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| <![CDATA[<script type="application/ld+json" class="yoast-schema-graph">{"@context":"https://schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https://www.infrasa.gov.br/perguntas-frequentes/","url":"https://www.infrasa.gov.br/perguntas-frequentes/","name":"Perguntas Frequentes - INFRA S.A.","isPartOf":{"@id":"https://www.infrasa.gov.br/#website"},"datePublished":"2023-06-12T18:33:17+00:00","dateModified":"2023-09-13T14:37:19+00:00","breadcrumb":{"@id":"https://www.infrasa.gov.br/perguntas-frequentes/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https://www.infrasa.gov.br/perguntas-frequentes/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https://www.infrasa.gov.br/perguntas-frequentes/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"Inicial","item":"https://www.infrasa.gov.br/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Perguntas Frequentes"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https://www.infrasa.gov.br/#website","url":"https://www.infrasa.gov.br/","name":"INFRA S.A.","description":"","publisher":{"@id":"https://www.infrasa.gov.br/#organization"},"potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https://www.infrasa.gov.br/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Organization","@id":"https://www.infrasa.gov.br/#organization","name":"INFRA S.A.","url":"https://www.infrasa.gov.br/","logo":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https://www.infrasa.gov.br/#/schema/logo/image/","url":"https://www.infrasa.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/infrasa-logo.png","contentUrl":"https://www.infrasa.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/infrasa-logo.png","width":2394,"height":426,"caption":"INFRA S.A."},"image":{"@id":"https://www.infrasa.gov.br/#/schema/logo/image/"}}]}</script>]]>
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| <![CDATA[<script type="application/ld+json">{"@context":"https:\/\/schema.org","@type":"FAQPage","mainEntity":[{"@type":"Question","name":"1 - Quais s\u00e3o e em que situa\u00e7\u00e3o se encontram os empreendimentos da Infra S.A.?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><p>Voc\u00ea pode conhecer cada um dos empreendimentos da Infra S.A. na aba no Empreendimentos no menu.<\/p><\/div><div class=\"accordion-heading text\" tabindex=\"0\">\u00a0<\/div>"}},{"@type":"Question","name":"2 - Quais s\u00e3o as ferrovias que a Infra S.A. constr\u00f3i atualmente?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Neste momento, a Infra S.A. realiza a constru\u00e7\u00e3o de um trecho ferrovi\u00e1rio: FIOL (Ilh\u00e9us – Barreiras).<\/p><\/div><div class=\"accordion-heading text\" tabindex=\"0\">\u00a0<\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"3 - Gostaria de ter acesso a informa\u00e7\u00f5es sobre a empresa, seus empregados e\/ou acesso a documentos.","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>As informa\u00e7\u00f5es sobre a empresa e seus empregados est\u00e3o no menu Acesso \u00e0 informa\u00e7\u00e3o deste site. Para mais informa\u00e7\u00f5es e acesso a documentos, voc\u00ea pode entrar em contato conosco pelo <a href=\"https:\/\/portal.valec.gov.br\/a-valec\/atendimento-ao-usuario\/servico-de-informacao-ao-cidadao\/acesse-o-sic\" target=\"_blank\" rel=\"noopener\">Servi\u00e7o de Informa\u00e7\u00e3o ao Cidad\u00e3o (SIC).<\/a><\/p><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"4 - Tenho uma d\u00favida, reclama\u00e7\u00e3o ou sugest\u00e3o para fazer. Como procedo?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Voc\u00ea pode entrar em contato com o nosso servi\u00e7o de\u00a0<a href=\"https:\/\/portal.valec.gov.br\/a-valec\/atendimento-ao-usuario\/ouvidoria\/acesse-a-ouvidoria\" target=\"_blank\" rel=\"noopener\">Ouvidoria<\/a>, que recebe sugest\u00f5es, elogios, solicita\u00e7\u00f5es, reclama\u00e7\u00f5es e den\u00fancias. Nesse servi\u00e7o, normalmente, \u00e9 o cidad\u00e3o quem presta algum tipo de informa\u00e7\u00e3o \u00e0 Infra S.A., comunicando-lhe a ocorr\u00eancia de fato gerador de reclama\u00e7\u00e3o ou den\u00fancia ou dando ideias para a melhorar a presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os p\u00fablicos.<\/p><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"5 - Estou \u00e0 procura de emprego. Posso mandar meu curr\u00edculo para a Infra S.A.?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>A Infra S.A. n\u00e3o recebe curr\u00edculos. As contrata\u00e7\u00f5es p\u00fablicas s\u00e3o realizadas por meio de concurso p\u00fablico. Sugerimos que procure as construtoras em sua localidade, pois s\u00e3o elas que contratam diretamente para o trabalho na obra.<\/p><\/div><div class=\"accordion-heading text\" tabindex=\"0\">\u00a0<\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"6 - Quando haver\u00e1 novo concurso?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Por enquanto, n\u00e3o h\u00e1 previs\u00e3o. Anunciaremos em nosso site quando for autorizado um novo concurso.<\/p><\/div><div class=\"accordion-heading text\" tabindex=\"0\">\u00a0<\/div><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"7 - Como fa\u00e7o para estagiar na Infra S.A.?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>As contrata\u00e7\u00f5es de estagi\u00e1rios s\u00e3o realizadas por meio de\u00a0<a href=\"https:\/\/www.ciderh.org.br\/\" target=\"_blank\" rel=\"noopener\"><strong>processo seletivo no site<\/strong><\/a> do CIDE.<\/p><\/div><div class=\"accordion-heading text open\" tabindex=\"0\">\u00a0<\/div><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"8 - Sou representante de uma empresa. Posso oferecer servi\u00e7os \u00e0 Infra S.A.?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Os servi\u00e7os de engenharia, projeto ou obra s\u00e3o contratados via licita\u00e7\u00e3o ou diretamente pelas construtoras. Voc\u00ea pode conhecer as nossas licita\u00e7\u00f5es\u00a0<a href=\"https:\/\/portal.valec.gov.br\/a-valec\/licitacoes-e-contratos\/licitacoes\" target=\"_blank\" rel=\"noopener\">aqui<\/a>.<\/p><\/div><div class=\"accordion-heading text\" tabindex=\"0\">\u00a0<\/div><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"9 - Quais s\u00e3o as construtoras que prestam servi\u00e7o \u00e0 Infra S.A.?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p><strong>Na FIOL (Ilh\u00e9us \u2013 Barreiras):<\/strong><br \/>MAIA MELO \/ TRAIL (lote 01F)<br \/>CONCREMAT\/ GALV\u00c3O (lote 02F)<br \/>GALV\u00c3O (lote 02FA- T\u00fanel)<br \/>PLANSERVI\/ TORC (lote 03F)<br \/>FALC\u00c3O BAUER\/ ANDRADE GUTIERREZ (lote 04F)<br \/>VETEC\/ BTEC (lote 05F)<br \/>LBR\/ LOCTEC (lote 05FA)<br \/>URBANIZA\/ CONSTRAN (lote 06F)<br \/>STE\/ TIISA (lote 07F)<\/p><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"10 - Voc\u00eas podem nos informar os telefones das construtoras?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion full\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>N\u00e3o temos como disponibilizar o contato das empresas contratadas. Os interessados devem buscar essa informa\u00e7\u00e3o por conta pr\u00f3pria.<\/p><\/div><\/div><div class=\"full\">\u00a0<\/div><\/div><\/div><\/div>"}}]}</script>]]>
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| <![CDATA[<script type="application/ld+json">{"@context":"https:\/\/schema.org","@type":"FAQPage","mainEntity":[{"@type":"Question","name":"1. O que faz a Ouvidoria da Infra S.A.?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>A Ouvidoria da Infra S.A. facilita e amplia a comunica\u00e7\u00e3o da sociedade e de seus colaboradores com a Empresa, garantindo a todos o direito de registro de suas manifesta\u00e7\u00f5es e de retorno sobre as provid\u00eancias adotadas (exceto a manifesta\u00e7\u00e3o an\u00f4nima), contribuindo, assim, para a transpar\u00eancia, efici\u00eancia e agilidade dos processos internos e dos servi\u00e7os prestados pela Valec, de acordo com o Regimento Interno e com a Norma de Atendimento ao Usu\u00e1rio.<\/p><\/div><div class=\"accordion-heading text\" tabindex=\"0\">\u00a0<\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"2. Quem pode apresentar manifesta\u00e7\u00e3o para a Ouvidoria da Infra S.A.?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Qualquer pessoa, f\u00edsica ou jur\u00eddica.<\/p><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"3. Quais os tipos de manifesta\u00e7\u00f5es s\u00e3o recebidas na Ouvidoria da Infra S.A.?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>SUGEST\u00c3O: proposi\u00e7\u00e3o de ideia ou formula\u00e7\u00e3o de proposta de aprimoramento de pol\u00edticas e servi\u00e7os prestados pela Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica federal;<\/p><p>ELOGIO: demonstra\u00e7\u00e3o ou reconhecimento ou satisfa\u00e7\u00e3o sobre o servi\u00e7o oferecido ou atendimento recebido;<\/p><p>SOLICITA\u00c7\u00c3O: requerimento de ado\u00e7\u00e3o de provid\u00eancia por parte da Administra\u00e7\u00e3o;<\/p><p>RECLAMA\u00c7\u00c3O: demonstra\u00e7\u00e3o de insatisfa\u00e7\u00e3o relativa a servi\u00e7o p\u00fablico; e<\/p><p>DEN\u00daNCIA: comunica\u00e7\u00e3o de pr\u00e1tica de ato il\u00edcito cuja solu\u00e7\u00e3o dependa da atua\u00e7\u00e3o de \u00f3rg\u00e3o de controle interno ou externo.<\/p><p>Se a manifesta\u00e7\u00e3o tiver por objeto\/tema n\u00e3o afeto \u00e0s atribui\u00e7\u00f5es da Infra S.A., temos o cuidado de reencaminh\u00e1-la \u00e0 Ouvidoria respectiva, a fim de que a comunica\u00e7\u00e3o chegue nas m\u00e3os de quem tem a compet\u00eancia\/atribui\u00e7\u00e3o de adotar a provid\u00eancia ou informar, sendo tal fato respondido ao manifestante para que passe a acompanh\u00e1-la na outra institui\u00e7\u00e3o.<\/p><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"4. Quais os prazos que a Ouvidoria da Infra S.A. tem para responder ao usu\u00e1rio?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>A Portaria n\u00ba 581 da Controladoria-Geral da Uni\u00e3o, de 09 de mar\u00e7o de 2021 regula os procedimentos das ouvidorias do Poder Executivo Federal.<\/p><p>De acordo com essa regulamenta\u00e7\u00e3o, a Ouvidoria da Infra S.A. conta com o prazo de 30 dias, prorrog\u00e1veis por mais 30 dias, para oferecer ao usu\u00e1rio uma resposta conclusiva. Se em 30 dias ainda n\u00e3o for poss\u00edvel oferecer a resposta conclusiva, a Ouvidoria oferece ao usu\u00e1rio uma nova resposta intermedi\u00e1ria, trazendo informa\u00e7\u00f5es atualizadas sobre o andamento da manifesta\u00e7\u00e3o. Isso pode ser feito quantas vezes forem necess\u00e1rias.<\/p><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"5. Como posso fazer uma manifesta\u00e7\u00e3o na Ouvidoria da Infra S.A.?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Existem quatro meios de se comunicar com a Ouvidoria da Infra S.A.:<\/p><p>Formul\u00e1rio eletr\u00f4nico (link FALA.Br:\u00a0<a href=\"https:\/\/falabr.cgu.gov.br\/publico\/Manifestacao\/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f\">https:\/\/falabr.cgu.gov.br\/publico\/Manifestacao\/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f<\/a>\u00a0)<\/p><p>Telefones: (61) 2029.6075, 6076, 6077 e 6078, em dias \u00fateis, de 2\u00aa a 6\u00aa, das 09h \u00e0s 17h.<\/p><p>Atendimento pessoal: SAUS, SAUS, Quadra 01, Bloco ‘G’, Lotes 3 e 5, Asa Sul, Bras\u00edlia-DF, Sede da Infra S.A. T\u00e9rreo. Em dias \u00fateis, de 2\u00aa a 6\u00aa, das 09h \u00e0s 17h<\/p><p>Carta dirigida \u00e0 Ouvidoria da Infra S.A.:\u00a0 SAUS, Quadra 01, Bloco ‘G’, Lotes 3 e 5. Asa Sul Bras\u00edlia – DF – CEP: 70.070-010<\/p><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"6. \u00c9 necess\u00e1rio que o manifestante forne\u00e7a seus dados pessoais?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>A identifica\u00e7\u00e3o do manifestante \u00e9 muitas vezes imprescind\u00edvel para a investiga\u00e7\u00e3o dos fatos. E, o envio da resposta ao manifestante, sobre o destino ou resposta da sua manifesta\u00e7\u00e3o, s\u00f3 ser\u00e1 feito se ele se identificar validamente.<\/p><p>Se o manifestante n\u00e3o se identificar, a manifesta\u00e7\u00e3o \u00e9 considerada comunica\u00e7\u00e3o “an\u00f4nima”.<\/p><p>No formul\u00e1rio eletr\u00f4nico (FALA.Br) as manifesta\u00e7\u00f5es do tipo Sugest\u00e3o; Elogio; Solicita\u00e7\u00e3o necessitam necessariamente da realiza\u00e7\u00e3o de cadastro no sistema.<\/p><p>J\u00e1 as manifesta\u00e7\u00f5es do tipo Den\u00fancia e Reclama\u00e7\u00e3o podem ser realizadas tanto mediante cadastro como de forma an\u00f4nima, sendo que o manifestante que optar pelo anonimato n\u00e3o obter\u00e1 um n\u00famero de protocolo e nem receber\u00e1 uma resposta da ouvidoria para sua manifesta\u00e7\u00e3o.<\/p><p>Os registros de manifesta\u00e7\u00e3o de forma an\u00f4nima s\u00e3o tratados como comunica\u00e7\u00e3o de irregularidade, nos termos do Decreto n\u00ba 9.492\/2018.<\/p><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"7. A Ouvidoria da Infra S.A. protege os dados pessoais do manifestante?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Sim. Nos termos dos Incisos I e II, do par\u00e1grafo 1\u00ba, do artigo 31 da Lei de Acesso \u00e0 Informa\u00e7\u00e3o (Lei n\u00ba 12.527\/2011), as informa\u00e7\u00f5es pessoais dos manifestantes ter\u00e3o seu acesso restrito, independentemente de classifica\u00e7\u00e3o de sigilo, pelo prazo m\u00e1ximo de 100 (cem) anos e o tratamento de tais dados obedecem \u00e0s diretrizes da Lei Geral de Prote\u00e7\u00e3o de Dados Pessoais (Lei n\u00ba 13.709\/2018).<\/p><p>Esclarecemos que revela\u00e7\u00e3o dos dados pessoais pode ser determinada por ordem judicial.<\/p><\/div><div class=\"accordion-heading text\" tabindex=\"0\">\u00a0<\/div><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"9. \u00c9 poss\u00edvel requerer o fornecimento de informa\u00e7\u00f5es de interesse p\u00fablico que a Infra S.A. det\u00e9m?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Sim. A Infra S.A. disp\u00f5e do Servi\u00e7o de Informa\u00e7\u00f5es ao Cidad\u00e3o \u2013 SIC, cujo formul\u00e1rio est\u00e1 dispon\u00edvel no Sistema Eletr\u00f4nico de Informa\u00e7\u00f5es ao Cidad\u00e3o (e-SIC) plataforma integrada ao Fala.BR.<\/p><p>Os pedidos tamb\u00e9m podem ser realizados pessoalmente, no edif\u00edcio da Infra S.A. ou por carta. Em todos os casos, o interessado receber\u00e1 o n\u00famero de protocolo para acompanhar a tramita\u00e7\u00e3o do pedido.<\/p><p>A informa\u00e7\u00e3o deve ser fornecida, pela Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica, no prazo m\u00e1ximo de vinte dias, prorrog\u00e1vel por mais dez dias, justificadamente. A negativa de acesso \u00e0 informa\u00e7\u00e3o pode acontecer, desde que por decis\u00e3o motivada da autoridade competente, e o interessado pode obter o inteiro teor dessa decis\u00e3o, por certid\u00e3o ou c\u00f3pia. Contra a decis\u00e3o, cabe recurso, a ser interposto pelo interessado no prazo de dez dias a contar de sua ci\u00eancia. A Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica, por sua vez, dever\u00e1 manifestar-se sobre o recurso no prazo de cinco dias. Recursos subsequentes poder\u00e3o ainda ser realizados. Para conhecer todos os prazos, recursos e etapas do SIC, recomendamos a leitura do\u00a0<a href=\"http:\/\/www.acessoainformacao.gov.br\/sistema\/site\/dicas_pedido.html\">Manual do Cidad\u00e3o e-SIC<\/a>\u00a0onde est\u00e1 dispon\u00edvel o passo a passo de uso do sistema.<\/p><p><strong>Localiza\u00e7\u00e3o da Valec:<\/strong>\u00a0SAUS, Quadra 01, Bloco ‘G’, Lotes 3 e 5. Asa Sul Bras\u00edlia – DF – CEP: 70.070-010<\/p><p><strong>Atendimento do SIC presencial<\/strong><\/p><p><strong>Hor\u00e1rio:<\/strong>\u00a0De segunda a sexta-feira, das 9h \u00e0s 17h, sem interrup\u00e7\u00e3o para almo\u00e7o.<br \/><strong>Telefone:<\/strong>\u00a0(61) 2029-6075 \/ 6076 \/ 6077<\/p><p><strong>E-mail: <a href=\"mailto:ouvidoria@infrasa.gov.br\">ouvidoria@infrasa.gov.br<\/a><\/strong><\/p><\/div><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"10. Como acompanhar o andamento da minha manifesta\u00e7\u00e3o ou ver a resposta da minha manifesta\u00e7\u00e3o?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-heading text open\" tabindex=\"0\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Acesse o sistema e clique em Consultar manifesta\u00e7\u00e3o. Se voc\u00ea for cadastrado, acesse o sistema, informe seu e-mail e senha. O sistema apresentar\u00e1 a lista das suas manifesta\u00e7\u00f5es j\u00e1 realizadas. Clique em detalhar para visualizar o andamento da manifesta\u00e7\u00e3o.<\/p><p>Se voc\u00ea n\u00e3o tiver ativado o seu cadastrado, na tela principal do sistema, informe o n\u00famero de protocolo e o c\u00f3digo de acesso gerado durante o registro da manifesta\u00e7\u00e3o. Clique em consultar para visualizar o andamento da manifesta\u00e7\u00e3o.<\/p><\/div><div class=\"accordion-heading text\" tabindex=\"0\">\u00a0<\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"11. \u00c9 poss\u00edvel alterar minha manifesta\u00e7\u00e3o depois que foi enviada?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-heading text open\" tabindex=\"0\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>N\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel alterar a sua manifesta\u00e7\u00e3o ap\u00f3s o envio. Por\u00e9m, se a ouvidoria solicitar uma complementa\u00e7\u00e3o, voc\u00ea poder\u00e1 complementar sua manifesta\u00e7\u00e3o, oferecendo informa\u00e7\u00f5es e\/ ou anexos adicionais. Para isso, \u00e9 necess\u00e1rio acessar o sistema, detalhar sua manifesta\u00e7\u00e3o e clicar em “Complementar”.<\/p><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"12. \u00c9 poss\u00edvel incluir anexos na manifesta\u00e7\u00e3o?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-heading text open\" tabindex=\"0\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Sim. Voc\u00ea pode incluir documentos de texto, imagens, planilhas, arquivos no formato PDF, \u00e1udios e v\u00eddeos, limitados a 10 anexos por manifesta\u00e7\u00e3o. Os anexos juntos tamb\u00e9m n\u00e3o podem superar o tamanho total de 30MB.<\/p><\/div><div class=\"accordion-heading text\" tabindex=\"0\">\u00a0<\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"13. Posso denunciar v\u00e1rios fatos em uma s\u00f3 den\u00fancia?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-heading text open\" tabindex=\"0\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Sim. No entanto, a fim de agilizar as apura\u00e7\u00f5es \u00e9 aconselh\u00e1vel que sejam registradas manifesta\u00e7\u00f5es para cada fato\/ \u00e1rea tem\u00e1tica denunciada (contratos, licita\u00e7\u00f5es, servi\u00e7os, entre outros).<\/p><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"14. Quais dados s\u00e3o necess\u00e1rios para o registro de uma den\u00fancia?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-heading text open\" tabindex=\"0\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>Para o registro de uma den\u00fancia deve-se ter o m\u00e1ximo de informa\u00e7\u00f5es poss\u00edveis que possibilitem a apura\u00e7\u00e3o dos fatos.<\/p><p>As informa\u00e7\u00f5es prestadas na den\u00fancia devem responder as seguintes perguntas: quem, como, onde, quando e por qu\u00ea.<\/p><p>Outras informa\u00e7\u00f5es tamb\u00e9m podem contribuir para a apura\u00e7\u00e3o da den\u00fancia, tais como:<\/p><ul><li><strong>nomes de pessoas e empresas envolvidas;<\/strong><\/li><li><strong>tempo em que se deu o fato e se, ainda, ocorre;<\/strong><\/li><li><strong>se a pessoa pode comprov\u00e1-lo;<\/strong><\/li><li><strong>se h\u00e1 mais algu\u00e9m que possa ser procurado para falar sobre o assunto; e<\/strong><\/li><li><strong>se presenciou a situa\u00e7\u00e3o que est\u00e1 denunciando ou apenas ouviu falar.<\/strong><\/li><\/ul><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"15. Eu serei penalizado por fazer uma den\u00fancia?","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-heading text open\" tabindex=\"0\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion full open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p>N\u00e3o. Por for\u00e7a das leis n\u00ba 12.527\/11 (Lei de Acesso \u00e0 Informa\u00e7\u00e3o) e 13.460\/2017 (C\u00f3digo de Defesa dos Direitos do Usu\u00e1rio dos Servi\u00e7os P\u00fablicos), os \u00f3rg\u00e3os e entidades p\u00fablicas devem proteger suas informa\u00e7\u00f5es pessoais, restringindo o acesso a quaisquer dados relativos \u00e0 intimidade, vida privada, honra e imagem, a n\u00e3o ser que voc\u00ea autorize expressamente o acesso a estas informa\u00e7\u00f5es.<\/p><p>O Decreto n\u00ba 10.153\/2019 estabelece salvaguardas de prote\u00e7\u00e3o \u00e0 identidade do denunciante que comunique il\u00edcito ou irregularidade praticada contra \u00f3rg\u00e3os e entidades da Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica, nos termos do art. 9\u00ba da Lei n\u00ba 13.460, de 26 de junho de 2017, e artigo 3\u00ba da Lei n\u00ba13. 608, de 10 de janeiro de 2018.<\/p><p>De acordo com o artigo 6\u00ba desta normativa, \u00a0o denunciante ter\u00e1 seus elementos de identifica\u00e7\u00e3o preservados desde o recebimento da den\u00fancia, nos termos do disposto no\u00a0<a href=\"http:\/\/www.planalto.gov.br\/ccivil_03\/_Ato2015-2018\/2017\/Lei\/L13460.htm#art10%C2%A77\">\u00a7 7\u00ba do art. 10 da Lei n\u00ba 13.460, de 2017.<\/a><\/p><ul><li>1\u00ba \u00a0A restri\u00e7\u00e3o de acesso aos elementos de identifica\u00e7\u00e3o do denunciante ser\u00e1 mantida pela unidade de ouvidoria respons\u00e1vel pelo tratamento da den\u00fancia pelo prazo de cem anos, conforme o disposto no\u00a0<a href=\"http:\/\/www.planalto.gov.br\/ccivil_03\/_Ato2011-2014\/2011\/Lei\/L12527.htm#art31%C2%A71i\">inciso I do \u00a7 1\u00ba do art. 31 da Lei n\u00ba 12.527, de 2011.<\/a><\/li><li>2\u00ba \u00a0A preserva\u00e7\u00e3o dos elementos de identifica\u00e7\u00e3o referidos no\u00a0<strong><em>caput<\/em>\u00a0<\/strong>ser\u00e1 realizada por meio do sigilo do nome, do endere\u00e7o e de quaisquer outros elementos que possam identificar o denunciante.<\/li><li>3\u00ba \u00a0As unidades de ouvidoria que fazem tratamento de den\u00fancia com elementos de identifica\u00e7\u00e3o do denunciante por meio de sistemas informatizados ter\u00e3o controle de acesso que registre os nomes dos agentes p\u00fablicos que acessem as den\u00fancias e as respectivas datas de acesso \u00e0 den\u00fancia.<\/li><li>4\u00ba \u00a0A unidade de ouvidoria respons\u00e1vel pelo tratamento da den\u00fancia providenciar\u00e1 a sua pseudonimiza\u00e7\u00e3o para o posterior envio aos \u00f3rg\u00e3os de apura\u00e7\u00e3o competentes, observado o disposto no \u00a7 2\u00ba.<\/li><\/ul><p>Outrossim, se ap\u00f3s as provid\u00eancias apurat\u00f3rias restar configurado que o conte\u00fado da den\u00fancia \u00e9 falso ou que a pessoa denunciada era sabidamente inocente, o manifestante poder\u00e1 responder civil (artigo 927 do C\u00f3digo Civil \u2013 repara\u00e7\u00e3o por dano moral) \u00a0\u00a0e criminalmente (C\u00f3digo Penal artigos 339 – denuncia\u00e7\u00e3o caluniosa e 340 – comunica\u00e7\u00e3o falsa de crime ou contraven\u00e7\u00e3o) em raz\u00e3o do registro feito.<\/p><\/div><\/div><div class=\"full\">\u00a0<\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div><\/div>"}}]}</script>]]>
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996
| <![CDATA[<script type="application/ld+json">{"@context":"https:\/\/schema.org","@type":"FAQPage","mainEntity":[{"@type":"Question","name":"Informa\u00e7\u00f5es sobre RFFSA e FEPASA","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<div class=\"accordion-content text open\"><div class=\"accordion-content text open\"><p><strong>Quadro de pessoal ativo<\/strong><br \/>As compet\u00eancias da Infra S.A. com rela\u00e7\u00e3o aos quadros de pessoal ativos da RFFSA e da FEPASA est\u00e3o dispostas no artigo 17 da <strong><a href=\"http:\/\/www.planalto.gov.br\/ccivil_03\/_ato2007-2010\/2007\/lei\/l11483.htm\" target=\"_blank\" rel=\"noopener\">Lei n\u00ba 11.483, de 31 de maio de 2007<\/a><\/strong>.<\/p><div class=\"accordion-heading text\" tabindex=\"0\"><strong>Quadro de pessoal inativo<\/strong><\/div><div tabindex=\"0\"><p>Compet\u00eancia: Departamento de Centraliza\u00e7\u00e3o de Servi\u00e7os de Inativos, Pensionistas e \u00d3rg\u00e3os Extintos \u2013 DECIPEX\/ME ou Inventarian\u00e7a da RFFSA.<\/p><ul><li>PPP (Perfil Profissiogr\u00e1fico Previdenci\u00e1rio) n\u00e3o \u00e9 com a Infra S.A., mas com o DECIPEX\/ME<\/li><li>Endere\u00e7os das Endere\u00e7os das unidades regionais da DECIPEX\/ME (https:\/\/unafisconacional.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/03\/Decipex-Unidades-Atendimento.pdf )<\/li><li>Canais de atendimento do DECIPEX\/ME (https:\/\/unafisconacional.org.br\/wp-content\/uploads\/2021\/03\/Canais-Atendimento-Decipex.pdf );<\/li><li>DESBLOQUEIO DE SENHA SIGEPE E COMPROVANTE DE RENDIMENTOS: Enviar e-mail para sgp.decipex.atend@planejamento.gov.br<\/li><li>ASSUNTOS RELATIVOS \u00c0 PROVA DE VIDA: Enviar e-mail para sgp.decipex.recad@planejamento.gov.br<\/li><li>DEMAIS ASSUNTOS: Enviar e-mail para sgp.decipex@planejamento.gov.br<\/li><\/ul><\/div><div class=\"accordion-content text\">\u00a0<\/div><p>\u00a0<\/p><\/div><\/div>"}},{"@type":"Question","name":"Informa\u00e7\u00f5es para servidores\/colaboradores\/estagi\u00e1rios e ex-servidores\/colaboradores\/estagi\u00e1rios da Infra S.A. que desejam:","acceptedAnswer":{"@type":"Answer","text":"<p><strong>Certid\u00f5es, atestados, declara\u00e7\u00f5es e outros documentos relacionados ao setor de gest\u00e3o de pessoas<\/strong><br \/>Enviar e-mail para <a href=\"mailto:sugep@infrasa.gov.br\" target=\"_blank\" rel=\"noopener\"><strong>sugep@infrasa.gov.br<\/strong><\/a> atendimento telef\u00f4nico: +55 61 2029-6127, 2029-6131, 2029-6143 e 2029-6121; atendimento presencial: Endere\u00e7o: SAUS Quadra 1, Lotes 3 e 5, Bloco \u201cG\u201d. Asa Sul. Bras\u00edlia\/DF. 9\u00ba andar.<\/p><div class=\"accordion-heading text open\" tabindex=\"0\"><strong>Solicita\u00e7\u00e3o de Atestados T\u00e9cnicos<br \/><\/strong>As solicita\u00e7\u00f5es de Atestado T\u00e9cnico devem ser realizadas a partir da Assinatura de ART vinculada ao profissional. Destaca-se que a Infra S.A. assina ARTs apenas dos profissionais de seu pr\u00f3prio corpo t\u00e9cnico ou dos Respons\u00e1veis T\u00e9cnicos das empresas contratadas. A documenta\u00e7\u00e3o e o procedimento de Assinatura de ARTs e de Atestados T\u00e9cnicos constam na Portaria DIREM N\u00b0006\/2021. Os requerimentos devem ser realizados preferencialmente por meio do Sistema Eletr\u00f4nico de Informa\u00e7\u00f5es \u2013 SEI, direcionados \u00e0s unidades GESCEM \/ SUDEM \/ DIREM.<\/div><div class=\"accordion-content text open\">\u00a0<\/div>"}}]}</script>]]>
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