6
| <![CDATA[<tr valign="top" style="font:12px;"><td><br /><BR><strong>No dia dezenove de abril a Escola Estadual de Pinhal da Várzea realizou seminário de valorização da cultura indígena. As atividades foram organizadas pela Equipe multidisciplinar e contou com o auxílio dos professores, da seguinte forma: ;<br /><br /><br /><br />-Inicialmente trabalhamos por turma com um texto informativo sobre a cultura indígena fazendo uma retrospectiva histórica e um comparativo com dados sobre a época do “descobrimento” e a realidade atual. <br /><br /><br /><br />- Nas três primeiras aulas -</strong> Leitura e discussão do texto <br /><br /> Reflexão sobre alguns termos utilizados erroneamente com relação à cultura indígena <br /><br /> Vídeo com a Lenda das Cataratas enfatizando que as lendas eram repassadas pelos mais velhos e serviam para explicar os fenômenos naturais uma vez que os indígenas não se utilizavam da escrita para registro, nem da ciência para explicar tais fenômenos. <br /><br /><strong> O 6º – Ano trabalhou com ilustração sobre a cultura indígena. <br /><br /> O 7º – Ano organizou cartazes com frases ilustradas em defesa da cultura indígena; <br /><br /> O 8º - Ano ilustrou a Lenda das Cataratas; <br /><br /> O 9º – Ano elaborou paródia e produção de poemas. <br /><br /><br /><br />- Na 4ª Aula, </strong>todos foram reunidos para o trabalho com minipalestras e vídeos sobre o Código Florestal e a Usina de Belo Monte, observando os pontos positivos, negativos e os impactos econômicos, ambientais e sociais provocados por eles. <br /><br /><br /><br />Ao final da 5ª aula os alunos apresentaram os trabalhos realizados. <br /><br /><br /><br /><br /></td></tr>]]>
|