54
| <![CDATA[<a href="http://brasil.gov.br" style="background:#7F7F7F; height: 20px; padding:4px 0 4px 10px; display: block; font-family:sans,sans-serif; text-decoration:none; color:white; ">Portal do Governo Brasileiro</a>]]>
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265
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;"> Índice de Competitividade</span>]]>
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266
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Descrição:</strong><span style="font-weight: 400;"> Os dados apresentam os resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, em nível Brasil e individual, para cada um dos 65 municípios avaliados. O índice permite avaliar e monitorar o nível de competitividade a partir da avaliação das condições da oferta de equipamentos e serviços local, ambiente de negócios e a rede empresarial, as condições da infraestrutura de serviços básicos para receber os visitantes e o seu posicionamento de mercado do destino pesquisado, possibilitando o planejamento por parte dos gestores públicos pelos resultados levantados em suas 13 dimensões, bem como pela série histórica que se forma desde 2008.</span></p>]]>
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266
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;"> Os dados apresentam os resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, em nível Brasil e individual, para cada um dos 65 municípios avaliados. O índice permite avaliar e monitorar o nível de competitividade a partir da avaliação das condições da oferta de equipamentos e serviços local, ambiente de negócios e a rede empresarial, as condições da infraestrutura de serviços básicos para receber os visitantes e o seu posicionamento de mercado do destino pesquisado, possibilitando o planejamento por parte dos gestores públicos pelos resultados levantados em suas 13 dimensões, bem como pela série histórica que se forma desde 2008.</span>]]>
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267
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Formato:</strong><span style="font-weight: 400;"> CSV</span></p>]]>
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267
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;"> CSV</span>]]>
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268
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Referência:</strong><span style="font-weight: 400;"> O estudo utiliza a metodologia de pesquisa sobre competitividade desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Ministério do Turismo e o SEBRAE Nacional, que foi ;aplicada nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014 e 2015 em ;65 municípios.</span></p>]]>
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268
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;"> O estudo utiliza a metodologia de pesquisa sobre competitividade desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Ministério do Turismo e o SEBRAE Nacional, que foi ;aplicada nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014 e 2015 em ;65 municípios.</span>]]>
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272
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;"> Departamento de Estudos Econômicos e Pesquisas (DEPES)</span>]]>
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278
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna A</span>]]>
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281
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">UF</span>]]>
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284
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Unidade da Federação</span>]]>
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289
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna B</span>]]>
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292
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Destino</span>]]>
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295
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Município</span>]]>
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300
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna C</span>]]>
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303
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Tipo</span>]]>
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306
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Capital / Não Capital</span>]]>
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311
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna D</span>]]>
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314
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Índice Geral</span>]]>
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317
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Para que fossem obtidos os índices de competitividade de cada destino, realizaram-se somas ponderadas dos índices obtidos em cada uma das 13 dimensões avaliadas. Assim, os pontos obtidos em cada pergunta foram somados e multiplicados pelo peso da variável correspondente. O somatório desses cálculos corresponde aos índices de cada dimensão</span>]]>
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322
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna E</span>]]>
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325
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Infraestrutura</span>]]>
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328
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Para compor o resultado da dimensão Infraestrutura geral, foram avaliados quesitos referentes às seguintes variáveis: capacidade de atendimento médico para o turista no destino; estrutura urbana nas áreas turísticas; fornecimento de energia; e serviço de proteção ao turista*</span>]]>
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333
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna F</span>]]>
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336
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Acesso</span>]]>
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339
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Analisou-se a dimensão Acesso por meio das seguintes variáveis: acesso aéreo; acesso rodoviário; acesso aquaviário; acesso ferroviário; sistema de transporte no destino e proximidade de grandes centros emissivos de turistas*</span>]]>
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344
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna G</span>]]>
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347
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Serviço e Equipamento</span>]]>
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350
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">A dimensão Serviços e equipamentos turísticos foi dividida nas seguintes variáveis: sinalização turística; centro de atendimento ao turista; espaços para eventos; capacidade dos meios de hospedagem; capacidade do turismo receptivo; estrutura de qualificação para o turismo; e capacidade dos restaurantes*</span>]]>
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355
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna H</span>]]>
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358
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Atrativos</span>]]>
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361
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">O índice desta dimensão é composto a partir da análise das variáveis atrativos naturais; atrativos culturais; eventos programados; e realizações técnicas, científicas ou artísticas*.</span>]]>
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366
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna I</span>]]>
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369
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Marketing</span>]]>
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372
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Na composição do índice da dimensão, consideraram-se aspectos avaliados nas seguintes variáveis: plano de marketing; participação em feiras e eventos; promoção do destino; e estratégias de promoção digital*</span>]]>
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377
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna J</span>]]>
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380
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Políticas Públicas</span>]]>
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383
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Analisou-se a dimensão Políticas públicas seguindo as variáveis: estrutura municipal para apoio ao turismo; grau de cooperação com o governo estadual; grau de cooperação com o governo federal; planejamento para a cidade e para a atividade turística; e grau de cooperação público-privada*</span>]]>
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388
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna K</span>]]>
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391
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Cooperação Regional</span>]]>
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394
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Governança; projetos de cooperação regional; planejamento turístico regional; roteirização; e promoção e apoio à comercialização de forma integrada foram as variáveis analisadas nesta dimensão.</span>]]>
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399
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna L</span>]]>
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402
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Monitoramento</span>]]>
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405
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">As variáveis que compõem o índice desta dimensão são pesquisas de demanda, pesquisas de oferta, sistema de estatísticas do turismo, medição dos impactos da atividade turística e setor específico de estudos e pesquisa*</span>]]>
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410
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna M</span>]]>
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413
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Economia Local</span>]]>
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416
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Na dimensão Economia Local, consideraram-se as seguintes variáveis: </span>]]>
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417
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">aspectos da economia local; infraestrutura de comunicação; infraestrutura e facilidades para negócios; e empreendimentos ou eventos alavancadores*</span>]]>
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422
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna N</span>]]>
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425
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Capacidade Empresarial</span>]]>
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428
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">A dimensão Capacidade empresarial é analisada por meio das seguintes variáveis: capacidade de qualificação e aproveitamento do pessoal local; presença de grupos nacionais ou internacionais do setor de turismo; concorrência; e barreiras de entrada e geração de negócios e empreendedorismo*</span>]]>
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433
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna O</span>]]>
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436
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Aspectos Sociais</span>]]>
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439
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Na dimensão Aspectos Sociais, as variáveis analisadas foram: acesso à educação; empregos gerados pelo turismo; uso de atrativos e equipamentos turísticos pela população; cidadania, sensibilização e participação na atividade turística; e política de enfrentamento e prevenção à exploração de crianças e adolescentes*</span>]]>
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444
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Coluna P</span>]]>
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447
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Aspectos Ambientais</span>]]>
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450
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">As variáveis que compõe o índice desta dimensão são: estrutura e legislação municipal de meio ambiente; atividades em curso potencialmente poluidoras; rede pública de distribuição de água; rede pública de coleta e tratamento de esgoto; coleta e destinação pública de resíduos e patrimônio natural; e unidades de conservação no território municipal*</span>]]>
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455
| <![CDATA[<span style="font-weight: 400;">Conforme conceito definido no Relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional disponível em: <a href="http://www.turismo.gov.br/assuntos/5302-%C3%ADndice-de-competitividade-do-turismo-nacional.html" target="_blank">http://www.turismo.gov.br/assuntos/5302-%C3%ADndice-de-competitividade-do-turismo-nacional.html</a></span>]]>
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456
| <![CDATA[<span style="color: blue;"><span style="text-decoration: underline;">Download</span></span>]]>
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456
| <![CDATA[<span style="text-decoration: underline;">Download</span>]]>
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467
| <![CDATA[<span style="color: #ffffff;">*</span>]]>
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226
| <![CDATA[<script type="text/javascript">
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240
| <![CDATA[<script>!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0],p=/^http:/.test(d.location)?'http':'https';if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=p+'://platform.twitter.com/widgets.js';fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document, 'script', 'twitter-wjs');</script>]]>
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248
| <![CDATA[<script>(function(d, s, id) {
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