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Recomendações Avaliadas
3.11 Garantir a leitura e compreensão das informações.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 2 329 330
329 <![CDATA[<p align="justify"><strong>Ano ; 2013</strong></p>]]>
330 <![CDATA[<p align="justify">Marechal C&acirc;ndido Rondon &eacute; uma cidade t&iacute;pica germ&acirc;nica onde os tra&ccedil;os do povo e as constru&ccedil;&otilde;es enxaimel preservam sua cultura europeia.<br /> O principal turismo local &eacute; o turismo cultural, desenvolvido atrav&eacute;s da explora&ccedil;&atilde;o da hist&oacute;rica influ&ecirc;ncia cultural alem&atilde; na coloniza&ccedil;&atilde;o inicial do munic&iacute;pio, que &eacute; caracterizada atrav&eacute;s da arquitetura, m&uacute;sica, dan&ccedil;as, gastronomia e bebidas tipicamente alem&atilde;s. Esta influ&ecirc;ncia cultural tamb&eacute;m pode ser observada nas festas municipais como a Oktoberfest e a Festa Nacional do Boi no Rolete.<br /> A comunidade Escolar do Col&eacute;gio Estadual &ldquo;Eron Domingues&rdquo; &ndash; Ensino Fundamental, M&eacute;dio e Normal, situado na cidade de Marechal C&acirc;ndido Rondon &eacute; heterog&ecirc;nea. Atende alunos oriundos do centro da cidade, dos bairros, da zona rural, dos distritos, inclusive de outros munic&iacute;pios e, consequentemente apresentando uma diversidade social, econ&ocirc;mica e cultural, bem como, no que diz respeito a interesses, expectativas e necessidades. <br /> O Col&eacute;gio Estadual Eron Domingues, tem como princ&iacute;pio garantir o direito &agrave; igualdade e &agrave; diversidade &eacute;tico racial, de G&ecirc;nero, de idade, de orienta&ccedil;&atilde;o sexual e religiosa, bem como garantir os direitos dos alunos com necessidades especiais e tem sido objeto de estudos e debates nos encontros pedag&oacute;gicos e de educa&ccedil;&atilde;o continuada. <br /> Em nossa escola, algumas pr&aacute;ticas educativas foram repensadas e re-significadas e contempladas em algumas disciplinas, por&eacute;m estamos cientes de que &eacute; necess&aacute;rio assumir novas posturas e compromissos que visam combater as desigualdades, discrimina&ccedil;&otilde;es e racismo reorientando algumas a&ccedil;&otilde;es.<br /> As Equipes Multidisciplinares s&atilde;o inst&acirc;ncias de organiza&ccedil;&atilde;o do trabalho escolar , institu&iacute;das por instru&ccedil;&atilde;o da SUED/ SEED, de acordo com o disposto no art. 8&ordm; da Delibera&ccedil;&atilde;o n&ordm;. 04/06 CEE/PR, com a finalidade de orientar e auxiliar o desenvolvimento das a&ccedil;&otilde;es relativas &agrave; Educa&ccedil;&atilde;o das Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico- Raciais e ao Ensino de Hist&oacute;ria e Cultura Afro- Brasileira, Africana e Ind&iacute;gena, ao longo do per&iacute;odo letivo.<br /> As Equipes Multidisciplinares se constituem por meio da articula&ccedil;&atilde;o das disciplinas da Base Nacional Comum, em conson&acirc;ncia com as Diretrizes Curriculares Estaduais da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e Diretrizes Nacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o das Rela&ccedil;&otilde;es &Eacute;tnico Raciais e para o Ensino de Hist&oacute;ria e Cultura Afro Brasileira e Africana, com vistas a tratar da Hist&oacute;ria e Cultura da &Aacute;frica, dos Africanos, Afrodescendentes e Ind&iacute;genas no Brasil, na perspectiva para que o aluno negro e ind&iacute;gena mire-se positivamente, pela valoriza&ccedil;&atilde;o da hist&oacute;ria de seu povo, da cultura, da contribui&ccedil;&atilde;o para o pa&iacute;s e para a humanidade.<br /> Com a obrigatoriedade da tem&aacute;tica &ldquo;Hist&oacute;ria e Cultura Afro Brasileira&rdquo; a partir da Lei 10.639, de janeiro de 2003 muitos avan&ccedil;os anti raciais foram dadas.<br /> </p>]]>