educação e foi inaugurada a Unidade Sanitária do Pilarzinho.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Na década de 1970 a cidade se desenvolveu e se urbanizou devido à intensa migração rural. Neste período a rede municipal de saúde possuía 10 Unidades Sanitárias e 13 consultórios odontológicos. Em 1979, seguindo recomendações da 1ª Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada em Alma Ata, no Cazaquistão em 1978, o município implantou a Atenção Primária à Saúde. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Na década de 1970 a cidade se desenvolveu e se urbanizou devido à intensa migração rural. Neste período a rede municipal de saúde possuía 10 Unidades Sanitárias e 13 consultórios odontológicos. Em 1979, seguindo recomendações da 1ª Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada em Alma Ata, no Cazaquistão em 1978, o município implantou a Atenção Primária à Saúde. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Na década seguinte implantou-se Unidades Sanitárias com delimitação de áreas de abrangência, os auxiliares (atendentes) que compunham as equipes de saúde eram selecionados dentre os moradores destas comunidades. O modelo de atenção proposto enfatizava a educação em saúde, atendimento programado, imunização e participação comunitária. No ano de 1985 o município aderiu às Ações Integradas de Saúde - AIS. Recursos federais permitiram a expansão da rede, com a construção de 14 Centros de Saúde e 3 Clínicas Odontológicas. Neste mesmo ano foi realizado concurso público para todas as categorias profissionais.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Na década seguinte implantou-se Unidades Sanitárias com delimitação de áreas de abrangência, os auxiliares (atendentes) que compunham as equipes de saúde eram selecionados dentre os moradores destas comunidades. O modelo de atenção proposto enfatizava a educação em saúde, atendimento programado, imunização e participação comunitária. No ano de 1985 o município aderiu às Ações Integradas de Saúde - AIS. Recursos federais permitiram a expansão da rede, com a construção de 14 Centros de Saúde e 3 Clínicas Odontológicas. Neste mesmo ano foi realizado concurso público para todas as categorias profissionais.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Por meio da Lei Municipal nº 6.817/1986 foi criada a Secretaria Municipal da Saúde com ampliação da rede municipal de saúde para 42 Centros de Saúde e Clínicas Odontológicas. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Por meio da Lei Municipal nº 6.817/1986 foi criada a Secretaria Municipal da Saúde com ampliação da rede municipal de saúde para 42 Centros de Saúde e Clínicas Odontológicas. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 1987 estrutura-se no município as ações de epidemiologia. No ano de 1989 a SMS instituiu o Comitê Municipal de Morte Materna, publicou o 1º Boletim Epidemiológico da SMS e adquiriu duas ambulâncias. A rede de serviços municipais contava com 53 Centros de Saúde e 34 Clínicas Odontológicas.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 1987 estrutura-se no município as ações de epidemiologia. No ano de 1989 a SMS instituiu o Comitê Municipal de Morte Materna, publicou o 1º Boletim Epidemiológico da SMS e adquiriu duas ambulâncias. A rede de serviços municipais contava com 53 Centros de Saúde e 34 Clínicas Odontológicas.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">A 8ª Conferência Nacional de Saúde norteou os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1986. Posteriormente, a Constituição Federal de 1988 determinou três grandes referenciais para o sistema de saúde brasileiro: o conceito ampliado de saúde; a saúde como um dever do Estado; a instituição do SUS, estruturado nos princípios da universalidade, integralidade, descentralização e participação da comunidade. O SUS é concebido como um sistema de acesso universal e gratuito, sendo a Atenção Primária à Saúde (APS) a porta de entrada no sistema de serviços de saúde no Brasil. Em Curitiba, a estruturação da Vigilância Sanitária Municipal se deu a partir de 1990, com a seleção interna de técnicos de nível médio e a contratação de profissionais de nível superior.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">A 8ª Conferência Nacional de Saúde norteou os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1986. Posteriormente, a Constituição Federal de 1988 determinou três grandes referenciais para o sistema de saúde brasileiro: o conceito ampliado de saúde; a saúde como um dever do Estado; a instituição do SUS, estruturado nos princípios da universalidade, integralidade, descentralização e participação da comunidade. O SUS é concebido como um sistema de acesso universal e gratuito, sendo a Atenção Primária à Saúde (APS) a porta de entrada no sistema de serviços de saúde no Brasil. Em Curitiba, a estruturação da Vigilância Sanitária Municipal se deu a partir de 1990, com a seleção interna de técnicos de nível médio e a contratação de profissionais de nível superior.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em março de 1990, foi assinado o convênio de implantação do SIATE entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - (IPPUC), serviço de Atendimento Pré-hospitalar voltado ao atendimento de vítimas de traumas e limitado à Cidade de Curitiba. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em março de 1990, foi assinado o convênio de implantação do SIATE entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - (IPPUC), serviço de Atendimento Pré-hospitalar voltado ao atendimento de vítimas de traumas e limitado à Cidade de Curitiba. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Com a realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba em 1991 foi constituído o Conselho Municipal de Saúde, órgão colegiado e deliberativo. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Com a realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba em 1991 foi constituído o Conselho Municipal de Saúde, órgão colegiado e deliberativo. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 1992, avançando no processo de descentralização dos serviços, a SMS implantou sete Núcleos Regionais de Saúde, criou os Departamentos de Saúde Ambiental, Epidemiologia em Saúde, Planejamento em Saúde e Assistência à Saúde. Foram municipalizadas a Vigilâncias Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Unidades de Saúde pertencentes ao antigo INAMPS e SESA/PR. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 1992, avançando no processo de descentralização dos serviços, a SMS implantou sete Núcleos Regionais de Saúde, criou os Departamentos de Saúde Ambiental, Epidemiologia em Saúde, Planejamento em Saúde e Assistência à Saúde. Foram municipalizadas a Vigilâncias Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Unidades de Saúde pertencentes ao antigo INAMPS e SESA/PR. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No mesmo ano, foi inaugurado o Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Curitiba e implantou-se, no município, o Programa de Saúde da Família, inicialmente na UBS Pompéia e em seguida na UBS São José.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No mesmo ano, foi inaugurado o Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Curitiba e implantou-se, no município, o Programa de Saúde da Família, inicialmente na UBS Pompéia e em seguida na UBS São José.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">A prática de Saúde da Família nasceu em Curitiba num contexto de profundas mudanças da lógica de organização de serviços públicos de saúde, em sintonia com a regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS). Embora os referenciais internacionais e nacionais utilizados fossem focados no trabalho do médico de família, em Curitiba a proposta já nasceu com a visão inovadora da equipe multiprofissional, incorporando a equipe de saúde bucal, de forma pioneira, prática está incorporada pelo Ministério da Saúde somente no ano de 2000. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">A prática de Saúde da Família nasceu em Curitiba num contexto de profundas mudanças da lógica de organização de serviços públicos de saúde, em sintonia com a regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS). Embora os referenciais internacionais e nacionais utilizados fossem focados no trabalho do médico de família, em Curitiba a proposta já nasceu com a visão inovadora da equipe multiprofissional, incorporando a equipe de saúde bucal, de forma pioneira, prática está incorporada pelo Ministério da Saúde somente no ano de 2000. </span>]]>
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202
| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">O Código de Saúde Municipal foi discutido, em 1993, na II Conferência Municipal de Saúde, base para a Lei Municipal Nº 9000/96. A rede era composta por 85 Unidades de Saúde, sendo cinco delas 24 Horas. Neste ano foi implantada a Farmácia Curitibana, definindo a listagem de medicamentos prioritários para a demanda das Unidades de Saúde. </span></div>]]>
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202
| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">O Código de Saúde Municipal foi discutido, em 1993, na II Conferência Municipal de Saúde, base para a Lei Municipal Nº 9000/96. A rede era composta por 85 Unidades de Saúde, sendo cinco delas 24 Horas. Neste ano foi implantada a Farmácia Curitibana, definindo a listagem de medicamentos prioritários para a demanda das Unidades de Saúde. </span>]]>
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203
| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 1995, a Secretaria Municipal da Saúde habilitou-se à Gestão semiplena do SUS (NOB/SUS 93), onde o repasse de recursos financeiros passou a ser realizado do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal da Saúde. Com isso, a SMS assumiu a regulação das ações de saúde, ambulatoriais e hospitalares, a gerência dos convênios e contratos de prestadores da rede básica, o controle e avaliação de autorizações de internamento hospitalar (AIH's), incluindo o alto custo. Implantou as Centrais Metropolitana de Leitos em parceria com a SESA, a Central de Consultas Especializadas e a Central de Atendimento ao Usuário/CAU para acolher sugestões e solicitações dos usuários e organizou a Atenção em Saúde Mental com enfoque comunitário. </span></div>]]>
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203
| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 1995, a Secretaria Municipal da Saúde habilitou-se à Gestão semiplena do SUS (NOB/SUS 93), onde o repasse de recursos financeiros passou a ser realizado do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal da Saúde. Com isso, a SMS assumiu a regulação das ações de saúde, ambulatoriais e hospitalares, a gerência dos convênios e contratos de prestadores da rede básica, o controle e avaliação de autorizações de internamento hospitalar (AIH's), incluindo o alto custo. Implantou as Centrais Metropolitana de Leitos em parceria com a SESA, a Central de Consultas Especializadas e a Central de Atendimento ao Usuário/CAU para acolher sugestões e solicitações dos usuários e organizou a Atenção em Saúde Mental com enfoque comunitário. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">A Lei Municipal 8962/1996 criou o Sistema Municipal de Auditoria que possibilita o acompanhamento, fiscalização, controle das ações e serviços de saúde.</span></div>]]>
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204
| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">A Lei Municipal 8962/1996 criou o Sistema Municipal de Auditoria que possibilita o acompanhamento, fiscalização, controle das ações e serviços de saúde.</span>]]>
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205
| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No ano de 1997, as ações de atenção odontológica foram incrementadas com o Lançamento do Programa Cárie Zero e do Programa Amigo Especial para pessoas com deficiências. Nesse mesmo ano a SMS passa por reestruturação administrativa sendo criados os Centros de Assistência à Saúde, de Informação em Saúde, de Saúde Ambiental, de Epidemiologia, de Controle, Avaliação e Auditoria e os Distritos Sanitários em substituição aos Núcleos Regionais de Saúde. </span></div>]]>
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205
| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No ano de 1997, as ações de atenção odontológica foram incrementadas com o Lançamento do Programa Cárie Zero e do Programa Amigo Especial para pessoas com deficiências. Nesse mesmo ano a SMS passa por reestruturação administrativa sendo criados os Centros de Assistência à Saúde, de Informação em Saúde, de Saúde Ambiental, de Epidemiologia, de Controle, Avaliação e Auditoria e os Distritos Sanitários em substituição aos Núcleos Regionais de Saúde. </span>]]>
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206
| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi inaugurado em 6 de julho de 1997 o Centro Médico Comunitário Bairro Novo, primeiro hospital público municipal. No mesmo ano, foi criado o Plano de Avaliação Sanitária de Estabelecimentos de Saúde - PASES, cujo objetivo é a atuação de forma uniforme, padronizada e programada na fiscalização de Serviços de Assistência à Saúde(Hospitais e Clínicas Médicas e Odontológicas), Serviços de Alto Risco e Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico.</span></div>]]>
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206
| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi inaugurado em 6 de julho de 1997 o Centro Médico Comunitário Bairro Novo, primeiro hospital público municipal. No mesmo ano, foi criado o Plano de Avaliação Sanitária de Estabelecimentos de Saúde - PASES, cujo objetivo é a atuação de forma uniforme, padronizada e programada na fiscalização de Serviços de Assistência à Saúde(Hospitais e Clínicas Médicas e Odontológicas), Serviços de Alto Risco e Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico.</span>]]>
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207
| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Avançando na consolidação do SUS, em 1998, Curitiba habilitou-se à Gestão Plena do Sistema Municipal. Nessa modalidade de gestão o município é totalmente responsável pelos serviços ambulatoriais e hospitalares e tem autonomia para decidir sobre alteração de valor dos procedimentos médicos e outros pontos relacionados ao pagamento dos serviços. O repasse de recursos financeiros passa a ser realizado do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal da Saúde. Nesta época o município contava com 98 Unidades de Saúde e, foi criado o Distrito Sanitário Bairro Novo.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Avançando na consolidação do SUS, em 1998, Curitiba habilitou-se à Gestão Plena do Sistema Municipal. Nessa modalidade de gestão o município é totalmente responsável pelos serviços ambulatoriais e hospitalares e tem autonomia para decidir sobre alteração de valor dos procedimentos médicos e outros pontos relacionados ao pagamento dos serviços. O repasse de recursos financeiros passa a ser realizado do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal da Saúde. Nesta época o município contava com 98 Unidades de Saúde e, foi criado o Distrito Sanitário Bairro Novo.</span>]]>
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208
| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">O Programa Mãe Curitibana, implantado no ano de 1999, organizou uma rede integrada de atenção materno-infantil, implementando a qualidade das ações de forma continuada e humanizada à gestantes e bebês, conforme classificação do risco desde o pré-natal em Unidade de Saúde até o puerpério. Com o intuito de fortalecer o Programa Mãe Curitibana e reduzir a mortalidade infantil no município, a Secretaria Municipal da Saúde convocou os serviços de saúde, entidades de classe, instituições de ensino e sociedade para o movimento denominado Pacto pela Vida. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">O Programa Mãe Curitibana, implantado no ano de 1999, organizou uma rede integrada de atenção materno-infantil, implementando a qualidade das ações de forma continuada e humanizada à gestantes e bebês, conforme classificação do risco desde o pré-natal em Unidade de Saúde até o puerpério. Com o intuito de fortalecer o Programa Mãe Curitibana e reduzir a mortalidade infantil no município, a Secretaria Municipal da Saúde convocou os serviços de saúde, entidades de classe, instituições de ensino e sociedade para o movimento denominado Pacto pela Vida. </span>]]>
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209
| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">A implantação do sistema informatizado em toda a rede da APS, em 1999, com a criação do prontuário eletrônico do paciente, permitiu a captação de informações fidedignas em tempo real, facilitando o monitoramento do processo de trabalho. Neste mesmo ano foi implantado o Programa Saúde Mental Comunitária, o Acolhimento Solidário e o Programa de Tabagismo, este com o objetivo de prevenir o uso precoce, estimular o abandono pelos dependentes e eliminar a exposição da fumaça ambiental pelo tabaco. Também foi inaugurada da Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">A implantação do sistema informatizado em toda a rede da APS, em 1999, com a criação do prontuário eletrônico do paciente, permitiu a captação de informações fidedignas em tempo real, facilitando o monitoramento do processo de trabalho. Neste mesmo ano foi implantado o Programa Saúde Mental Comunitária, o Acolhimento Solidário e o Programa de Tabagismo, este com o objetivo de prevenir o uso precoce, estimular o abandono pelos dependentes e eliminar a exposição da fumaça ambiental pelo tabaco. Também foi inaugurada da Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2001, o modelo de atenção da saúde foi reorientado com base no conceito de Sistema Integrado de Serviços de Saúde – SISS. O teste HIV/Aids foi descentralizado para as Unidades Básicas de Saúde e criado o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2001, o modelo de atenção da saúde foi reorientado com base no conceito de Sistema Integrado de Serviços de Saúde – SISS. O teste HIV/Aids foi descentralizado para as Unidades Básicas de Saúde e criado o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No ano de 2002, foram implantados o Programa Mulher de Verdade com objetivo de realizar Atenção às Mulheres Vítimas de Violência; a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a violência de forma integrada com outras secretarias e organizações; o Programa Adolescente Saudável que realizava ações de educação, prevenção e atenção ao adolescente; e, em parceria com a Fundação de Ação Social - FAS o Programa Qualidade em Estabelecimentos de Atenção ao Idoso. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No ano de 2002, foram implantados o Programa Mulher de Verdade com objetivo de realizar Atenção às Mulheres Vítimas de Violência; a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a violência de forma integrada com outras secretarias e organizações; o Programa Adolescente Saudável que realizava ações de educação, prevenção e atenção ao adolescente; e, em parceria com a Fundação de Ação Social - FAS o Programa Qualidade em Estabelecimentos de Atenção ao Idoso. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Também em 2002, a Secretaria Municipal da Saúde estabeleceu os Contratos de Gestão na Atenção Básica, trata-se de uma pactuação anual de responsabilidades entre equipes de UBS, Conselho Local de Saúde e gestor distrital de saúde, com respeito aos processos de trabalho e resultados.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Também em 2002, a Secretaria Municipal da Saúde estabeleceu os Contratos de Gestão na Atenção Básica, trata-se de uma pactuação anual de responsabilidades entre equipes de UBS, Conselho Local de Saúde e gestor distrital de saúde, com respeito aos processos de trabalho e resultados.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em agosto de 2004 foi implantado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, para emergências clínicas. Ainda neste ano, foram construídos junto às Unidades de Saúde os primeiros Espaços Saúde, estrutura destinada à educação em saúde e reuniões com a comunidade. Teve início os processos de Contratualização dos Hospitais de Ensino, reforçando o princípio da integralidade da assistência prestada aos usuários do SUS.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em agosto de 2004 foi implantado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, para emergências clínicas. Ainda neste ano, foram construídos junto às Unidades de Saúde os primeiros Espaços Saúde, estrutura destinada à educação em saúde e reuniões com a comunidade. Teve início os processos de Contratualização dos Hospitais de Ensino, reforçando o princípio da integralidade da assistência prestada aos usuários do SUS.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2005 foi instituído o Distrito Sanitário CIC. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2005 foi instituído o Distrito Sanitário CIC. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2006 foram inauguradas as Unidades de Saúde Mãe Curitibana, Pinheirinho 24 horas e o Centro de Especialidades Odontológicas Sylvio Gevaerd. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2006 foram inauguradas as Unidades de Saúde Mãe Curitibana, Pinheirinho 24 horas e o Centro de Especialidades Odontológicas Sylvio Gevaerd. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Também neste ano, foi realizada a campanha para diagnóstico de HIV utilizando o teste rápido, incorporado posteriormente como rotina no Centro de Orientação e Acompanhamento/COA. Foi implantada a Ouvidoria da Saúde, disponibilizando aos cidadãos curitibanos uma central telefônica de acesso gratuito.Foram incorporados à equipe de saúde os profissionais psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, biólogo, de forma a ampliar as ações desenvolvidas pela SMS. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Também neste ano, foi realizada a campanha para diagnóstico de HIV utilizando o teste rápido, incorporado posteriormente como rotina no Centro de Orientação e Acompanhamento/COA. Foi implantada a Ouvidoria da Saúde, disponibilizando aos cidadãos curitibanos uma central telefônica de acesso gratuito.Foram incorporados à equipe de saúde os profissionais psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, biólogo, de forma a ampliar as ações desenvolvidas pela SMS. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Ainda em 2006, Curitiba iniciou o processo de adesão ao Pacto pela Saúde, política para a saúde conduzida pelo Ministério da Saúde/ CONASS e CONASEMS, amplamente discutido com gestores, técnicos e com Conselho Municipal de Saúde – CMS, sendo finalizado com a aprovação em fevereiro de 2007. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Ainda em 2006, Curitiba iniciou o processo de adesão ao Pacto pela Saúde, política para a saúde conduzida pelo Ministério da Saúde/ CONASS e CONASEMS, amplamente discutido com gestores, técnicos e com Conselho Municipal de Saúde – CMS, sendo finalizado com a aprovação em fevereiro de 2007. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">O serviço de urgência do SUS Curitiba reestruturado em 2007, foi organizado como Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba, abrangendo unidades móveis do SAMU e SIATE, a Central de Regulação e os Centros Municipais de Urgência Médica (CMUM) em substituição das Unidades de Saúde 24 horas. Essa reestruturação mudou o papel de unidades de atendimento de demanda espontânea, para pontos de atenção voltados prioritariamente para casos de urgência/emergência, sendo retaguarda para 90% dos atendimentos efetuados com o SAMU. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">O serviço de urgência do SUS Curitiba reestruturado em 2007, foi organizado como Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba, abrangendo unidades móveis do SAMU e SIATE, a Central de Regulação e os Centros Municipais de Urgência Médica (CMUM) em substituição das Unidades de Saúde 24 horas. Essa reestruturação mudou o papel de unidades de atendimento de demanda espontânea, para pontos de atenção voltados prioritariamente para casos de urgência/emergência, sendo retaguarda para 90% dos atendimentos efetuados com o SAMU. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Reforçando as atividades de promoção à saúde em conjunto com as UBS, foi implantado em 2009, 29 Núcleos de Apoio a Atenção Primária à Saúde – NAAPS. No mesmo ano foi realizado a 10ª Conferencia Municipal de Saúde com o Tema “Rede de Cuidados: 20 anos do SUS Curitiba”, que reforçou a importância da efetivação de redes de atenção que busquem os princípios do SUS.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Reforçando as atividades de promoção à saúde em conjunto com as UBS, foi implantado em 2009, 29 Núcleos de Apoio a Atenção Primária à Saúde – NAAPS. No mesmo ano foi realizado a 10ª Conferencia Municipal de Saúde com o Tema “Rede de Cuidados: 20 anos do SUS Curitiba”, que reforçou a importância da efetivação de redes de atenção que busquem os princípios do SUS.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi sancionada a Lei Municipal Nº 13.254/ 2009 Antifumo - que “dispõe sobre as restrições ao uso de produtos fumígenos no Município de Curitiba”. Além do Programa de Prevenção e Detecção do Câncer Bucal.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi sancionada a Lei Municipal Nº 13.254/ 2009 Antifumo - que “dispõe sobre as restrições ao uso de produtos fumígenos no Município de Curitiba”. Além do Programa de Prevenção e Detecção do Câncer Bucal.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2010 os profissionais de nível superior da Secretaria Municipal da Saúde foram capacitados para a implantação da Classificação de Risco, com a utilização do “Protocolo de Manchester” no atendimento nos CMUMS e UBS. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2010 os profissionais de nível superior da Secretaria Municipal da Saúde foram capacitados para a implantação da Classificação de Risco, com a utilização do “Protocolo de Manchester” no atendimento nos CMUMS e UBS. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi implantado os Programas de Saúde da Pessoa com Deficiência e de Saúde do Homem, a técnica de sedação em odontologia utilizando óxido nitroso nos Centros Especialidades Odontológicas/US Amigo Especial e uma equipe móvel de internação domiciliar para idosos acamados. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi implantado os Programas de Saúde da Pessoa com Deficiência e de Saúde do Homem, a técnica de sedação em odontologia utilizando óxido nitroso nos Centros Especialidades Odontológicas/US Amigo Especial e uma equipe móvel de internação domiciliar para idosos acamados. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Ainda em 2010, foi lançado o Protocolo do Programa de Atenção Nutricional às Pessoas com Necessidades Especiais de Alimentação. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Ainda em 2010, foi lançado o Protocolo do Programa de Atenção Nutricional às Pessoas com Necessidades Especiais de Alimentação. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No campo da gestão da qualidade dos serviços, 159 equipes da rede de atenção de Curitiba aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No campo da gestão da qualidade dos serviços, 159 equipes da rede de atenção de Curitiba aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No início de 2012, foi implantado o e-Saúde, novo sistema informatizado da SMS em substituição ao CQS (Cartão Qualidade Saúde), que havia sido implantado na rede municipal em 1999. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No início de 2012, foi implantado o e-Saúde, novo sistema informatizado da SMS em substituição ao CQS (Cartão Qualidade Saúde), que havia sido implantado na rede municipal em 1999. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">A continuidade dos avanços na qualificação da atenção focalizava a atenção materno-infantil, a saúde do idoso e a saúde mental. Em comemoração aos 13 anos do Programa Mãe Curitibana foi incluído o exame de oximetria /teste do coração para os recém-natos.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">A continuidade dos avanços na qualificação da atenção focalizava a atenção materno-infantil, a saúde do idoso e a saúde mental. Em comemoração aos 13 anos do Programa Mãe Curitibana foi incluído o exame de oximetria /teste do coração para os recém-natos.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi lançado o Protocolo de Atenção à Criança e foi editada a nova versão da Carteira da Criança Curitibana, com campos para registro dos resultados do teste da orelha, do olho e do coração. Também inserido espaço para registro da pressão arterial para crianças acima de três anos e orientações sobre a utilização da cadeirinha em veículos. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi lançado o Protocolo de Atenção à Criança e foi editada a nova versão da Carteira da Criança Curitibana, com campos para registro dos resultados do teste da orelha, do olho e do coração. Também inserido espaço para registro da pressão arterial para crianças acima de três anos e orientações sobre a utilização da cadeirinha em veículos. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Ainda em 2012, foi inaugurado o Hospital do Idoso Zilda Arns (HIZA) em comemoração aos 319 anos da cidade, com 9,8 mil metros quadrados de construção, 141 leitos, sendo 20 de UTI e duas salas cirúrgicas. Com estrutura moderna e acolhedora, e uma equipe multiprofissional preparada para atender os idosos com respeito e qualidade. A estrutura do hospital permitiu a organização da Central de Laudos de Exames, a qual passou a interligar a nova rede de seis anexos de Raios-X digital nos CMUMS, com transmissão dos laudos ao Prontuário Eletrônico do Paciente. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Ainda em 2012, foi inaugurado o Hospital do Idoso Zilda Arns (HIZA) em comemoração aos 319 anos da cidade, com 9,8 mil metros quadrados de construção, 141 leitos, sendo 20 de UTI e duas salas cirúrgicas. Com estrutura moderna e acolhedora, e uma equipe multiprofissional preparada para atender os idosos com respeito e qualidade. A estrutura do hospital permitiu a organização da Central de Laudos de Exames, a qual passou a interligar a nova rede de seis anexos de Raios-X digital nos CMUMS, com transmissão dos laudos ao Prontuário Eletrônico do Paciente. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foram implantadas 10 equipes de atenção domiciliar para ampliar o cuidado em casa para idosos egressos dos Hospitais e foi lançada a Rede de Proteção do Idoso.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foram implantadas 10 equipes de atenção domiciliar para ampliar o cuidado em casa para idosos egressos dos Hospitais e foi lançada a Rede de Proteção do Idoso.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Também em 2012, foi implantado o Pronto Atendimento Odontológico nos CMUMS Boa Vista, Sítio Cercado e Fazendinha. Ampliando a rede de Saúde Mental do Município, o Centro Vida foi o 1º Centro de Atenção Psicossocial III – Álcool e Drogas com funcionamento 24 horas todos os dias. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Também em 2012, foi implantado o Pronto Atendimento Odontológico nos CMUMS Boa Vista, Sítio Cercado e Fazendinha. Ampliando a rede de Saúde Mental do Município, o Centro Vida foi o 1º Centro de Atenção Psicossocial III – Álcool e Drogas com funcionamento 24 horas todos os dias. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No mesmo ano foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS/Brasil, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS, <span style="background: white;">Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde </span>- CONASEMS, a Secretaria Estadual da Saúde - SESA, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e a Prefeitura Municipal de Curitiba / Secretaria Municipal da Saúde - PMC/SMS, formalizando a adesão da cidade ao Laboratório de Inovação sobre Atenção às Condições Crônicas na APS, evento que marcou também o lançamento do manual sobre Autocuidado Apoiado (Manual do Profissional de Saúde) e do Caderno de Exercícios produzido pela equipe da SMS de Curitiba para apoiar a implementação de novas tecnologias do cuidado na Atenção às condições crônicas. Neste ano a rede de serviços da SMS contava com 108 UBS sendo 55 com Estratégia de Saúde da Família.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">No mesmo ano foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS/Brasil, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS, <span style="background: white;">Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde </span>- CONASEMS, a Secretaria Estadual da Saúde - SESA, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e a Prefeitura Municipal de Curitiba / Secretaria Municipal da Saúde - PMC/SMS, formalizando a adesão da cidade ao Laboratório de Inovação sobre Atenção às Condições Crônicas na APS, evento que marcou também o lançamento do manual sobre Autocuidado Apoiado (Manual do Profissional de Saúde) e do Caderno de Exercícios produzido pela equipe da SMS de Curitiba para apoiar a implementação de novas tecnologias do cuidado na Atenção às condições crônicas. Neste ano a rede de serviços da SMS contava com 108 UBS sendo 55 com Estratégia de Saúde da Família.</span>]]>
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| <![CDATA[<span style="background: white;">Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2013, a SMS implantou em conjunto com a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba - FEAES o primeiro programa de residência médica nas especialidades Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica, Psiquiatria, Medicina Intensiva, Geriatria Psiquiatria da Infância e Adolescência. Também, foi lançado o projeto Telessaúde neurologia adulto, com plataforma <em>online, </em>parceria da Secretaria Municipal da Saúde com o Hospital de Clínicas e a Secretaria de Estado da Saúde, trata-se teleconsultoria associada a um sistema de telerregulação.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2013, a SMS implantou em conjunto com a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba - FEAES o primeiro programa de residência médica nas especialidades Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica, Psiquiatria, Medicina Intensiva, Geriatria Psiquiatria da Infância e Adolescência. Também, foi lançado o projeto Telessaúde neurologia adulto, com plataforma <em>online, </em>parceria da Secretaria Municipal da Saúde com o Hospital de Clínicas e a Secretaria de Estado da Saúde, trata-se teleconsultoria associada a um sistema de telerregulação.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Ainda em 2013, foi ampliado o número de UBS com Estratégia de Saúde da Família, passando de 55 para 65 Unidades de Saúde. Foram implantadas 4 equipes de Consultório na Rua, em substituição ao Consultório de Rua que atuava desde 2009. O município aderiu ao Programa Mais Médico (PMM) do Ministério da Saúde, recebendo 48 médicos de várias nacionalidades. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Ainda em 2013, foi ampliado o número de UBS com Estratégia de Saúde da Família, passando de 55 para 65 Unidades de Saúde. Foram implantadas 4 equipes de Consultório na Rua, em substituição ao Consultório de Rua que atuava desde 2009. O município aderiu ao Programa Mais Médico (PMM) do Ministério da Saúde, recebendo 48 médicos de várias nacionalidades. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2014, foram implantadas as Residências Multiprofissional Saúde do Idoso, Saúde da Família, Enfermagem Obstétrica e Enfermagem em Urgência e Emergência, em parceria entre SMS/PMC, FEAES e Faculdades Pequeno Príncipe. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2014, foram implantadas as Residências Multiprofissional Saúde do Idoso, Saúde da Família, Enfermagem Obstétrica e Enfermagem em Urgência e Emergência, em parceria entre SMS/PMC, FEAES e Faculdades Pequeno Príncipe. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2015, foi inaugurado a nova sede do Laboratório Municipal de Curitiba, com a ampliação da estrutura física. Implantado o Ambulatório de Gerontologia para acompanhar os idosos de forma integral e multiprofissional nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Enfermagem, no Hospital do Idoso Zilda Arns. Também foi inaugurado o Distrito Tatuquara.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2015, foi inaugurado a nova sede do Laboratório Municipal de Curitiba, com a ampliação da estrutura física. Implantado o Ambulatório de Gerontologia para acompanhar os idosos de forma integral e multiprofissional nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Enfermagem, no Hospital do Idoso Zilda Arns. Também foi inaugurado o Distrito Tatuquara.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi realizado em maio de 2016, 22ª Conferência Mundial de Promoção de Saúde em Curitiba com o tema "Saúde em Todas as Políticas - Promovendo Saúde e Equidade” com a participação de representantes de vários países onde foram compartilhadas experiências exitosas. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi realizado em maio de 2016, 22ª Conferência Mundial de Promoção de Saúde em Curitiba com o tema "Saúde em Todas as Políticas - Promovendo Saúde e Equidade” com a participação de representantes de vários países onde foram compartilhadas experiências exitosas. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin-bottom: 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; line-height: normal; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2017 foi implantado o Aplicativo Saúde Já Curitiba, ferramenta de acesso aos serviços ofertados nas Unidades de Saúde que visa a melhoria do acesso dos usuários, permitindo o agendamento do primeiro atendimento na Unidade de Saúde.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Em 2017 foi implantado o Aplicativo Saúde Já Curitiba, ferramenta de acesso aos serviços ofertados nas Unidades de Saúde que visa a melhoria do acesso dos usuários, permitindo o agendamento do primeiro atendimento na Unidade de Saúde.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">O município aderiu ao Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – APSUS SESA/SAS e 19 Unidades Básicas de Saúde assinaram termo de compromisso para implantação da Tutoria APS. </span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">O município aderiu ao Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – APSUS SESA/SAS e 19 Unidades Básicas de Saúde assinaram termo de compromisso para implantação da Tutoria APS. </span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">O município também aderiu à Rede Mãe Paranaense que propõe a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">O município também aderiu à Rede Mãe Paranaense que propõe a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi inaugurada a UPA Tatuquara em 02 de maio de 2017, com 2.5 mil metros quadrados de área construída. Integra a rede de atenção à saúde do Distrito Sanitário do Tatuquara, que abrange também os bairros Caximba e Campo do Santana. Além disso, tem base do SAMU e apoio de helicóptero para dar agilidade ao socorro e transporte de pacientes, se houver necessidade.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;">Foi inaugurada a UPA Tatuquara em 02 de maio de 2017, com 2.5 mil metros quadrados de área construída. Integra a rede de atenção à saúde do Distrito Sanitário do Tatuquara, que abrange também os bairros Caximba e Campo do Santana. Além disso, tem base do SAMU e apoio de helicóptero para dar agilidade ao socorro e transporte de pacientes, se houver necessidade.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;"></span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt; text-align: left;">Através da Portaria 155/ 2017, fica instituído o Índice de Vulnerabilidade das Áreas de Abrangência das UBS – IVAB, estratégia para promoção da equidade no Sistema Único de Saúde – SUS em Curitiba, será utilizado para definir a distribuição equitativa dos recursos do SUS Curitiba e como norteador das ações de saúde no município.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt;"></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt; text-align: left;">Através da Portaria 155/ 2017, fica instituído o Índice de Vulnerabilidade das Áreas de Abrangência das UBS – IVAB, estratégia para promoção da equidade no Sistema Único de Saúde – SUS em Curitiba, será utilizado para definir a distribuição equitativa dos recursos do SUS Curitiba e como norteador das ações de saúde no município.</span>]]>
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| <![CDATA[<div style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-indent: 35.45pt; text-align: justify;"><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt; text-align: left;"></span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt; text-align: left;">Sancionada a Lei Municipal nº 15.065, de 31 de agosto de 2017, Revoga o parágrafo único do art. 1º da Lei nº 9.226, de 23 de dezembro de 1997, que dispõe sobre as entidades qualificadas como organizações sociais, cria o Programa Municipal de Publicização, a Comissão Municipal de Publicização e dá outras providências.</span></div>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt; text-align: left;"></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 10pt; text-align: left;">Sancionada a Lei Municipal nº 15.065, de 31 de agosto de 2017, Revoga o parágrafo único do art. 1º da Lei nº 9.226, de 23 de dezembro de 1997, que dispõe sobre as entidades qualificadas como organizações sociais, cria o Programa Municipal de Publicização, a Comissão Municipal de Publicização e dá outras providências.</span>]]>
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