122
| <![CDATA[<h2 style="text-align: center;">CENTRAL INTEGRADA DE REGULAÇÃO DE FORTALEZA </h2>]]>
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123
| <![CDATA[<h3 style="text-align: center;">CENTRAL DE REGULAÇÃO DAS URGÊNCIAS DE FORTALEZA (CRUFor)</h3>]]>
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127
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span>Segundo a Portaria MS/GMNo 2.657, de 16 de dezembro de 2004, </span>DOU No 242, 17 dez. 2004. Seção 1, p. 76-7, que estabelece as atribuições das centrais de regulação médica de urgências e o dimensionamento técnico para a estruturação e operacionalização das Centrais SAMU- 192:</p>]]>
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129
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> <strong>Atribuições Gerais:</strong></p>]]>
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131
| <![CDATA[<ol style="list-style-type: upper-roman;">
<li style="text-align: justify;">ser instância operacional onde se processa a função reguladora, em casos de urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, traumáticas, obstétricas e psiquiátricas;</li>
<li style="text-align: justify;">ser polivalente na utilização dos recursos;</li>
<li style="text-align: justify;">ser capaz de refletir a relação entre a oferta disponível e as necessidades demandadas;</li>
<li style="text-align: justify;">subsidiar o planejamento das correções necessárias para adequar a relação acima mencionada, sempre que se observar deficiência de oferta no exercício cotidiano da regulação médica das urgências;</li>
<li style="text-align: justify;">articular ações harmonizadoras e ordenadoras buscando a resposta mais eqüitativa possível frente às necessidades expressas e devidamente hierarquizadas;</li>
<li style="text-align: justify;">estar articulada com os Serviços de Controle, Avaliação, Auditoria e Vigilância em Saúde, permitindo a utilização dos recursos do sistema de forma harmônica, de acordo com uma hierarquia de necessidades;</li>
<li style="text-align: justify;">nortear-se por pactos estabelecidos entre as instâncias gestoras do Sistema e demais atores envolvidos no processo assistencial;</li>
<li style="text-align: justify;">facilitar a execução de programas e projetos estratégicos e prioritários de atenção à saúde, formulados junto a instituições parceiras ou com missões semelhantes e aprovados pelo respectivo Comitê Gestor de Atenção às Urgências;</li>
<li style="text-align: justify;">identificar e divulgar os fatores condicionantes das situações e agravos de urgência atendidos, notificando os diferentes setores envolvidos por intermédio do Comitê Gestor;</li>
<li style="text-align: justify;">pactuar ações conjuntas com outros atores envolvidos na atenção integral às urgências, como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Policia Militar, a Polícia Rodoviária, os Departamentos de Trânsito, as Concessionárias de Rodovias, as Empresas Privadas de Transporte e Atendimento de Urgência, entre outros;</li>
<li style="text-align: justify;">avaliar permanentemente o desempenho das parcerias com os demais atores e notificar o Comitê Gestor de Urgências, fornecendo elementos para a implementação e otimização das ações conjuntas;</li>
<li style="text-align: justify;">participar da formulação dos Planos de Saúde, de Atenção Integral às Urgências e de Atenção a Eventos com Múltiplas Vítimas e Desastres, do município ou região de sua área de abrangência, fornecendo dados epidemiológicos, contextualizando os agravos atendidos e identificando os fatores facilitadores e de estrangulamento das ações.</li>
</ol>]]>
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132
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">ser instância operacional onde se processa a função reguladora, em casos de urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, traumáticas, obstétricas e psiquiátricas;</li>]]>
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133
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">ser polivalente na utilização dos recursos;</li>]]>
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134
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">ser capaz de refletir a relação entre a oferta disponível e as necessidades demandadas;</li>]]>
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135
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">subsidiar o planejamento das correções necessárias para adequar a relação acima mencionada, sempre que se observar deficiência de oferta no exercício cotidiano da regulação médica das urgências;</li>]]>
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136
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">articular ações harmonizadoras e ordenadoras buscando a resposta mais eqüitativa possível frente às necessidades expressas e devidamente hierarquizadas;</li>]]>
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137
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">estar articulada com os Serviços de Controle, Avaliação, Auditoria e Vigilância em Saúde, permitindo a utilização dos recursos do sistema de forma harmônica, de acordo com uma hierarquia de necessidades;</li>]]>
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138
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">nortear-se por pactos estabelecidos entre as instâncias gestoras do Sistema e demais atores envolvidos no processo assistencial;</li>]]>
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139
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">facilitar a execução de programas e projetos estratégicos e prioritários de atenção à saúde, formulados junto a instituições parceiras ou com missões semelhantes e aprovados pelo respectivo Comitê Gestor de Atenção às Urgências;</li>]]>
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140
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">identificar e divulgar os fatores condicionantes das situações e agravos de urgência atendidos, notificando os diferentes setores envolvidos por intermédio do Comitê Gestor;</li>]]>
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141
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">pactuar ações conjuntas com outros atores envolvidos na atenção integral às urgências, como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Policia Militar, a Polícia Rodoviária, os Departamentos de Trânsito, as Concessionárias de Rodovias, as Empresas Privadas de Transporte e Atendimento de Urgência, entre outros;</li>]]>
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142
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">avaliar permanentemente o desempenho das parcerias com os demais atores e notificar o Comitê Gestor de Urgências, fornecendo elementos para a implementação e otimização das ações conjuntas;</li>]]>
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143
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">participar da formulação dos Planos de Saúde, de Atenção Integral às Urgências e de Atenção a Eventos com Múltiplas Vítimas e Desastres, do município ou região de sua área de abrangência, fornecendo dados epidemiológicos, contextualizando os agravos atendidos e identificando os fatores facilitadores e de estrangulamento das ações.</li>]]>
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145
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Atribuições específicas:</strong></p>]]>
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147
| <![CDATA[<ol style="list-style-type: upper-roman;">
<li style="text-align: justify;">manter escuta médica permanente e qualificada para este fim, nas 24 horas do dia, todos os dias da semana, pelo número gratuito nacional das urgências médicas: 192;</li>
<li style="text-align: justify;">identificar necessidades, por meio da utilização de metodologia adequada, e classificar os pedidos de socorro oriundos da população em geral, a partir de seus domicílios ou de vias e lugares públicos;</li>
<li style="text-align: justify;">identificar, qualificar e classificar os pedidos de socorro oriundos de unidades de saúde, julgar sua pertinência e exercer a telemedicina sempre que necessário. Discernir sobre a urgência, a gravidade e o risco de todas as solicitações;</li>
<li style="text-align: justify;">hierarquizar necessidades;</li>
<li style="text-align: justify;">decidir sobre a resposta mais adequada para cada demanda;</li>
<li style="text-align: justify;">garantir os meios necessários para a operacionalização de todas as respostas necessárias;</li>
<li style="text-align: justify;">monitorar e orientar o atendimento feito pelas equipes de Suporte Básico e Suporte Avançado de Vida;</li>
<li style="text-align: justify;">providenciar os recursos auxiliares de diferentes naturezas necessários para complementar a assistência, sempre que necessário;</li>
<li style="text-align: justify;">notificar as unidades que irão receber pacientes, informando às equipes médicas receptoras as condições clínicas dos pacientes e possíveis recursos necessários;</li>
<li style="text-align: justify;"><span>permear o ato médico de regular por um conceito ampliado de urgência, acolhendo a necessidade expressa por cada cidadão, definindo para cada um a melhor resposta, não se limitando apenas a conceitos médicos pré-estabelecidos ou protocolos disponíveis; XI - constituir-se </span><span>em “observatório privilegiado da saúde e do sistema”, com capacidade </span><span>de monitorar de forma dinâmica, sistematizada, e em tempo real, todo o seu funcionamento;</span></li>
<li style="text-align: justify;">respeitar os preceitos constitucionais do País, a legislação do SUS, as leis do exercício profissional médico, o Código de Ética Médica, bem como toda a legislação correlata existente. </li>
</ol>]]>
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148
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">manter escuta médica permanente e qualificada para este fim, nas 24 horas do dia, todos os dias da semana, pelo número gratuito nacional das urgências médicas: 192;</li>]]>
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149
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">identificar necessidades, por meio da utilização de metodologia adequada, e classificar os pedidos de socorro oriundos da população em geral, a partir de seus domicílios ou de vias e lugares públicos;</li>]]>
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150
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">identificar, qualificar e classificar os pedidos de socorro oriundos de unidades de saúde, julgar sua pertinência e exercer a telemedicina sempre que necessário. Discernir sobre a urgência, a gravidade e o risco de todas as solicitações;</li>]]>
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151
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">hierarquizar necessidades;</li>]]>
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152
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">decidir sobre a resposta mais adequada para cada demanda;</li>]]>
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153
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">garantir os meios necessários para a operacionalização de todas as respostas necessárias;</li>]]>
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154
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">monitorar e orientar o atendimento feito pelas equipes de Suporte Básico e Suporte Avançado de Vida;</li>]]>
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155
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">providenciar os recursos auxiliares de diferentes naturezas necessários para complementar a assistência, sempre que necessário;</li>]]>
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156
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">notificar as unidades que irão receber pacientes, informando às equipes médicas receptoras as condições clínicas dos pacientes e possíveis recursos necessários;</li>]]>
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157
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;"><span>permear o ato médico de regular por um conceito ampliado de urgência, acolhendo a necessidade expressa por cada cidadão, definindo para cada um a melhor resposta, não se limitando apenas a conceitos médicos pré-estabelecidos ou protocolos disponíveis; XI - constituir-se </span><span>em “observatório privilegiado da saúde e do sistema”, com capacidade </span><span>de monitorar de forma dinâmica, sistematizada, e em tempo real, todo o seu funcionamento;</span></li>]]>
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158
| <![CDATA[<li style="text-align: justify;">respeitar os preceitos constitucionais do País, a legislação do SUS, as leis do exercício profissional médico, o Código de Ética Médica, bem como toda a legislação correlata existente. </li>]]>
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21
| <![CDATA[<style type="text/css">
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