Logo CEWEB.br Logo NIC.br Logo CGI.br
Home Sobre o projeto

Sites Verificados

Lista com todos os sítios que foram verificados pela TIC Web Acessibilidade. Dentro de cada domínio, há informações detalhadas sobre as páginas coletadas, bem como os erros e avisos de cada uma *.

Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 173 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210
1.1.5 Presença de javascript(s) in-line 1 35
1.1.6 Presença de javascript(s) interno 1 17
41 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Existe algum documento que apresente o PDE Interativo "em branco" para preenchimento manual e posterior envio para o MEC?</strong></p>]]>
42 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não existe a versão do PDE Interativo "em branco". Sugerimos que a escola imprima as telas da plataforma PDE Interativo.</p>]]>
43 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
44 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Sou diretor(a), mas não sei quem faz parte do Comitê da minha secretaria.</strong></p>]]>
45 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: i) Se o diretor já acessa o PDE Interativo: Acesse a aba "Primeiros Passos" e clique em "Passo 3". Lá estão exibidos os nomes dos membros do Comitê.<br />ii) (Perguntar qual é o município e UF, consultar no PDE Interativo: "Principal" > "Lista de membros do Comitê" > usar filtros:<br />"O Comitê de sua secretária é composto pelas seguintes pessoas:" (informar nomes, e-mails e telefones).</p>]]>
46 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
47 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Em 2013, as escolas prioritárias que tiveram o plano aprovado em 2011/2012 precisam fazer um novo plano?</strong></p>]]>
48 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Como o planejamento é realizado a cada dois anos, e os dados são do último Censo, é aconselhável que a escola faça pelo menos o Diagnóstico. Quanto a escolas não prioritárias, é ideal que façam o plano completo.</p>]]>
49 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
50 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Precisamos elaborar as duas parcelas ou fazemos a primeira este ano e a segunda no ano seguinte?</strong></p>]]>
51 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: O Plano refere-se ao exercío de um ano, então é preciso indicar a utilização da primeira parcela, atentando para as regras estabelecidas na Resolução do FNDE específica para o programa PDE Escola.</p>]]>
52 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
53 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano estava totalmente ou parcialmente preenchido, mas quando tentamos reabri-lo, todas as telas estão em branco.</strong></p>]]>
54 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Neste caso será necessário que as informações sejam novamente inseridas.</p>]]>
55 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
56 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Algumas funções do PDE Interativo não aparecem na tela.</strong></p>]]>
57 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Primeiro, verificar qual o navegador que está sendo utilizado para acessar a internet.<br />Há duas situações possíveis:<br />1) Se for diferente do MOZILLA, informamos que a plataforma PDE Interativo, assim como o SIMEC, somente funciona bem nesse navegador, preferencialmente versão atual, cujo download gratuito na internet.<br />2) Caso seja o MOZILLA e ainda assim esteja com problemas, entrar em contato com a equipe do MEC por meio do FALE CONOSCO, disponível no portal do MEC.</p>]]>
58 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
59 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O Grupo de Trabalho tem que ser formado necessariamente por membros do Conselho Escolar?</strong></p>]]>
60 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é obrigatório, mas é altamente recomendável que o Grupo de Trabalho seja o próprio Conselho Escolar.</p>]]>
61 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
62 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Gostaria de inserir alunos no Grupo de Trabalho, mas eles não tem CPF e o sistema exige esta informação.</strong></p>]]>
63 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: O CPF é obrigatório. Propor que os alunos façam o seu cadastramento na Receita para obter o CPF. Se não for viável, não precisa cadastrá-los no PDE Interativo, mas eles podem participar de todas as reuniões.</p>]]>
64 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
65 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Não consigo anexar a ata no Passo 1.</strong></p>]]>
66 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: A ata não é obrigatória. Se não conseguir anexar não tem problema e pode seguir em frente sem anexar. Observe também o navegador e o tamanho do arquivo, se for superior a 250 MB (megabytes), o sistema não aceita.</p>]]>
67 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
68 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Não consigo anexar fotos na Galeria de Fotos.</strong></p>]]>
69 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é obrigatório anexar fotos. Observe o tamanho e o limite de fotos, mas se não conseguir anexar, não tem problema, pode seguir em frente na elaboração do plano. Se o sistema informar alguma mensagem espefícica, a tela deve ser copiada e enviada juntamente com a descrição do problema para o MEC, via pdeescola.mec.gov.br.</p>]]>
70 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
71 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Não consigo cadastrar a latitude e a longitude.</strong></p>]]>
72 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Esta informação não é obrigatória. Se não conseguir inserir não tem problema e pode seguir em frente sem inserir.</p>]]>
73 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
74 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Minha escola não possui mais Anos Iniciais/ Anos Finais/ Ensino Médio, devo fazer o plano assim mesmo?</strong></p>]]>
75 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Sim, a escola pode fazer o plano, buscando priorizar os problemas relacionados às modalidades que ainda oferece.</p>]]>
76 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
77 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Minha escola não tem mais Ensino Fundamental e só possui Educação Infantil, devo fazer o plano assim mesmo?</strong></p>]]>
78 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Sim, a escola pode fazer o plano, buscando priorizar os problemas relacionados às modalidades que ainda oferece.</p>]]>
79 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
80 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Minha escola teve o plano validado e já recebeu os recursos, mas mudou as modalidades de ensino.</strong></p>]]>
81 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: A escola deve reunir o Conselho Escolar para deliberar sobre possíveis adaptações no plano de forma que este seja coerente com a nova realidade da escola. Todas as mudanças devem ser registradas em Ata, com participação do Conselho Escolar, e submetidas à aprovação do Comitê/ Secretaria e guardadas junto ao dossiê de execução financeira.</p>]]>
82 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
83 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Os dados apresentados pelo PDE Interativo não representam a realidade da escola.</strong></p>]]>
84 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Os dados do PDE Interativo são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar. Caso a escola não concorde com as informações, deverá verificar a situação junto ao INEP. Os dados do PDE Interativo só podem ser modificados se o INEP modificá-los na sua base de dados.</p>]]>
85 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
86 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Os dados apresentados no PDE Interativo não são iguais aos que foram informados no Censo Escolar.</strong></p>]]>
87 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Primeiro é preciso se certificar de que os dados do PDE Interativo estão diferentes dos dados do censo (atenção para o ano de referência dos dados do PDE Interativo!). Caso realmente haja divergência, envie um e-mail para o MEC através do Fale Conosco, no portal do ministério (www.mec.gov.br). Escolha o assunto PDE Interativo e, para agilizar o processo, procure apresentar evidências da divergência de informações entre o Censo e o PDE Interativo.</p>]]>
88 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
89 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O IDEB apresentado no PDE Interativo não confere com o IDEB final das escolas aprovado pelo INEP.</strong></p>]]>
90 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Os dados do IDEB são importados da base de dados do INEP. Caso a alteração do IDEB tenha ocorrido após a sua divulgação oficial, só poderá ser atualizado no ano seguinte.</p>]]>
91 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
92 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Matrícula", minha escola está dentro dos parâmetros do CNE, mas o sistema informa que "Há turmas fora do parâmetro do CNE".</strong></p>]]>
93 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Verificar na tela "Identificação" > "Escola", se a localização da escola é Rural ou Urbana. Se for rural, os parâmetros utilizados devem ser os de "Escola do campo".</p>]]>
94 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
95 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Distorção idade-série" e "Aproveitamento escolar", devo utilizar os dados de distorção, reprovação e abandono relativos a que ano?</strong></p>]]>
96 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Verificar nas tabelas exibidas na tela "Distorção idade-série" o ano de referência que está sendo utilizado.</p>]]>
97 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
98 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Finanças", os valores deverão ser do ano corrente ou do ano anterior (tanto em usos quanto em fontes)?</strong></p>]]>
99 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: O ano de referência deve ser o ano anterior, ou seja, os recursos que a escola administrou no ano anterior à elaboração do plano.</p>]]>
100 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
101 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: A prefeitura é quem paga as contas de água, luz e telefone. Precisamos incluir na tela "Finanças"?</strong></p>]]>
102 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não. Só devem ser incluídas nesta tela as despesas pagas diretamente pela escola através da sua Unidade Executora.</p>]]>
103 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
104 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Docentes" não aparecem os nomes de todos os professores.</strong></p>]]>
105 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Nesta tela só aparecem os nomes dos professores que atuaram na escola no ano de referência utilizado pelo PDE Interativo (Censo do ano anterior).</p>]]>
106 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
107 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Docentes" aparecem algumas disciplinas que os professores não ministram.</strong></p>]]>
108 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Estes dados são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar.</p>]]>
109 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ;</p>]]>
110 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Docentes", algumas questões já estão respondidas e não conseguimos alterá-las.</strong></p>]]>
111 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Estes dados são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar.</p>]]>
112 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
113 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Podemos inserir outros professores na tela "Demais profissionais"?</strong></p>]]>
114 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é possível inserir novos professores em nenhuma tela, pois os dados são importados de acordo com a situação no ano de referência. A tela "Demais funcionários" não trata da equipe ;<span style="font-size: 11px;">docente, apenas da equipe de apoio.</span></p>]]>
114 <![CDATA[<span style="font-size: 11px;">docente, apenas da equipe de apoio.</span>]]>
115 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
116 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Pais e comunidade", não consigo inserir todos os membros do Conselho Escolar.</strong></p>]]>
117 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
118 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
119 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Pais e comunidade", há duplicidade de cadastros e diferenças nas funções e quando tento excluir um, exclui todos.</strong></p>]]>
120 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
121 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong> ;</strong></p>]]>
122 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: A tela "Síntese do diagnóstico" não apresenta todos os problemas priorizados na síntese das dimensões.</strong></p>]]>
123 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
124 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
125 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Como calcular o percentual de aumento do IDEB para definir a meta?</strong></p>]]>
126 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: O percentual é calculado utilizando-se uma regra de três simples. Exemplo: Se o IDEB atual é 3,0 e a escola quer aumentar em 20%, deve calcular quanto é 20% de 3,0, que no caso será 0,6 e</p>]]>
127 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">somar este valor. Portanto, a meta será 3,0 + 0,6 = 3,6.</p>]]>
128 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong> ;</strong></p>]]>
129 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Alguns problemas da "Síntese do diagnóstico" não apareceram no momento de cadastrar os "Planos de ação".</strong></p>]]>
130 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
131 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;<strong style="font-size: 11px;"> ;</strong></p>]]>
131 <![CDATA[<strong style="font-size: 11px;"> ;</strong>]]>
132 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Planos de Ação", ao tentar inserir novas ações, o sistema as lança automaticamente na segunda parcela</strong></p>]]>
133 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
134 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
135 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: A coluna "Restante PDE" apresenta R$ 0,00 nas duas parcelas, mas quando somamos todos os itens cadastrados pela escola, vemos que ainda há recursos para serem utilizados.</strong></p>]]>
136 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
137 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
138 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Plano de Ação", algumas dimensões não apresentam Objetivos.</strong></p>]]>
139 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
140 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
141 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Plano de Ação", algumas dimensões não apresentam Metas.</strong></p>]]>
142 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
143 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
144 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Plano de Ação", como excluir metas?</strong></p>]]>
145 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é possível excluir metas, pois elas são definidas automaticamente em função dos problemas identificados no Diagnóstico. A escola pode apenas quantificá-la (indicar a quantidade).</p>]]>
146 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
147 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Plano de Ação", como excluir estratégias?</strong></p>]]>
148 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Clique em "Inserir estratégia" e desmarcar o quadradinho da estratégia que deseja excluir.</p>]]>
149 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
150 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Plano de Ação", como excluir itens?</strong></p>]]>
151 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Clique no símbolo verde da ação que contem o item que deseja excluir. Ao abrir a nova janela, clicar no símbolo vermelho do item que deseja excluir.</p>]]>
152 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
153 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Já preenchi todas as telas e o sistema continua em 97%.</strong></p>]]>
154 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Salve novamente todas as telas para que o preenchimento alcance 100%.</p>]]>
155 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
156 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Ao cadastrar ações, o sistema apresenta saldo negativo de capital e saldo positivo de custeio, mas não permite incluir novas ações de custeio.</strong></p>]]>
157 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Isto ocorre quando a escola ultrapassa o valor disponível para capital. A escola deve excluir itens de capital até que o saldo fique zerado. Feito isto será possível incluir itens de custeio.</p>]]>
158 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
159 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: A escola não consegue inserir ações financiáveis, entretanto, o sistema emite o aviso parabenizando a escola pela conclusão do plano.</strong></p>]]>
160 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada. ;Mas mesmo recebendo este aviso a escola deve concluir o plano inserindo as ;<span style="font-size: 11px;">ações financiáveis.</span></p>]]>
160 <![CDATA[<span style="font-size: 11px;">ações financiáveis.</span>]]>
161 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
162 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Todas as ações, da primeira e segunda parcela, devem estar previstas para 2014?</strong></p>]]>
163 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não necessariamente. A escola poderá colocar ações para 2015.</p>]]>
164 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
165 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Posso realizar pequenos reparos com os recursos da segunda parcela? Se sim, até que valor ou porcentagem?</strong></p>]]>
166 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Sim, sugere-se não extrapolar 20% do custeio.</p>]]>
167 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
168 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Se indicar ações para 2015, perderei os recursos da primeira parcela?</strong> ;</p>]]>
169 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não. A data é uma referência para a ação e não para o recebimento do recurso.</p>]]>
170 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
171 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Ações", ao tentar inserir novas ações, aparece uma tela de erro.</strong></p>]]>
172 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Copie a tela e envie através do Fale Conosco disponível no portal do MEC (www.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
173 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
174 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Posso construir uma biblioteca com recursos do PDE Escola?</strong></p>]]>
175 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: No caso de obras civis, os recursos podem ser utilizados apenas a pequenos reparos, reformas e adequações. A escola poderá adequar um espaço, mas não poderá construir a biblioteca.</p>]]>
176 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
177 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Posso adquirir computadores para o laboratório de informática com recursos do PDE Escola?</strong></p>]]>
178 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é recomendável, pois os laboratórios de informática são equipados pelo programa PROINFO. Entre em contato com a sua Secretaria para participar desse programa.</p>]]>
179 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
180 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano foi devolvido para a escola, e, na hora de ajustá-lo, queremos incluir novos itens, mas não estamos conseguindo.</strong></p>]]>
181 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: A escola deverá, primeiro, excluir itens a fim de gerar um saldo para inclusão de novos itens.</p>]]>
182 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
183 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano foi devolvido para a escola, mas na hora de ajustar qualquer informação (valor, quantidade) de qualquer item, o sistema acusa que não há mais recursos.</strong></p>]]>
184 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: A escola deverá, primeiro, excluir itens a fim de gerar um saldo para inclusão de novos itens.</p>]]>
185 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
186 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: A escola funciona em prédio/ alugado. Posso fazer reformas com recursos do PDE Escola?</strong></p>]]>
187 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não. A escola poderá apenas realizar pequenos reparos.</p>]]>
188 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
189 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O valor do item/ serviço aprovado no plano está com valor bem abaixo/ acima do valor de mercado.</strong></p>]]>
190 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: A escola deve fazer uma pesquisa de mercado para ajustar o valor, submeteras mudanças ao Conselho e à Secretaria e, se aprovadas, guardar a ata de aprovação junto ao dossiê de execução</p>]]>
191 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">financeira.</p>]]>
192 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
193 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano está concluído. Para qual endereço devemos enviá-lo?</strong></p>]]>
194 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: O plano deve ser enviado pelo próprio PDE Interativo, de forma on-line. O MEC não recebe planos em papel.</p>]]>
195 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
196 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano foi devolvido para a escola para ajustes, mas não sei o que precisa ser alterado.</strong></p>]]>
197 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Na primeira tela, a escola deve clicar em "Histórico" e, em seguida, clicar no triângulo amarelo ao lado dos botões de tramitação. O sistema exibirá o parecer do analista do MEC.</p>]]>
198 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
199 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Ao excluir uma estratégia, todas as ações sumiram. O que fazer para recuperá-las?</strong></p>]]>
200 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é possível recuperá-las, pois ao excluir uma estratégia, a escola excluiu todas as ações vinculadas a ela. Se ainda quiser realizar tais ações, deverá inseria-las novamente, na mesma ou em</p>]]>
201 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">outra estratégia.</p>]]>
202 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
203 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano foi enviado para análise do MEC com 100% de preenchimento, entretanto, quando acessamos novamente o SIMEC, aparece apenas 97%.</strong></p>]]>
204 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
205 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
206 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano está concluído, mas não consigo enviar para o MEC.</strong></p>]]>
207 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Há três situações possíveis:</p>]]>
208 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">1) Quando a escola não conseguir identificar o que falta ser preenchido, deve acessar a tela "Principal Diretor" e visualizar o triângulo laranja na "árvore do plano" ;</p>]]>
209 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">2) Quando chegar em 97% e tiver feito tudo, a escola deve voltar ao Diagnóstico e salvar cada Síntese de cada dimensão, inclusive a Síntese do Diagnóstico.</p>]]>
210 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">3) Se nenhum desses recursos adiantar, envie uma cópia da tela ;através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br).</p>]]>
35 <![CDATA[<a href="#" onclick="window.print();return false;"> <span class="icon-print" aria-hidden="true"></span> Imprimir </a>]]>
17 <![CDATA[<script type="text/javascript"> jQuery(window).on('load', function() { new JCaption('img.caption'); }); </script>]]>