868
| <![CDATA[<p class="MsoNormal" style="text-align:justify;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%;font-family:"Calibri",sans-serif">Em<br />
21/06/2019, o profissional encontrava-se em seu expediente no Hospital Quatro<br />
Patas, na cidade de Mossoró/RN, quando recepcionou animal encaminhado por<br />
médico veterinário para efetuar procedimento radiográfico de cabeça, tórax e<br />
pelve. Após os procedimentos de praxe, os médicos veterinários que atendiam o<br />
animal informaram às proprietárias que seria necessário executar sedação para<br />
que se pudesse obter de forma satisfatória as imagens requisitadas, diante do<br />
porte do animal (Labrador, 33kg). O procedimento de sedação foi autorizado<br />
pelas tutoras. Contudo, ao posicionar o animal na forma ventrodorsal, ele ainda<br />
se mostrou incomodado. Diante da situação, o médico veterinário decidiu pela administração<br />
de anestésico que proporcionasse além do sucesso da radiografia, a garantia da<br />
sanidade do animal. O medicamento foi administrado de maneira lenta através de<br />
soro fisiológico, porém o animal apresentou quadro de apneia, sendo,<br />
prontamente, socorrido por toda a equipe médica veterinária que se encontrava<br />
naquele estabelecimento habilitado para realização do procedimento. Realizadas<br />
as manobras adequadas ao caso em comento, o animal voltou a respirar<br />
espontaneamente. Imbuído na excelência do atendimento que presta aos animais e<br />
seus tutores, o profissional comunicou os fatos ocorridos às proprietárias do<br />
animal, momento em que se iniciaram vários agravos e tratamentos deselegantes<br />
contra o médico veterinário que, através de sua técnica e experiência,<br />
colaborou para contornar os efeitos proporcionados pelo medicamento sedativo. O<br />
animal retomou à condição de antes, permanecendo de pé sem necessidade de ajuda<br />
de instrumentos ou de terceiros, porém, suas proprietárias continuaram a<br />
proferir palavras que desabonavam os profissionais, que, de forma criteriosa e<br />
competente, reverteram o quadro de apneia, devolvendo o animal nas mesmas<br />
condições em que chegara no hospital. Toda a celeuma causada pelas<br />
proprietárias do animal tornou-se desnecessária, porque a experiência e<br />
comprometimento da equipe do hospital, serviram para combater o incidente que é<br />
previsto na literatura médica veterinária. Diante das ofensas e postagens em<br />
rede social que desabonam a conduta do médico veterinário e sua equipe, o<br />
CRMV-RN reitera sua função pública de defender e apoiar os bons profissionais e<br />
combater aqueles que não exercem seu mister com profissionalismo. Reconhecemos<br />
a necessidade de salvaguardá-los, principalmente, no desempenho de suas funções<br />
profissionais, cuidando e obedecendo os regramentos legais quanto ao bem-estar<br />
animal. Assim, emite esta nota para que a sociedade potiguar tenha a certeza do<br />
excelente serviço prestado pelo profissional Dr. Saul Dias Cortez, inscrito no<br />
CRMV-RN nº 0388 VP. Reconhecendo os desafios enfrentados pela Medicina<br />
Veterinária e pela Zootecnia, o sistema CFMV/CRMV´s não medirá esforços para<br />
defender os profissionais que representa.<o:p></o:p></span></p>]]>
|