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892
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jQuery("#wsmSiteUserOnline").attr("data-value",onlineUserCnt); jQuery("#wsmSiteUserOnline").next(".wsmH2Number").html("<a target=\"_blank\" href=\"?page=wsm_traffic&subPage=UsersOnline&subTab=summary\">"+onlineUserCnt+"</a>");
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jQuery("#"+key).removeClass("wmcRedBack").hide();
});
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| <![CDATA[<script type='application/ld+json'>{"@context":"http:\/\/schema.org","@type":"article","mainEntityOfPage":{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/eleicoes.cauro.gov.br\/?p=618"},"dateCreated":"2019-06-04 13:43:11","datePublished":"2019-06-04 13:43:11","dateModified":"2020-06-03 14:01:23","url":"https:\/\/eleicoes.cauro.gov.br\/?p=618","headline":"CAU j\u00e1 tem Regulamento para elei\u00e7\u00f5es de conselheiros em 2020","name":"CAU j\u00e1 tem Regulamento para elei\u00e7\u00f5es de conselheiros em 2020","articleBody":"<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">O Regulamento Eleitoral para as Elei\u00e7\u00f5es de Conselheiros Titulares e respectivos Suplentes de Conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU\/BR) e dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU\/UF) foi aprovado na\u00a0 90\u00b0 Reuni\u00e3o Plen\u00e1ria Ordin\u00e1ria, realizada no dia 23 de maio de 2019, com transmiss\u00e3o ao vivo. A \u00edntegra ser\u00e1 publicada em breve no site do CAU\/BR e no Portal da Transpar\u00eancia.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">\u201cDe uma forma geral, o Regulamento guarda semelhan\u00e7a com as regras das elei\u00e7\u00f5es gerais do Brasil\u201d, diz o coordenador da Comiss\u00e3o Eleitoral Nacional, conselheiro federal Jos\u00e9 Gerardo da Fonseca (PI): \u201cAl\u00e9m de tomar o cuidado de seguir os preceitos legais sobre o tema, a Comiss\u00e3o tamb\u00e9m balizou seus trabalhos pelos princ\u00edpios da economicidade e da governabilidade\u201d.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">A CEN \u00e9 composta ainda pelos conselheiros federais Matozal\u00e9m Sousa Santos (TO), coordenador-adjunto; Andrea Lucia Vilella Arruda (Institui\u00e7\u00f5es de Ensino Superior); Ednezer Rodrigues Flores (RS); e Osvaldo Abr\u00e3o de Souza (MS). Atua tamb\u00e9m frequentemente o suplemente de conselheiro federal pelo MS, F\u00e1bio Luis da Silva.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">O Regulamento foi aprovado por 25 votos a favor, um contr\u00e1rio e uma aus\u00eancia. Para o presidente do CAU\/BR, Luciano Guimar\u00e3es, essa quase unanimidade demonstra que o esfor\u00e7o da CEN foi exitoso, \u201co que dever\u00e1 se refletir em um processo eleitoral democr\u00e1tico e transparente\u201d.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">A minuta inicial do Regulamento foi colocada em consulta p\u00fablica realizada entre 17 de dezembro de 2018 e 25 de janeiro de 2019 da qual resultaram 119 contribui\u00e7\u00f5es de arquitetos e urbanistas de todo pa\u00eds, inclu\u00eddos os (as) presidentes do CAU AC, DF, ES, MT, RS, SP, SC. As contribui\u00e7\u00f5es do CAU\/RJ foram aprovadas por delibera\u00e7\u00e3o plen\u00e1ria. As entidades IAB, FNA e ABEA igualmente participaram do processo, enviando sugest\u00f5es colhidas em enquetes pr\u00f3prias, v\u00e1rias delas acolhidas na discuss\u00e3o final do Plen\u00e1rio.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Eis os principais pontos do novo Regulamento Eleitoral:<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\"><strong>N\u00daMERO DE CONSELHEIROS<\/strong><\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\"><strong>\u00a0<\/strong><\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">A CEN-CAU\/BR determinar\u00e1 o n\u00famero de conselheiros dos Plen\u00e1rios dos CAU\/UF de acordo com o n\u00famero de profissionais arquitetos e urbanistas inscritos em cada Unidade da Federa\u00e7\u00e3o, na forma do art. 32, \u00a7 1\u00ba da Lei n\u00ba 12.378, de 2010.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Os Col\u00e9gios Eleitorais de cada CAU\/UF ser\u00e3o estabelecidos com base na lista de profissionais com registro ativo em cada Unidade da Federa\u00e7\u00e3o conforme dados constantes do SICCAU. Esta informa\u00e7\u00e3o ser\u00e1 publicada no edital de convoca\u00e7\u00e3o das elei\u00e7\u00f5es, em data a ser prevista no calend\u00e1rio eleitoral.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">O n\u00famero de conselheiros do CAU\/BR j\u00e1 \u00e9 determinado pela lei 12.378\/2010: 28 no total, sendo 27 representando os CAU\/UF e um representando as Institui\u00e7\u00f5es de Ensino Superior (IES). Uma importante mudan\u00e7a do novo Regulamento diz respeito ao Col\u00e9gio respons\u00e1vel pela elei\u00e7\u00e3o dos representante e suplente das IES no Plen\u00e1rio do CAU\/BR, que antes era por meio de indica\u00e7\u00e3o das IES e agora passa a ser composto pelos arquitetos e urbanistas coordenadores de cursos reconhecidos. Os candidatos dever\u00e3o possuir v\u00ednculo docente na IES, no respectivo curso de Arquitetura e Urbanismo, e comprovar tempo m\u00ednimo de 36 meses de experi\u00eancia no ensino na \u00e1rea, corridos ou alternados.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\"><strong>QUEM PODE OU N\u00c3O PODE SE CANDIDATAR<\/strong><\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Os candidatos a conselheiro titular e suplente de conselheiro do CAU\/BR e dos CAU\/UF dever\u00e3o atender \u00e0s seguintes condi\u00e7\u00f5es de elegibilidade:<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">I \u2013 possuir registro definitivo, ativo, e estar adimplente com as anuidades do CAU at\u00e9 o t\u00e9rmino do prazo do pedido de registro de candidatura, a ser previsto no Calend\u00e1rio eleitoral;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">II \u2013 pertencer ao col\u00e9gio eleitoral da Unidade da Federa\u00e7\u00e3o na qual esteja se candidatando<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">III \u2013 estar em pleno gozo dos direitos civis conforme a legisla\u00e7\u00e3o em vigor.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Para concorrer ao cargo de conselheiro do CAU, o candidato dever\u00e1 cumprir a \u201cLei da Ficha Limpa\u201d (Lei complementar 135\/2010), al\u00e9m do previsto pela lei de inelegibilidades (Lei complementar 64\/90)<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Outras:<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">I \u2013 integre, tenha integrado ou tenha membro de sua fam\u00edlia com parentesco consangu\u00edneo ou por afinidade at\u00e9 o segundo grau, c\u00f4njuge ou membro de sociedade profissional integrando a CEN-CAU\/BR ou qualquer das comiss\u00f5es eleitorais das Unidades da Federa\u00e7\u00e3o no ano de realiza\u00e7\u00e3o das Elei\u00e7\u00f5es;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">II \u2013 for eleito conselheiro ou suplente de conselheiro do CAU\/BR ou de CAU\/UF e tenha sido reconduzido em mandato subsequente, ainda que tenha renunciado. O cargo de suplente de conselheiro equipara-se ao de conselheiro titular;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">III \u2013 perder o mandato de conselheiro do CAU\/BR ou de CAU\/UF, inclusive na condi\u00e7\u00e3o de suplente, nos \u00faltimos 5 (cinco) anos que antecederem a elei\u00e7\u00e3o, nos termos do \u00a7 2\u00b0, art. 36 da Lei n\u00b0 12.378, de 2010, que prev\u00ea perda de mandato em caso de san\u00e7\u00e3o disciplinar, condena\u00e7\u00e3o em decis\u00e3o transitada em julgado por crime relacionado com o exerc\u00edcio do mandato ou da profiss\u00e3o ou aus\u00eancia, sem justificativa, a tr\u00eas reuni\u00f5es do Conselho, no per\u00edodo e 12 meses;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">IV \u2013 possuir san\u00e7\u00e3o \u00e9tico-disciplinar aplicada por decis\u00e3o transitada em julgado pendente de reabilita\u00e7\u00e3o;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">V \u2013 tenha sido sancionado por infra\u00e7\u00e3o \u00e9tico-disciplinar no CAU\/UF ou no CAU\/BR, desde a reabilita\u00e7\u00e3o da san\u00e7\u00e3o at\u00e9 o transcurso do prazo de 3 (tr\u00eas) anos;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">VI \u2013 estiver no per\u00edodo de cumprimento de san\u00e7\u00e3o por infra\u00e7\u00e3o relacionada com o exerc\u00edcio do mandato;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">VII \u2013 tenha sido sancionado por infra\u00e7\u00e3o relacionada com o exerc\u00edcio do mandato, desde o tr\u00e2nsito em julgado da san\u00e7\u00e3o at\u00e9 o transcurso do prazo de 3 (tr\u00eas) anos;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">VIII \u2013 na condi\u00e7\u00e3o de dirigente de conselho, respons\u00e1vel pelas respectivas contas, tiver suas contas declaradas irregulares pelo Plen\u00e1rio do CAU\/BR, em qualquer exerc\u00edcio, nos \u00faltimos 3 (tr\u00eas) anos que antecederem a elei\u00e7\u00e3o;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">IX \u2013 tenha sido condenado por improbidade administrativa por \u00f3rg\u00e3o do Poder Judici\u00e1rio ou ter suas contas julgadas irregulares pelos tribunais de contas da Uni\u00e3o, dos Estados, do Distrito Federal ou de Munic\u00edpios em raz\u00e3o do exerc\u00edcio de qualquer cargo ou fun\u00e7\u00e3o p\u00fablica nos \u00faltimos 5 (cinco) anos que antecederem a elei\u00e7\u00e3o;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">X \u2013 tenha renunciado sem justo motivo ao cargo de conselheiro do CAU\/BR ou de CAU\/UF, desde o ato da ren\u00fancia at\u00e9 o transcurso do prazo de 3 (tr\u00eas) anos;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">XI \u2013 tendo sido eleito, ter desistido\u00ad\u00ad de assumir o mandato de conselheiro do CAU\/BR ou de CAU\/UF sem justo motivo, desde o ato da desist\u00eancia at\u00e9 o transcurso do prazo de 4 (quatro) anos;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">XII \u2013 seja devedor de multa referente a processo eleitoral do CAU.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Para efeitos dos itens X e XI, s\u00e3o justos motivos a invalidez, morte de pessoa da fam\u00edlia, tratamento de sa\u00fade, doen\u00e7a de pessoa da fam\u00edlia, altera\u00e7\u00e3o da Unidade da Federa\u00e7\u00e3o de domic\u00edlio, posse em cargo p\u00fablico, mudan\u00e7a de emprego e deten\u00e7\u00e3o, devidamente comprovados.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Conforme o novo Regulamento, a altern\u00e2ncia entre o exerc\u00edcio de mandatos de conselheiro do CAU\/BR e de CAU\/UF n\u00e3o configura recondu\u00e7\u00e3o.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\"><strong>CAMPANHA<\/strong><\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\"><strong>\u00a0<\/strong><\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">O novo Regulamento traz maiores defini\u00e7\u00f5es dos atos de campanha e estabelece regras para debate, em alinhamento com legisla\u00e7\u00e3o eleitoral nacional. \u00c9 o caso, por exemplo, da proibi\u00e7\u00e3o de produ\u00e7\u00e3o, divulga\u00e7\u00e3o e compartilhamento de not\u00edcias falsas (<em>fake news<\/em>), bem como seu uso em propagandas, ficando o respons\u00e1vel sujeito a san\u00e7\u00f5es eleitorais e \u00e9tico-disciplinares.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">As candidaturas com pedido de registro de candidatura conclu\u00eddo poder\u00e3o realizar propaganda eleitoral, que dever\u00e1 correr via Internet, vedado o anonimato, exclusivamente nas seguintes formas:<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">I \u2013 em s\u00edtio eletr\u00f4nico, com endere\u00e7o eletr\u00f4nico comunicado \u00e0 respectiva comiss\u00e3o eleitoral;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">II \u2013 por meio de mensagem eletr\u00f4nica;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">III \u2013 por meio de blogues, redes sociais, s\u00edtios de mensagens instant\u00e2neas e aplica\u00e7\u00f5es de internet assemelhadas, com endere\u00e7o eletr\u00f4nico comunicado \u00e0 respectiva comiss\u00e3o eleitoral, cujo conte\u00fado seja gerado ou editado:<\/p>\r\n\r\n<ol style=\"padding-left: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">\r\n \t<li style=\"margin-bottom: 0px; margin-left: 30px;\">a) pela chapa ou seus candidatos;<\/li>\r\n<\/ol>\r\n<ol style=\"padding-left: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">\r\n \t<li style=\"margin-bottom: 0px; margin-left: 30px;\">b) por qualquer pessoa natural.<\/li>\r\n<\/ol>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">\u00c9 vedada a utiliza\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos de comunica\u00e7\u00e3o autorizados por concess\u00e3o p\u00fablica de r\u00e1dio e TV para divulga\u00e7\u00e3o de candidaturas, bem como a realiza\u00e7\u00e3o de entrevistas com cunho de propaganda eleitoral atrav\u00e9s destas m\u00eddias.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">O respons\u00e1vel pela chapa dever\u00e1 informar, por meio do SiEN (Sistema Eleitoral Nacional), os meios oficiais de propaganda e endere\u00e7os eletr\u00f4nicos por onde se propagar\u00e3o a campanha eleitoral e, ao longo do per\u00edodo de propaganda eleitoral, poder\u00e1 acrescentar novos endere\u00e7os eletr\u00f4nicos.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">O material de campanha das chapas, bem como seus meios de propaga\u00e7\u00e3o (s\u00edtios eletr\u00f4nicos, blogues, perfis de redes sociais, entre outros), dever\u00e1 ser publicado somente a partir do in\u00edcio do prazo da campanha eleitoral.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">As propostas veiculadas em material de propaganda devem ser alinhadas \u00e0s fun\u00e7\u00f5es e compet\u00eancias do conselho, legisla\u00e7\u00e3o vigente e n\u00e3o possuir conte\u00fado manifestamente ilegal ou depreciativo, sob pena de suspens\u00e3o do conte\u00fado da propaganda e\/ou incorrer em produ\u00e7\u00e3o ou divulga\u00e7\u00e3o de not\u00edcias falsas.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Incorre na mesma conduta imposta \u00e0s \u201cfake news\u201d quem propaga ou divulga a falsa imputa\u00e7\u00e3o.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">\u00c9 vedado o uso de s\u00edmbolos ou marcas que identifiquem pessoas jur\u00eddicas de direito p\u00fablico ou privado, com ou sem fins lucrativos, em campanha ou material publicit\u00e1rio, exceto as de entidades exclusivas de arquitetos e urbanistas.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\"><strong>DEBATES<\/strong><\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">As entidades e as representa\u00e7\u00f5es aut\u00f4nomas poder\u00e3o organizar e promover debate eleitoral, ficando proibida ao CAU\/UF e ao CAU\/BR esta iniciativa. A realiza\u00e7\u00e3o de debate eleitoral fica condicionada ao convite para participa\u00e7\u00e3o de todas as chapas concorrentes para cada evento a ser realizado.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">O debate ser\u00e1 realizado segundo as regras estabelecidas em acordo celebrado entre todas as chapas participantes e o organizador do evento. As regras de debate dever\u00e3o respeitar as disposi\u00e7\u00f5es do Regulamento Eleitoral e os princ\u00edpios \u00e9ticos, da moralidade e de igualdade de manifesta\u00e7\u00e3o.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">A comiss\u00e3o eleitoral competente dever\u00e1 ser cientificada do debate, em at\u00e9 dois dias antes da realiza\u00e7\u00e3o do evento, com informa\u00e7\u00f5es do dia, hora, local e regras do debate e a rela\u00e7\u00e3o de candidatos que confirmaram presen\u00e7a.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Ser\u00e1 admitida a realiza\u00e7\u00e3o de debate sem a presen\u00e7a de candidato de alguma chapa, desde que o organizador respons\u00e1vel comprove ter feito o convite com a anteced\u00eancia m\u00ednima de setenta e duas horas da realiza\u00e7\u00e3o do evento.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">O CAU\/UF ou CAU\/BR poder\u00e1 disponibilizar estrutura f\u00edsica para a realiza\u00e7\u00e3o de debate, divulgar sua realiza\u00e7\u00e3o (apenas local, hor\u00e1rio e contato dos organizadores) ou mesmo realizar a transmiss\u00e3o de debate por meios telem\u00e1ticos do pr\u00f3prio conselho.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">\u00c9 vedada a realiza\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o, pelas chapas e seus componentes, de pesquisa eleitoral e de enquetes, ato sujeito a san\u00e7\u00f5es (ver mais abaixo).<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\"><strong>\u00a0<\/strong><\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\"><strong>COMPOSI\u00c7\u00c3O DOS PLEN\u00c1RIOS<\/strong><\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Ser\u00e3o considerados eleitos para o CAU\/BR os candidatos a conselheiro titular e respectivo suplente de conselheiro que integrarem a chapa que obtiver o maior n\u00famero de votos. Em caso de empate ser\u00e1 declarado eleito o candidato titular mais idoso e seu respectivo suplente. A mesma regra vale para os candidatos a conselheiro titular e respectivo suplemente de representante das IES.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Nos CAU\/UF ser\u00e1 assegurada a representa\u00e7\u00e3o proporcional das chapas concorrentes, condicionada ao cumprimento de um percentual m\u00ednimo de desempenho, a depender do resultado das elei\u00e7\u00f5es. A princ\u00edpio, somente as chapas que obtiverem percentual m\u00ednimo de desempenho igual ou superior a 20% dos votos v\u00e1lidos ter\u00e3o direito a representa\u00e7\u00e3o nos plen\u00e1rios estaduais e do DF. Caso nenhuma das chapas concorrentes consiga essa performance,\u00a0 o m\u00ednimo de desempenho exigido ser\u00e1 reduzido a 15% \u00a0e, se mesmo assim ele n\u00e3o for alcan\u00e7ado,\u00a0 o percentual ser\u00e1 reduzido a 10% (dez por cento) dos votos v\u00e1lidos.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">O n\u00famero de conselheiros titulares de CAU\/UF eleitos em cada chapa corresponder\u00e1 ao respectivo quociente de representa\u00e7\u00e3o obtido. \u00a0As vagas n\u00e3o preenchidas com a aplica\u00e7\u00e3o do quociente de representa\u00e7\u00e3o ser\u00e3o distribu\u00eddas unicamente \u00e0 chapa mais votada.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">A rela\u00e7\u00e3o de candidatos a conselheiros dos CAU\/UF eleitos em cada chapa ser\u00e1 determinada pela sequ\u00eancia da lista dos integrantes da chapa que constar do registro de candidatura para cada chapa com direito a vaga, saindo os \u00faltimos e entrando os primeiros.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\"><strong>SAN\u00c7\u00d5ES<\/strong><\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Pelo novo Regulamento Eleitoral, a aplica\u00e7\u00e3o de san\u00e7\u00e3o em processos por infra\u00e7\u00e3o ao regulamento eleitoral dever\u00e1 considerar a natureza, a gravidade e os danos que resultarem da conduta infratora, em face dos fatos e das circunst\u00e2ncias averiguadas.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">S\u00e3o san\u00e7\u00f5es aplic\u00e1veis em processos por infra\u00e7\u00e3o ao regulamento eleitoral:<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">I \u2013 advert\u00eancia: repreens\u00e3o em raz\u00e3o de conduta ofensiva ao processo eleitoral cuja gravidade torne necess\u00e1rio seu conhecimento p\u00fablico;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">II \u2013 suspens\u00e3o de propaganda eleitoral: \u00a0interrup\u00e7\u00e3o compuls\u00f3ria da propaganda eleitoral por tempo determinado, ficando a chapa sancionada impedida de realizar qualquer divulga\u00e7\u00e3o de propaganda eleitoral. O per\u00edodo pode variar de cinco a dez dias;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">III \u2013 cassa\u00e7\u00e3o do registro de candidatura: exclus\u00e3o do candidato e\/ou da chapa denunciada do processo eleitoral e a consequente impossibilidade de realizar campanha em todo o territ\u00f3rio nacional. Essa san\u00e7\u00e3o poder\u00e1 ser aplicada ao candidato ou \u00e0 chapa denunciada.\u00a0 No caso de cassa\u00e7\u00e3o de registro de candidato, a chapa denunciada dever\u00e1 promover a regulariza\u00e7\u00e3o com a indica\u00e7\u00e3o de candidato substituto no prazo de cinco dias. N\u00e3o havendo indica\u00e7\u00e3o de candidato substituto, a cassa\u00e7\u00e3o do registro de candidatura se estender\u00e1 \u00e0 chapa denunciada. Havendo cassa\u00e7\u00e3o do registro de candidatura, a chapa n\u00e3o pode ficar com uma lacuna. Ou seja, a chapa deve se manter com uma composi\u00e7\u00e3o completa e isso deve ser respeitado ou prejudicar\u00e1 o registro de toda a chapa.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">IV \u2013 multa: com varia\u00e7\u00e3o de dez a 300% do valor da anuidade do CAU vigente no tempo da infra\u00e7\u00e3o, podendo ser aplicada cumulativamente com as demais san\u00e7\u00f5es.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">V- outras adequadas e proporcionais ao grau da infra\u00e7\u00e3o cometida, respeitada a legisla\u00e7\u00e3o eleitoral.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Se a cassa\u00e7\u00e3o do registro da candidatura ocorrer ap\u00f3s as Elei\u00e7\u00f5es, ser\u00e3o declarados nulos os votos da chapa denunciada e refeita a distribui\u00e7\u00e3o proporcional das vagas, computando-se os votos v\u00e1lidos restantes.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">Caso a declara\u00e7\u00e3o de nulidade atinja mais da metade dos votos v\u00e1lidos, a Elei\u00e7\u00e3o ser\u00e1 igualmente declarada nula e outra ser\u00e1 convocada.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">S\u00e3o circunst\u00e2ncias agravantes em processos por infra\u00e7\u00e3o ao regulamento eleitoral: a m\u00e1-f\u00e9; a infra\u00e7\u00e3o cometida por conselheiro de CAU\/UF ou do CAU\/BR; a infra\u00e7\u00e3o cometida pr\u00f3ximo ao dia da vota\u00e7\u00e3o ou com menor possibilidade de o julgamento ter efetividade; a infra\u00e7\u00e3o cometida na v\u00e9spera ou no dia da vota\u00e7\u00e3o; a reincid\u00eancia.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\"><strong>TRANSI\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">O Regulamento Eleitoral rec\u00e9m aprovado estabelece que a transi\u00e7\u00e3o de gest\u00f5es se dar\u00e1 por meio da entrega de relat\u00f3rio de transi\u00e7\u00e3o de gest\u00e3o aos candidatos eleitos.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">No documento constar\u00e3o pelo menos as seguintes informa\u00e7\u00f5es referentes \u00e0 respectiva autarquia:<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">I \u2013 rela\u00e7\u00e3o de bens m\u00f3veis e im\u00f3veis que comp\u00f5em o patrim\u00f4nio do conselho;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">II \u2013 quadro de funcion\u00e1rios;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">III \u2013 relat\u00f3rio resumido da execu\u00e7\u00e3o or\u00e7ament\u00e1ria do ano corrente atualizado at\u00e9 o m\u00eas anterior \u00e0 sua entrega;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">IV \u2013 rela\u00e7\u00e3o de contratos, cons\u00f3rcios, parcelamentos, conv\u00eanios, parcerias e outros, todos com vig\u00eancia superior ao ano corrente;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">V \u2013 demonstrativo dos saldos dispon\u00edveis em contas do conselho;<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">VI \u2013 termos de ajuste de conduta e de gest\u00e3o firmados.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\">O trabalho da atual CEN ainda n\u00e3o terminou, pois ainda dever\u00e3o ser feitos em 2019 o calend\u00e1rio eleitoral, a documenta\u00e7\u00e3o relativa \u00e0 aplica\u00e7\u00e3o do processo eleitoral decorrente da Resolu\u00e7\u00e3o aprovada, o escopo do sistema eleitoral, os requisitos das licita\u00e7\u00f5es de auditoria de sistema e do sistema de vota\u00e7\u00e3o e o planejamento da p\u00e1gina das elei\u00e7\u00f5es. No in\u00edcio de 2020 ser\u00e1 eleita uma nova CEN para se encarregar do processo eleitoral em si.<\/p>\r\n<p style=\"margin-bottom: 0px; color: #000000; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;\"><strong>Confira na \u00edntegra a 90\u00aa Plen\u00e1ria do CAU\/BR. A discuss\u00e3o sobre o Regulamento Eleitoral come\u00e7a no momento 1:36:22.<\/strong><\/p>\r\nhttps:\/\/www.youtube.com\/watch?v=MxAETdWjHSU","author":{"@type":"Person","name":"admin","url":"https:\/\/eleicoes.cauro.gov.br\/?author=1","sameAs":["http:\/\/eleicoes.caubr.gov.br"]},"articleSection":["Noticias"],"image":{"@type":"ImageObject","url":"https:\/\/eleicoes.cauro.gov.br\/wp-content\/uploads\/sites\/30\/2020\/06\/PlenariaCAUBR_2019_800.png","width":800,"height":450},"publisher":{"@type":"Organization","name":"","url":"https:\/\/eleicoes.cauro.gov.br","logo":{"@type":"ImageObject","url":""},"sameAs":["#","#","#","#"]}}</script>]]>
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