147
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">A Gestão da Qualidade está associada à visão sistêmica, à melhoria contínua e sucessiva dos produtos e serviços ofertados pelas organizações, sempre com foco nas necessidades da população alvo. Compreende princípios, metodologias e ferramentas essenciais para imprimir os padrões de qualidade esperados, com avaliação/controle contínuos e sistemáticos sobre os resultados obtidos, monitoramento das percepções dos usuários sobre o produto/serviço fornecido, com identificação das discrepâncias e investigação das causas, sendo adotados os mecanismos adequados para a sua melhoria.<br />Na busca pela Qualidade no serviço público, o estilo da gestão é participativo, com atitude gerencial de liderança que reconhece a capacidade e o potencial diferenciado de cada um e conta com a cooperação das pessoas, a fim de conseguir a sinergia das equipes de trabalho e a harmonização dos interesses individuais e coletivos, produzindo respostas rápidas às novas demandas dos usuários, combatendo o desperdício de recursos e adaptando-se rapidamente às mudanças.</p>]]>
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149
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Com vistas à qualificação da gestão, a DIVS aderiu em 2012 ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública, Programa nacional que apoia as instituições na promoção da gestão pública de excelência, sendo implantado na instituição, a partir de então, uma política pública ainda mais fundamentada nas necessidades do cidadão. A partir dessa adesão, com ampla participação dos servidores da instituição, foi realizado um diagnóstico e estabelecidas metas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, sendo definida como principal diretriz a instauração de um Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ na DIVS. <br />Em 2013 iniciaram-se as qualificações dos servidores com relação aos princípios gerais da Gestão da Qualidade e foi publicada a Portaria DIVS 001/2013, que implantou o SGQ e instituiu também o Comitê de Gestão da Qualidade - CGQ (instância deliberativa) e o Núcleo de Gestão da Qualidade - NGQ (instância propositiva e apoiadora do processo).<br />Foram redefinidos os processos de trabalho, com planejamento das ações baseado em evidências (informações/denúncias), sob a premissa de ofertar melhores serviços a todos os que prescindem das ações de vigilância sanitária para obterem maior qualidade de vida e saúde, e passou-se focar em resultados.</p>]]>
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150
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Como vem funcionando a Gestão da Qualidade na DIVS?</strong></p>]]>
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151
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Ao incorporar a Gestão da Qualidade como diretriz norteadora, a DIVS passou a realizar análises sistemáticas sobre os seus processos de trabalho, ouvindo a população e até mesmo o setor regulado no processo de levantamento de problemas, planejando suas ações com base no risco a que a população se vê exposta.<br />O processo formal se iniciou com a estruturação do Manual da Qualidade e a elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão – POPs do NGQ que serviriam para apoiar os demais setores da instituição na produção de documentos.<br />O Manual da Qualidade representa o compromisso institucional com os seguintes fundamentos:<br />• Satisfação do Usuário;<br />• Envolvimento de todos na formulação das políticas;<br />• Gestão Participativa;<br />• Gerenciamento dos processos de trabalho;<br />• Valorização das pessoas;<br />• Constância de propósitos com base em princípios éticos;<br />• Melhoria contínua;<br />• Gestão proativa; e<br />• Comprometimento das lideranças.<br />Para a elaboração de POPs respectivos, as áreas redefinem seus processos de trabalho, com base nos pressupostos básicos da Gestão da Qualidade, e descrevem esses processos em documentos que são validados e encaminhados para aprovação pelo CGQ. <br />Os POPs aprovados são controlados sistematicamente pelo NGQ e através de auditorias realizadas para a verificação do cumprimento dos processos estabelecidos (levantamento de não conformidades), sendo definidas e aplicadas as correções pertinentes.</p>]]>
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198
| <![CDATA[<span style="font-size: small; color: #333333;"> Av. Rio Branco, 152 - Centro - Florianópolis <br /> CEP 88015-200 – Fone: (48) 3251-7990</span>]]>
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198
| <![CDATA[<span style="text-align: center; font-size: small; color: #333333;">Ouvidoria/SES/SC 0800 482 800</span>]]>
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202
| <![CDATA[<li style="float: left;">
<!--<p style="margin-left: 100px; margin-top: 27px; font-size: 15px; text-align: right;">Av. Rio Branco, 152 - Centro - Florianópolis<br /> CEP 88015-200 – Fone: (48) 3251-7990<br /> Ouvidoria SES 0800 048 2800</p>-->
</li>]]>
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206
| <![CDATA[<div id="mouseposition-extension-element-full-container" style="position: fixed; inset: 0px; pointer-events: none; z-index: 2147483647; font-weight: 400;">
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207
| <![CDATA[<div id="mouseposition-extension-element-rect-display" style="display: none; position: absolute; background: rgba(255, 255, 255, 0.7); outline: black solid 1px; font-size: 12px; z-index: 2147483647; justify-content: center; align-items: center; user-select: none; cursor: default; color: #000000; font-family: 'Helvetica Neue', Helvetica, Arial, sans-serif; width: 0px; height: 0px;"></div>]]>
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208
| <![CDATA[<pre id="mouseposition-extension-element-coordinate-display" style="position: absolute; display: none; background: #ffffff; font-size: 12px; line-height: 14px; border-radius: 3px; border-width: 1px; border-color: #222222 black #333333; border-style: solid; padding: 3px; z-index: 2147483647; color: #222222; user-select: none; cursor: default; font-family: 'Helvetica Neue', Helvetica, Arial, sans-serif;"></pre>]]>
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