214
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" align="justify" style="text-indent: 3cm; line-height: 150%;" class="western"> <font color="#000000"><font face="Arial, sans-serif"><font size="3">Queremos uma escola que reflita sobre sua importância na transformação da sociedade, que seja libertadora, atuando efetivamente no rompimento de barreiras sociais, culturais e econômicas da sociedade, que rompa seus muros e não se feche dentro de suas portas, tendo clara sua importância na transformação social que buscamos, escola esta que seja mediadora, que forme cidadãos críticos e conscientes, capazes de implementar esta mudança, que sabemos não ser imediata, mas temos a certeza que se todos fizerem sua parte, ela ocorrerá.</font></font></font></p>]]>
|
216
| <![CDATA[<span lang="pt-BR"><font size="3"><font face="Arial, sans-serif">A escola brasileira de Ensino Fundamental e Médio padece de males crônicos. Ao abordarmos a questão dos fundamentos para a construção do conhecimento em sala de aula , não temos a pretensão de apontar esta como sendo a questão da educação nacional, mas cremos que tem um peso relevante neste fracasso. Objetivamente, o que se constata hoje é que a escola não tem conseguido garantir a apropriação significativa, crítica, criativa e duradoura, por parte do conjunto dos educadores, do conhecimento fundamental acumulado pela humanidade, de tal forma que pudesse servir como instrumento de construção da cidadania e de transformação da realidade.</font></font></span>]]>
|
218
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" align="justify" style="text-indent: 3cm; line-height: 150%;" class="western"> <font color="#000000"><font face="Arial, sans-serif"><font size="3">Quando falamos em educação escolar nos remetemos a todos o processo formativo mas pensamos fundamentalmente na sala de aula, onde acontece de forma mais imediata o processo educativo, por sala de aula estamos compreendendo qualquer espaço físico onde haja interação direta entre professor- aluno ( seja a sala em si, a quadra, oficina, laboratório,etc). Entendemos que nossa atenção deve estar em torno da sala de aula, onde todo dia o professor tem sua prática, seleciona conteúdos, passa posições políticas, ideológicas, transmite e recebe afetos e valores . A sala de aula é o centro do conhecimento educação escolar, pois a formação básica do educando se dá neste espaço de interação entre os sujeitos, mediadores pela realidade.</font></font></font></p>]]>
|
219
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" align="justify" style="text-indent: 3cm; line-height: 150%;" class="western"> </p>]]>
|