348
| <![CDATA[<p align="justify"><strong>Projovem Campo - Saberes da Terra</strong><br /><br />O ProJovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.</p>]]>
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349
| <![CDATA[<p align="justify"><br />Implementado em 2005, a ação que se denominava Saberes da Terra integrou-se dois anos depois ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), cuja a gestão é da Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalidades, Adolescente, Trabalhador e Urbano.</p>]]>
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350
| <![CDATA[<p align="justify"><br />Em 2008, foram aprovados projetos de 19 estados e 19 instituições de Ensino Superior públicas, os quais estão sendo executados com a meta de atender a 35 mil jovens agricultores familiares. Em 2009 foram aprovadas 30.375 novas vagas a serem ofertadas por secretarias estaduais de educação de 13 estados.</p>]]>
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351
| <![CDATA[<p align="justify"><br />Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.</p>]]>
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352
| <![CDATA[<p align="justify"><br />Para 2010, a estimativa prévia dos estados projeta uma meta de 34.800 novas vagas. Os projetos devem ser apresentados por secretarias estaduais de educação e instituições públicas de ensino superior, em consonância com o <a href="/component/docman/?task=doc_download&gid=4809&Itemid=">Edital de Convocação nº 4/2010 – SECAD/MEC</a>. O prazo para postagem dos projetos encerra-se em 03 de junho de 2010.</p>]]>
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353
| <![CDATA[<p align="justify"><br />Para elaboração e envio de projetos para a edição 2009, além do <a href="/dmdocuments/projovem_projetobase2009.pdf" target="_blank">Projeto Base Projovem Campo</a>, os proponentes precisarão da seguinte documentação:</p>]]>
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354
| <![CDATA[<p align="justify"><br /><strong>Secretarias estaduais de Educação</strong></p>]]>
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355
| <![CDATA[<p align="justify"><a href="/dmdocuments/projovem_campo.pdf" target="_blank">Resolução/CD/FNDE nº 45 de 14 de agosto de 2009</a> - Estabelece os critérios e procedimentos para a transferência automática de recursos financeiros do Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra aos estados.<br /><a href="/dmdocuments/projovem_anexo.pdf" target="_blank">Anexo - Territórios e Cidadania</a><br /><a href="/component/docman/?task=doc_download&gid=2433&Itemid=" target="_blank">Formulário para elaboração do projeto pedagógico 2010</a></p>]]>
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356
| <![CDATA[<p align="justify"><br /><strong>Instituições de ensino superior públicas</strong></p>]]>
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357
| <![CDATA[<p align="justify"><a href="/component/docman/?task=doc_download&gid=2432&Itemid=" target="_blank">Resolução/CD/FNDE nº 66 de 28 de dezembro de 2009</a> - Altera a Resolução CD/FNDE nº 46, de 24 de agosto de 2009, que estabelece os critérios e procedimentos para a transferência de recursos financeiros do Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra às Instituições de Ensino Superior Públicas a partir de 2009.<br /><br /></p>]]>
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358
| <![CDATA[<p align="justify"><a href="/component/docman/?task=doc_download&gid=2431&Itemid=" target="_blank">Resolução/CD/FNDE nº 46 de 24 de agosto de 2009</a> - Estabelece os critérios e procedimentos para a transferência automática de recursos financeiros do Programa ProJovem Campo - Saberes da Terra às instituições de Ensino Superior públicas a partir de 2009.</p>]]>
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359
| <![CDATA[<p align="justify"> </p>]]>
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360
| <![CDATA[<p align="justify"><a href="ftp://ftp.fnde.gov.br/web/resolucoes_2008/res028_17062008.pdf" target="_blank">Resolução nº 28, 17/6/2008</a> - Dispõe sobre a descentralização de créditos orçamentários entre o FNDE e os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social da União.</p>]]>
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361
| <![CDATA[<p align="justify"> </p>]]>
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362
| <![CDATA[<p align="justify">O <a href="ftp://ftp.fnde.gov.br/web/resolucoes_2008/res028_17062008_termo_de_cooperacao.pdf" target="_blank">Termo de Cooperação</a> (instituições federais de ensino superior) ou o Plano de Trabalho – PTA (instituições públicas estaduais) devem ser preenchidos on line, no SAPENET, a ser acessado no site www.fnde.gov.br. Caso a instituição não tenha recebido senha, solicitar à Coordenação Geral de Educação do Campo.</p>]]>
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363
| <![CDATA[<p align="justify"><br />Anexo A e B</p>]]>
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364
| <![CDATA[<p align="justify"><br />As instituições de ensino Superior públicas, estaduais ou municipais, devem providenciar -além dos documentos necessárias as secretarias estaduais de educação referenciado acima a documentação de habilitação de que trata a <a href="ftp://ftp.fnde.gov.br/web/resolucoes_2009/res023_30042009.pdf" target="_blank">Resolução CD/FNDE nº 23, de 30 de abril de 2009</a>.</p>]]>
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365
| <![CDATA[<p align="justify"><br /><a href="/secretaria-de-educacao-continuada-alfabetizacao-diversidade-e-inclusao/programas-e-acoes/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14147-projovem-campo-saberes-da-terra">Clique aqui</a> e conheça algumas informações complementares sobre o Projovem Campo-Saberes da Terra.</p>]]>
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366
| <![CDATA[<p align="justify"> </p>]]>
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367
| <![CDATA[<p align="justify"><a href="/projovem-campo--saberes-da-terra?id=15678">Coleção dos Cadernos Pedagógicos do Programa Projovem Campo Saberes da Terra</a><br /><br /><br />Outras informações:<br />(61)2022-9003/9004/9011/7784 ou por meio do endereço eletrônico: <span id="cloak4a0fab9b960acff8466764e3a4743705">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.</span><script type='text/javascript'>
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