Logo CEWEB.br Logo NIC.br Logo CGI.br
Home Sobre o projeto

Sites Verificados

Lista com todos os sítios que foram verificados pela TIC Web Acessibilidade. Dentro de cada domínio, há informações detalhadas sobre as páginas coletadas, bem como os erros e avisos de cada uma *.

Recomendações Avaliadas
3.11 Garantir a leitura e compreensão das informações.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 1 169
169 <![CDATA[<p align="justify"> ; ; ; ; ;<strong>Clair Lorenzetti, professora PDE, elabora projeto sobre ensino e leitura ;<br /><br /></strong><br /><br /> ; ; ; ; ; Para que a leitura seja constante e prazerosa na vida de nossos alunos, faz-se necess&aacute;rio redefinir objetivos, buscar novas estrat&eacute;gias a fim de assegurar a todos o direito de ler, bem como garantir que a escola cumpra sua fun&ccedil;&atilde;o na &ldquo;contribui&ccedil;&atilde;o&rdquo; de formar leitores, propondo alternativas pedag&oacute;gicas eficazes para o ensino. ;<br /><br /> ; ; ; ; ; ;Diante desta problem&aacute;tica, pensou-se num projeto a partir da leitura de contos de humor, por acreditarmos que o humor viabiliza o interesse e a predisposi&ccedil;&atilde;o dos alunos para as atividades de leitura, pois proporciona uma atmosfera amistosa, de maior liberdade, alegria e envolvimento, possibilitando um aprendizado mais divertido, eficiente e menos enfadonho, mesmo &agrave;queles que n&atilde;o t&ecirc;m o h&aacute;bito de ler com frequ&ecirc;ncia. <br /><br /> ; ; ; ; ; Ressalta-se, por&eacute;m, que ler e compreender textos humor&iacute;sticos &eacute; uma tarefa desafiadora, pois a intencionalidade pode passar despercebida para muitos leitores, quando o humor &eacute; provocado por circunst&acirc;ncias que, muitas vezes, n&atilde;o s&atilde;o do conhecimento dos mesmos. <br /><br /> ; ; ; ; ; ; Al&eacute;m da descontra&ccedil;&atilde;o que os contos de humor proporcionaram, propiciaram tamb&eacute;m que os alunos refletissem sobre os ju&iacute;zos de valor, os preconceitos e problemas existentes na sociedade, por meio da pr&aacute;tica de leituras que &ldquo;descontraem&rdquo;, tornando as aulas mais atrativas pela possibilidade do debate, da reflex&atilde;o e do &ldquo;descobrimento&rdquo; oportunizado ao aluno. <br /><br /> ; ; ; ; ; Com propriedade, pode-se afirmar que a pr&aacute;tica desenvolvida em sala de aula, durante a implementa&ccedil;&atilde;o do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), modificou a rela&ccedil;&atilde;o dos alunos com a leitura, pois promoveu e incentivou o seu h&aacute;bito para a maioria dos alunos envolvidos. A leitura passou a significar algo a ser descoberto, permitindo um resultado satisfat&oacute;rio e gratificante ao final do projeto que culminou com a dramatiza&ccedil;&atilde;o de alguns contos de humor trabalhados. <br /><br /> ; ; ; ; ; ; O projeto culminou com dramatiza&ccedil;&atilde;o de alguns contos trabalhados em sala de aula. ;<br /><br /><br /><br /></p>]]>