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<strong>RESUMO:</strong> Este trabalho é resultado de estudos realizados no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, turma 2010/2012. O objetivo consistiu em propor sugestões de ações pedagógicas, aos professores das séries finais do ensino fundamental, das escolas públicas do estado do Paraná, contemplando uma abordagem inclusiva junto a alunos com dificuldades de aprendizagem. Este estudo pautou-se principalmente nos teóricos de: Vigotski (1998), Pain (1992) e Libâneo (1997). Nos pareceres de Vigotski (1998) buscamos aprofundar o conhecimento relacionado ao processo de desenvolvimento e de aprendizagem na vida escolar dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Tendo como ponto de partida a compreensão de como se estabelece o nível de desenvolvimento da criança na idade escolar, identificados por Vigotskicomo: real e proximal. Outro aspecto fundamental neste estudo é a dificuldade de aprendizagem, resultando no fracasso escolar, situação apresentada por aqueles alunos identificados como “normais”. Para Pain (1992), existem quatro fatores que atuam sobre os problemas de aprendizagem, sendo: os orgânicos, os específicos, os psicógenos e os ambientais. Podemos considerar o problema de aprendizagem como um sintoma, no sentido de que o não aprender não configura um quadro permanente, mas ingressa numa constelação peculiar de comportamento, nos quais se destaca como sinal de descompensação, ou seja, problemas de aprendizagem não são o contrário de aprender, ela cumpre seu sintoma, mas com outros fatores que a permeiam (PAIN, 1992, p 28). Neste sentido, nos estudos de Libâneo (1997), encontramos o embasamento teórico a fim de propormos intervenções didáticas diferenciadas, contemplando uma abordagem inclusiva junto de alunos com dificuldades de aprendizagem. Necessitamos minimizar as dificuldades de aprendizagem, enfatizando a necessidade de repensarmos nossa prática pedagógica. Para o encaminhamento da pesquisa optamos pela elaboração de um questionário de cunho quantitativo e qualitativo aos professores, os quais tinham inseridos em suas salas de aula alunos com dificuldades de aprendizagem para posterior análise dos resultados, culminando com a elaboração de uma proposta didática no aperfeiçoamento de métodos, estratégias e meios de ensino para melhor atender estes alunos. ;<br />
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<a target="_blank" href="https://www.google.com/url?q=http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_unioeste_edespecial_pdp_lisane_odete_rheinheimer.pdf&sa=U&ei=7szjU6SzPO-K8gHsgYFY&ved=0CAcQFjAB&client=internal-uds-cse&usg=AFQjCNGu5qHJm7d-oL6jSBnv2A8obUAOSw">Produção Didática Pedagógica<br />
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<a target="_blank" href="https://www.google.com/url?q=http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_unioeste_edespecial_artigo_lisane_odete_rheinheimer.pdf&sa=U&ei=7szjU6SzPO-K8gHsgYFY&ved=0CAYQFjAA&client=internal-uds-cse&usg=AFQjCNGs6hEM1U1wDO6AQO2f5K3A0_ChNA">Artigo</a><br />
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<a target="_self" href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=124 ">Voltar a página do PDE</a> <br />
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