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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
Ele informou que o Ideb é usado como indicador de qualidade da educação no Brasil desde 2005 e que, desde 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas de dois em dois anos até 2021, por estudantes de cada escola, por municípios e por estado, em três níveis: os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), os anos finais (6º ao 9º ano) e o ensino ; médio.</p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
“Desde então, alunos do 1º ao 9º ano das redes pública e privada, juntas, do Ceará, têm superado todas as metas do Ideb - uma somatória do nível de aprendizagem em Português e Matemática às taxas de aprovação. Com isso, o desempenho dos alunos do Ceará do 1° ao 9° ano está acima da média nacional”, explicou.</p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
Ele informou ainda que, em 2019, conforme divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Estado manteve o bom desempenho nesta etapa. “Prova disso é que nove das 10 escolas com índices mais altos do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental são do Ceará”, salientou.</p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
Sérgio Aguiar considerou que o Ideb é um indicador que permite à gestão pública ter dimensão dos índices de aprendizado e pode orientar também o cumprimento de objetivos previstos nos planos nacional, estadual e municipais de educação. “O papel colaborativo entre as gestões (municipal e estadual) é fundamental para os resultados do Ideb, bem como reconhecer o mérito das redes municipais nesse processo”, acrescentou.</p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
O deputado fez ainda uma comparação sobre a situação da educação no Ceará há 20 anos, “no final do século passado”, e hoje e pontuou que “os avanços são notórios”. Segundo ele, o desafio antes era dar acesso à educação às crianças, criar uma rede estruturada para contemplar com condições para que as crianças desenvolvessem o aprendizado.</p>]]>
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163
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
“Não falta mais vaga para crianças no ensino fundamental, fortalecemos a rede de ensino médio por meio da instituição das escolas profissionalizantes, ao ponto de hoje não falarmos mas em 'acesso', mas em 'sucesso' da educação no Ceará”, disse.</p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
Para ele, “tivemos muitas vitórias, e a manutenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foi uma delas, decisiva para a formação de uma geração que começa a se estabelecer no mercado de trabalho”, disse.</p>]]>
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| <![CDATA[<p style="text-align: justify;">
Em aparte, o deputado Nizo Costa (PSB) lembrou que, quando estudante, no interior do Estado, a situação era de turmas de várias séries diferentes estudarem em uma mesma sala de aula, por falta de estrutura. “Hoje o avanço é muito grande, e a educação tem recebido no Ceará, desde a gestão de Cid Gomes (ex-governador), a atenção que um setor de tamanha importância merece. Os resultados estão sendo colhidos”, observou.<br />
PE/CG</p>]]>
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