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<i class="fa fa-angle-down fa-fw"></i> Jornal de hontem setembro 2015 </div>
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<p>
<u><a href="http://www.apmt.mt.gov.br/site/jornal-de-hontem">Edições Anteriores</a></u></p>
<p style="text-align: center;">
<strong>EDUCAÇÃO RELIGIOSA VERSUS EDUCAÇÃO LEIGA</strong></p>
<p style="text-align: right;">
MORAES, Angelo Carlos Carlini de</p>
<p style="text-align: justify;">
Em junho de 1894, sob a solicitação do então bispo de Cuiabá, Dom Carlos D`Amour, desembarcavam em solo mato-grossense os primeiros missionários salesianos. Neste mesmo ano foi implantada a primeira Missão Salesiana indígena às margens do Rio São Lourenço, a chamada Colônia Tereza Cristina. Imbuídos de um espírito catequizador e orientados para uma ação educativa, os salesianos estabeleceriam mais três colônias em Mato Grosso: Meruri, em 1902; Sangradouro, em 1906 e São Marcos, em 1957.</p>
<p style="text-align: justify;">
Pouco tempo depois, em 1910, era fundado o Serviço de Proteção ao Índio e Localização de Trabalhadores Nacionais (SPI, criado pelo Decreto n. 8.072 de 20 de Junho), o órgão que viria a ser o embrião da atual Fundação Nacional do Índio (FUNAI). O Marechal Rondon exerceria suas funções como o primeiro diretor do órgão em meio aos seus trabalhos à frente da Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas (a Comissão Rondon), um dos muitos trabalhos de vulto delegados ao militar sertanista durante a Primeira República (1889-1930).</p>
<p style="text-align: justify;">
A pesquisa em periódicos cuiabanos da época sob a custódia da Superintendência de Arquivo Público permite perceber a assunção de posturas antagônicas em relação a quem caberia a educação e a consequente tutela legal sobre os povos indígenas em terras mato-grossenses – e no Brasil como um todo. É o que revelam as publicações dos jornais <em>“A cruz”</em>, um jornal de divulgação da doutrina católica e o jornal <em>“A Reacção”</em>, auto intitulado o “<em>Orgam da liga matogrossense de livres pensadores”</em>, sendo deste último as capas que contemplam a edição deste mês do “Jornal de Hontem.”</p>
<p style="text-align: justify;">
Enquanto o primeiro veículo de imprensa realça e estimula o papel de evangelização dos salesianos junto às populações indígenas – na ocasião, principalmente os da etnia Bororo -, a segunda publicação entende que o melhor caminho para integrar o índio à vida produtiva nacional de modo a proteger seus territórios e sua cultura, passa pelo trabalho das instituições republicanas, materializado em órgãos como o SPI.</p>
<p style="text-align: justify;">
De um lado, a propaganda do Catolicismo cioso de perder seu prestígio e sua influência em função de um turbilhão de mudanças sociais que permeavam a recém fundada república; de outro, a consagração da razão, do progresso e do conhecimento humano – o espírito positivista tão exaltado por Rondon – como forma de instrumentalizar e consolidar o país na busca do sentido de uma identidade nacional comum.</p>
<p style="text-align: justify;">
Particularmente, as edições do mês de Setembro de 1912 do <em>“A Reacção”</em>, fazem réplicas ao artigo publicado pela <em>“A Cruz”</em> no dia 08 do mesmo mês, denominado <em>“Catechese”</em>. A edição de 15 de setembro de 1912, dá ênfase ao trabalho desenvolvido pelo SPI na figura do Marechal Rondon em relação à pacificação de várias etnias indígenas e sua incorporação à vida nacional. Já a edição de 22 de setembro traz em sua capa o seguinte título: <em>“Catechese leiga e catechese religiosa”</em>, onde discute a distinção entre os dois métodos adotados no que se refere ao processo civilizador das etnias indígenas. A edição de 29 de setembro, em uma nota menor, faz menção ao perigo da “escravização espiritual”, um erro no qual, segundo o periódico, poderiam incorrer os religiosos no tocante a convivência com os índios. Há uma preocupação evidente com a “liberdade espiritual” dos povos autóctones, e com o fato disso poder vir a macular atribuições intrínsecas à República.</p>
<p>
<a href="http://www.apmt.mt.gov.br/site/para-saber-mais-jornal-de-hontem-setembro-2015"><strong>Para saber mais...</strong></a></p>
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Conectado <i class="fa fa-angle-double-right fa-arrows"></i>
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<i>Nada por enquanto...</i>
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| <![CDATA[<div class="panel-heading" style="background-color:#1A3D5B">
<div class="titulo_pag_h5">
<i class="fa fa-angle-down fa-fw"></i> Jornal de hontem setembro 2015 </div>
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| <![CDATA[<p style="text-align: center;">
<strong>EDUCAÇÃO RELIGIOSA VERSUS EDUCAÇÃO LEIGA</strong></p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: right;">
MORAES, Angelo Carlos Carlini de</p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
Em junho de 1894, sob a solicitação do então bispo de Cuiabá, Dom Carlos D`Amour, desembarcavam em solo mato-grossense os primeiros missionários salesianos. Neste mesmo ano foi implantada a primeira Missão Salesiana indígena às margens do Rio São Lourenço, a chamada Colônia Tereza Cristina. Imbuídos de um espírito catequizador e orientados para uma ação educativa, os salesianos estabeleceriam mais três colônias em Mato Grosso: Meruri, em 1902; Sangradouro, em 1906 e São Marcos, em 1957.</p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
Pouco tempo depois, em 1910, era fundado o Serviço de Proteção ao Índio e Localização de Trabalhadores Nacionais (SPI, criado pelo Decreto n. 8.072 de 20 de Junho), o órgão que viria a ser o embrião da atual Fundação Nacional do Índio (FUNAI). O Marechal Rondon exerceria suas funções como o primeiro diretor do órgão em meio aos seus trabalhos à frente da Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas (a Comissão Rondon), um dos muitos trabalhos de vulto delegados ao militar sertanista durante a Primeira República (1889-1930).</p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
A pesquisa em periódicos cuiabanos da época sob a custódia da Superintendência de Arquivo Público permite perceber a assunção de posturas antagônicas em relação a quem caberia a educação e a consequente tutela legal sobre os povos indígenas em terras mato-grossenses – e no Brasil como um todo. É o que revelam as publicações dos jornais <em>“A cruz”</em>, um jornal de divulgação da doutrina católica e o jornal <em>“A Reacção”</em>, auto intitulado o “<em>Orgam da liga matogrossense de livres pensadores”</em>, sendo deste último as capas que contemplam a edição deste mês do “Jornal de Hontem.”</p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
Enquanto o primeiro veículo de imprensa realça e estimula o papel de evangelização dos salesianos junto às populações indígenas – na ocasião, principalmente os da etnia Bororo -, a segunda publicação entende que o melhor caminho para integrar o índio à vida produtiva nacional de modo a proteger seus territórios e sua cultura, passa pelo trabalho das instituições republicanas, materializado em órgãos como o SPI.</p>]]>
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113
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
De um lado, a propaganda do Catolicismo cioso de perder seu prestígio e sua influência em função de um turbilhão de mudanças sociais que permeavam a recém fundada república; de outro, a consagração da razão, do progresso e do conhecimento humano – o espírito positivista tão exaltado por Rondon – como forma de instrumentalizar e consolidar o país na busca do sentido de uma identidade nacional comum.</p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
Particularmente, as edições do mês de Setembro de 1912 do <em>“A Reacção”</em>, fazem réplicas ao artigo publicado pela <em>“A Cruz”</em> no dia 08 do mesmo mês, denominado <em>“Catechese”</em>. A edição de 15 de setembro de 1912, dá ênfase ao trabalho desenvolvido pelo SPI na figura do Marechal Rondon em relação à pacificação de várias etnias indígenas e sua incorporação à vida nacional. Já a edição de 22 de setembro traz em sua capa o seguinte título: <em>“Catechese leiga e catechese religiosa”</em>, onde discute a distinção entre os dois métodos adotados no que se refere ao processo civilizador das etnias indígenas. A edição de 29 de setembro, em uma nota menor, faz menção ao perigo da “escravização espiritual”, um erro no qual, segundo o periódico, poderiam incorrer os religiosos no tocante a convivência com os índios. Há uma preocupação evidente com a “liberdade espiritual” dos povos autóctones, e com o fato disso poder vir a macular atribuições intrínsecas à República.</p>]]>
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| <![CDATA[<div class="footer-left" style="text-align:justify;">
<address>
Arquivo Público Estadual
Cuiabá, Mato Grosso, Brasil,
Av. Getúlio Vargas, 451, Centro.
CEP 78005-600
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Tel: +55 (65) 3613-1800<br/>
<span style="margin-left:4.7em">(65) 3613-1802</span>
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