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portal.iphan.gov.br//pagina/detalhes/11

88.7 62 74
Recomendações Avaliadas
3.11 Garantir a leitura e compreensão das informações.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 9 550 552 554 571 573 579 581 587 589
550 <![CDATA[<p align="justify">Difus&atilde;o de conhecimento. Esta &eacute; uma das responsabilidades que o Iphan ;assumiu, desde sua cria&ccedil;&atilde;o, em 1937, por meio de a&ccedil;&otilde;es editoriais pr&oacute;prias ou com apoio a inciativas externas. Al&eacute;m de facilitar o acesso do p&uacute;blico ao seu pr&oacute;prio acervo de Publica&ccedil;&otilde;es, o Iphan reuniu informa&ccedil;&otilde;es bibliogr&aacute;ficas e elaborou uma extensa bibliografia de obras sobre o Patrim&ocirc;nio Cultural Nacional e Mundial, em seus aspectos material e imaterial. ;Dentre autores de tais obras, est&atilde;o alguns dos mais importantes pensadores e estudiosos da hist&oacute;ria contempor&acirc;nea mundial das artes e da arquitetura.</p>]]>
552 <![CDATA[<p align="justify">Somam-se a esse universo, in&uacute;meros estudos de pesquisadores e profissionais que marcaram suas atividades acad&ecirc;micas e t&eacute;cnicas com a produ&ccedil;&atilde;o de um conhecimento fundamental para a preserva&ccedil;&atilde;o dos bens culturais, no Brasil e no mundo. Legado que pertence a toda sociedade. ;Esta &eacute; uma lista aberta a novas indica&ccedil;&otilde;es dos interessados em compartilhar o conhecimento sobre patrim&ocirc;nio cultural e temas afins. ;O Iphan ;aguarda a sugest&atilde;o de novos t&iacute;tulos. Envie suas colabora&ccedil;&otilde;es para ;<a href="mailto:bibliografiageraldopatrimonio@iphan.gov.br">bibliografiageraldopatrimonio@iphan.gov.br</a>.</p>]]>
554 <![CDATA[<p align="justify">Na <a href="bibliografiaPatrimonio" target="_blank">Bibliografia Geral do Patrim&ocirc;nio</a>, est&atilde;o obras ;como as quatro indicadas, abaixo, pelo Iphan: ;<br /> <br /> ;</p>]]>
571 <![CDATA[<p align="justify">Esta edi&ccedil;&atilde;o do atlas - revista e atualizada - integra a Cole&ccedil;&atilde;o Obras de Refer&ecirc;ncia do Programa Monumenta/Iphan. &Eacute; uma obra fundamental para a educa&ccedil;&atilde;o dos jovens que se iniciam no conhecimento do Patrim&ocirc;nio Cultural Brasileiro. Apresenta uma an&aacute;lise detalhada do acervo hist&oacute;rico, arquitet&ocirc;nico e art&iacute;stico brasileiro, o que transformou suas edi&ccedil;&otilde;es anteriores &ndash; anos de 1975 e 1980 -, em refer&ecirc;ncia para professores, estudantes e profissionais de diversas &aacute;reas. O Atlas oferece informa&ccedil;&otilde;es, an&aacute;lises, descri&ccedil;&otilde;es e cr&iacute;ticas a respeito dos elementos estruturais, estil&iacute;sticos e ornamentais que comp&otilde;em as fachadas e o interior das mais importantes edifica&ccedil;&otilde;es de cada regi&atilde;o do Pa&iacute;s. Segundo o autor, professor Augusto Silva Telles, &quot;n&atilde;o se pretende esgotar todo o acervo acumulado em cinco s&eacute;culos de hist&oacute;ria, e a inten&ccedil;&atilde;o, desde as primeiras edi&ccedil;&otilde;es deste livro, era mostrar o que &eacute; mais significativo em cada regi&atilde;o, per&iacute;odo ou estilo, evidenciando a rela&ccedil;&atilde;o das diversas amostragens arquitet&ocirc;nicas com a geografia e os acontecimentos hist&oacute;ricos, econ&ocirc;micos e sociais, no lugar em que foram erigidas&rdquo;.</p>]]>
573 <![CDATA[<p align="justify"> ;</p>]]>
579 <![CDATA[<p align="justify">A obra - orgnizada por Briane E. Panitz Bicca e Paulo Renato Silveira Bicca - tra&ccedil;a um grande mosaico da arquitetura, urbanismo e organiza&ccedil;&atilde;o das cidades e do territ&oacute;rio, destacando per&iacute;odos significativos do processo de forma&ccedil;&atilde;o do patrim&ocirc;nio cultural do Brasil, em suas dimens&otilde;es material e imaterial, para o qual contribu&iacute;ram todos os povos e etnias da na&ccedil;&atilde;o brasileira. Ao analisar as rela&ccedil;&otilde;es entre as atividades econ&ocirc;micas e a produ&ccedil;&atilde;o dos espa&ccedil;os - sem considerar as suas escalas -, a obra traz &agrave; luz n&atilde;o apenas as manifesta&ccedil;&otilde;es not&oacute;rias e monumentais, mas aquilo que &eacute; subjacente e que muitas vezes fica oculto em obras do g&ecirc;nero. Embora n&atilde;o seja in&eacute;dita, sua abordagem e sistematiza&ccedil;&atilde;o, com a participa&ccedil;&atilde;o de diversos autores de renomada compet&ecirc;ncia em pesquisa e ensino, permitem ao leitor a compreens&atilde;o da din&acirc;mica hist&oacute;rico-geogr&aacute;fica e indicam novas possibilidades de investiga&ccedil;&atilde;o e pesquisa. ;</p>]]>
581 <![CDATA[<p align="justify"> ;</p>]]>
587 <![CDATA[<p align="justify">Nesta publica&ccedil;&atilde;o, est&atilde;o os fundamentos e instrumentos da pol&iacute;tica de salvaguarda e da dimens&atilde;o imaterial do Patrim&ocirc;nio Cultural Brasileiro. Aspectos e gestos essenciais da nossa vida cotidiana que, com muitos outros, s&atilde;o objeto das pol&iacute;ticas de preserva&ccedil;&atilde;o. Os bens culturais imateriais - jongos, violas, c&iacute;rios e of&iacute;cios, e muitos outros - s&atilde;o bens vivos mantidos pelas pessoas que os praticam. Preserv&aacute;-los &eacute; valorizar seu conhecimento e a&ccedil;&atilde;o, e a salvaguarda desses bens est&aacute; orientada para a valoriza&ccedil;&atilde;o do ser humano, a garantia e a melhoria das condi&ccedil;&otilde;es sociais, culturais e ambientais que permitem sua perman&ecirc;ncia.</p>]]>
589 <![CDATA[<p align="justify">Com base na percep&ccedil;&atilde;o da necessidade de diferentes estrat&eacute;gias de preserva&ccedil;&atilde;o para essas duas dimens&otilde;es do patrim&ocirc;nio cultural foi poss&iacute;vel buscar formas de salvaguarda adequadas &agrave; especificidade dos bens culturais imateriais. Essa adequa&ccedil;&atilde;o tem importantes implica&ccedil;&otilde;es sociais, pol&iacute;ticas e culturais, e vem atender &agrave; demanda por reconhecimento das &ldquo;formas de express&atilde;o e dos modos de criar, fazer e viver&rdquo; como patrim&ocirc;nio cultural e sua relev&acirc;ncia para a mem&oacute;ria, a identidade e a forma&ccedil;&atilde;o da sociedade brasileira. O texto final foi elaborado por Rog&eacute;rio Menezes e Maria Cec&iacute;lia Londres Fonseca.</p>]]>