41
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Existe algum documento que apresente o PDE Interativo "em branco" para preenchimento manual e posterior envio para o MEC?</strong></p>]]>
|
42
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não existe a versão do PDE Interativo "em branco". Sugerimos que a escola imprima as telas da plataforma PDE Interativo.</p>]]>
|
43
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
44
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Sou diretor(a), mas não sei quem faz parte do Comitê da minha secretaria.</strong></p>]]>
|
45
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: i) Se o diretor já acessa o PDE Interativo: Acesse a aba "Primeiros Passos" e clique em "Passo 3". Lá estão exibidos os nomes dos membros do Comitê.<br />ii) (Perguntar qual é o município e UF, consultar no PDE Interativo: "Principal" > "Lista de membros do Comitê" > usar filtros:<br />"O Comitê de sua secretária é composto pelas seguintes pessoas:" (informar nomes, e-mails e telefones).</p>]]>
|
46
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
47
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Em 2013, as escolas prioritárias que tiveram o plano aprovado em 2011/2012 precisam fazer um novo plano?</strong></p>]]>
|
48
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Como o planejamento é realizado a cada dois anos, e os dados são do último Censo, é aconselhável que a escola faça pelo menos o Diagnóstico. Quanto a escolas não prioritárias, é ideal que façam o plano completo.</p>]]>
|
49
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
50
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Precisamos elaborar as duas parcelas ou fazemos a primeira este ano e a segunda no ano seguinte?</strong></p>]]>
|
51
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: O Plano refere-se ao exercío de um ano, então é preciso indicar a utilização da primeira parcela, atentando para as regras estabelecidas na Resolução do FNDE específica para o programa PDE Escola.</p>]]>
|
52
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
53
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano estava totalmente ou parcialmente preenchido, mas quando tentamos reabri-lo, todas as telas estão em branco.</strong></p>]]>
|
54
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Neste caso será necessário que as informações sejam novamente inseridas.</p>]]>
|
55
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
56
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Algumas funções do PDE Interativo não aparecem na tela.</strong></p>]]>
|
57
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Primeiro, verificar qual o navegador que está sendo utilizado para acessar a internet.<br />Há duas situações possíveis:<br />1) Se for diferente do MOZILLA, informamos que a plataforma PDE Interativo, assim como o SIMEC, somente funciona bem nesse navegador, preferencialmente versão atual, cujo download gratuito na internet.<br />2) Caso seja o MOZILLA e ainda assim esteja com problemas, entrar em contato com a equipe do MEC por meio do FALE CONOSCO, disponível no portal do MEC.</p>]]>
|
58
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
59
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O Grupo de Trabalho tem que ser formado necessariamente por membros do Conselho Escolar?</strong></p>]]>
|
60
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é obrigatório, mas é altamente recomendável que o Grupo de Trabalho seja o próprio Conselho Escolar.</p>]]>
|
61
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
62
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Gostaria de inserir alunos no Grupo de Trabalho, mas eles não tem CPF e o sistema exige esta informação.</strong></p>]]>
|
63
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: O CPF é obrigatório. Propor que os alunos façam o seu cadastramento na Receita para obter o CPF. Se não for viável, não precisa cadastrá-los no PDE Interativo, mas eles podem participar de todas as reuniões.</p>]]>
|
64
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
65
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Não consigo anexar a ata no Passo 1.</strong></p>]]>
|
66
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: A ata não é obrigatória. Se não conseguir anexar não tem problema e pode seguir em frente sem anexar. Observe também o navegador e o tamanho do arquivo, se for superior a 250 MB (megabytes), o sistema não aceita.</p>]]>
|
67
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
68
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Não consigo anexar fotos na Galeria de Fotos.</strong></p>]]>
|
69
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é obrigatório anexar fotos. Observe o tamanho e o limite de fotos, mas se não conseguir anexar, não tem problema, pode seguir em frente na elaboração do plano. Se o sistema informar alguma mensagem espefícica, a tela deve ser copiada e enviada juntamente com a descrição do problema para o MEC, via pdeescola.mec.gov.br.</p>]]>
|
70
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
71
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Não consigo cadastrar a latitude e a longitude.</strong></p>]]>
|
72
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Esta informação não é obrigatória. Se não conseguir inserir não tem problema e pode seguir em frente sem inserir.</p>]]>
|
73
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
74
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Minha escola não possui mais Anos Iniciais/ Anos Finais/ Ensino Médio, devo fazer o plano assim mesmo?</strong></p>]]>
|
75
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Sim, a escola pode fazer o plano, buscando priorizar os problemas relacionados às modalidades que ainda oferece.</p>]]>
|
76
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
77
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Minha escola não tem mais Ensino Fundamental e só possui Educação Infantil, devo fazer o plano assim mesmo?</strong></p>]]>
|
78
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Sim, a escola pode fazer o plano, buscando priorizar os problemas relacionados às modalidades que ainda oferece.</p>]]>
|
79
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
80
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Minha escola teve o plano validado e já recebeu os recursos, mas mudou as modalidades de ensino.</strong></p>]]>
|
81
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: A escola deve reunir o Conselho Escolar para deliberar sobre possíveis adaptações no plano de forma que este seja coerente com a nova realidade da escola. Todas as mudanças devem ser registradas em Ata, com participação do Conselho Escolar, e submetidas à aprovação do Comitê/ Secretaria e guardadas junto ao dossiê de execução financeira.</p>]]>
|
82
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
83
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Os dados apresentados pelo PDE Interativo não representam a realidade da escola.</strong></p>]]>
|
84
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Os dados do PDE Interativo são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar. Caso a escola não concorde com as informações, deverá verificar a situação junto ao INEP. Os dados do PDE Interativo só podem ser modificados se o INEP modificá-los na sua base de dados.</p>]]>
|
85
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
86
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Os dados apresentados no PDE Interativo não são iguais aos que foram informados no Censo Escolar.</strong></p>]]>
|
87
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Primeiro é preciso se certificar de que os dados do PDE Interativo estão diferentes dos dados do censo (atenção para o ano de referência dos dados do PDE Interativo!). Caso realmente haja divergência, envie um e-mail para o MEC através do Fale Conosco, no portal do ministério (www.mec.gov.br). Escolha o assunto PDE Interativo e, para agilizar o processo, procure apresentar evidências da divergência de informações entre o Censo e o PDE Interativo.</p>]]>
|
88
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
89
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O IDEB apresentado no PDE Interativo não confere com o IDEB final das escolas aprovado pelo INEP.</strong></p>]]>
|
90
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Os dados do IDEB são importados da base de dados do INEP. Caso a alteração do IDEB tenha ocorrido após a sua divulgação oficial, só poderá ser atualizado no ano seguinte.</p>]]>
|
91
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
92
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Matrícula", minha escola está dentro dos parâmetros do CNE, mas o sistema informa que "Há turmas fora do parâmetro do CNE".</strong></p>]]>
|
93
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Verificar na tela "Identificação" > "Escola", se a localização da escola é Rural ou Urbana. Se for rural, os parâmetros utilizados devem ser os de "Escola do campo".</p>]]>
|
94
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
95
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Distorção idade-série" e "Aproveitamento escolar", devo utilizar os dados de distorção, reprovação e abandono relativos a que ano?</strong></p>]]>
|
96
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Verificar nas tabelas exibidas na tela "Distorção idade-série" o ano de referência que está sendo utilizado.</p>]]>
|
97
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
98
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Finanças", os valores deverão ser do ano corrente ou do ano anterior (tanto em usos quanto em fontes)?</strong></p>]]>
|
99
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: O ano de referência deve ser o ano anterior, ou seja, os recursos que a escola administrou no ano anterior à elaboração do plano.</p>]]>
|
100
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
101
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: A prefeitura é quem paga as contas de água, luz e telefone. Precisamos incluir na tela "Finanças"?</strong></p>]]>
|
102
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não. Só devem ser incluídas nesta tela as despesas pagas diretamente pela escola através da sua Unidade Executora.</p>]]>
|
103
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
104
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Docentes" não aparecem os nomes de todos os professores.</strong></p>]]>
|
105
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Nesta tela só aparecem os nomes dos professores que atuaram na escola no ano de referência utilizado pelo PDE Interativo (Censo do ano anterior).</p>]]>
|
106
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
107
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Docentes" aparecem algumas disciplinas que os professores não ministram.</strong></p>]]>
|
108
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Estes dados são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar.</p>]]>
|
109
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ;</p>]]>
|
110
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Docentes", algumas questões já estão respondidas e não conseguimos alterá-las.</strong></p>]]>
|
111
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Estes dados são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar.</p>]]>
|
112
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
113
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Podemos inserir outros professores na tela "Demais profissionais"?</strong></p>]]>
|
114
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é possível inserir novos professores em nenhuma tela, pois os dados são importados de acordo com a situação no ano de referência. A tela "Demais funcionários" não trata da equipe ;<span style="font-size: 11px;">docente, apenas da equipe de apoio.</span></p>]]>
|
114
| <![CDATA[<span style="font-size: 11px;">docente, apenas da equipe de apoio.</span>]]>
|
115
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
116
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Pais e comunidade", não consigo inserir todos os membros do Conselho Escolar.</strong></p>]]>
|
117
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
|
118
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
119
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Pais e comunidade", há duplicidade de cadastros e diferenças nas funções e quando tento excluir um, exclui todos.</strong></p>]]>
|
120
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
|
121
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong> ;</strong></p>]]>
|
122
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: A tela "Síntese do diagnóstico" não apresenta todos os problemas priorizados na síntese das dimensões.</strong></p>]]>
|
123
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
|
124
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
125
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Como calcular o percentual de aumento do IDEB para definir a meta?</strong></p>]]>
|
126
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: O percentual é calculado utilizando-se uma regra de três simples. Exemplo: Se o IDEB atual é 3,0 e a escola quer aumentar em 20%, deve calcular quanto é 20% de 3,0, que no caso será 0,6 e</p>]]>
|
127
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">somar este valor. Portanto, a meta será 3,0 + 0,6 = 3,6.</p>]]>
|
128
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong> ;</strong></p>]]>
|
129
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Alguns problemas da "Síntese do diagnóstico" não apareceram no momento de cadastrar os "Planos de ação".</strong></p>]]>
|
130
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
|
131
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;<strong style="font-size: 11px;"> ;</strong></p>]]>
|
131
| <![CDATA[<strong style="font-size: 11px;"> ;</strong>]]>
|
132
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Planos de Ação", ao tentar inserir novas ações, o sistema as lança automaticamente na segunda parcela</strong></p>]]>
|
133
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
|
134
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
135
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: A coluna "Restante PDE" apresenta R$ 0,00 nas duas parcelas, mas quando somamos todos os itens cadastrados pela escola, vemos que ainda há recursos para serem utilizados.</strong></p>]]>
|
136
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
|
137
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
138
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Plano de Ação", algumas dimensões não apresentam Objetivos.</strong></p>]]>
|
139
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
|
140
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
141
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Plano de Ação", algumas dimensões não apresentam Metas.</strong></p>]]>
|
142
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
|
143
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
144
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Plano de Ação", como excluir metas?</strong></p>]]>
|
145
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é possível excluir metas, pois elas são definidas automaticamente em função dos problemas identificados no Diagnóstico. A escola pode apenas quantificá-la (indicar a quantidade).</p>]]>
|
146
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
147
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Plano de Ação", como excluir estratégias?</strong></p>]]>
|
148
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Clique em "Inserir estratégia" e desmarcar o quadradinho da estratégia que deseja excluir.</p>]]>
|
149
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
150
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Plano de Ação", como excluir itens?</strong></p>]]>
|
151
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Clique no símbolo verde da ação que contem o item que deseja excluir. Ao abrir a nova janela, clicar no símbolo vermelho do item que deseja excluir.</p>]]>
|
152
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
153
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Já preenchi todas as telas e o sistema continua em 97%.</strong></p>]]>
|
154
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Salve novamente todas as telas para que o preenchimento alcance 100%.</p>]]>
|
155
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
156
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Ao cadastrar ações, o sistema apresenta saldo negativo de capital e saldo positivo de custeio, mas não permite incluir novas ações de custeio.</strong></p>]]>
|
157
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Isto ocorre quando a escola ultrapassa o valor disponível para capital. A escola deve excluir itens de capital até que o saldo fique zerado. Feito isto será possível incluir itens de custeio.</p>]]>
|
158
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
159
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: A escola não consegue inserir ações financiáveis, entretanto, o sistema emite o aviso parabenizando a escola pela conclusão do plano.</strong></p>]]>
|
160
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada. ;Mas mesmo recebendo este aviso a escola deve concluir o plano inserindo as ;<span style="font-size: 11px;">ações financiáveis.</span></p>]]>
|
160
| <![CDATA[<span style="font-size: 11px;">ações financiáveis.</span>]]>
|
161
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
162
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Todas as ações, da primeira e segunda parcela, devem estar previstas para 2014?</strong></p>]]>
|
163
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não necessariamente. A escola poderá colocar ações para 2015.</p>]]>
|
164
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
165
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Posso realizar pequenos reparos com os recursos da segunda parcela? Se sim, até que valor ou porcentagem?</strong></p>]]>
|
166
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Sim, sugere-se não extrapolar 20% do custeio.</p>]]>
|
167
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
168
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Se indicar ações para 2015, perderei os recursos da primeira parcela?</strong> ;</p>]]>
|
169
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não. A data é uma referência para a ação e não para o recebimento do recurso.</p>]]>
|
170
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
171
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Na tela "Ações", ao tentar inserir novas ações, aparece uma tela de erro.</strong></p>]]>
|
172
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Copie a tela e envie através do Fale Conosco disponível no portal do MEC (www.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
|
173
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
174
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Posso construir uma biblioteca com recursos do PDE Escola?</strong></p>]]>
|
175
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: No caso de obras civis, os recursos podem ser utilizados apenas a pequenos reparos, reformas e adequações. A escola poderá adequar um espaço, mas não poderá construir a biblioteca.</p>]]>
|
176
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
177
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Posso adquirir computadores para o laboratório de informática com recursos do PDE Escola?</strong></p>]]>
|
178
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é recomendável, pois os laboratórios de informática são equipados pelo programa PROINFO. Entre em contato com a sua Secretaria para participar desse programa.</p>]]>
|
179
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
180
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano foi devolvido para a escola, e, na hora de ajustá-lo, queremos incluir novos itens, mas não estamos conseguindo.</strong></p>]]>
|
181
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: A escola deverá, primeiro, excluir itens a fim de gerar um saldo para inclusão de novos itens.</p>]]>
|
182
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
183
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano foi devolvido para a escola, mas na hora de ajustar qualquer informação (valor, quantidade) de qualquer item, o sistema acusa que não há mais recursos.</strong></p>]]>
|
184
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: A escola deverá, primeiro, excluir itens a fim de gerar um saldo para inclusão de novos itens.</p>]]>
|
185
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
186
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: A escola funciona em prédio/ alugado. Posso fazer reformas com recursos do PDE Escola?</strong></p>]]>
|
187
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não. A escola poderá apenas realizar pequenos reparos.</p>]]>
|
188
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
189
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O valor do item/ serviço aprovado no plano está com valor bem abaixo/ acima do valor de mercado.</strong></p>]]>
|
190
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: A escola deve fazer uma pesquisa de mercado para ajustar o valor, submeteras mudanças ao Conselho e à Secretaria e, se aprovadas, guardar a ata de aprovação junto ao dossiê de execução</p>]]>
|
191
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">financeira.</p>]]>
|
192
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
193
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano está concluído. Para qual endereço devemos enviá-lo?</strong></p>]]>
|
194
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: O plano deve ser enviado pelo próprio PDE Interativo, de forma on-line. O MEC não recebe planos em papel.</p>]]>
|
195
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
196
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano foi devolvido para a escola para ajustes, mas não sei o que precisa ser alterado.</strong></p>]]>
|
197
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Na primeira tela, a escola deve clicar em "Histórico" e, em seguida, clicar no triângulo amarelo ao lado dos botões de tramitação. O sistema exibirá o parecer do analista do MEC.</p>]]>
|
198
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
199
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: Ao excluir uma estratégia, todas as ações sumiram. O que fazer para recuperá-las?</strong></p>]]>
|
200
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Não é possível recuperá-las, pois ao excluir uma estratégia, a escola excluiu todas as ações vinculadas a ela. Se ainda quiser realizar tais ações, deverá inseria-las novamente, na mesma ou em</p>]]>
|
201
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">outra estratégia.</p>]]>
|
202
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
203
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano foi enviado para análise do MEC com 100% de preenchimento, entretanto, quando acessamos novamente o SIMEC, aparece apenas 97%.</strong></p>]]>
|
204
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: ;Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.</p>]]>
|
205
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
206
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>P: O plano está concluído, mas não consigo enviar para o MEC.</strong></p>]]>
|
207
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">R: Há três situações possíveis:</p>]]>
|
208
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">1) Quando a escola não conseguir identificar o que falta ser preenchido, deve acessar a tela "Principal Diretor" e visualizar o triângulo laranja na "árvore do plano" ;</p>]]>
|
209
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">2) Quando chegar em 97% e tiver feito tudo, a escola deve voltar ao Diagnóstico e salvar cada Síntese de cada dimensão, inclusive a Síntese do Diagnóstico.</p>]]>
|
210
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">3) Se nenhum desses recursos adiantar, envie uma cópia da tela ;através da página do PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br).</p>]]>
|
35
| <![CDATA[<a href="#" onclick="window.print();return false;"> <span class="icon-print" aria-hidden="true"></span>
Imprimir </a>]]>
|
17
| <![CDATA[<script type="text/javascript">
jQuery(window).on('load', function() {
new JCaption('img.caption');
});
</script>]]>
|