Logo CEWEB.br Logo NIC.br Logo CGI.br
Home Sobre o projeto

Sites Verificados

Lista com todos os sítios que foram verificados pela TIC Web Acessibilidade. Dentro de cada domínio, há informações detalhadas sobre as páginas coletadas, bem como os erros e avisos de cada uma *.

Recomendações Avaliadas
3.11 Garantir a leitura e compreensão das informações.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 11 620 621 622 623 624 625 626 628 630 631 632
620 <![CDATA[<p align="justify" class="western">O surgimento de atividades multidisciplinares, em todas as &aacute;reas, comprova as transforma&ccedil;&otilde;es que v&ecirc;m ocorrendo no mercado de trabalho. Com a &aacute;rea de Matem&aacute;tica n&atilde;o &eacute; diferente. Essa ci&ecirc;ncia assume seu car&aacute;ter polivalente ao romper os limites da educa&ccedil;&atilde;o para servir de instrumento fundamental em setores como engenharia, meteorologia, economia, computa&ccedil;&atilde;o, mercado financeiro e at&eacute; na medicina. O matem&aacute;tico pode, por exemplo, transformar em dados num&eacute;ricos as quest&otilde;es relativas a doen&ccedil;as e medicamentos, participando da cria&ccedil;&atilde;o de programas de computador que facilitem estudos e consultas. </p>]]>
621 <![CDATA[<p align="justify" class="western">&ldquo;Tudo pode ser explicado matematicamente&rdquo;, afirma Luiz Maur&iacute;cio, coordenador do curso de Matem&aacute;tica da Faculdade de Ci&ecirc;ncias Aplicadas, em S&atilde;o Jos&eacute; dos Campos, S&atilde;o Paulo. &ldquo;A modelagem matem&aacute;tica se vale de equa&ccedil;&otilde;es e racioc&iacute;nio l&oacute;gico para simular todo tipo de situa&ccedil;&atilde;o, at&eacute; mesmo o motivo pelo qual as abelhas constroem a colm&eacute;ia em forma de hex&aacute;gono. &Eacute; uma decis&atilde;o geom&eacute;trica, que visa gastar a menor quantidade de cera para obter o m&aacute;ximo de espa&ccedil;o destinado ao armazenamento do mel&rdquo;, exemplifica. </p>]]>
622 <![CDATA[<p align="justify" class="western">A matem&aacute;tica, portanto, &eacute; uma das ci&ecirc;ncias que mais ajudam o homem a desenvolver outras formas do saber. O exemplo mais recente: a inform&aacute;tica. Gra&ccedil;as &agrave; codifica&ccedil;&atilde;o de dados, por meio de seq&uuml;&ecirc;ncias de n&uacute;meros bin&aacute;rios, hoje se contabilizam in&uacute;meras conquistas nos campos da sa&uacute;de, da educa&ccedil;&atilde;o, dos transportes e da habita&ccedil;&atilde;o. </p>]]>
623 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Ainda se associa muito a profiss&atilde;o ao magist&eacute;rio. E esse, na verdade, ainda &eacute; o setor que absorve boa parte dos graduados que fazem a licenciatura. Dar aulas, no entanto, n&atilde;o &eacute; destino obrigat&oacute;rio para quem se forma na &aacute;rea. Os horizontes do profissional se ampliaram &ndash; e muito &ndash; com a chegada do computador. </p>]]>
624 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Entre as especializa&ccedil;&otilde;es, pode-se optar por matem&aacute;tica pura e aplicada. A primeira, de conota&ccedil;&atilde;o predominantemente cient&iacute;fica, &eacute; dirigida a v&aacute;rios tipos de pesquisa e pode levar &agrave; formula&ccedil;&atilde;o de novas teorias matem&aacute;ticas. A matem&aacute;tica aplicada se prop&otilde;e a resolver problemas pr&aacute;ticos da ci&ecirc;ncia e da tecnologia e encontra aplica&ccedil;&atilde;o cada vez mais freq&uuml;ente em centros de pesquisa com tecnologia de ponta, como &eacute; o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), em S&atilde;o Jos&eacute; dos Campos. &ldquo;Terminada a p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, os formandos encontram um vasto campo de estudos sobre fra&ccedil;&otilde;es astron&ocirc;micas e matem&aacute;tica estrelar, fundamentais para o desenvolvimento de sat&eacute;lites e foguetes&rdquo;, diz Aldete B&uuml;chler Zorron Berlinck, professora do curso de Matem&aacute;tica da Faculdade de Ci&ecirc;ncias Aplicadas. </p>]]>
625 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Depois de formado, o matem&aacute;tico que desejar apenas dar aulas s&oacute; encontrar&aacute; sal&aacute;rios atraentes se escapar do ensino p&uacute;blico. Ainda assim, ter&aacute; de enfrentar a concorr&ecirc;ncia de graduados em outras &aacute;reas. Quem se forma em ci&ecirc;ncias, por exemplo, pode cursar um ano de Matem&aacute;tica e se tornar professor da disciplina. Na &aacute;rea de pesquisa, o matem&aacute;tico poder&aacute; ganhar, inicialmente, sal&aacute;rios em torno de R$ 2 mil. As possibilidades de crescimento profissional s&atilde;o boas, sobretudo porque h&aacute; poucos profissionais atuando em &oacute;rg&atilde;os que exigem alto grau de especializa&ccedil;&atilde;o &ndash; caso do Impa (Instituto de Matem&aacute;tica Pura e Aplicada) e do CNPTA (Centro Nacional de Pesquisa Tecnol&oacute;gica e Inform&aacute;tica para a Agricultura), pertencente &agrave; Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu&aacute;ria). </p>]]>
626 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Dura&ccedil;&atilde;o m&eacute;dia do curso: quatro anos </p>]]>
628 <![CDATA[<p align="justify" class="western">O matem&aacute;tico usa a l&oacute;gica na formula&ccedil;&atilde;o de teorias e no teste de hip&oacute;teses. Com base em teorias e an&aacute;lises, desenvolve novas aplica&ccedil;&otilde;es dos c&aacute;lculos matem&aacute;ticos na pesquisa pura e nas mais diversas &aacute;reas de atividades econ&ocirc;micas, como ind&uacute;stria, com&eacute;rcio e servi&ccedil;os. Elabora f&oacute;rmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produ&ccedil;&atilde;o e de log&iacute;stica em empresas que lidam com computa&ccedil;&atilde;o, biologia, marketing ou engenharia. Seu mercado de trabalho tradicional est&aacute; nas &aacute;reas econ&ocirc;mica, financeira, f&iacute;sica, de pesquisa e no ensino fundamental, m&eacute;dio e superior. </p>]]>
630 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Habilidade para lidar com n&uacute;meros e realizar opera&ccedil;&otilde;es mentais, exatid&atilde;o, racioc&iacute;nio abstrato, capacidade de resolver problemas, concentra&ccedil;&atilde;o a detalhes.</p>]]>
631 <![CDATA[<p align="justify" class="western">Fonte: www1.uol.com.br</p>]]>
632 <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><br /> </p>]]>