75
| <![CDATA[<div id="header" onclick="location.href='https://cme.santarosa.rs.gov.br';" style="cursor: pointer;" title="Pagina Incial">
<h1 class="blogtitle"></h1>
<p class="description"></p>
</div>]]>
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98
| <![CDATA[<p class="western" style="text-align: center">
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| <![CDATA[<p class="western" style="text-align: left">Documento em pdf- Link ►<a href="https://cme.santarosa.rs.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/Resolução-CME-nº-1-2017.pdf">Resolução CME nº 1-2017</a></p>]]>
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| <![CDATA[<p class="western" style="text-align: center">
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| <![CDATA[<p class="western" style="text-align: center">
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| <![CDATA[<p class="western" style="text-align: center"><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>RESOLUÇÃO CME Nº 01/2017</b></span></span></p>]]>
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103
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>RESOLUÇÃO CME Nº 01/2017</b></span></span>]]>
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103
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>RESOLUÇÃO CME Nº 01/2017</b></span>]]>
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104
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Fixa normas para a oferta e o funcionamento da Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino do Município de Santa Rosa.</b></span>]]>
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105
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif">O Conselho Municipal de Educação de Santa Rosa, com fundamento na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, na Resolução CNE/CEB nº 5 de 17 de dezembro de 2009 e Parecer CNE/CEB nº 20/2009; Lei Municipal nº 4.530 de 20 de maio de 2009 e Lei Municipal nº 5.079 e Lei Municipal nº 5.080 de 30 de dezembro de 2013, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei, </span>]]>
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106
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><b> RESOLVE</b></span>]]>
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107
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><b>Art. 1º </b></span>]]>
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107
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif">A presente Resolução tem o objetivo de normatizar os processos de oferta e as condições para o funcionamento, bem como os procedimentos correlatos das Instituições de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino, do município de Santa Rosa.</span>]]>
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108
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><b>Art. 2º</b></span>]]>
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108
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"> A educação infantil é oferecida em instituições educacionais pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino, sendo:</span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"> I – Escolas Municipais de Educação Infantil – E.M.E.I.s, mantidas e administradas pelo poder público municipal, com atendimento a crianças de zero a cinco anos de idade.</span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"> II – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – E.M.E.F.s, mantidas e administradas pelo poder público municipal, com atendimento a crianças de 4 e 5 anos de idade.</span>]]>
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111
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> III – Escolas Privadas de Educação Infantil – são as instituições particulares, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, nos termos do artigo 20 da Lei nº 9.394/96.</span></span>]]>
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111
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> III – Escolas Privadas de Educação Infantil – são as instituições particulares, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, nos termos do artigo 20 da Lei nº 9.394/96.</span>]]>
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112
| <![CDATA[<span style="font-size: large"> <span style="font-family: liberatio, 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Parágrafo único</b></span></span> <span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">As crianças com necessidades especiais serão respeitadas no direito de atendimento adequado em seus diferentes aspectos, de acordo com a legislação vigente. </span></span></span>]]>
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112
| <![CDATA[<span style="font-family: liberatio, 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Parágrafo único</b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Parágrafo único</b></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">As crianças com necessidades especiais serão respeitadas no direito de atendimento adequado em seus diferentes aspectos, de acordo com a legislação vigente. </span></span>]]>
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112
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">As crianças com necessidades especiais serão respeitadas no direito de atendimento adequado em seus diferentes aspectos, de acordo com a legislação vigente. </span>]]>
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113
| <![CDATA[<span style="font-size: large"> <span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 3º</b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco anos), em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.</span></span></span>]]>
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113
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 3º</b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Art. 3º</b></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco anos), em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco anos), em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.</span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: large"> <span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 4º </b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A Educação Infantil é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.</span></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 4º </b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Art. 4º </b></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A Educação Infantil é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.</span></span>]]>
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114
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">A Educação Infantil é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.</span>]]>
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115
| <![CDATA[<span style="font-size: large"> <span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 5º</b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> Na Educação Infantil, as etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, compreende:</span></span></span>]]>
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115
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 5º</b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Art. 5º</b></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> Na Educação Infantil, as etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, compreende:</span></span>]]>
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115
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> Na Educação Infantil, as etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, compreende:</span>]]>
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116
| <![CDATA[<span style="font-size: large"><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> I – creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até os 3(três) anos e 11(onze) meses de idade;</span></span></span>]]>
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116
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> I – creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até os 3(três) anos e 11(onze) meses de idade;</span></span>]]>
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116
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> I – creche, englobando as diferentes etapas do desenvolvimento da criança até os 3(três) anos e 11(onze) meses de idade;</span>]]>
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117
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> II – pré-escolas, para crianças de 4 (quatro) a 5(cinco) anos de idade.</span></span>]]>
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117
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> II – pré-escolas, para crianças de 4 (quatro) a 5(cinco) anos de idade.</span>]]>
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118
| <![CDATA[<span style="font-size: large"> <span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 6º</b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> A organização da Educação Infantil nos estabelecimentos educacionais, tem como regras comuns, as estabelecidas no artigo 31 da LDB:</span></span></span>]]>
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118
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 6º</b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Art. 6º</b></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> A organização da Educação Infantil nos estabelecimentos educacionais, tem como regras comuns, as estabelecidas no artigo 31 da LDB:</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> A organização da Educação Infantil nos estabelecimentos educacionais, tem como regras comuns, as estabelecidas no artigo 31 da LDB:</span>]]>
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119
| <![CDATA[<span style="font-size: large"><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> I – É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4(quatro) ou 5(cinco) anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.</span></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> I – É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4(quatro) ou 5(cinco) anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> I – É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4(quatro) ou 5(cinco) anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.</span>]]>
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120
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> II – A matrícula na Educação Infantil Pré-escola é dever dos pais ou responsável a partir de 4 (quatro) anos de idade.</span></span>]]>
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120
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> II – A matrícula na Educação Infantil Pré-escola é dever dos pais ou responsável a partir de 4 (quatro) anos de idade.</span>]]>
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121
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> III – A matrícula na Educação Infantil Pré-escola pode ser efetivada a qualquer época do ano escolar, de acordo com a legislação vigente.</span></span>]]>
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121
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> III – A matrícula na Educação Infantil Pré-escola pode ser efetivada a qualquer época do ano escolar, de acordo com a legislação vigente.</span>]]>
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122
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> IV – As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.</span></span>]]>
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122
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> IV – As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas na Educação Infantil.</span>]]>
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123
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> V – A carga horária mínima anual será de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.</span></span>]]>
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123
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> V – A carga horária mínima anual será de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.</span>]]>
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124
| <![CDATA[<span style="font-size: large"><i> </i><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">VI – A instituição de Educação Infantil com pré-escola realiza o controle de frequência da pré-escola, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.</span></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">VI – A instituição de Educação Infantil com pré-escola realiza o controle de frequência da pré-escola, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.</span></span>]]>
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124
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">VI – A instituição de Educação Infantil com pré-escola realiza o controle de frequência da pré-escola, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.</span>]]>
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125
| <![CDATA[<span style="font-size: large"><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b> Art. 7º</b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> As vagas em creches e pré-escolas </span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">devem </span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: small">preferencialmente</span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> ser oferecidas próximas às residências das crianças.</span></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b> Art. 7º</b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b> Art. 7º</b></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> As vagas em creches e pré-escolas </span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> As vagas em creches e pré-escolas </span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">devem </span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium">devem </span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: small">preferencialmente</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: small">preferencialmente</span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> ser oferecidas próximas às residências das crianças.</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> ser oferecidas próximas às residências das crianças.</span>]]>
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126
| <![CDATA[<span style="font-size: large"> <span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 8º </b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias e, em tempo integral de, no mínimo, 7 (sete) horas diárias.</span></span></span>]]>
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126
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 8º </b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Art. 8º </b></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias e, em tempo integral de, no mínimo, 7 (sete) horas diárias.</span></span>]]>
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126
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias e, em tempo integral de, no mínimo, 7 (sete) horas diárias.</span>]]>
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127
| <![CDATA[<span style="font-size: large"> <span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 9º</b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> As mantenedoras de escolas de Educação Infantil, públicas e privadas, deverão assegurar (conceder) o gozo de período de férias favorecendo a convivência das crianças com seus familiares e com a comunidade, proporcionando também às instituições educacionais, a avaliação e o planejamento do trabalho pedagógico realizado pelos professores.</span></span></span>]]>
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127
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 9º</b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Art. 9º</b></span>]]>
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127
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> As mantenedoras de escolas de Educação Infantil, públicas e privadas, deverão assegurar (conceder) o gozo de período de férias favorecendo a convivência das crianças com seus familiares e com a comunidade, proporcionando também às instituições educacionais, a avaliação e o planejamento do trabalho pedagógico realizado pelos professores.</span></span>]]>
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127
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> As mantenedoras de escolas de Educação Infantil, públicas e privadas, deverão assegurar (conceder) o gozo de período de férias favorecendo a convivência das crianças com seus familiares e com a comunidade, proporcionando também às instituições educacionais, a avaliação e o planejamento do trabalho pedagógico realizado pelos professores.</span>]]>
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128
| <![CDATA[<span style="font-size: large"> <span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 10.</b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> As Instituições de Educação Infantil e os segmentos que compõem a comunidade escolar construirão a Proposta Pedagógica estabelecendo a dimensão pedagógica em relação ao desenvolvimento infantil, ao seu acompanhamento e a continuidade dos processos pedagógicos.</span></span></span>]]>
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128
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 10.</b></span></span>]]>
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128
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Art. 10.</b></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"> As Instituições de Educação Infantil e os segmentos que compõem a comunidade escolar construirão a Proposta Pedagógica estabelecendo a dimensão pedagógica em relação ao desenvolvimento infantil, ao seu acompanhamento e a continuidade dos processos pedagógicos.</span></span>]]>
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128
| <![CDATA[<span style="font-size: medium"> As Instituições de Educação Infantil e os segmentos que compõem a comunidade escolar construirão a Proposta Pedagógica estabelecendo a dimensão pedagógica em relação ao desenvolvimento infantil, ao seu acompanhamento e a continuidade dos processos pedagógicos.</span>]]>
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129
| <![CDATA[<span style="font-size: large"> <span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 11. </b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A proposta pedagógica de Educação Infantil deve respeitar os seguintes princípios:</span></span></span>]]>
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129
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 11. </b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Art. 11. </b></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A proposta pedagógica de Educação Infantil deve respeitar os seguintes princípios:</span></span>]]>
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129
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">A proposta pedagógica de Educação Infantil deve respeitar os seguintes princípios:</span>]]>
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132
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.</span></span>]]>
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132
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.</span>]]>
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135
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.</span></span>]]>
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135
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.</span>]]>
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138
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium">Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.</span>]]>
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141
| <![CDATA[<span style="font-size: large"> <span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 12. </b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.</span></span></span>]]>
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141
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 12. </b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Art. 12. </b></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium">A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.</span>]]>
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142
| <![CDATA[<span style="font-size: large"><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">§1º Na efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização dos materiais, espaços e tempos que assegurem:</span></span></span>]]>
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142
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">§1º Na efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização dos materiais, espaços e tempos que assegurem:</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium">§1º Na efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização dos materiais, espaços e tempos que assegurem:</span>]]>
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145
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo;</span></span>]]>
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145
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo;</span>]]>
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148
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança;</span></span>]]>
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148
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança;</span>]]>
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151
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização;</span></span>]]>
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151
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização;</span>]]>
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154
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade:</span></span>]]>
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154
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade:</span>]]>
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157
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças da mesma idade e crianças de diferentes idades;</span></span>]]>
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157
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças da mesma idade e crianças de diferentes idades;</span>]]>
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160
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição;</span></span>]]>
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160
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição;</span>]]>
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163
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium">A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;</span>]]>
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166
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação;</span></span>]]>
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166
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação;</span>]]>
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169
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América;</span></span>]]>
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169
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América;</span>]]>
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172
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência-física ou simbólica e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para instâncias competentes;</span></span>]]>
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172
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência-física ou simbólica e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para instâncias competentes;</span>]]>
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175
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">Os diferentes modos de vida de cada criança, o meio onde vivem, sendo fundamentais para a constituição de sua identidade, considerando diferentes realidades, tanto urbanas, quanto rurais.</span></span>]]>
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175
| <![CDATA[<span style="font-size: medium">Os diferentes modos de vida de cada criança, o meio onde vivem, sendo fundamentais para a constituição de sua identidade, considerando diferentes realidades, tanto urbanas, quanto rurais.</span>]]>
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178
| <![CDATA[<span style="font-size: large"><i><b> </b></i><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 13</b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">.</span></span><i> </i><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">O currículo da Educação Infantil deve ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.</span></span> </span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 13</b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium"><b>Art. 13</b></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">.</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">O currículo da Educação Infantil deve ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium">O currículo da Educação Infantil deve ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.</span>]]>
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179
| <![CDATA[<span style="font-size: large"> <span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 14. </b></span></span><span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que:</span></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium"><b>Art. 14. </b></span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que:</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium">As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que:</span>]]>
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182
| <![CDATA[<span style="font-family: 'Liberation Serif', 'Times New Roman', serif"><span style="font-size: medium">Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;</span></span>]]>
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| <![CDATA[<span style="font-size: medium">Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;</span>]]>
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