Logo CEWEB.br Logo NIC.br Logo CGI.br
Home Sobre o projeto

Sites Verificados

Lista com todos os sítios que foram verificados pela TIC Web Acessibilidade. Dentro de cada domínio, há informações detalhadas sobre as páginas coletadas, bem como os erros e avisos de cada uma *.

Endereço Nota Erros Avisos

www.camaracondor.rs.gov.br/v20/ler.php?codigo=1137

85.25 28 81
Recomendações Avaliadas
3.11 Garantir a leitura e compreensão das informações.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 2 196 196
196 <![CDATA[<p class="txt_texto" align="justify">]]>
196 <![CDATA[<p align="justify">Aos sete dias do m&ecirc;s de julho de dois mil e quatorze, segunda-feira, com in&iacute;cio &agrave;s dezoito horas e trinta minutos, reuniram-se na sede do Poder Legislativo, registrando a presen&ccedil;a dos seguintes Vereadores, representando seus respectivos Partidos: Gilberto de Moura e F&aacute;bio de Lima Schirrmann (Partido dos Trabalhadores - PT); Jocelino dos Santos Biron, Carlos Cassiano Ebert, Waldir Land e Rodrigo dos Santos (Partido Progressista - PP); Francisco Fernandes, Lair Pereira Martins e Tiaraju Cleber John Beasi (Partido Democr&aacute;tico Trabalhista - PDT). Deu in&iacute;cio aos trabalhos o Presidente, Vereador Gilberto de Moura, saudando aos vereadores, professor Gilmar Simon que acompanha a turma de alunos 203 do ensino m&eacute;dio noturno da Escola Estadual de Ensino M&eacute;dio Agostinha Dill, tamb&eacute;m ao Vereador Martin Zachow, secret&aacute;rio da Mesa Diretora da C&acirc;mara Municipal de Panambi, demais assistentes e servidores da casa. Logo, passou-se para delibera&ccedil;&atilde;o da seguinte pauta constante na Ordem do Dia: ITEM I &ndash; EXPEDIENTE: Leitura do texto B&iacute;blico Regimental a cargo do Ver. Francisco Fernandes. Em continuidade foi colocada em discuss&atilde;o e vota&ccedil;&atilde;o a Ata n&ordm;. 022/2014. Aprovada por unanimidade. Em seguida foi solicitada a leitura das correspond&ecirc;ncias recebidas. Ap&oacute;s, foi solicitada a leitura do Protocolo n&ordm;. 248/2014, (Gabinete do Prefeito), que encaminha Projeto de Lei Municipal n&ordm;. 045/2014, que &ldquo;Autoriza o Munic&iacute;pio recontratar em car&aacute;ter tempor&aacute;rio o Mestre de Transporte e Equipamentos Rodovi&aacute;rio Edilberto Rui Schmidt e d&aacute; outras provid&ecirc;ncias&rdquo;. Baixado para an&aacute;lise e parecer das comiss&otilde;es. Na sequencia passou-se ao ITEM II &ndash; PROPOSI&Ccedil;&Otilde;ES: O Senhor Presidente, dessa forma, solicitou a leitura das Indica&ccedil;&otilde;es: Indica&ccedil;&atilde;o n&ordm;. 062/2014, (Ver. Gilberto), INDICA ao Poder Executivo realizar a revis&atilde;o de todas as caixas com registros de consumo de energia el&eacute;trica da rede de ilumina&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica urbana, e a realiza&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os de conserto e ou substitui&ccedil;&atilde;o de caixas muito depreciadas. Deferida e encaminhada ao destinat&aacute;rio. Em seguida o vereador Lair Pereira Martins solicitou quest&atilde;o de ordem: N&oacute;s gostar&iacute;amos de com autoriza&ccedil;&atilde;o desse plen&aacute;rio, se assim entender, apresentar um requerimento verbal, atendendo assim alguns cidad&atilde;os condorenses que nos procuraram hoje de tarde. Presidente Gilberto: Do que se trata vereador? Ver. Lair: &Eacute; sobre a situa&ccedil;&atilde;o do impasse criado com a empresa Rei do Sul em rela&ccedil;&atilde;o ao munic&iacute;pio, um pedido de informa&ccedil;&atilde;o. Presidente Gilberto: Fique a vontade! Ver. Lair: O senhor vai colocar o pedido em vota&ccedil;&atilde;o? Presidente Gilberto: Coloco em vota&ccedil;&atilde;o, quem for favor&aacute;vel ao pedido do vereador permane&ccedil;a como est&aacute;, e quem for contr&aacute;rio se levante! Portanto aprovado! Fique a vontade vereador e se manifeste. Requerimento Verbal n&ordm;. 017/2014, (Ver. Lair), REQUER ao Poder Executivo Municipal informa&ccedil;&otilde;es conforme segue: Excelent&iacute;ssimo senhor presidente, em vosso nome cumprimento os demais colegas vereadores, ao p&uacute;blico assistente nossa sauda&ccedil;&atilde;o, ao Martin, ao professor Gilmar, aos alunos, nossa sauda&ccedil;&atilde;o especial. Excel&ecirc;ncia n&oacute;s fomos procurados j&aacute; alguns dias atr&aacute;s, e como &eacute; de conhecimento p&uacute;blico aqui no munic&iacute;pio de Condor criou-se um impasse judicial, envolvendo a empresa Rei do Sul, compradora de leite aqui de produtores do munic&iacute;pio de Condor e da regi&atilde;o, e em meio a isso uma grande parcela de agricultores que n&atilde;o est&atilde;o recebendo o pagamento da &uacute;ltima produ&ccedil;&atilde;o entregue. Alguns n&oacute;s at&eacute; j&aacute; ingressamos na justi&ccedil;a, via judicial fazendo a cobran&ccedil;a, mas outros est&atilde;o sendo orientados a fazer ocorr&ecirc;ncias policias, j&aacute; fizeram, enfim, existe um clamor deles no sentido e uma preocupa&ccedil;&atilde;o que efetivamente o im&oacute;vel onde est&aacute; estabelecida a empresa n&atilde;o &eacute; mais do munic&iacute;pio, ele foi transferido ao patrim&ocirc;nio da empresa, por&eacute;m existe uma cl&aacute;usula especifica na escritura que prev&ecirc; a revers&atilde;o ao munic&iacute;pio em caso de n&atilde;o cumprimento de metas. E nesse sentido o nosso pedido de informa&ccedil;&atilde;o se o Executivo Municipal, atrav&eacute;s dos seus setores competentes est&aacute; envidando atos no sentido de acompanhar o desenrolar desses fatos no sentido de se acautelar sobre a possibilidade de reverter esse im&oacute;vel em favor do munic&iacute;pio de novo caso n&atilde;o cumpridas, ent&atilde;o uma vez provadas aquelas metas. E que atos efetivamente at&eacute; aqui foram tomados no sentido de viabilizar o pagamento a aqueles produtores lesados, cujos valores s&atilde;o de extrema import&acirc;ncia para sua sobreviv&ecirc;ncia familiar. Nesse sentido apenas o requerimento, esse pedido de informa&ccedil;&atilde;o. Obrigado senhor presidente. Aprovado por unanimidade. Logo ap&oacute;s passou-se ao ITEM III &ndash; GRANDE EXPEDIENTE: Onde estavam pela ordem de inscri&ccedil;&atilde;o as Bancadas do PT, PP e PDT. Estando inscritos o Ver. F&aacute;bio de Lima Schirrmann, o Ver. Gilberto de Moura, o Ver. Rodrigo dos Santos, e o Ver. Francisco Fernandes. Se absteve do pronunciamento o Ver. Rodrigo, e fez uso da palavra primeiramente o Ver. F&aacute;bio, que assim se manifestou: Senhor presidente, colegas vereadores, p&uacute;blico assistente, hoje eu decidi falar sobre a quest&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o. O direito a educa&ccedil;&atilde;o ele foi consagrado um direito social no artigo sexto (Art. 6&ordm;) da nossa Constitui&ccedil;&atilde;o, e com isso o Estado passou a ter obriga&ccedil;&otilde;es de garantir educa&ccedil;&atilde;o de qualidade a todos os brasileiros. O poder p&uacute;blico n&atilde;o &eacute; o &uacute;nico respons&aacute;vel pela educa&ccedil;&atilde;o de direito, a educa&ccedil;&atilde;o &eacute; dever tamb&eacute;m da fam&iacute;lia, cabe a sociedade promov&ecirc;-la, incentivar, e colaborar para a realiza&ccedil;&atilde;o desse direito. O Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o ele &eacute; o &oacute;rg&atilde;o respons&aacute;vel pela pol&iacute;tica educacional brasileira em n&iacute;vel federal, nesse sentido al&eacute;m de apoiar os sistemas de ensino estaduais e municipais, mantendo as redes federais de educa&ccedil;&atilde;o profissional, tecnol&oacute;gica, e de ensino superior, hospitais de ensino federais. Considerando como refer&ecirc;ncia ainda as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas de educa&ccedil;&atilde;o, como por exemplo o Plano de Desenvolvimento da Educa&ccedil;&atilde;o, que foi lan&ccedil;ado em dois mil e sete, e ele &eacute; um plano de educa&ccedil;&atilde;o de m&eacute;dio e longo prazo, como nunca teve antes, que visa enfrentar estruturalmente as desigualdades de oportunidade de educa&ccedil;&atilde;o, e promover educa&ccedil;&atilde;o de qualidade, como por exemplo, da creche a p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o. Hoje n&oacute;s podemos ver o filho do patr&atilde;o sentado com o filho do trabalhador na universidade, que antes era direito de poucos, e poucos tinham acesso, de repente muitos de voc&ecirc;s que est&atilde;o aqui hoje o pai, ou a m&atilde;e, ou algum conhecido quis fazer uma faculdade, ou at&eacute; mesmo terminar o segundo grau, e n&atilde;o pode porque n&atilde;o se tinha igualdade de condi&ccedil;&otilde;es, era a faculdade para poucos. E o plano hoje ele consiste num conjunto de a&ccedil;&otilde;es estruturadas, articuladas, que envolvem quatro eixos: educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica; alfabetiza&ccedil;&atilde;o; educa&ccedil;&atilde;o continuada; e diversificada, o ensino profissional, tecnol&oacute;gico, e a educa&ccedil;&atilde;o superior. Ent&atilde;o o plano ele tamb&eacute;m contempla a&ccedil;&otilde;es de gest&atilde;o educacional de estrutura nas escolas, constru&ccedil;&atilde;o de creches, como por exemplo a nossa creche aqui do munic&iacute;pio, escolas, laborat&oacute;rios, bibliotecas, extens&atilde;o da merenda, melhoria no transporte dos estudantes, forma&ccedil;&atilde;o de professores, reestrutura&ccedil;&atilde;o e expans&atilde;o de universidades federais, expans&atilde;o da rede federal de educa&ccedil;&atilde;o e tecnol&oacute;gica. Nos &uacute;ltimos doze anos de governo do PT o or&ccedil;amento federal para a educa&ccedil;&atilde;o cresceu duzentos e vinte e tr&ecirc;s por cento, passando de dezoito bilh&otilde;es (R$ 18.000.000,00) para cento e doze bilh&otilde;es (R$ 112.000.000,00). Neste per&iacute;odo de democratiza&ccedil;&atilde;o o n&uacute;mero de matr&iacute;culas nas universidades brasileiras ele dobrou, e milhares de estudantes tiveram a oportunidade de estudar, por exemplo no Programa Ci&ecirc;ncias Sem Fronteiras, que aqui de Condor tivemos alguns estudantes nossos fazendo esse intercambio n&eacute;. Ent&atilde;o, n&oacute;s temos que ter por objetivo, e n&oacute;s temos essa convic&ccedil;&atilde;o de contribuir para a universaliza&ccedil;&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o, a forma de assegurar a qualidade de condi&ccedil;&atilde;o e acesso permanente aos alunos da educa&ccedil;&atilde;o infantil, ensino m&eacute;dio, educa&ccedil;&atilde;o de jovens e adultos, pois defendemos a garantia da forma&ccedil;&atilde;o plena da juventude brasileira, com acesso ao conhecimento cientifico, tecnol&oacute;gico, por meio de uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez de mais qualidade. Sobre a &oacute;tica da amplia&ccedil;&atilde;o do acesso e da perman&ecirc;ncia na educa&ccedil;&atilde;o superior tem duas principais vertentes que s&atilde;o fundamentais, que s&atilde;o as bolsas de estudo do Programa Universidade Para Todos, e o financiamento estudantil que &eacute; o FIES. Ent&atilde;o l&aacute; em dois mil e um, dois mil e dois, quando fiz minha faculdade, quando iniciei ali&aacute;s, n&atilde;o se tinha cr&eacute;dito educativo, n&oacute;s tinha setenta alunos, e era dez ou doze que conseguiam o cr&eacute;dito educativo, e felizmente esperei dois anos pra conseguir o cr&eacute;dito, ent&atilde;o eram muito poucas chances que n&oacute;s t&iacute;nhamos, e hoje todo mundo pode estudar, quem quer continuar estudando pode fazer uma p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, pode ir trabalhando. Ent&atilde;o a pol&iacute;tica de mudan&ccedil;a da qualidade de emprego ela tamb&eacute;m vem fortemente apoiada na educa&ccedil;&atilde;o, pois hoje quanto mais qualificado voc&ecirc; for melhor v&atilde;o ser as suas vagas de trabalho. E nos governos do PT houve um esfor&ccedil;o de expans&atilde;o da rede federal de escolas t&eacute;cnicas, com abertura de mais de quinhentas e sessenta e duas escolas na rede de educa&ccedil;&atilde;o profissional, temos um exemplo bem pr&oacute;ximo de n&oacute;s que &eacute; o Instituto Federal Farroupilha, ent&atilde;o uma mudan&ccedil;a no ver a educa&ccedil;&atilde;o. Podemos observar por exemplo, do ano de mil novecentos e dezenove at&eacute; o ano de dois mil e dois, em oitenta e tr&ecirc;s anos de hist&oacute;ria, foram criadas apenas quarenta e cinco universidades no Brasil! E podemos destacar que de dois mil e tr&ecirc;s a dois mil e dez, em oito anos, foram criadas quatorze universidades! A cria&ccedil;&atilde;o destas quatorze universidades faz parte do esfor&ccedil;o do entendimento do governo federal pra interiorizar, trazer as faculdades mais pr&oacute;ximas de n&oacute;s. At&eacute; o final deste ano ser&atilde;o oito milh&otilde;es de vagas para jovens trabalhadores em cursos de qualifica&ccedil;&atilde;o profissional, e at&eacute; dois mil e quinze ser&atilde;o mais de doze milh&otilde;es de vagas pelo PRONATEC dois, a segunda fase do maior programa de forma&ccedil;&atilde;o profissional. E cabe a n&oacute;s, cada um de n&oacute;s que est&aacute; aqui hoje fazer a reflex&atilde;o sobre a trajet&oacute;ria dos desafios atuais, pois a import&acirc;ncia da hist&oacute;ria da boa pol&iacute;tica nos demonstra a complexidade e os desafios que nos imp&otilde;em o projeto de crescimento do nosso pa&iacute;s, nosso Estado, e do nosso munic&iacute;pio. Sabemos que temos muitos problemas a enfrentar, e a superar, mas queremos continuar avan&ccedil;ando com as boas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, as quais defendemos porque aprendemos a conviver de forma democr&aacute;tica com a diversidade de pensamentos, e esta &eacute; uma das nossa virtudes, pois queremos construir cidadania com a participa&ccedil;&atilde;o popular! Uma boa noite a todos, e uma boa semana. Ent&atilde;o, fez uso da palavra o Ver. Francisco, que assim se manifestou: Minha sauda&ccedil;&atilde;o novamente ao senhor presidente, em vosso nome cumprimento os demais vereadores, tamb&eacute;m ilustr&iacute;ssimo vereador ali da cidade de Panambi, senhor Martin as boas vindas e espero que tenha uma boa impress&atilde;o do nosso trabalho no legislativo nesta noite. Tamb&eacute;m cumprimentar o amigo Gilmar, que hoje est&aacute; comandando uma turma do noturno, duzentos e tr&ecirc;s n&eacute; se n&atilde;o me falha a mem&oacute;ria, at&eacute; lembro disso porque tem uma menina muito bonita que estuda nessa turma, e seguidamente ela est&aacute; falando, todos voc&ecirc;s s&atilde;o bonitos n&eacute;, s&atilde;o lindos, mas tem uma a&iacute; que &eacute; bonita mesmo, minha filha. Tamb&eacute;m cumprimentar minha esposa, e o meu filho tamb&eacute;m, que est&atilde;o presentes, e os demais funcion&aacute;rios da Casa. Hoje em meu pronunciamento como estamos quase no recesso de julho, e aproveitando a presen&ccedil;a da classe estudantil e educacional, que de forma in&eacute;dita toma esta iniciativa, e vem ao encontro do Poder Legislativo, com certeza visando o interc&acirc;mbio de informa&ccedil;&otilde;es, o que para mim &eacute; muito edificante, pois a muito tempo venho articulando que o Poder Legislativo deve interagir com a classe estudantil e a classe educacional, visando com essa iniciativa desenvolver a participa&ccedil;&atilde;o popular na abordagem dos assuntos educacionais e parlamentares tratados na C&acirc;mara de Vereadores, coletar sugest&otilde;es a serem aplicadas nas atividades legislativas, e dar prioridade nas a&ccedil;&otilde;es dos vereadores, ou melhor, dar publicidade das a&ccedil;&otilde;es dos vereadores! E considerando a grande import&acirc;ncia da participa&ccedil;&atilde;o popular nas a&ccedil;&otilde;es do legislativo, eu entendo que as classes educacionais e estudantis poder&atilde;o dar uma grande contribui&ccedil;&atilde;o na democratiza&ccedil;&atilde;o do processo legislativo, e conhecer todas as a&ccedil;&otilde;es de seus representantes nesse poder, pois os legisladores do amanh&atilde; com certeza ser&atilde;o alguns de voc&ecirc;s que est&atilde;o aqui esta noite. Pensando nesse potencial humano que tem a classe estudantil e educacional, em dois mil e onze apresentei o Requerimento n&ordm;. 031/2011, afim de que a Mesa Diretora da C&acirc;mara de Vereadores encaminhasse um Projeto de Resolu&ccedil;&atilde;o chamado &ldquo;C&acirc;mara nas Escolas&rdquo;, projeto este que tinha por objetivo levar a C&acirc;mara de Vereadores at&eacute; as escolas do nosso munic&iacute;pio, com a inten&ccedil;&atilde;o principal de criar a intera&ccedil;&atilde;o entre o Poder Legislativo e a classe educacional e estudantil no munic&iacute;pio, desenvolver a conscientiza&ccedil;&atilde;o pol&iacute;tica, esclarecer as fun&ccedil;&otilde;es do legislativo e dos parlamentares, desenvolver a participa&ccedil;&atilde;o popular na abordagem dos assuntos tratados na C&acirc;mara de Vereadores, e coletar sugest&otilde;es, a fim de serem aplicadas nas atividades legislativas, e dar publicidade as a&ccedil;&otilde;es parlamentares. Nesse momento sei que a classe pol&iacute;tica est&aacute; vivendo, est&aacute; em descr&eacute;dito com a popula&ccedil;&atilde;o, infelizmente temos que dizer isso, porque a maioria faz promessas eleitoreiras, e quando chega ao poder esquece dos eleitores. A poucos dias ouvi coment&aacute;rios de membros de uma comunidade do interior de um candidato a vereador na elei&ccedil;&atilde;o passada que esteve por l&aacute; em busca de votos e prometeu dar o piso pro sal&atilde;o social daquela comunidade, e segundo o coment&aacute;rio que eu estava ouvindo disseram que at&eacute; hoje ele n&atilde;o apareceu l&aacute;! Ent&atilde;o, s&atilde;o promessas n&atilde;o cumpridas, e eu at&eacute; como o programa da c&acirc;mara &eacute; abrangente, e como o r&aacute;dio estar&aacute; transmitindo amanh&atilde; a sess&atilde;o da c&acirc;mara, eu at&eacute; fa&ccedil;o um alerta a essa pessoa, que se estiver nos ouvindo d&ecirc; uma chegadinha l&aacute; que o pessoal est&aacute; falando, est&aacute; chamando essa pessoa pra cumprir com essas promessas eleitorais. Ent&atilde;o por isso que as pessoas desacreditam, e acham que todos s&atilde;o iguais, as pessoas dizem que todos s&atilde;o corruptos, &agrave;s vezes por causa de um ou dois, ent&atilde;o &eacute; um alerta. De acordo com o programa &ldquo;C&acirc;mara nas Escolas&rdquo; as institui&ccedil;&otilde;es escolares poder&atilde;o agendar dia e hor&aacute;rio para receber a C&acirc;mara de Vereadores, desta forma os alunos das escolas poder&atilde;o conhecer o funcionamento da c&acirc;mara, as finalidades, e o trabalho realizado por cada vereador, por seus representantes, porque o aluno com dezesseis anos j&aacute; vota! Felizmente a Mesa Diretora da &eacute;poca editou a resolu&ccedil;&atilde;o, est&aacute; em funcionamento, s&oacute; que eu acho que n&atilde;o foi divulgado, porque at&eacute; hoje n&atilde;o fomos convidados para fazer audi&ecirc;ncias p&uacute;blicas ou sess&otilde;es nas localidades, mas eu espero que a partir de agora, com a presen&ccedil;a de voc&ecirc;s aqui, possa se divulgar mais esse direito que voc&ecirc;s t&ecirc;m, e dever que n&oacute;s temos, de interagir com voc&ecirc;s, trocar ideia, aprender com voc&ecirc;s, porque como eu j&aacute; disse, no futuro voc&ecirc;s ser&atilde;o os legisladores aqui desta C&acirc;mara de Vereadores! Tenho algumas c&oacute;pias, de repente vou passar no final pra voc&ecirc;s. Outro assunto que tenho desenvolvido nesse poder &eacute; a defesa das fam&iacute;lias, das crian&ccedil;as, e dos adolescentes. Cabe ressaltar sobre a import&acirc;ncia, alertando as autoridades, da preocupa&ccedil;&atilde;o de incentivar a&ccedil;&otilde;es de prote&ccedil;&atilde;o &agrave;s crian&ccedil;as e adolescentes. Foi nesse sentido que apresentei o projeto nesse poder, o projeto intitulado &ldquo;Toque de Proteger&rdquo;, que era muito abrangente. Sei que n&atilde;o vou poder explanar hoje esse projeto aqui porque s&oacute; tenho menos de um minuto para concluir meu pronunciamento, mas &eacute; um projeto muito interessante, infelizmente esse projeto foi rejeitado pela bancada da situa&ccedil;&atilde;o, e ele n&atilde;o vingou, mas &eacute; um projeto, &eacute; um sonho de esse projeto ser apresentado de novo, &eacute; um projeto que estabelece normas para funcionamento de bares e similares, para proteger as crian&ccedil;as menores, quando estiverem nestes locais onde se vende e consome bebida alco&oacute;lica, que esteja, pode estar, mas desde que esteja acompanhado do seu pai ou do seu representante legal. Tamb&eacute;m outra mat&eacute;ria muito importante, que foi prioridade aqui, a sugest&atilde;o para o prefeito conveniar com o Estado sobre o Passe Estudantil, mas se voc&ecirc;s nos convidarem n&oacute;s nos colocamos a disposi&ccedil;&atilde;o, se n&atilde;o for poss&iacute;vel a c&acirc;mara ir l&aacute; no col&eacute;gio, n&oacute;s temos tempo, n&oacute;s somos vereador, somos pago pra isso, podemos ir l&aacute; explicar melhor pra voc&ecirc;s sobre esses projetos que poder&atilde;o ser colocados em pr&aacute;tica em nosso munic&iacute;pio. Obrigado senhor presidente, desculpe pela demora no tempo, mas eu tinha que colocar isso pra voc&ecirc;s, e parab&eacute;ns pra voc&ecirc;s por estarem aqui esta noite juntamente conosco. Muito obrigado. Em seguida fez uso da palavra o Ver. Gilberto, que assim se manifestou: Mais uma vez gostaria de cumprimentar a cada colega com assento nessa Casa, a cada vereador, e tamb&eacute;m ao vereador que nos visita, o senhor Martin, que j&aacute; foi v&aacute;rias vezes falado vosso nome, que leve realmente uma boa impress&atilde;o nossa, mas n&atilde;o que leve uma boa impress&atilde;o, que leve uma verdadeira impress&atilde;o, que &eacute; a impress&atilde;o que a gente d&aacute; a todos, transmite a todos aqueles que nos visitam, que Condor &eacute; uma cidade acolhedora, cidade ordeira, e que sempre trata bem seus visitantes, e com a sua pessoa n&atilde;o vai ser diferente. Mas muito especialmente queria me referi ao professor Gilmar Simon pela iniciativa de trazer os alunos at&eacute; a C&acirc;mara Municipal de Vereadores, inserir um trabalho, ou inserir essa sua ideia no seu trabalho enquanto professor com esses alunos, indiferente do momento que esta turma esteja passando, indiferente do conte&uacute;do, por que eu digo isso? Porque muitas vezes n&oacute;s aqui enquanto vereadores debatemos entre n&oacute;s o porqu&ecirc; da n&atilde;o presen&ccedil;a das pessoas junto ao Legislativo. A gente v&ecirc; situa&ccedil;&otilde;es em outros munic&iacute;pios, inclusive n&oacute;s convers&aacute;vamos antes a quest&atilde;o de Panambi que mudou at&eacute; o hor&aacute;rio das sess&otilde;es, pra ver se conseguia cativar ou de uma forma ou outra que as pessoas viessem e participassem. Mas eu acho que s&atilde;o com iniciativas como essa professor, que dignifica a classe dos professores inclusive, e tamb&eacute;m d&aacute; esse momento para que os alunos possam vir e ver um pouquinho do andamento da c&acirc;mara. Hoje por virtude talvez da aproxima&ccedil;&atilde;o ao recesso talvez algumas mat&eacute;rias, inclusive vindas do Executivo, que s&atilde;o elas apreciadas aqui pelos vereadores, que passam pelas comiss&otilde;es, talvez um pouquinho do esvaziamento da pauta seja isso. J&aacute; tivemos sess&otilde;es de at&eacute; duas a duas horas e pouco de dura&ccedil;&atilde;o, como tamb&eacute;m tivemos sess&otilde;es mais curtas, mas enfim, nunca nenhum vereador com assento nessa Casa se furtou em momento algum de fazer o debate, fazer a discuss&atilde;o de todas essas quest&otilde;es que pairam no nosso munic&iacute;pio. Gostaria de me direcionar a cada aluno, a cada aluna, e dizer que talvez hoje aqui alguns estejam olhando um para o outro e dando um sorrisinho, achando at&eacute; engra&ccedil;ado esse momento de estar aqui, mas n&atilde;o est&aacute; acontecendo isso, est&aacute; todo mundo s&eacute;rio, prestando aten&ccedil;&atilde;o, e isso nos alegra, que &eacute; sinal que agente est&aacute; fazendo um trabalho razoavelmente reconhecido, e que voc&ecirc;s possivelmente possam levar uma imagem da c&acirc;mara melhor do que muitos talvez digam por a&iacute;, que n&atilde;o sabem o que acontece aqui dentro, porque n&atilde;o querem, porque &eacute; de livre acesso, pela internet, pela r&aacute;dio, inclusive pessoalmente como voc&ecirc;s est&atilde;o fazendo hoje aqui enquanto alunos, e cabe a gente cativar cada um de voc&ecirc;s do porque da import&acirc;ncia da participa&ccedil;&atilde;o do cidad&atilde;o, o porqu&ecirc; da participa&ccedil;&atilde;o de voc&ecirc;s? Talvez hoje voc&ecirc;s ainda n&atilde;o sejam eleitores, mas num futuro pr&oacute;ximo voc&ecirc;s ser&atilde;o, se n&atilde;o ser&atilde;o os escolhidos para estar aqui em uma cadeira da c&acirc;mara ou do Executivo, ser&atilde;o os escolhedores! E como escolher uma pessoa, escolher algu&eacute;m pra te representar se voc&ecirc; n&atilde;o conhece, se voc&ecirc; n&atilde;o tem contato com essa pessoa, se voc&ecirc; n&atilde;o conversou com ela? Talvez chegue ao findar desse mandato e alguma dessas pessoas aqui, algum desses vereadores que est&atilde;o aqui ir&atilde;o a reelei&ccedil;&atilde;o, e voc&ecirc;s possam talvez optar por um desses vereadores pelo trabalho que cada um construiu junto a sociedade que voc&ecirc;s vivem, que voc&ecirc;s usufruem, e que voc&ecirc;s mesmo n&atilde;o se dando por conta est&atilde;o ajudando a construir, ajudando a construir com um bom dia que voc&ecirc; diz pra uma pessoa mais velha quando cruza na rua, ao respeitar o professor, ao respeitar seu pai, ao respeitar sua m&atilde;e, seus av&oacute;s, ao respeitar o seu futuro chefe ou seu chefe se algum j&aacute; tem, e saber o que &eacute; seu direito, mas tamb&eacute;m saber o que &eacute; seu dever enquanto cidad&atilde;o! Qual &eacute; o dever de cada um de n&oacute;s? Qual &eacute; o dever de cada vereador? Qual &eacute; o dever de cada profissional na sua &aacute;rea? Porque n&oacute;s temos nossos direitos, que s&atilde;o muito mais conhecidos que nossos deveres. Ent&atilde;o voc&ecirc;s como ser&atilde;o, e j&aacute; s&atilde;o o futuro presente do nosso munic&iacute;pio, juntamente com mais gera&ccedil;&otilde;es, e outras gera&ccedil;&otilde;es que est&atilde;o vindo, voc&ecirc;s est&atilde;o a um passo de assumir grandes responsabilidades, e talvez ainda n&atilde;o se deram por conta, sustentar suas fam&iacute;lias, se auto sustentar, ter conhecimento, buscar uma forma&ccedil;&atilde;o, forma&ccedil;&atilde;o que como dizia o companheiro F&aacute;bio a quinze anos atr&aacute;s, dez anos atr&aacute;s, talvez n&atilde;o tivesse esse acesso como tem hoje, pois hoje tem o Instituto Farroupilha em Panambi, tem a&iacute; uma extens&atilde;o da faculdade de Santa Maria em Palmeira, continua tendo a UNICRUZ, continua tendo a UNIJUI, abriu a UNOPAR, abriu v&aacute;rios segmentos para que possamos inserir e buscar o conhecimento, e v&aacute;rios custeios p&uacute;blicos para que isso se realize, inclusive at&eacute; o pr&oacute;prio Passe Livre, que eu vou ser sincero, n&atilde;o imaginava que chegaria ao munic&iacute;pio de Condor, e chegou! Na minha forma de analisar achava que era um projeto, e inclusive nasceu de forma metropolitana, mas ele est&aacute; hoje inclusive inserido no munic&iacute;pio de Condor, com repasse do governo do Estado de mais de mil e quinhentos reais (R$ 1.500,00) para alunos que se cadastraram e se enquadraram para receber esse recurso, dentre aos mais de cem mil reais (R$ 100.000,00) ou cento e dez mil reais (R$ 110.000,00) se n&atilde;o me falha a mem&oacute;ria, que j&aacute; &eacute; repassado pelo governo municipal para o transporte de curso superior, sem contar o transporte de primeiro e segundo grau que &eacute; bancado tamb&eacute;m pelo munic&iacute;pio, tamb&eacute;m pelo Estado, e nessa rotineira troca de frota, inclusive estamos pra receber mais dois &ocirc;nibus novos vindos do governo federal, esperamos que estejam aqui para que possam tamb&eacute;m prestar o melhor servi&ccedil;o. Mas voc&ecirc;s tem que ter a consci&ecirc;ncia de que talvez no futuro algum de voc&ecirc;s estar&atilde;o aqui nesse plen&aacute;rio, estar&atilde;o aqui nessa cadeira de presidente, estar&atilde;o sentados numa cadeira de vereador, ou ocupando um outro cargo p&uacute;blico, e para isso o bom de tudo &eacute; que voc&ecirc;s tenham conhecimento, e esse conhecimento n&atilde;o &eacute; cobrado, esse conhecimento tem que ser buscado, e como eu disse cabe a cada um de voc&ecirc;s essa procura pelo conhecimento, por saber entender o que &eacute; o nosso munic&iacute;pio, quem hoje nos lidera, quem s&atilde;o os agentes pol&iacute;ticos do munic&iacute;pio, por isso professor Gilmar mais uma vez lhe parabenizo por estar proporcionando aos seus alunos, que talvez a partir de amanh&atilde; possam passar perante a C&acirc;mara Municipal de Vereadores e ter uma outra vis&atilde;o desse pr&eacute;dio, sabendo que aqui muitas vezes &eacute; decidido se voc&ecirc;s v&atilde;o ter o direito ao acesso de alguma demanda de voc&ecirc;s no munic&iacute;pio, se voc&ecirc;s v&atilde;o ter um recurso liberado, v&atilde;o ter uma a&ccedil;&atilde;o do governo municipal numa escola, numa rua, um loteamento, saneamento, sa&uacute;de, e educa&ccedil;&atilde;o! N&atilde;o digo tudo, mas uma grande parte passa por aqui, aqui s&atilde;o dadas as grandes decis&otilde;es para que o munic&iacute;pio caminhe e busque o futuro, e voc&ecirc;s s&atilde;o os construtores, voc&ecirc;s s&atilde;o os tijolos dessa constru&ccedil;&atilde;o com certeza que o nosso munic&iacute;pio est&aacute; fazendo a cada dia, a cada nascer de sol, com certeza &eacute; um passo dado ao futuro que o munic&iacute;pio de Condor est&aacute; engajado, n&atilde;o s&oacute; por ser uma comunidade pujante, de for&ccedil;a, de lealdade para o munic&iacute;pio, mas porque tem pessoas que pensam pelo futuro, e fazem os investimentos certos aqui, e tamb&eacute;m tem a quest&atilde;o do poder p&uacute;blico que est&aacute; num alinhamento com o governo do Estado, com um alinhamento com o governo federal, e prova disso s&atilde;o as in&uacute;meras obras que hoje n&oacute;s temos no nosso munic&iacute;pio, asfalto, unidade de sa&uacute;de, CRAS, Centro de Conviv&ecirc;ncia, m&aacute;quinas, enfim, v&aacute;rias quest&otilde;es que hoje voc&ecirc;s enquanto alunos j&aacute; podem observar no munic&iacute;pio. Estudantes da Agostinha Dill, a cada dia voc&ecirc;s passam por duas obras do governo federal, a cinquenta metros, talvez cem metros da sala de aula de voc&ecirc;s! Daqui uns dias vai ter entre a pra&ccedil;a e a escola uma rua p&uacute;blica de lazer, inclusive uma rua coberta, para n&oacute;s, para todos n&oacute;s, do mais novo ao mais velho poder usufruir. Isso s&atilde;o a&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas que s&atilde;o buscadas por entes, por pessoas pol&iacute;ticas, ligadas a pol&iacute;tica no munic&iacute;pio de Condor, e voc&ecirc;s como futuros eleitores devem j&aacute; come&ccedil;ar a prestar aten&ccedil;&atilde;o para fazer igual ou melhor, ou talvez avalizar essas pessoas que tiveram essas iniciativas, e poder dizer pra elas obrigado por ter tido essa iniciativa e n&atilde;o ter ficado no marasmo durante quatro anos. Mas gostaria tamb&eacute;m de fazer um apontamento de algumas quest&otilde;es que eu observei nos &uacute;ltimos notici&aacute;rios a quest&atilde;o das chuvas. Isso me trouxe uma preocupa&ccedil;&atilde;o novamente, e foi pauta de uma mat&eacute;ria que eu fiz, uma indica&ccedil;&atilde;o, aqui na C&acirc;mara em um momento do mandato, sobre a quest&atilde;o das pessoas, ou das casas que est&atilde;o em situa&ccedil;&otilde;es talvez at&eacute; irregulares n&eacute;, que est&atilde;o muito perto de rios, muito perto de riachos, e hoje olhando uma reportagem na RBS mais uma vez casas foram invadidas pela &aacute;gua! Mas da&iacute; eu pergunto: a &aacute;gua est&aacute; no seu leito, talvez ela saia um pouco fora, mas tem como n&atilde;o dar uma trag&eacute;dia ou uma coisa maior at&eacute; com uma casa colocada a dois metros do barranco do rio? Ent&atilde;o, Panambi novamente citando como exemplo, na entrada de Panambi se voc&ecirc;s observarem v&aacute;rios moradores foram deslocados dali por causa de um riacho. N&oacute;s temos hoje um bairro no nosso munic&iacute;pio que ele tem um riacho que atravessa, e t&ecirc;m moradores dos dois lados, e na minha indica&ccedil;&atilde;o que eu fiz eu pedi que fizessem um estudo e um acompanhamento pra ver se n&atilde;o tem casas nessa situa&ccedil;&atilde;o, para que nunca aconte&ccedil;a de numa noite de chuva, ou numa tormenta braba ser levada uma casa e uma desgra&ccedil;a possa vir a acontecer. Isso s&atilde;o atitudes p&uacute;blicas, pol&iacute;ticas de andamento de um munic&iacute;pio do prefeito, dos vereadores. O prefeito tem que se preocupar com tudo, os vereadores tem que acompanhar os acontecimentos e indicar ao prefeito aquilo que talvez n&atilde;o esteja sendo feito. Essa &eacute; uma mat&eacute;ria pertinente, at&eacute; porque agora nessas enchentes muitas pessoas ficaram desabrigadas, n&atilde;o &eacute; o nosso caso talvez ainda, mas no momento que n&oacute;s deixarmos pessoas irem morar, talvez por uma quest&atilde;o social que n&atilde;o est&aacute; de acordo, pode se colocar em risco, e trazer desgra&ccedil;a, e trazer tristeza para fam&iacute;lias que n&atilde;o precisavam, com uma atitude pol&iacute;tica n&oacute;s podemos evitar isso. Muito obrigado pela presen&ccedil;a de voc&ecirc;s, Gilmar um grande abra&ccedil;o, obrigado por essa iniciativa, e fica um abra&ccedil;o do vereador Gilberto a todos voc&ecirc;s. Muito obrigado. Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sess&atilde;o, ficando convocados todos os vereadores para a Sess&atilde;o Ordin&aacute;ria, dia 14.07.2014, (segunda-feira) com in&iacute;cio &agrave;s 18:30 horas, na sede da C&acirc;mara Municipal de Vereadores. <br /> <br /> <br /> Ver. Gilberto de Moura ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Ver. Carlos Cassiano Ebert <br /> ; ; ; Presidente ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Secret&aacute;rio </p>]]>