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Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.3 Presença de textos justificados através de folhas de estilo 22 522 530 530 539 539 540 540 546 550 551 555 557 561 563 576 580 580 580 585 592 597 603
522 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"><p> <strong>WILSON FERREIRA JUNIOR</strong></p><p>Presidente do Conselho de Administração</p><p> <strong>Wilson Ferreira Junior</strong> é formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, desde 1981, e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Mackenzie, desde 1983. Cursou mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui várias especializações, dentre as quais Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Mackenzie), Marketing (Fundação Getúlio Vargas) e Administração de Distribuição de Energia Elétrica (Swedish Power Co.). Na Companhia Energética de São Paulo (Cesp) exerceu diversos cargos, incluindo o de diretor de Distribuição (1995 a 1998). Foi presidente da RGE de 1998 a 2000, presidente do Conselho de Administração da Bandeirante Energia S.A. de 2000 a 2001 e presidente da CPFL Paulista entre 2000 e 2002. Em 2002, tornou-se presidente da CPFL Energia, cargo que ocupou até 2016. Presidiu também a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) entre os anos de 2009 e 2010. Desde Julho&#160;de 2016 é Presidente da Eletrobras.&#160;<span style="font-size&#58;10.5pt;background-image&#58;initial;background-position&#58;initial;background-size&#58;initial;background-repeat&#58;initial;background-attachment&#58;initial;background-origin&#58;initial;background-clip&#58;initial;">Eleito&#160;membro do Conselho de Administração da Chesf desde agosto&#160;de 2016.</span>&#160;<br></p></div>]]>
530 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"></div>]]>
530 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <strong>Elvira Baracuhy Cavalcanti Presta</strong> é formada em Administração de Empresas, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com mestrado em Gestão Empresarial pela mesma instituição e pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Participou de programas de educação executiva na LSE (Londres), IMD (Suíça), ESADE (Espanha), University of Chicago Graduate School of Business (EUA) e Universidad Austral (Argentina) e fez o curso de formação de Conselheiros de Administração do IBGC. Atuou como Diretora Executiva de Planejamento e Controle da Neoenergia, de outubro de 2013 a agosto de 2016. Também atuou como conselheira fiscal da Norte Energia, durante um ano, como representante da Neoenergia. Foi Diretora de Finanças da MRS Logística, entre julho de 2010 e setembro de 2013, e Controller do Grupo Light, entre agosto de 2010 e junho de 2013. Desde fevereiro de 2019 é Diretora Financeira e de Relações com Investidores da Eletrobras.&#160;<span style="font-size&#58;10.5pt;background-image&#58;initial;background-position&#58;initial;background-size&#58;initial;background-repeat&#58;initial;background-attachment&#58;initial;background-origin&#58;initial;background-clip&#58;initial;">Eleito&#160;membro do Conselho de Administração da Chesf desde abril&#160;de 2019.</span><br></div>]]>
539 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"></div>]]>
539 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <strong>Fabio Lopes Alves</strong> é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco -&#160;UFPE, com especialização em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Entre 1996 e 1998, foi Diretor-Presidente da Companhia Energética de Pernambuco -&#160;Celpe. Em 2003, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Presidência da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco -&#160;Chesf. Atuou como&#160;Diretor Técnico da empresa Sistema de Transmissão Nordeste -&#160;STN, como&#160;Diretor Administrativo-Financeiro na Transnorte Energia S.A.&#160;-&#160;TNE e como&#160;Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia - MME. Integra os Conselhos de Administração da energia Sustentável do Brasil S.A. - ESBR e Norte Energia S.A. Exerce o cargo de&#160;Diretor-Presidente da Chesf&#160;<span style="text-align&#58;justify;">d</span><span style="text-align&#58;justify;">esde maio de 2018</span>.&#160;<span style="font-size&#58;10.5pt;background-image&#58;initial;background-position&#58;initial;background-size&#58;initial;background-repeat&#58;initial;background-attachment&#58;initial;background-origin&#58;initial;background-clip&#58;initial;">Eleito&#160;membro do Conselho de Administração da Chesf desde maio&#160;de 2018.</span><br></div>]]>
540 <![CDATA[<span style="text-align&#58;justify;">d</span>]]>
540 <![CDATA[<span style="text-align&#58;justify;">esde maio de 2018</span>]]>
546 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <strong></strong><div><strong>Fabio Malina Losso</strong> é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com título de Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Sócio de Losso Advogados, a partir de 1999, sociedade de advogados com atuação concentrada no direito empresarial, com notória experiência em temas corporativos e societários, governança e conformidade. Sócio-fundador de Priori Capital, criada em 1998, especializada em gestão patrimonial e empresarial, nomeada, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, administradora judicial em processos de Recuperação Judicial. É Membro Independente do Conselho de Administração da Eletrobras Eletronuclear S.A., eleito em 2019, da Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro, eleito em 2019 e do Banco da Amazônia S.A., eleito em 2019. Foi o Primeiro Diretor Estatutário de Governança, Risco e Compliance da Companhia Paranaense de Energia – Copel (2016 – 2018), responsável pela estruturação, implantação e aprimoramento de mecanismos de governança corporativa, controles internos, gestão de riscos e compliance. Sua gestão foi reconhecida com o primeiro lugar no ranking de governança das estatais da FGV-SP e oitavo lugar geral (primeiro das empresas estatais) das 100 maiores empresas brasileiras, do Ranking de Relatórios Corporativos da Transparência Internacional. Foi Membro do Conselho de Administração da Copel Telecom, primeiro lugar no ranking da Anatel em qualidade de serviço, no Paraná. Na The University of Chicago é membro de conselho desde 2009, tendo sido Presidente do Conselho Internacional do Reitor da The Harris School of Public Policies (2014 – 2015). Foi liquidante do Banco de Desenvolvimento do Paraná S/A – BADEP (2011 – 2013), instituição financeira de desenvolvimento, membro do Conselho Diretor do Fundo Especial de Segurança Pública do Estado do Paraná – Funesp (2012 – 2013) e Secretário do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná – CETRAN, de 2012 a 2013.&#160;Designado membro do Conselho de Administração da Chesf desde novembro de 2019&#160;.</div><div><br><br></div></div>]]>
550 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <strong>Robstaine Alves Saraiva</strong>&#160;é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Empregado de carreira da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf, desde 1983, exerceu diversos cargos tais como Engenheiro de Manutenção Elétrica das Usinas do Complexo de Paulo Afonso, Gerente de Serviço na Regional de Paulo Afonso, Adjunto da Diretoria de Operação, Engenheiro de Manutenção da Geração, Assessor da Superintendência de Manutenção e Engenheiro de Qualidade da Manutenção da Geração. Atuou na Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social - FACHESF como Diretor de Benefícios entre 2006 e 2010. Integrou o Conselho Fiscal da FACHESF, ocupando a função de Presidente do Conselho. Designado&#160;membro do Conselho de Administração,&#160;como representante eleito dos empregados,&#160;desde abril de&#160;2019.​<br></div>]]>
551 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <br> </div>]]>
555 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <strong>Luiz&#160;Roberto&#160;Bezerra</strong>&#160;é formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ, com pós graduação em Engenharia Elétrica – Processamento de Sinais pela mesma instituição e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ. Possui, também, MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes e MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC/RJ. Atuou, como empregado de carreira de Furnas Centrais Elétricas, por 35 anos, exercendo diversos cargos nas áreas administrativa, governança corporativa, técnica e comercial. Foi membro do Conselho de Administração da Santo Antônio Energia S.A e membro do Conselho Deliberativo da Fundação Real Grandeza – Fundo de Pensão dos empregados de Furnas e Eletronuclear. Atualmente, na Fundação Getúlio Vargas – FGV Energia, atua como Superintendente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social, Coordenador Interno e Pesquisador de Projetos de P&amp;D, no âmbito da Aneel, com foco em energia renováveis complementares, recursos energéticos distribuídos, smart grid, eficiência energética, sustentabilidade, arranjos produtivos locais, economia circular e economia compartilhada. É orientador de TCCs do MBA em Setor Elétrico e do MBA Executivo em Administração de Negócios do Setor Elétrico, ambos da FGV.&#160;<span style="font-size&#58;10.5pt;background-image&#58;initial;background-position&#58;initial;background-size&#58;initial;background-repeat&#58;initial;background-attachment&#58;initial;background-origin&#58;initial;background-clip&#58;initial;">Eleito&#160;membro do Conselho de Administração da Chesf desde abril&#160;de 2019.</span><br></div>]]>
557 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <br> </div>]]>
561 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <strong>Renê Sanda</strong> é formado em Estatística pela Universidade de São Paulo – USP. Possui mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo – USP, MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC-Brasília e Commercial and Investment Banking Program Professional Development Center – Citibank – Fort Lauderdale (USA). Profissional com sólida trajetória no mercado financeiro, com passagens relevantes nas áreas de tesouraria, gestão de riscos e operações internacionais. Experiência no gerenciamento de tesouraria interna e externa, reestruturação de negócios, elaboração e revisão de estratégia, implantação e gerenciamento de controles internos e gestão de riscos. Vem atuando há mais de dez anos como conselheiro fiscal e de administração em diversas empresas onde participou de operações de M&amp;A, fechamento de capital e IPO de subsidiárias.&#160;<span style="font-size&#58;10.5pt;background-image&#58;initial;background-position&#58;initial;background-size&#58;initial;background-repeat&#58;initial;background-attachment&#58;initial;background-origin&#58;initial;background-clip&#58;initial;">Eleito&#160;membro do Conselho de Administração da Chesf desde abril&#160;de 2019.</span><br></div>]]>
563 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <br> </div>]]>
576 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <strong>Hélio Mourinho Garcia Junior</strong> é formado em Guarda Marinha e Bacharel em Administração pela Escola Naval, tendo sido promovido ao posto de Contra-Almirante e Vice-Almirante, entrando para a reserva remunerada em maio de 2017. Realizou o curso de pós-graduação em Aperfeiçoamento de Intendência para Oficiais, mestrado em Comando e Estado-Maior pela Escola de Guerra Naval, e o Curso de Altos Estudos da Escola Superior de Guerra – ESG. Participou de diversas comissões, destacando-se Membro da Comissão de Promoção de Oficiais. Atuou como Diretor de Abastecimento da Marinha, Gerente de Administração e Finanças da Coordenadoria-Geral do Desenvolvimento do Submarino Nuclear, Presidente da Caixa de Construções de Casas Para o Pessoal da Marinha, Chefe de Gabinete da Secretaria-Geral da Marinha, Assessor Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha, Diretor do Centro de Controle de Inventários da Marinha, Assessor de Planejamento Orçamentário do Estado-Maior da Armada, Diretor do Centro de Catalogação das Forças Armadas do Estado-Maior das Forças Armadas, Assessor Administrativo da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa em Washington, DC – EUA, Gestor da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Atuou, também, na Diretoria de Administração da Marinha, como Gestor do Batalhão de Serviços da Divisão Anfíbia do Corpo de Fuzileiros Navais. Foi membro do Conselho de Administração da Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON, Presidente do Conselho Fiscal da Empresa AMAZUL, Presidente do Conselho de Gestão da Caixa de Construções de Casas Para o Pessoal da Marinha, Presidente do Conselho de Gestão da Diretoria de Abastecimento da Marinha, Membro do Conselho de Administração da Associação de Cooperação e Apoio Naval e Presidente do Conselho de Gestão da Associação de Cooperação e Apoio Naval. Indicado<span style="font-size&#58;10.5pt;background-image&#58;initial;background-position&#58;initial;background-size&#58;initial;background-repeat&#58;initial;background-attachment&#58;initial;background-origin&#58;initial;background-clip&#58;initial;">&#160;como membro&#160;titular do&#160;Conselho Fiscal&#160;da Chesf desde abril&#160;de 2019.</span><br></div>]]>
580 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"><strong>Henrique Alves Santos</strong> é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa - MG (2002), MBA&#160;em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos pela Faculdade de Ciências Venceslau Braz – PR (2015), Curso de Extensão em Responsabilidade Fiscal na Gestão Pública e Curso em Análise de Empresas Estatais – Módulos I e II. Profissionalmente, atuou na Controladoria Geral da União - CGU e desde 2009 é servidor de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional - STN onde exerce a função de Coordenador-Geral de Execução e Controle de Operações Fiscais, desde março/2019, tendo exercido as funções de Coordenador das Operações de Crédito, de novembro/2016 a março/2019, Gerente de Operações de Fomento Rural e Agroindustrial, de março/2015 a novembro/2016, e Gerente de Projetos da Coordenação Geral das Operações de Crédito, de novembro/2012 a março/2015.&#160;Indicado como membro titular do Conselho Fiscal da Chesf desde junho de 2020.<br><span style="font-size&#58;10.5pt;text-align&#58;justify;background-image&#58;initial;background-position&#58;initial;background-size&#58;initial;background-repeat&#58;initial;background-attachment&#58;initial;background-origin&#58;initial;background-clip&#58;initial;"><span style="text-align&#58;justify;">.</span></span><br></div>]]>
580 <![CDATA[<span style="font-size&#58;10.5pt;text-align&#58;justify;background-image&#58;initial;background-position&#58;initial;background-size&#58;initial;background-repeat&#58;initial;background-attachment&#58;initial;background-origin&#58;initial;background-clip&#58;initial;"><span style="text-align&#58;justify;">.</span></span>]]>
580 <![CDATA[<span style="text-align&#58;justify;">.</span>]]>
585 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <span style="line-height&#58;107%;"> <strong></strong></span><strong>Felipe Baptista da Silva</strong> é graduado em Relações Internacionais&#160;pela Universidade Estácio de Sá - RJ, com MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas – RJ e MBA Executivo em Negócios Financeiros pelo IBMEC – RJ. Possui curso de Extensão em Normas Internacionais de Contabilidade para Gestores pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – SP e participou do The Minerva Program, pela George Washington University Shool of Business, em Washington, DC– USA. É funcionário de carreira da Centrais Elétricas Brasileiras S. A. – Eletrobras desde junho/2008, onde atua como Superintendente de Planejamento e Controle, tendo exercido as funções de Gerente do Departamento de Desenvolvimento de Negócios, Gerente da Divisão de Risco e Rentabilidade&#160; e analista financeiro na Divisão de Negociação de Projetos. Indicado como membro titular do Conselho Fiscal da Chesf desde agosto de 2019.<br></div>]]>
592 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <strong>Jairez Elói de Sousa Paulista </strong>é formado em Administração de Empresas, especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos e Mestrado em Gestão Empresarial. Atuação profissional preponderante na área de Administração, com experiências e trabalhos desenvolvidos em todos os segmentos de atividades desta área, tais como planejamento, orçamento e finanças, logística, organização, sistemas e métodos, sistemas de qualidade, tecnologia da informação e em administração de recursos humanos/gestão de pessoas. Tem significativa experiência em Gestão da Ética Pública, tendo sido Presidente de Comissão Setorial de Ética por vários exercícios e ponto focal junto à Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Exerceu, também, docência universitária por mais de vinte anos, em disciplinas de Administração Geral. Atuou também como Membro do Conselho de Fiscal da Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobras e também do Conselho Fiscal da Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte. Indicado como&#160;membro suplente do Conselho Fiscal da Chesf desde abril de 2017.<br></div>]]>
597 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <strong><strong>Lucas Vieira Matias</strong></strong>&#160;é&#160;bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas – SP (2005), MBA em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Ciências Venceslau Braz – PR (2018). Possui diversos cursos de aperfeiçoamento, tais como&#58; Curso Intensivo de Econometria – ESAF (2015), Curso de Gerenciamento de Projetos - ESAF (2012), Curso de Derivativos BM&amp;FBovespa/Banco do Brasil (2011). Funcionário de carreira do Ministério da Fazenda desde 2009, onde atua como Gerente de Análise e Monitoramento de Operações Fiscais, desde janeiro/2018, tendo exercido as funções de Gerente de Operações de Fomento às Exportações, de dezembro/2016 a janeiro/2018, e Chefe de divisão da Coordenação-Geral de Acompanhamento da Produção Agropecuária, de agosto/2012 a dezembro/2016.&#160;Indicado como membro suplente do Conselho Fiscal da Chesf desde junho de 2020.<br></div>]]>
603 <![CDATA[<div style="text-align&#58;justify;"> <strong>Evandro César Dias Gomes</strong>&#160;é formado em Comunicação Social&#160;e&#160;em Direito, com&#160;Mestrado em Direitos Fundamentais&#160;pelo Programa de Pós-graduação&#160;em Direito, todos pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, RS.&#160;Atualmente é Diretor Superintendente da Banrisul Armazéns Gerais S.A., professor do Centro Universitário La Salle e sócio-proprietário do escritório Dias Gomes &amp; Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito e de Comunicação Social, com ênfase em Direito Civil, Imobiliário e Administrativo e comunicação para o setor púb​lico​. Indicado como&#160;membro suplente do Conselho Fiscal da Chesf desde abril de 2017.​<br></div>]]>