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Lista com todos os sítios que foram verificados pela TIC Web Acessibilidade. Dentro de cada domínio, há informações detalhadas sobre as páginas coletadas, bem como os erros e avisos de cada uma *.

Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 22 61 207 306 317 402 403 404 406 407 411 413 415 417 419 421 423 425 427 429 431 433 435
1.1.4 Presença de CSS(s) interno 2 19 21
1.1.6 Presença de javascript(s) interno 2 325 336
1.1.8 Não foram respeitados os Padrões Web CSS 368 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
61 <![CDATA[<a href="http://brasil.gov.br" style="background:#7F7F7F; height: 20px; padding:4px 0 4px 10px; display: block; font-family:sans,sans-serif; text-decoration:none; color:white; ">Portal do Governo Brasileiro</a>]]>
207 <![CDATA[<dl class="portlet portletNavigationTree" style="display:none"> <dt class="portletHeader hiddenStructure"> <span class="portletTopLeft"></span> Navegação <span class="portletTopRight"></span> </dt> <dd class="portletItem lastItem"> <ul class="navTree navTreeLevel0"> <li class="navTreeItem visualNoMarker section-nova-identidade-digital"> <a href="conteudos-de-marcacao/conheca-o-novo-modelo-da-identidade-digital-padrao-do-governo-federal.html" title="" class="state-published contenttype-link"> <span>Conheça a identidade digital do governo</span> </a> </li> <li class="navTreeItem visualNoMarker section-manuais"> <a href="http://secom.gov.br/atuacao/comunicacao-digital/portal-institucional-padrao" title="" class="state-published contenttype-link"> <span>Manuais</span> </a> </li> </ul> <span class="portletBottomLeft"></span> <span class="portletBottomRight"></span> </dd> </dl>]]>
306 <![CDATA[<dl class="portalMessage info" id="kssPortalMessage" style="display:none"> <dt>Info</dt> <dd></dd> </dl>]]>
317 <![CDATA[<div id="viewlet-social-like" style="display:none;"> <div class="sociallike-network-facebook"> <!-- Facebook --> <div class="fb-like" data-href="http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/contratacoes-publicassustentaveis" data-send="false" data-action="" data-layout="button_count" data-width="90px" data-show-faces="false"></div> </div> <div class="sociallike-network-twitter"> <!-- Twitter --> <a href="https://twitter.com/share" class="twitter-share-button" data-count="horizontal" data-via="" data-url="http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/contratacoes-publicassustentaveis" data-lang="pt-br" data-text="Contato">Tweet</a> <script>!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0],p=/^http:/.test(d.location)?'http':'https';if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=p+'://platform.twitter.com/widgets.js';fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document, 'script', 'twitter-wjs');</script> <noscript> <a href="http://twitter.com/home?status=http%3A%2F%2Fcpsustentaveis.planejamento.gov.br%2Fcontratacoes-publicassustentaveis">Tweet</a> </noscript> </div> <div class="sociallike-network-gplus"> <!-- Google+ --> <div class="g-plusone" data-annotation="bubble" data-size="medium" data-href="http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/contratacoes-publicassustentaveis" data-lang="pt-br"></div> </div> </div>]]>
402 <![CDATA[<div style="text-align: justify;">As contrata&ccedil;&otilde;es governamentais, no Brasil, movimentam recursos em cerca de 10 a 15% do produto interno bruto (PIB). Avalia-se, hoje, que as decis&otilde;es de compras p&uacute;blicas abrangem um contexto muito amplo, cujas dimens&otilde;es abrangem o social, o econ&ocirc;mico, o ambiental, o pol&iacute;tico, o espacial, o &eacute;tico, entre outros. Induz transforma&ccedil;&otilde;es estruturais que geram impacto na produ&ccedil;&atilde;o, no consumo e no desfazimento ambientalmente adequado. Al&eacute;m disso, as contrata&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas v&ecirc;m desempenhando papel fundamental na implementa&ccedil;&atilde;o das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, no fomento &agrave;s inova&ccedil;&otilde;es tecnol&oacute;gicas, na transpar&ecirc;ncia e controle social, pois essas contrata&ccedil;&otilde;es mobilizam tanto o setor governamental, quanto a iniciativa privada, e, consequentemente, refletem em toda a sociedade.</div>]]>
403 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"> ;</div>]]>
404 <![CDATA[<div style="text-align: justify;">Nessa linha, em 2010, a Lei n&ordm; 12.349, alterou a Lei n&ordm; 8.666, de 21 de junho de 1993, incluiu a promo&ccedil;&atilde;o do desenvolvimento nacional sustent&aacute;vel entre os princ&iacute;pios a serem garantidos na licita&ccedil;&atilde;o. Dessa forma, os gestores p&uacute;blicos devem considerar vari&aacute;veis de sustentabilidade em todas as etapas da contrata&ccedil;&atilde;o.</div>]]>
406 <![CDATA[<div style="text-align: justify;">Assim, por meio das contrata&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas sustent&aacute;veis, o Estado contribuiu com o preceito constitucional que institui o direito de todos a um ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum de todos e essencial &agrave; sadia qualidade de vida. Cabendo tamb&eacute;m ao Estado Brasileiro e &agrave; coletividade o dever de defend&ecirc;-lo e preserv&aacute;-lo para as presentes e futuras gera&ccedil;&otilde;es.</div>]]>
407 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"> ;</div>]]>
411 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">Em primeiro lugar, desenvolver uma pol&iacute;tica de contrata&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas que leve em considera&ccedil;&atilde;o crit&eacute;rios de sustentabilidade, sendo que esta possui grande relev&acirc;ncia por se tratar de um instrumento indutor que pode influenciar o mercado e os padr&otilde;es de consumo. O setor p&uacute;blico est&aacute; entre os grandes consumidores do mercado, gastando cerca de 10 a 15% do PIB.</span></div>]]>
413 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">A licita&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica n&atilde;o &eacute; somente um procedimento administrativo que visa suprir a administra&ccedil;&atilde;o com bens, servi&ccedil;os e obras necess&aacute;rias ao seu funcionamento. Deve ser orientada para implementar pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que induzam a um padr&atilde;o de consumo e produ&ccedil;&atilde;o que atenda ao interesse p&uacute;blico de uma sociedade mais justa e igualit&aacute;ria, sem comprometer o bem estar das gera&ccedil;&otilde;es futuras.</span></div>]]>
415 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">As contrata&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas precisam incentivar o mercado nacional a ajustar-se &agrave; nova realidade da sustentabilidade que est&aacute; se tornando o fator diferencial na competi&ccedil;&atilde;o internacional do s&eacute;culo XXI.</span></div>]]>
417 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">A segunda raz&atilde;o &eacute; que adquirir produtos de menor impacto ambiental representa obter a contrata&ccedil;&atilde;o mais vantajosa, ainda que eventualmente n&atilde;o seja o menor pre&ccedil;o dispon&iacute;vel no mercado quando comparado com o de produtos convencionais. Embora possam ser considerados similares, carecem de atributos fundamentais para atender ao interesse p&uacute;blico da preserva&ccedil;&atilde;o do meio ambiente e do bem estar social. Esses s&atilde;o os objetivos maiores da atua&ccedil;&atilde;o do Estado, conforme estabelece o art. 225 da Constitui&ccedil;&atilde;o Federal.</span></div>]]>
419 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">Produtos, servi&ccedil;os e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo aparente no momento da contrata&ccedil;&atilde;o, s&atilde;o mais econ&ocirc;micos no longo prazo. Isso porque reduzem os gastos do Estado com pol&iacute;ticas de repara&ccedil;&atilde;o de danos ambientais, t&ecirc;m maior durabilidade, menor consumo de energia e materiais, e incentivam o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecada&ccedil;&atilde;o tribut&aacute;ria.</span></div>]]>
421 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">A terceira raz&atilde;o &eacute; que a exig&ecirc;ncia de crit&eacute;rios ambientais, sociais e econ&ocirc;micos nas contrata&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas, confere coer&ecirc;ncia &agrave; atua&ccedil;&atilde;o do comprador p&uacute;blico relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econ&ocirc;mico e social, integrando a atua&ccedil;&atilde;o das &aacute;reas meio com as pol&iacute;ticas implementadas pelas &aacute;reas fim.</span></div>]]>
423 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">O Estado, enquanto grande consumidor de bens, servi&ccedil;os e obras, deve dar o exemplo, sensibilizando os demais consumidores sobre as complica&ccedil;&otilde;es ambientais e sociais associadas aos diferentes tipos de compras, reafirmando o comprometimento com empresas que possuam &eacute;tica e boas pr&aacute;ticas em rela&ccedil;&atilde;o ao meio ambiente e ao desenvolvimento econ&ocirc;mico e social.</span></div>]]>
425 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">As contrata&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas sustent&aacute;veis podem abranger por exemplo a aquisi&ccedil;&atilde;o de computadores verdes, equipamento de escrit&oacute;rio feitos de madeira certificada, papel recicl&aacute;vel, transporte p&uacute;blico movido a energia mais limpa, alimentos org&acirc;nicos para as cantinas, eletricidade produzida por fontes de energia renov&aacute;veis, sistemas de ar condicionado de acordo com as solu&ccedil;&otilde;es ambientais de ponta, bem como a contrata&ccedil;&atilde;o de edif&iacute;cios energeticamente eficientes.</span></div>]]>
427 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">A sele&ccedil;&atilde;o da proposta mais vantajosa ao interesse p&uacute;blico deve eleger os bens e servi&ccedil;os cujas caracter&iacute;sticas atendam a especifica&ccedil;&otilde;es adequadas, tanto em termos de qualidade e funcionalidade, quanto dos princ&iacute;pios e deveres do Estado definidos na Constitui&ccedil;&atilde;o Federal.</span></div>]]>
429 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">Assim, a Administra&ccedil;&atilde;o tem o dever de selecionar os bens, servi&ccedil;os e obras mais vantajosos, em sentido amplo, n&atilde;o abrangendo somente o pre&ccedil;o, mas tamb&eacute;m a qualidade e a conformidade com o devedor do Estado de prote&ccedil;&atilde;o ao meio ambiente.</span></div>]]>
431 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">Os primeiros passos importantes, na fase interna s&atilde;o:</span></div>]]>
433 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">1&ordm; Identificar os bens, servi&ccedil;os e obras mais adquiridos para analisar a viabilidade de adotar exig&ecirc;ncias de sustentabilidade nas licita&ccedil;&otilde;es futuras, optando por produtos equivalentes que causem menor impacto ambiental e, que por exemplo, tenham maior efici&ecirc;ncia energ&eacute;tica. Tamb&eacute;m devem ser exigidas pr&aacute;ticas sustent&aacute;veis nas execu&ccedil;&otilde;es dos servi&ccedil;os e obras.</span></div>]]>
435 <![CDATA[<div style="text-align: justify;"><span class="e_conteudo1">2&ordm; Verificar a disponibilidade no mercado e demonstrar ao mercado o aumento da demanda por produtos mais sustent&aacute;veis. H&aacute; grande oferta em rela&ccedil;&atilde;o a muitos produtos. Acesse o Portal de Compra do Governo Federal com Crit&eacute;rios de Sustentabilidade: <a href="http://comprasnet.gov.br/acesso.asp?url=/Livre/Catmat/Conitemmat1.asp">CATMAT</a></span></div>]]>
19 <![CDATA[<style type="text/css" media="screen">@import url(http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/assets/portal_css/Sunburst-Theme/resourceProducts.Doormat.stylesheetsdoormat.css);</style>]]>
21 <![CDATA[<style type="text/css" media="screen">@import url(http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/assets/portal_css/Sunburst-Theme/resourcecollective.uploadcssbootstrap.min.css);</style>]]>
325 <![CDATA[<script>!function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0],p=/^http:/.test(d.location)?'http':'https';if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=p+'://platform.twitter.com/widgets.js';fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document, 'script', 'twitter-wjs');</script>]]>
336 <![CDATA[<script type="text/javascript"> jQuery(function () { jQuery("div#viewlet-social-like").each(function(){ jQuery(this).fadeIn(3000); jQuery(this).removeAttr("style"); }); }); </script>]]>
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