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Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 1 316
316 <![CDATA[<p align="justify"><br /> <strong>RESUMO</strong>: O projeto de Interven&ccedil;&atilde;o Pedag&oacute;gica que desenvolvemos foi estudo sobre as viv&ecirc;ncias festivas do per&iacute;odo da coloniza&ccedil;&atilde;o do munic&iacute;pio de Marechal C&acirc;ndido Rondon, na conjuntura dos anos de 1940/70. Nesse per&iacute;odo, a arte de festejar representou uma atividade significativa na vida desta comunidade; oposto ao que habitualmente imaginamos os migrantes que participaram efetivamente do processo de coloniza&ccedil;&atilde;o n&atilde;o restringiram suas preocupa&ccedil;&otilde;es apenas em torno da transforma&ccedil;&atilde;o da mata em espa&ccedil;o de cultivo. Estes, em sua maioria, ga&uacute;chos e catarinenses, necessitaram reestruturar o seu modo de serem, suas tradi&ccedil;&otilde;es culturais, as suas artes de festejar. Neste contexto, a partir dos espa&ccedil;os das viv&ecirc;ncias festivas dos migrantes elegemos a Kerbfest como cen&aacute;rio da arte de festejar. Considerando que os rituais festivos agregam pr&aacute;ticas que sofrem constantes reformula&ccedil;&otilde;es; estas mudan&ccedil;as e perman&ecirc;ncias fomentam a possibilidade de compreendermos sua Hist&oacute;ria, partindo do entendimento que o universo festivo revela a organiza&ccedil;&atilde;o social em torno de valores, significados, sentimentos, revelando o seu modo de ser e sua hist&oacute;ria permitindo ir al&eacute;m das express&otilde;es locais. Para o desenvolvimento do presente estudo, optamos pelas <br /> reflex&otilde;es e an&aacute;lises da Nova Hist&oacute;ria e da Nova Hist&oacute;ria Cultural, por entendermos que estas se caracterizam como tend&ecirc;ncias din&acirc;micas e criativas no contexto da produ&ccedil;&atilde;o historiogr&aacute;fica contempor&acirc;nea. Como metodologias para o desenvolvimento desta pesquisa elegeram as imagens fotogr&aacute;ficas e a fonte oral por considerarmos que estas possibilitam analisar as representa&ccedil;&otilde;es que os pr&oacute;prios migrantes constroem e reconstroem sobre os eventos festivos nos quais foram protagonistas. ;<br /> <br /> <br /> <a target="_blank" href="https://www.google.com/url?q=http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_unioeste_hist_pdp_neiva_salete_kern_maccari.pdf&amp;sa=U&amp;ei=VsfjU6SDIoGr8gGWj4HIDw&amp;ved=0CAUQFjAA&amp;client=internal-uds-cse&amp;usg=AFQjCNEsyeYT7rjs-tjn_0TxcfR-4RrpVg">Produ&ccedil;&atilde;o Did&aacute;tico Pedag&oacute;gica</a><br /> <br /> <a target="_blank" href="https://www.google.com/url?q=http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_unioeste_hist_artigo_neiva_salete_kern_maccari.pdf&amp;sa=U&amp;ei=VsfjU6SDIoGr8gGWj4HIDw&amp;ved=0CAYQFjAB&amp;client=internal-uds-cse&amp;usg=AFQjCNF9-QyKBE0fY6D5_CDCGksDTWYEJA">Artigo</a></p>]]>