Logo CEWEB.br Logo NIC.br Logo CGI.br
Home Sobre o projeto

Sites Verificados

Lista com todos os sítios que foram verificados pela TIC Web Acessibilidade. Dentro de cada domínio, há informações detalhadas sobre as páginas coletadas, bem como os erros e avisos de cada uma *.

Recomendações Avaliadas
3.11 Garantir a leitura e compreensão das informações.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 15 621 622 623 624 625 626 627 628 629 630 632 634 635 636 638
621 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Com a inform&aacute;tica inserida em todos os segmentos do setor produtivo e os computadores transformados em objetos t&atilde;o comuns quanto uma caneta esferogr&aacute;fica, aumenta a forma&ccedil;&atilde;o acad&ecirc;mica voltada para esta &aacute;rea. E, na corrida para as especializa&ccedil;&otilde;es, surgem cursos com diferentes nomes, mas com curr&iacute;culos semelhantes, formando profissionais para atuar em atividades semelhantes &ndash; para a total confus&atilde;o entre os estudantes e at&eacute; mesmo entre os pr&oacute;prios profissionais. </p>]]>
622 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Como as profiss&otilde;es da &aacute;rea de inform&aacute;tica n&atilde;o s&atilde;o regulamentadas, as universidades t&ecirc;m liberdade para adotar o nome do curso. Inform&aacute;tica, An&aacute;lise de Sistemas, Ci&ecirc;ncia da Computa&ccedil;&atilde;o, Engenharia de Computa&ccedil;&atilde;o, Engenharia de Informa&ccedil;&atilde;o s&atilde;o alguns exemplos. H&aacute; tamb&eacute;m o curso de licenciatura em Computa&ccedil;&atilde;o, destinado aos que querem dar aulas no ensino m&eacute;dio e fundamental. </p>]]>
623 <![CDATA[<p align="justify" class="western">&ldquo;Nos Estados Unidos n&atilde;o h&aacute; distin&ccedil;&atilde;o entre Engenharia da Computa&ccedil;&atilde;o e Ci&ecirc;ncia da Computa&ccedil;&atilde;o. No Brasil, a diferen&ccedil;a b&aacute;sica &eacute; que Ci&ecirc;ncia da Computa&ccedil;&atilde;o &eacute; um curso mais pr&aacute;tico, enquanto Engenharia de Computa&ccedil;&atilde;o &eacute; amplo, com conte&uacute;do de engenharia el&eacute;trica, engenharia de sistemas e mesmo de Ci&ecirc;ncia da Computa&ccedil;&atilde;o&rdquo;, diz Ricardo Anido, vice-diretor do Instituto de Computa&ccedil;&atilde;o da Unicamp e um dos diretores da Sociedade Brasileira de Computa&ccedil;&atilde;o. </p>]]>
624 <![CDATA[<p align="justify" class="western">De modo geral, pode-se dizer que o engenheiro da computa&ccedil;&atilde;o cuida das quest&otilde;es referentes &agrave;s m&aacute;quinas (hardware) que operam isoladamente (PCs) ou que comp&otilde;em uma rede (ou sistema) de comunica&ccedil;&otilde;es. &Eacute; ele quem se ocupa da arquitetura da rede e da organiza&ccedil;&atilde;o f&iacute;sica de computadores e perif&eacute;ricos. Tamb&eacute;m projeta e constr&oacute;i m&aacute;quinas &ndash; micros, teclados, monitores, impressoras, chips, placas de som e de v&iacute;deo, al&eacute;m equipamentos de automa&ccedil;&atilde;o industrial e rob&oacute;tica. Planejar e administrar a rede de computadores de uma empresa tamb&eacute;m est&aacute; entre suas atribui&ccedil;&otilde;es. Como tem conhecimento profundo da &aacute;rea, ainda &eacute; capaz de criar sistemas operacionais, desenvolver linguagens espec&iacute;ficas e fazer pesquisas tecnol&oacute;gicas. </p>]]>
625 <![CDATA[<p align="justify" class="western">O bacharel em ci&ecirc;ncia da computa&ccedil;&atilde;o se concentra mais no desenvolvimento dos programas (software). Ele pode organizar e desenvolver aplicativos (programas aplicados a determinado processo de trabalho) de acesso a bancos de dados ou elaborar os sistemas mais complexos, usados por bancos, lojas comerciais. Trabalhar com marketing e vendas dando consultoria na escolha de equipamentos e na assist&ecirc;ncia t&eacute;cnica ou planejando e analisando novos produtos segundo a demanda do mercado &eacute; uma &aacute;rea comum aos dois profissionais. </p>]]>
626 <![CDATA[<p align="justify" class="western">O analista de sistemas &eacute; o profissional que atua na concep&ccedil;&atilde;o, na aplica&ccedil;&atilde;o e na manuten&ccedil;&atilde;o dos programas de computa&ccedil;&atilde;o. A esse profissional cabe a administra&ccedil;&atilde;o do fluxo de informa&ccedil;&otilde;es geradas por uma rede de computadores e tamb&eacute;m a manuten&ccedil;&atilde;o das m&aacute;quinas. Bastante recente, o curso de Engenharia da Informa&ccedil;&atilde;o (que s&oacute; existe na Universidade Federal do Rio de Janeiro) vai formar engenheiros especializados em infra-estrutura digital, programa&ccedil;&atilde;o e aplica&ccedil;&otilde;es para a internet. </p>]]>
627 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Favorecidos por um campo de a&ccedil;&atilde;o t&atilde;o amplo, os profissionais da &aacute;rea de inform&aacute;tica n&atilde;o t&ecirc;m problemas para arrumar emprego. &ldquo;No Estado de S&atilde;o Paulo, o mercado cresce em torno de 10% a 15% ao ano&rdquo;, diz Luigi Nese, presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de S&atilde;o Paulo. Mas h&aacute; um mercado potencial tamb&eacute;m no exterior. Em S&atilde;o Paulo, por exemplo, empresas recrutam profissionais para trabalhar nos Estados Unidos, em fun&ccedil;&atilde;o da reconhecida qualidade da forma&ccedil;&atilde;o do profissional brasileiro. &ldquo;Essa migra&ccedil;&atilde;o fica f&aacute;cil porque o profissional de inform&aacute;tica e computa&ccedil;&atilde;o usa uma linguagem universal&rdquo;, diz Nese. &ldquo;E tamb&eacute;m porque a m&atilde;o-de-obra brasileira &eacute; mais barata do que a americana&rdquo;, acrescenta. </p>]]>
628 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Fazer previs&otilde;es sobre o mercado de trabalho em computa&ccedil;&atilde;o, tanto no Brasil quanto no exterior, &eacute; tarefa quase imposs&iacute;vel. Um campo que desponta como atraente &eacute; o desenvolvimento de aplicativos para integra&ccedil;&atilde;o de tecnologias (celular com internet, TV com internet, celular com sat&eacute;lite etc.). Ali&aacute;s, quando se trata da web, as oportunidades de atua&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento s&atilde;o incont&aacute;veis &ndash; a International Webmasters Association catalogou 54 especializa&ccedil;&otilde;es nessa &aacute;rea. </p>]]>
629 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Emprego e um bom sal&aacute;rio garantidos, em &eacute;poca de alto &iacute;ndice de desemprego, n&atilde;o devem ser desprezados. Mas os veteranos aconselham os candidatos a esses cursos a n&atilde;o escolher a profiss&atilde;o apenas por conta desse aspecto. Em todas as op&ccedil;&otilde;es de bacharelado na &aacute;rea de Inform&aacute;tica, estuda-se muito matem&aacute;tica e f&iacute;sica. Algoritmos e disciplinas relacionadas &agrave; linguagem de programa&ccedil;&atilde;o, bancos de dados, rede de computadores tamb&eacute;m est&atilde;o no curr&iacute;culo. O est&aacute;gio n&atilde;o &eacute; obrigat&oacute;rio, mas est&aacute; inclu&iacute;do nos curr&iacute;culos de muitas escolas. &ldquo;Um dos problemas do pessoal dessa &aacute;rea t&atilde;o t&eacute;cnica &eacute; a falta de habilidade para trabalhar em grupo. E o est&aacute;gio ajuda a melhorar esse ponto&rdquo;, diz Anido. Na Unicamp, por exemplo, a empresa Motorola oferece est&aacute;gios aos melhores estudantes. &ldquo;Na verdade, eles ganham um aux&iacute;lio para se aperfei&ccedil;oar, fazendo cursos de extens&atilde;o na pr&oacute;pria universidade. S&oacute; v&atilde;o &agrave; empresa no per&iacute;odo de f&eacute;rias para praticar o que aprenderam&rdquo;, conta Anido. Os sal&aacute;rios iniciais para quem est&aacute; saindo da faculdade variam entre R$ 1,4 mil e R$ 4,5 mil. </p>]]>
630 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Dura&ccedil;&atilde;o m&eacute;dia do curso: quatro anos, para An&aacute;lise de Sistemas e Ci&ecirc;ncia da Computa&ccedil;&atilde;o; cinco anos para Engenharia de Computa&ccedil;&atilde;o e Engenharia da Informa&ccedil;&atilde;o </p>]]>
632 <![CDATA[<p align="justify" class="western">O bacharel em Ci&ecirc;ncia da Computa&ccedil;&atilde;o analisa as necessidades dos usu&aacute;rios, desenvolve programas e aplicativos, gerencia equipes de cria&ccedil;&atilde;o e instala sistemas de computa&ccedil;&atilde;o. &Eacute; ele quem elabora softwares, desde programas b&aacute;sicos de controles de estoque at&eacute; elaborados sistemas de processamento de informa&ccedil;&otilde;es, como os utilizados nas pesquisas espaciais ou de medicina gen&eacute;tica. Presente em todos os setores da economia, tamb&eacute;m d&aacute; assist&ecirc;ncia aos usu&aacute;rios, mant&eacute;m redes de computadores em funcionamento e assegura as liga&ccedil;&otilde;es com a internet. Em ind&uacute;strias e institutos de pesquisa, por exemplo, implanta bancos de dados e instala sistemas de seguran&ccedil;a para as opera&ccedil;&otilde;es de compra e venda pela rede. A informatiza&ccedil;&atilde;o da sociedade garante emprego para esse bacharel, tanto no Brasil quanto no exterior. </p>]]>
634 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Agilidade, flexibilidade, esp&iacute;rito de equipe, habilidade de se comunicar e resolver problemas, capacidade de an&aacute;lise, racioc&iacute;nio abstrato, facilidade de lidar com n&uacute;meros. </p>]]>
635 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Dura&ccedil;&atilde;o m&eacute;dia do curso: cinco anos</p>]]>
636 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Fonte: www1.uol.com.br</p>]]>
638 <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><br /> </p>]]>