Logo CEWEB.br Logo NIC.br Logo CGI.br
Home Sobre o projeto

Sites Verificados

Lista com todos os sítios que foram verificados pela TIC Web Acessibilidade. Dentro de cada domínio, há informações detalhadas sobre as páginas coletadas, bem como os erros e avisos de cada uma *.

Recomendações Avaliadas
3.11 Garantir a leitura e compreensão das informações.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 1 317
317 <![CDATA[<p align="justify"><br /> <strong>RESUMO:</strong> Este trabalho &eacute; resultado de estudos realizados no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Secretaria de Estado da Educa&ccedil;&atilde;o do Paran&aacute;, turma 2010/2012. O objetivo consistiu em propor sugest&otilde;es de a&ccedil;&otilde;es pedag&oacute;gicas, aos professores das s&eacute;ries finais do ensino fundamental, das escolas p&uacute;blicas do estado do Paran&aacute;, contemplando uma abordagem inclusiva junto a alunos com dificuldades de aprendizagem. Este estudo pautou-se principalmente nos te&oacute;ricos de: Vigotski (1998), Pain (1992) e Lib&acirc;neo (1997). Nos pareceres de Vigotski (1998) buscamos aprofundar o conhecimento relacionado ao processo de desenvolvimento e de aprendizagem na vida escolar dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Tendo como ponto de partida a compreens&atilde;o de como se estabelece o n&iacute;vel de desenvolvimento da crian&ccedil;a na idade escolar, identificados por Vigotskicomo: real e proximal. Outro aspecto fundamental neste estudo &eacute; a dificuldade de aprendizagem, resultando no fracasso escolar, situa&ccedil;&atilde;o apresentada por aqueles alunos identificados como &ldquo;normais&rdquo;. Para Pain (1992), existem quatro fatores que atuam sobre os problemas de aprendizagem, sendo: os org&acirc;nicos, os espec&iacute;ficos, os psic&oacute;genos e os ambientais. Podemos considerar o problema de aprendizagem como um sintoma, no sentido de que o n&atilde;o aprender n&atilde;o configura um quadro permanente, mas ingressa numa constela&ccedil;&atilde;o peculiar de comportamento, nos quais se destaca como sinal de descompensa&ccedil;&atilde;o, ou seja, problemas de aprendizagem n&atilde;o s&atilde;o o contr&aacute;rio de aprender, ela cumpre seu sintoma, mas com outros fatores que a permeiam (PAIN, 1992, p 28). Neste sentido, nos estudos de Lib&acirc;neo (1997), encontramos o embasamento te&oacute;rico a fim de propormos interven&ccedil;&otilde;es did&aacute;ticas diferenciadas, contemplando uma abordagem inclusiva junto de alunos com dificuldades de aprendizagem. Necessitamos minimizar as dificuldades de aprendizagem, enfatizando a necessidade de repensarmos nossa pr&aacute;tica pedag&oacute;gica. Para o encaminhamento da pesquisa optamos pela elabora&ccedil;&atilde;o de um question&aacute;rio de cunho quantitativo e qualitativo aos professores, os quais tinham inseridos em suas salas de aula alunos com dificuldades de aprendizagem para posterior an&aacute;lise dos resultados, culminando com a elabora&ccedil;&atilde;o de uma proposta did&aacute;tica no aperfei&ccedil;oamento de m&eacute;todos, estrat&eacute;gias e meios de ensino para melhor atender estes alunos. ;<br /> <br /> <a target="_blank" href="https://www.google.com/url?q=http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_unioeste_edespecial_pdp_lisane_odete_rheinheimer.pdf&amp;sa=U&amp;ei=7szjU6SzPO-K8gHsgYFY&amp;ved=0CAcQFjAB&amp;client=internal-uds-cse&amp;usg=AFQjCNGu5qHJm7d-oL6jSBnv2A8obUAOSw">Produ&ccedil;&atilde;o Did&aacute;tica Pedag&oacute;gica<br /> </a><br /> <a target="_blank" href="https://www.google.com/url?q=http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_unioeste_edespecial_artigo_lisane_odete_rheinheimer.pdf&amp;sa=U&amp;ei=7szjU6SzPO-K8gHsgYFY&amp;ved=0CAYQFjAA&amp;client=internal-uds-cse&amp;usg=AFQjCNGs6hEM1U1wDO6AQO2f5K3A0_ChNA">Artigo</a><br /> <br /> <br /> <a target="_self" href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=124 ">Voltar a p&aacute;gina do PDE</a> <br /> <br /> <br /> </p>]]>