Logo CEWEB.br Logo NIC.br Logo CGI.br
Home Sobre o projeto

Sites Pertecentes a (o) AM

Recomendações Avaliadas
3.11 Garantir a leitura e compreensão das informações.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 372 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 46 47 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 67 68 70 71 72 73 74 76 77 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 316 317 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 354 355 356 357 358 359 360 361 362 363 364 365 366 367 368 369 370 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 415 416 418 419 422 426 429 435 439 442 445 451 455 458 461 464 467 473
30 <![CDATA[<p align="justify"><b>SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO &ndash; SET</b> </p>]]>
31 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#defin">1. Departamento de Finan&ccedil;as &ndash; DEFIN</a></p>]]>
32 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#gfin">1.1 Ger&ecirc;ncia de Controle Financeiro &ndash; GFIN</a></p>]]>
33 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#gpag">1.2 Ger&ecirc;ncia de Pagamentos &ndash; GPAG</a></p>]]>
34 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#dediv">2. Departamento de Encargos Gerais, D&iacute;vida P&uacute;blica e Haveres &ndash; DEDIV</a></p>]]>
35 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#genc">2.1 Ger&ecirc;ncia de Encargos Gerais &ndash; GENC</a></p>]]>
36 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#geha">2.2 Ger&ecirc;ncia de Administra&ccedil;&atilde;o de Haveres &ndash; GEHA</a></p>]]>
37 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#gdpb">2.3 Ger&ecirc;ncia da D&iacute;vida P&uacute;blica &ndash; GDPB</a></p>]]>
38 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#decon">3. Departamento de Contabilidade P&uacute;blica &ndash; DECON</a></p>]]>
39 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#gins">3.1 Ger&ecirc;ncia de Inspetoria Setorial &ndash; GINS</a></p>]]>
40 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#gcon">3.2 Ger&ecirc;ncia de Contabilidade &ndash; GCON</a></p>]]>
41 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#gcob">3.3 Ger&ecirc;ncia de Controle e Concilia&ccedil;&atilde;o Banc&aacute;ria - GCOB</a></p>]]>
42 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#gaef">3.4 Ger&ecirc;ncia de An&aacute;lise Econ&ocirc;mico Fiscal &ndash; GAEF</a></p>]]>
43 <![CDATA[<p align="justify"><a href="#gnad">3.5 Ger&ecirc;ncia de Normas e Avalia&ccedil;&atilde;o da Execu&ccedil;&atilde;o da Despesa &ndash; GNAD</a></p>]]>
44 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
46 <![CDATA[<p align="justify">(...)</p>]]>
47 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
49 <![CDATA[<p align="justify">CAP&Iacute;TULOII </p>]]>
50 <![CDATA[<p align="justify"><b>DA SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO</b></p>]]>
51 <![CDATA[<p align="justify">Art. 4&ordm; A Secretaria Executiva do Tesouro &ndash; SET tem por finalidade supervisionar a execu&ccedil;&atilde;o das atividades dos Departamentos de Finan&ccedil;as, de Encargos Gerais, d&iacute;vida P&uacute;blica e Haveres e de Contabilidade P&uacute;blica, competindo-lhe ainda: </p>]]>
52 <![CDATA[<p align="justify">I - promover a orienta&ccedil;&atilde;o normativa e a coordena&ccedil;&atilde;o dos sistemas de administra&ccedil;&atilde;o financeira e cont&aacute;bil do Estado; </p>]]>
53 <![CDATA[<p align="justify">II - promover a elabora&ccedil;&atilde;o de anteprojetos de leis, decretos e atos administrativos que versem sobre assuntos de natureza financeira e cont&aacute;bil; </p>]]>
54 <![CDATA[<p align="justify">III - desenvolver estudos, pesquisas e projetos, bem como, estabelecer diretrizes gerais e espec&iacute;ficas, objetivando o aprimoramento da gest&atilde;o financeira dos &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta; </p>]]>
55 <![CDATA[<p align="justify">IV - estabelecer normas que disciplinem as atividades de administra&ccedil;&atilde;o financeira e de contabilidade p&uacute;blica; </p>]]>
56 <![CDATA[<p align="justify">V - promover a supervis&atilde;o da programa&ccedil;&atilde;o financeira dos recursos do Tesouro Estadual e de atividades correlatas da administra&ccedil;&atilde;o financeira e cont&aacute;bil do Estado;</p>]]>
57 <![CDATA[<p align="justify">VI &ndash; representar a Secretaria de Estado da Fazenda junto &agrave; Secretaria do Tesouro Nacional e ao Grupo de Trabalho GFIN;</p>]]>
58 <![CDATA[<p align="justify">VII &ndash; representar a Secretaria de Estado da Fazenda junto &agrave; Caixa Econ&ocirc;mica Federal - CEF e &agrave; Empresa Gestora de Ativos - EMGEA quanto aos haveres do Estado;</p>]]>
59 <![CDATA[<p align="justify">VIII - prestar assist&ecirc;ncia ao Secret&aacute;rio de Estado da Fazenda para o estabelecimento de diretrizes e condu&ccedil;&atilde;o de assuntos relacionados &agrave; pol&iacute;tica financeira e cont&aacute;bil;</p>]]>
60 <![CDATA[<p align="justify">IX &ndash; prestar informa&ccedil;&otilde;es econ&ocirc;mico-fiscais definidas na legisla&ccedil;&atilde;o vigente ou requeridas pelos &oacute;rg&atilde;os de controle;</p>]]>
61 <![CDATA[<p align="justify">X - estabelecer medidas para a unifica&ccedil;&atilde;o de procedimentos e disciplinamento das atividades de natureza financeira e cont&aacute;bil executadas pelos &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta; </p>]]>
62 <![CDATA[<p align="justify">XI - adotar medidas para capacita&ccedil;&atilde;o de pessoal e para utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias que propiciem maior efici&ecirc;ncia na execu&ccedil;&atilde;o das atividades; </p>]]>
63 <![CDATA[<p align="justify">XII &ndash; Acompanhar a regularidade de d&eacute;bitos dos &oacute;rg&atilde;os do Estado junto ao CADIN/SISBACEN; </p>]]>
64 <![CDATA[<p align="justify">XIII - desenvolver outras atividades necess&aacute;rias ao cumprimento da miss&atilde;o institucional e dos objetivos da Secretaria Executiva do Tesouro &ndash; SET. </p>]]>
65 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
67 <![CDATA[<p align="justify">(...)</p>]]>
68 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
70 <![CDATA[<p align="justify">CAP&Iacute;TULO II </p>]]>
71 <![CDATA[<p align="justify"><b>DA COMISS&Atilde;O DE PROGRAMA&Ccedil;&Atilde;O FINANCEIRA</b></p>]]>
72 <![CDATA[<p align="justify">Art. 7o A Comiss&atilde;o de Programa&ccedil;&atilde;o Financeira &ndash; CPF, &oacute;rg&atilde;o deliberativo vinculado &agrave; Secretaria Executiva do Tesouro &ndash; SET, tem por finalidade fixar, liberar e repassar cotas das dota&ccedil;&otilde;es or&ccedil;ament&aacute;rias e dos cr&eacute;ditos adicionais &agrave;s unidades gestoras. </p>]]>
73 <![CDATA[<p align="justify">Par&aacute;grafo &uacute;nico - A composi&ccedil;&atilde;o, a organiza&ccedil;&atilde;o e as compet&ecirc;ncias espec&iacute;ficas da Comiss&atilde;o de Programa&ccedil;&atilde;o Financeira &ndash; CPF s&atilde;o definidas em ato complementar do Secret&aacute;rio de Estado da Fazenda. </p>]]>
74 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
76 <![CDATA[<p align="justify">(...)</p>]]>
77 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
80 <![CDATA[<p align="justify">CAP&Iacute;TULO XVI </p>]]>
81 <![CDATA[<p align="justify"><b>DO DEPARTAMENTO DE FINAN&Ccedil;AS</b></p>]]>
82 <![CDATA[<p align="justify">Art. 42 O Departamento de Finan&ccedil;as &ndash; DEFIN, &oacute;rg&atilde;o vinculado &agrave; Secretaria Executiva do Tesouro &ndash; SET, tem por finalidade coordenar, programar, supervisionar e controlar as atividades relativas &agrave; execu&ccedil;&atilde;o financeira, competindo-lhe: </p>]]>
83 <![CDATA[<p align="justify">I - coordenar a resolu&ccedil;&atilde;o dos assuntos inerentes &agrave; &aacute;rea financeira; </p>]]>
84 <![CDATA[<p align="justify">II - colaborar na formula&ccedil;&atilde;o da programa&ccedil;&atilde;o financeira de desembolso dos recursos do Tesouro Estadual; </p>]]>
85 <![CDATA[<p align="justify">III - administrar o Sistema de Conta &Uacute;nica, zelando pelo equil&iacute;brio financeiro do Tesouro Estadual; </p>]]>
86 <![CDATA[<p align="justify">IV - manter controle sobre os compromissos financeiros assumidos pelo Tesouro Estadual; </p>]]>
87 <![CDATA[<p align="justify">V - supervisionar as movimenta&ccedil;&otilde;es financeiras realizadas pelo Tesouro Estadual; </p>]]>
88 <![CDATA[<p align="justify">VI &ndash; propor altera&ccedil;&otilde;es nos sistemas de processamento de dados que permitam o melhor controle financeiro; </p>]]>
89 <![CDATA[<p align="justify">VII - sugerir normas e procedimentos visando melhor operacionalizar as atividades;</p>]]>
90 <![CDATA[<p align="justify">VIII - assistir &agrave; Secretaria Executiva do Tesouro &ndash; SET nos assuntos pertinentes a sua &aacute;rea de compet&ecirc;ncia; </p>]]>
91 <![CDATA[<p align="justify">IX - propor, acompanhar e avaliar indicadores e metas das atividades desenvolvidas pelo Departamento; </p>]]>
92 <![CDATA[<p align="justify">X - coordenar as atividades das ger&ecirc;ncias vinculadas; </p>]]>
93 <![CDATA[<p align="justify">XI - identificar as necessidades de treinamento dos servidores do Departamento; </p>]]>
94 <![CDATA[<p align="justify">XII - elaborar relat&oacute;rios gerenciais sobre as atividades desenvolvidas pelo Departamento, para auxiliar a tomada de decis&otilde;es pela Administra&ccedil;&atilde;o superior; </p>]]>
95 <![CDATA[<p align="justify">XIII - assistir e assessorar o Secret&aacute;rio Executivo do Tesouro e a administra&ccedil;&atilde;o superior nos assuntos pertinentes &agrave; sua &aacute;rea de compet&ecirc;ncia; </p>]]>
96 <![CDATA[<p align="justify">XIV - definir as diretrizes e elaborar o plano de a&ccedil;&atilde;o do Departamento;</p>]]>
97 <![CDATA[<p align="justify">XV - desenvolver outras atividades correlatas. </p>]]>
98 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
101 <![CDATA[<p align="justify">Se&ccedil;&atilde;o I </p>]]>
102 <![CDATA[<p align="justify"><b>Da Ger&ecirc;ncia de Controle Financeiro</b></p>]]>
103 <![CDATA[<p align="justify">Art. 43 Compete &agrave; Ger&ecirc;ncia de Controle Financeiro &ndash; GFIN: </p>]]>
104 <![CDATA[<p align="justify">I - participar de estudos que visem o aprimoramento do controle financeiro do Tesouro Estadual; </p>]]>
105 <![CDATA[<p align="justify">II - orientar a aplica&ccedil;&atilde;o das normas e procedimentos que disciplinam as atividades inerentes &agrave; gest&atilde;o financeira; </p>]]>
106 <![CDATA[<p align="justify">III - gerenciar o Sistema de Conta &Uacute;nica do Estado; </p>]]>
107 <![CDATA[<p align="justify">IV - emitir relat&oacute;rios e prestar informa&ccedil;&otilde;es sobre assuntos de compet&ecirc;ncia da Ger&ecirc;ncia; </p>]]>
108 <![CDATA[<p align="justify">V - efetuar a contabiliza&ccedil;&atilde;o dos valores aplicados e/ou resgatados no mercado financeiro, assim como os rendimentos auferidos; </p>]]>
109 <![CDATA[<p align="justify">VI -efetuar a contabiliza&ccedil;&atilde;o de transfer&ecirc;ncia de valores entre contas da UG Centralizadora; </p>]]>
110 <![CDATA[<p align="justify">VII -efetuar a contabiliza&ccedil;&atilde;o de receitas financeiras de termos de coopera&ccedil;&atilde;o t&eacute;cnica e outras; </p>]]>
111 <![CDATA[<p align="justify">VIII - recepcionar os documentos de liquida&ccedil;&atilde;o de despesa entregues pelos &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta na UG Centralizadora, mantendo a guarda dos mesmos at&eacute; a autoriza&ccedil;&atilde;o para pagamento; </p>]]>
112 <![CDATA[<p align="justify">IX - fazer a devolu&ccedil;&atilde;o ao &oacute;rg&atilde;o de origem de documentos preenchidos incorretamente com a necess&aacute;ria orienta&ccedil;&atilde;o para corre&ccedil;&atilde;o; </p>]]>
113 <![CDATA[<p align="justify">X - acompanhar e contabilizar o recolhimento da receita tribut&aacute;ria arrecadada pelos diversos agentes arrecadadores, inclusive fora do Estado, de modo a garantir o ingresso dos valores na Conta &Uacute;nica do Estado e outras; </p>]]>
114 <![CDATA[<p align="justify">XI - instruir e atestar processos de solicita&ccedil;&atilde;o de devolu&ccedil;&atilde;o de receitas recolhidas indevidamente; </p>]]>
115 <![CDATA[<p align="justify">XII - acompanhar a movimenta&ccedil;&atilde;o das contas banc&aacute;rias do Estado geridas pela SEFAZ, obtendo extratos di&aacute;rios e c&oacute;pias imediatas de quaisquer lan&ccedil;amentos ocorridos nessas contas; </p>]]>
116 <![CDATA[<p align="justify">XIII - efetuar a concilia&ccedil;&atilde;o banc&aacute;ria di&aacute;ria das contas do Tesouro Estadual, mantidas nos estabelecimentos banc&aacute;rios autorizados; </p>]]>
117 <![CDATA[<p align="justify">XIV - consolidar, mensalmente, o relat&oacute;rio da receita recolhida; </p>]]>
118 <![CDATA[<p align="justify">XV - fazer confronto mensal entre os saldos banc&aacute;rios das contas correntes e aplica&ccedil;&otilde;es financeiras do Estado; </p>]]>
119 <![CDATA[<p align="justify">XVI - acompanhar e controlar a antecipa&ccedil;&atilde;o de recursos do ICMS &agrave;s prefeituras municipais; </p>]]>
120 <![CDATA[<p align="justify">XVII - acompanhar a movimenta&ccedil;&atilde;o de recursos junto &agrave;s institui&ccedil;&otilde;es financeiras onde o Estado mant&eacute;m conta corrente; </p>]]>
121 <![CDATA[<p align="justify">XVIII - elaborar, diariamente, fluxo de caixa; </p>]]>
122 <![CDATA[<p align="justify">XIX - acompanhar, atrav&eacute;s de relat&oacute;rios emitidos pelo &oacute;rg&atilde;o respons&aacute;vel pelo processamento de dados, as receitas arrecadadas pelo Estado e os repasses aos munic&iacute;pios; </p>]]>
123 <![CDATA[<p align="justify">XX - compor, diariamente, os saldos dispon&iacute;veis dos recursos do Tesouro Estadual, com base nas receitas, despesas, resgates e aplica&ccedil;&otilde;es do dia; </p>]]>
124 <![CDATA[<p align="justify">XXI - elaborar relat&oacute;rios e prestar informa&ccedil;&otilde;es sobre as atividades desenvolvidas pela Ger&ecirc;ncia; </p>]]>
125 <![CDATA[<p align="justify">XXII - executar outras atividades correlatas. </p>]]>
126 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
129 <![CDATA[<p align="justify">Se&ccedil;&atilde;o II </p>]]>
130 <![CDATA[<p align="justify"><b>Da Ger&ecirc;ncia de Pagamentos</b></p>]]>
131 <![CDATA[<p align="justify">Art. 44 Compete &agrave; Ger&ecirc;ncia de Pagamentos &ndash; GPAG: </p>]]>
132 <![CDATA[<p align="justify">I - providenciar o pagamento da despesa dos &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta, cujo controle &eacute; centralizado na SEFAZ; </p>]]>
133 <![CDATA[<p align="justify">II - efetuar e controlar o pagamento de tributos e obriga&ccedil;&otilde;es sociais devidas pelos &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta; </p>]]>
134 <![CDATA[<p align="justify">III -manter, para efeito de pagamento, o Cadastro de Fornecedores do Estado; </p>]]>
135 <![CDATA[<p align="justify">IV - executar, em conjunto com a Secretaria de Estado de Administra&ccedil;&atilde;o &ndash; SEAD, a programa&ccedil;&atilde;o relativa ao pagamento do funcionalismo p&uacute;blico estadual; </p>]]>
136 <![CDATA[<p align="justify">V -acompanhar a elabora&ccedil;&atilde;o das folhas de pagamento, por grupo; </p>]]>
137 <![CDATA[<p align="justify">VI - estabelecer procedimentos que proporcionem maior efic&aacute;cia no controle do pagamento ao funcionalismo p&uacute;blico estadual e aos fornecedores do Estado; </p>]]>
138 <![CDATA[<p align="justify">VII - emitir relat&oacute;rios e prestar informa&ccedil;&otilde;es a respeito dos assuntos de sua compet&ecirc;ncia; </p>]]>
139 <![CDATA[<p align="justify">VIII - disponibilizar para as Unidades Administrativas do Poder Executivo as informa&ccedil;&otilde;es referentes aos seus respectivos pagamentos; </p>]]>
140 <![CDATA[<p align="justify">IX &ndash; acompanhar a disponibilidade or&ccedil;ament&aacute;ria para a execu&ccedil;&atilde;o do pagamento do funcionalismo p&uacute;blico estadual do Poder Executivo com recursos do Tesouro Estadual, para cumprimento do calend&aacute;rio de pagamentos;</p>]]>
141 <![CDATA[<p align="justify">X - receber e conferir os documentos relativos a despesas com pessoal da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta, antes da efetiva&ccedil;&atilde;o de seus pagamentos; </p>]]>
142 <![CDATA[<p align="justify">XI - recepcionar processos referentes ao pagamento de ordens banc&aacute;rias devolvidas &agrave; conta do Tesouro Estadual pelos estabelecimentos banc&aacute;rios credenciados, por n&atilde;o recebimento pelo interessado em tempo h&aacute;bil; </p>]]>
143 <![CDATA[<p align="justify">XII - receber e conferir, diariamente, as ordens banc&aacute;rias (normal e extra), ap&oacute;s o retorno destas do estabelecimento banc&aacute;rio, verificando se os referidos documentos foram corretamente quitados; </p>]]>
144 <![CDATA[<p align="justify">XIII - manter controle da documenta&ccedil;&atilde;o referente a recolhimentos de tributos, contribui&ccedil;&otilde;es sociais e consigna&ccedil;&otilde;es da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta; </p>]]>
145 <![CDATA[<p align="justify">XIV - manter a guarda da documenta&ccedil;&atilde;o produzida e/ou processada; </p>]]>
146 <![CDATA[<p align="justify">XV - receber e conferir, mensalmente, os relat&oacute;rios emitidos pela empresa que processa a folha de pagamento do funcionalismo p&uacute;blico estadual; </p>]]>
147 <![CDATA[<p align="justify">XVI - encaminhar aos estabelecimentos banc&aacute;rios credenciados, os demonstrativos de pagamento (contra-cheques) dos pensionistas, para aposi&ccedil;&atilde;o da marca d&rsquo;&aacute;gua e posterior pagamento aos interessados; </p>]]>
148 <![CDATA[<p align="justify">XVII - instruir os processos referentes a valores n&atilde;o pagos a funcion&aacute;rios, encaminhando-os ao Departamento de Contabilidade P&uacute;blica &ndash; DECON para instru&ccedil;&atilde;o; </p>]]>
149 <![CDATA[<p align="justify">XVIII - prestar &agrave;s demais unidades administrativas todas as informa&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias ao completo controle das atividades de pagamento ao funcionalismo p&uacute;blico no interior do Estado; </p>]]>
150 <![CDATA[<p align="justify">XIX - executar outras tarefas correlatas. </p>]]>
151 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
154 <![CDATA[<p align="justify">CAP&Iacute;TULO XVII </p>]]>
155 <![CDATA[<p align="justify"><b>DO DEPARTAMENTO DE ENCARGOS GERAIS, D&Iacute;VIDA P&Uacute;BLICA E HAVERES</b></p>]]>
156 <![CDATA[<p align="justify">Art. 45 O Departamento de Encargos Gerais, D&iacute;vida P&uacute;blica e Haveres &ndash; DEDIV, &oacute;rg&atilde;o vinculado &agrave; Secretaria Executiva do Tesouro &ndash; SET, tem por finalidade coordenar, programar, supervisionar e controlar a execu&ccedil;&atilde;o das atividades relativas aos Encargos Gerais do Estado, &agrave; D&iacute;vida P&uacute;blica e &agrave; Administra&ccedil;&atilde;o dos Haveres Financeiros do Tesouro Estadual, competindo-lhe especificamente: </p>]]>
157 <![CDATA[<p align="justify">I - assistir o Secret&aacute;rio Executivo do Tesouro em assuntos relacionados aos Encargos Gerais, D&iacute;vida P&uacute;blica e Haveres do Estado; </p>]]>
158 <![CDATA[<p align="justify">II -acompanhar a evolu&ccedil;&atilde;o da d&iacute;vida p&uacute;blica do Estado; </p>]]>
159 <![CDATA[<p align="justify">III - desenvolver estudos e realizar proje&ccedil;&otilde;es sobre a evolu&ccedil;&atilde;o da d&iacute;vida p&uacute;blica do Estado; </p>]]>
160 <![CDATA[<p align="justify">IV - elaborar estudos que visem otimizar os controles informatizados da D&iacute;vida P&uacute;blica, sugerindo normas e procedimentos visando a melhor operacionaliza&ccedil;&atilde;o das atividades desenvolvidas; </p>]]>
161 <![CDATA[<p align="justify">V - coordenar a execu&ccedil;&atilde;o or&ccedil;ament&aacute;ria dos Encargos Gerais do Estado; </p>]]>
162 <![CDATA[<p align="justify">VI - coordenar as a&ccedil;&otilde;es para a recupera&ccedil;&atilde;o dos Haveres do Estado; </p>]]>
163 <![CDATA[<p align="justify">VII - propor, acompanhar e avaliar indicadores e metas das atividades desenvolvidas pelo Departamento; </p>]]>
164 <![CDATA[<p align="justify">VIII - coordenar as atividades das ger&ecirc;ncias vinculadas; </p>]]>
165 <![CDATA[<p align="justify">IX - identificar as necessidades de treinamento dos servidores do Departamento; </p>]]>
166 <![CDATA[<p align="justify">X - elaborar relat&oacute;rios gerenciais sobre as atividades desenvolvidas pelo Departamento para auxiliar a tomada de decis&otilde;es pela Administra&ccedil;&atilde;o superior; </p>]]>
167 <![CDATA[<p align="justify">XI -assistir e assessorar o Secret&aacute;rio Executivo do Tesouro e a administra&ccedil;&atilde;o superior nos assuntos pertinentes &agrave; sua &aacute;rea de compet&ecirc;ncia; </p>]]>
168 <![CDATA[<p align="justify">XII - definir as diretrizes e elaborar o plano de a&ccedil;&atilde;o do Departamento;</p>]]>
169 <![CDATA[<p align="justify">XIII - desenvolver outras atividades correlatas. </p>]]>
170 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
173 <![CDATA[<p align="justify">Se&ccedil;&atilde;o I </p>]]>
174 <![CDATA[<p align="justify"><b>Da Ger&ecirc;ncia de Encargos Gerais</b></p>]]>
175 <![CDATA[<p align="justify">Art. 46 Compete &agrave; Ger&ecirc;ncia de Encargos Gerais &ndash; GENC: </p>]]>
176 <![CDATA[<p align="justify">I - empenhar e liquidar todas as despesas classificadas como encargos gerais, dentre as quais incluem-se: </p>]]>
177 <![CDATA[<p align="justify">a) servi&ccedil;os da d&iacute;vida fundada do Estado; </p>]]>
178 <![CDATA[<p align="justify">b) senten&ccedil;as trabalhistas e demais decis&otilde;es do Poder Judici&aacute;rio bem como os encargos delas decorrentes; </p>]]>
179 <![CDATA[<p align="justify">c) tarifas banc&aacute;rias decorrentes de presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os relativos &agrave; arrecada&ccedil;&atilde;o de tributos; </p>]]>
180 <![CDATA[<p align="justify">d) restitui&ccedil;&atilde;o de Tributos e demais receitas recolhidas indevidamente; </p>]]>
181 <![CDATA[<p align="justify">e) repasse da participa&ccedil;&atilde;o da receita tribut&aacute;ria devida aos Munic&iacute;pios e demais transfer&ecirc;ncias constitucionais; </p>]]>
182 <![CDATA[<p align="justify">f) contribui&ccedil;&otilde;es devidas ao PASEP.</p>]]>
183 <![CDATA[<p align="justify">II - incluir na proposta Or&ccedil;ament&aacute;ria do Estado os cr&eacute;ditos de precat&oacute;rios de toda a Administra&ccedil;&atilde;o Direta do Poder Executivo, apresentados at&eacute; o dia 1&ordm; de Julho, conforme determina a Constitui&ccedil;&atilde;o Federal e informar ao Tribunal Regional do Trabalho - TRT &ndash; 11&ordf; Regi&atilde;o esta inclus&atilde;o at&eacute; 31 de dezembro; </p>]]>
184 <![CDATA[<p align="justify">III - encaminhar ao TCE at&eacute; o dia 31 de janeiro os dados consolidados dos precat&oacute;rios judiciais pagos no exerc&iacute;cio anterior, a rela&ccedil;&atilde;o dos precat&oacute;rios inscritos para o exerc&iacute;cio corrente e a disponibilidade or&ccedil;ament&aacute;ria para pagamento de precat&oacute;rios no or&ccedil;amento fiscal do ano corrente; </p>]]>
185 <![CDATA[<p align="justify">IV - promover a execu&ccedil;&atilde;o or&ccedil;ament&aacute;ria dos Encargos Gerais do Estado, bem como solicitar abertura, suplementa&ccedil;&atilde;o, anula&ccedil;&atilde;o e remanejamento de cr&eacute;ditos or&ccedil;ament&aacute;rios das rubricas de sua responsabilidade; </p>]]>
186 <![CDATA[<p align="justify">V - participar, nos prazos estabelecidos, da elabora&ccedil;&atilde;o da proposta das leis or&ccedil;ament&aacute;rias (PPA, LDO e LOA) referente aos Encargos Gerais do Estado; </p>]]>
187 <![CDATA[<p align="justify">VI - elaborar o balan&ccedil;o anual dos Encargos Gerais do Estado; </p>]]>
188 <![CDATA[<p align="justify">VII - elaborar, conferir e conciliar os balancetes or&ccedil;ament&aacute;rios e financeiros dos Encargos Gerais do Estado relacionados com rubricas or&ccedil;ament&aacute;rias de sua responsabilidade, encaminhando-os ao Tribunal de Contas do Estado e demais interessados legalmente determinados; </p>]]>
189 <![CDATA[<p align="justify">VIII - elaborar anualmente a presta&ccedil;&atilde;o de contas dos Precat&oacute;rios Judiciais e encaminh&aacute;-la aos &Oacute;rg&atilde;os fiscalizadores competentes; </p>]]>
190 <![CDATA[<p align="justify">IX - manter o controle e a guarda da documenta&ccedil;&atilde;o produzida ou processada pela Ger&ecirc;ncia pelo prazo necess&aacute;rio, em observ&acirc;ncia &agrave;s Leis e aos Regulamentos; </p>]]>
191 <![CDATA[<p align="justify">X -elaborar os rateios das transfer&ecirc;ncias constitucionais aos Munic&iacute;pios do Estado; </p>]]>
192 <![CDATA[<p align="justify">XI &ndash; inserir mensalmente os dados no sistema de Auditoria de Contas P&uacute;blicas &ndash; ACP, e enviar dados e demonstrativos cont&aacute;beis por meio informatizado ao Tribunal de Contas do Estado &ndash; TCE no prazo de 60 dias contados do encerramento do m&ecirc;s de compet&ecirc;ncia, conforme determina&ccedil;&otilde;es expedidas pelo TCE; </p>]]>
193 <![CDATA[<p align="justify">XII &ndash; inserir e atualizar mensalmente dados no Sistema de Controle de Contratos sobre a evolu&ccedil;&atilde;o dos gastos com servi&ccedil;os terceirizados de responsabilidade dos Encargos Gerais do Estado;</p>]]>
194 <![CDATA[<p align="justify">XIII &ndash; elaborar mensalmente, no prazo de 30 dias ap&oacute;s o encerramento de cada m&ecirc;s, o relat&oacute;rio sobre a reparti&ccedil;&atilde;o das receitas tribut&aacute;rias / trensfer&ecirc;ncias da Uni&atilde;o x rateio aos Munic&iacute;pios, para publica&ccedil;&atilde;o no Di&aacute;rio Oficial do Estado e na p&aacute;gina da SEFAZ na Internet;</p>]]>
195 <![CDATA[<p align="justify">XIV &ndash; elaborar e enviar &agrave; Secretaria da Receita Federal a DCTF da Administra&ccedil;&atilde;o Direta do Poder Executivo;</p>]]>
196 <![CDATA[<p align="justify">XV - elaborar relat&oacute;rios e prestar informa&ccedil;&otilde;es sobre as atividades desenvolvidas pela Ger&ecirc;ncia; </p>]]>
197 <![CDATA[<p align="justify">XVI - executar outras atividades correlatas. </p>]]>
198 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
201 <![CDATA[<p align="justify">Se&ccedil;&atilde;o II </p>]]>
202 <![CDATA[<p align="justify"><b>Da Ger&ecirc;ncia de Administra&ccedil;&atilde;o de Haveres</b></p>]]>
203 <![CDATA[<p align="justify">Art. 47 Compete &agrave; Ger&ecirc;ncia de Administra&ccedil;&atilde;o de Haveres &ndash; GEHA: </p>]]>
204 <![CDATA[<p align="justify">I - executar as atividades de controle dos ativos pertencentes ao Estado provenientes de sua participa&ccedil;&atilde;o no capital de empresas e de cr&eacute;ditos adquiridos junto ao extinto Banco do Estado do Amazonas S/A, bem como de outros cr&eacute;ditos pertencentes ao Estado; </p>]]>
205 <![CDATA[<p align="justify">II - instituir e manter controles destinados a acompanhar o desempenho das empresas das quais o Estado &eacute; acionista, elaborando relat&oacute;rios semestrais; </p>]]>
206 <![CDATA[<p align="justify">III - encaminhar &agrave; Ger&ecirc;ncia de Contabilidade &ndash; GCON os documentos necess&aacute;rios ao registro cont&aacute;bil de todos os cr&eacute;ditos do Estado relativos a haveres; </p>]]>
207 <![CDATA[<p align="justify">IV - acompanhar a administra&ccedil;&atilde;o e a contabiliza&ccedil;&atilde;o dos cr&eacute;ditos imobili&aacute;rios gerados pela Superintend&ecirc;ncia Estadual de Habita&ccedil;&atilde;o &ndash; SUHAB, ou institui&ccedil;&atilde;o que venha a substitu&iacute;-la, e pelo extinto Instituto de Previd&ecirc;ncia dos Servidores P&uacute;blicos do Estado do Amazonas - IPASEA, propondo a ado&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas e de procedimentos que visem &agrave; boa gest&atilde;o administrativa e econ&ocirc;mico-financeira dos referidos cr&eacute;ditos; </p>]]>
208 <![CDATA[<p align="justify">V - acompanhar, junto a Superintend&ecirc;ncia Estadual de Habita&ccedil;&atilde;o &ndash; SUHAB, ou institui&ccedil;&atilde;o que venha a substitu&iacute;-la, as atividades de habilita&ccedil;&atilde;o dos cr&eacute;ditos de responsabilidade do Fundo de Compensa&ccedil;&atilde;o de Varia&ccedil;&otilde;es Salariais &ndash; FCVS, em especial dos cr&eacute;ditos adquiridos junto ao extinto Banco do Estado do Amazonas S.A., propondo a ado&ccedil;&atilde;o de procedimentos para nova&ccedil;&atilde;o dos mesmos; </p>]]>
209 <![CDATA[<p align="justify">VI - acompanhar a transfer&ecirc;ncia dos cr&eacute;ditos do extinto Instituto de Previd&ecirc;ncia e Assist&ecirc;ncia dos Servidores P&uacute;blicos do Estado do Amazonas &ndash; IPASEA, para a Superintend&ecirc;ncia Estadual de Habita&ccedil;&atilde;o &ndash; SUHAB, ou institui&ccedil;&atilde;o que venha a substitu&iacute;-la; </p>]]>
210 <![CDATA[<p align="justify">VII - adotar provid&ecirc;ncias para a regulariza&ccedil;&atilde;o de pend&ecirc;ncias relacionadas aos cr&eacute;ditos adquiridos junto ao extinto Banco do Estado do Amazonas S.A., em especial aos de responsabilidade do Fundo de Compensa&ccedil;&atilde;o de Varia&ccedil;&otilde;es Salariais &ndash; FCVS, bem como para a libera&ccedil;&atilde;o da hipoteca dos referidos cr&eacute;ditos, quando necess&aacute;rio; </p>]]>
211 <![CDATA[<p align="justify">VIII - manter controle e elaborar relat&oacute;rios e demonstrativos, atrav&eacute;s de modelos pr&oacute;prios, da posi&ccedil;&atilde;o trimestral dos cr&eacute;ditos de responsabilidade do Fundo de Compensa&ccedil;&atilde;o de Varia&ccedil;&otilde;es Salariais &ndash; FCVS, em processo de habilita&ccedil;&atilde;o junto a Caixa Econ&ocirc;mica Federal; </p>]]>
212 <![CDATA[<p align="justify">IX - adotar as provid&ecirc;ncias necess&aacute;rias para cumprimento das obriga&ccedil;&otilde;es constantes de contratos de venda de ativos e outras aven&ccedil;as, firmados com institui&ccedil;&otilde;es financeiras; </p>]]>
213 <![CDATA[<p align="justify">X - apreciar e propor solu&ccedil;&atilde;o aos problemas decorrentes de processos de federaliza&ccedil;&atilde;o ou privatiza&ccedil;&atilde;o de empresas controladas, p&uacute;blicas ou nas quais o Estado detenha participa&ccedil;&atilde;o acion&aacute;ria; </p>]]>
214 <![CDATA[<p align="justify">XI - criar e manter um sistema de acompanhamento dos cr&eacute;ditos adquiridos pelo Estado do Amazonas do extinto Banco do Estado do Amazonas S/A, administrados pela Ag&ecirc;ncia de Fomento do Estado do Amazonas &ndash; AFEAM; </p>]]>
215 <![CDATA[<p align="justify">XII - propor a elabora&ccedil;&atilde;o e a altera&ccedil;&atilde;o de normas para a melhor administra&ccedil;&atilde;o dos cr&eacute;ditos de propriedade do Estado; </p>]]>
216 <![CDATA[<p align="justify">XIII - propor a&ccedil;&otilde;es no sentido de recupera&ccedil;&atilde;o de cr&eacute;ditos pertencentes ao Estado; </p>]]>
217 <![CDATA[<p align="justify">XIV - elaborar relat&oacute;rios e prestar informa&ccedil;&otilde;es sobre as atividades desenvolvidas pela Ger&ecirc;ncia; </p>]]>
218 <![CDATA[<p align="justify">XV - executar outras atividades correlatas. </p>]]>
219 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
222 <![CDATA[<p align="justify">Se&ccedil;&atilde;o III </p>]]>
223 <![CDATA[<p align="justify"><b>Da Ger&ecirc;ncia da D&iacute;vida P&uacute;blica</b></p>]]>
224 <![CDATA[<p align="justify">Art. 48 Compete &agrave; Ger&ecirc;ncia da D&iacute;vida P&uacute;blica &ndash; GDPB: </p>]]>
225 <![CDATA[<p align="justify">I - coordenar as atividades de registro e controle da D&iacute;vida Fundada do Estado, provenientes das opera&ccedil;&otilde;es de cr&eacute;dito, emiss&atilde;o e resgate de t&iacute;tulos e assun&ccedil;&atilde;o de d&iacute;vidas; </p>]]>
226 <![CDATA[<p align="justify">II - coordenar as atividades de registro e controle da D&iacute;vida Flutuante, especificamente, as opera&ccedil;&otilde;es por antecipa&ccedil;&atilde;o de receita (ARO), e quando se tratar de outras opera&ccedil;&otilde;es no &acirc;mbito da D&iacute;vida Flutuante, solicitar junto ao setor cont&aacute;bil as informa&ccedil;&otilde;es pertinentes. </p>]]>
227 <![CDATA[<p align="justify">III -operacionalizar junto aos agentes financeiros, bancos ou correspondentes,os recursos para atendimento das despesas com os servi&ccedil;os da D&iacute;vida Fundada do Estado; </p>]]>
228 <![CDATA[<p align="justify">IV - supervisionar o registro e o controle de avais e outras garantias concedidas pelo Estado; </p>]]>
229 <![CDATA[<p align="justify">V - elaborar demonstrativos, atrav&eacute;s de modelos espec&iacute;ficos, da posi&ccedil;&atilde;o mensal e trimestral da D&iacute;vida Fundada do Estado, com a finalidade de serem remetidos ao Banco Central do Brasil e &agrave; Secretaria do Tesouro Nacional; </p>]]>
230 <![CDATA[<p align="justify">VI - analisar, mensalmente, a capacidade de pagamento do Estado com base na legisla&ccedil;&atilde;o vigente; </p>]]>
231 <![CDATA[<p align="justify">VII - propor a elabora&ccedil;&atilde;o de normas visando a melhor administra&ccedil;&atilde;o da d&iacute;vida p&uacute;blica estadual; </p>]]>
232 <![CDATA[<p align="justify">VIII - elaborar demonstrativos anal&iacute;ticos com a posi&ccedil;&atilde;o mensal e trimestral da D&iacute;vida Fundada; </p>]]>
233 <![CDATA[<p align="justify">IX - prestar informa&ccedil;&otilde;es ao Banco Central do Brasil, &agrave; Secretaria do Tesouro Nacional e a outros &oacute;rg&atilde;os sobre mat&eacute;ria de sua compet&ecirc;ncia; </p>]]>
234 <![CDATA[<p align="justify">X - instruir processo, com base na legisla&ccedil;&atilde;o vigente, com vistas &agrave; viabiliza&ccedil;&atilde;o de opera&ccedil;&otilde;es de cr&eacute;dito e assun&ccedil;&atilde;o de novas d&iacute;vidas, quando solicitado; </p>]]>
235 <![CDATA[<p align="justify">XI - elaborar o Balancete Mensal e Consolidado Anual, referente &agrave; D&iacute;vida Fundada o Estado;</p>]]>
236 <![CDATA[<p align="justify">XII - acompanhar e controlar os contratos de confiss&atilde;o de d&iacute;vidas oriundos de parcelamentos de d&eacute;bitos junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS, Fundo de Garantia por Tempo de Servi&ccedil;o &ndash; FGTS, Programa de Assist&ecirc;ncia ao Servidor P&uacute;blico &ndash; PASEP e D&iacute;vida Ativa da Uni&atilde;o; </p>]]>
237 <![CDATA[<p align="justify">XIII - acompanhar e manter registro da D&iacute;vida Fundada da Administra&ccedil;&atilde;o Indireta, provenientes de opera&ccedil;&otilde;es de cr&eacute;dito j&aacute; contratadas, e das d&iacute;vidas de parcelamentos decorrentes de encargos sociais devidos; </p>]]>
238 <![CDATA[<p align="justify">XIV - acompanhar e manter registros dos avais, fian&ccedil;as e outras garantias de empr&eacute;stimos concedidas &agrave;s empresas da Administra&ccedil;&atilde;o Indireta; </p>]]>
239 <![CDATA[<p align="justify">XV - manter controle e elaborar demonstrativos, atrav&eacute;s de modelos espec&iacute;ficos, sobre a posi&ccedil;&atilde;o mensal da D&iacute;vida Fundada Interna das empresas da Administra&ccedil;&atilde;o Indireta; </p>]]>
240 <![CDATA[<p align="justify">XVI -projetar o disp&ecirc;ndio da D&iacute;vida Fundada da Administra&ccedil;&atilde;o Indireta; </p>]]>
241 <![CDATA[<p align="justify">XVII - fornecer informa&ccedil;&otilde;es acerca da D&iacute;vida Fundada da Administra&ccedil;&atilde;o Indireta para elabora&ccedil;&atilde;o de relat&oacute;rios anal&iacute;ticos mensais e trimestrais; </p>]]>
242 <![CDATA[<p align="justify">XVIII - conhecer e analisar contratos e informa&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas referentes &agrave; D&iacute;vida Fundada das empresas da Administra&ccedil;&atilde;o Indireta; </p>]]>
243 <![CDATA[<p align="justify">XIX - acompanhar e desenvolver relat&oacute;rios sobre a situa&ccedil;&atilde;o dos recolhimentos de encargos sociais das empresas da Administra&ccedil;&atilde;o Indireta, para efeito de libera&ccedil;&atilde;o das certid&otilde;es negativas do Estado, referente ao FGTS, INSS, PASEP e D&iacute;vida Ativa da Uni&atilde;o;</p>]]>
244 <![CDATA[<p align="justify">XX - providenciar os procedimentos legais para viabilizar o pedido de assun&ccedil;&atilde;o de d&iacute;vidas parceladas e n&atilde;o pagas da Administra&ccedil;&atilde;o Indireta, decorrentes de d&eacute;bitos junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social-INSS, Fundo de Garantia por Tempo de Servi&ccedil;o &ndash; FGTS, Programa de Assist&ecirc;ncia ao Servidor P&uacute;blico &ndash; PASEP e da D&iacute;vida Ativa da Uni&atilde;o; </p>]]>
245 <![CDATA[<p align="justify">XXI - manter controle sobre as opera&ccedil;&otilde;es relativas ao Fundo de Conting&ecirc;ncia, provenientes do processo de privatiza&ccedil;&atilde;o do Banco do Estado do Amazonas &ndash; BEA; </p>]]>
246 <![CDATA[<p align="justify">XXII - elaborar mensalmente o c&aacute;lculo que define o Limite de Comprometimento Mensal com os servi&ccedil;os da D&iacute;vida Fundada do Estado; </p>]]>
247 <![CDATA[<p align="justify">XXIII - analisar os processos de Senten&ccedil;a Judicial, verificando a exatid&atilde;o dos c&aacute;lculos e efetuar, quando cab&iacute;vel, reten&ccedil;&atilde;o e desconto de contribui&ccedil;&otilde;es e impostos, recolhendo-os aos &oacute;rg&atilde;os competentes e remetendo os comprovantes ao &Oacute;rg&atilde;o Judici&aacute;rio prolator da decis&atilde;o; </p>]]>
248 <![CDATA[<p align="justify">XXIV - dirimir d&uacute;vidas surgidas quando da an&aacute;lise de processos e precat&oacute;rios Junto &agrave; Procuradoria Geral do Estado, ao Tribunal Regional do Trabalho, ao Tribunal de Justi&ccedil;a do Amazonas e demais &oacute;rg&atilde;os do Judici&aacute;rio;</p>]]>
249 <![CDATA[<p align="justify">XXV &ndash; elaborar e transmitir &agrave; Secretaria da Receita Federal a DIRF contendo informa&ccedil;&otilde;es do recolhimento do Imposto de Renda retido na fonte por ocasi&atilde;o do pagamento de precat&oacute;rios e/ou outras decis&otilde;es judiciais dos &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta do Estado, bem como de entidades da Administra&ccedil;&atilde;o Indireta j&aacute; extintas cujo passivo foi assumido pelo Estado como sucessor;</p>]]>
250 <![CDATA[<p align="justify">XXVI - elaborar e transmitir &agrave; Caixa Econ&ocirc;mica Federal, atrav&eacute;s do Sistema SEFIP, dados do recolhimento do INSS e FGTS em nome dos reclamantes em senten&ccedil;as judiciais, dos &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta do Estado, bem como de entidades da Administra&ccedil;&atilde;o Indireta j&aacute; extintas cujo passivo foi assumido pelo Estado como sucessor;</p>]]>
251 <![CDATA[<p align="justify">XXVII - manter o controle e a guarda da documenta&ccedil;&atilde;o referente &agrave;s senten&ccedil;as judiciais pelo prazo necess&aacute;rio, em observ&acirc;ncia &agrave;s Leis e aos regulamentos; </p>]]>
252 <![CDATA[<p align="justify">XXVIII - elaborar relat&oacute;rios e prestar informa&ccedil;&otilde;es sobre as atividades desenvolvidas pela Ger&ecirc;ncia; </p>]]>
253 <![CDATA[<p align="justify">XIX - executar outras atividades correlatas.</p>]]>
254 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
257 <![CDATA[<p align="justify">CAPITULO XVIII </p>]]>
258 <![CDATA[<p align="justify"><b>DO DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE P&Uacute;BLICA</b></p>]]>
259 <![CDATA[<p align="justify">Art. 49 O Departamento de Contabilidade P&uacute;blica &ndash; DECON, &oacute;rg&atilde;o vinculado &agrave; Secretaria Executiva do Tesouro &ndash; SET, tem por finalidade coordenar, programar, supervisionar e controlar a execu&ccedil;&atilde;o das atividades do sistema estadual de Contabilidade, competindo-lhe especificamente: </p>]]>
260 <![CDATA[<p align="justify">I - coordenar e supervisionar, sob o aspecto legal, a execu&ccedil;&atilde;o or&ccedil;ament&aacute;ria, financeira e cont&aacute;bil dos &oacute;rg&atilde;os estaduais da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta do Poder Executivo;</p>]]>
261 <![CDATA[<p align="justify">II - coordenar e supervisionar a execu&ccedil;&atilde;o or&ccedil;ament&aacute;ria, financeira e cont&aacute;bil da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta do Estado; </p>]]>
262 <![CDATA[<p align="justify">III - coordenar a an&aacute;lise dos balancetes mensais e do balan&ccedil;o anual dos &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta;</p>]]>
263 <![CDATA[<p align="justify">IV - coordenar e analisar as altera&ccedil;&otilde;es legais, no &acirc;mbito das contabilidades or&ccedil;ament&aacute;ria, financeira e patrimonial, para orienta&ccedil;&atilde;o geral;</p>]]>
264 <![CDATA[<p align="justify">V - coordenar a elabora&ccedil;&atilde;o dos relat&oacute;rios gerenciais mensais sobre as mat&eacute;rias de sua compet&ecirc;ncia, para o acompanhamento e cumprimento das determina&ccedil;&otilde;es constitucionais e legais; </p>]]>
265 <![CDATA[<p align="justify">VI - coordenar os procedimentos para elabora&ccedil;&atilde;o do Balan&ccedil;o Geral do Estado:</p>]]>
266 <![CDATA[<p align="justify">a) solicitar dos &oacute;rg&atilde;os, empresas e institui&ccedil;&otilde;es financeiras as informa&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias ao encerramento do Balan&ccedil;o;</p>]]>
267 <![CDATA[<p align="justify">b) elaborar o relat&oacute;rio sobre o Balan&ccedil;o;</p>]]>
268 <![CDATA[<p align="justify">c) coordenar os procedimentos de publica&ccedil;&atilde;o do Balan&ccedil;o; </p>]]>
269 <![CDATA[<p align="justify">d) coordenar a distribui&ccedil;&atilde;o da s&iacute;ntese do Balan&ccedil;o.</p>]]>
270 <![CDATA[<p align="justify">VII - administrar a gest&atilde;o do Sistema Integrado de Administra&ccedil;&atilde;o Financeira, bem como a sua integra&ccedil;&atilde;o com os demais sistemas:</p>]]>
271 <![CDATA[<p align="justify">VIII - coordenar as altera&ccedil;&otilde;es nos sistemas EXTRA, AFI e SCA para abertura do exerc&iacute;cio:</p>]]>
272 <![CDATA[<p align="justify">a) analisar e efetuar as altera&ccedil;&otilde;es nos c&oacute;digos de natureza da receita, tributos, fontes de recurso e eventos, obedecendo &agrave;s normas da legisla&ccedil;&atilde;o vigente;</p>]]>
273 <![CDATA[<p align="justify">b) preparar as tabelas dos sistemas para libera&ccedil;&atilde;o da carga do or&ccedil;amento;</p>]]>
274 <![CDATA[<p align="justify">c) analisar e efetuar as altera&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias, de procedimentos cont&aacute;beis, no sistema;</p>]]>
275 <![CDATA[<p align="justify">d) coordenar a libera&ccedil;&atilde;o dos perfis de acesso ao sistema AFI.</p>]]>
276 <![CDATA[<p align="justify">IX - coordenar as altera&ccedil;&otilde;es nos sistemas EXTRA, AFI e SCA para encerramento do exerc&iacute;cio:</p>]]>
277 <![CDATA[<p align="justify">a) coordenar junto ao DETIN o bloqueio do envio de Ordens Banc&aacute;rias e as altera&ccedil;&otilde;es no sistema de arrecada&ccedil;&atilde;o;</p>]]>
278 <![CDATA[<p align="justify">b) coordenar as altera&ccedil;&otilde;es no processo de baixa e inscri&ccedil;&atilde;o de Restos a Pagar e demais contas;</p>]]>
279 <![CDATA[<p align="justify">c) coordenar as transfer&ecirc;ncias de saldos para o exerc&iacute;cio seguinte;</p>]]>
280 <![CDATA[<p align="justify">d) coordenar as transfer&ecirc;ncias de documentos NE, NL e PD para execu&ccedil;&atilde;o no exerc&iacute;cio seguinte;</p>]]>
281 <![CDATA[<p align="justify">e) coordenar as libera&ccedil;&otilde;es e bloqueio dos perfis de acesso ao sistema AFI;</p>]]>
282 <![CDATA[<p align="justify">f) coordenar as altera&ccedil;&otilde;es nos anexos e relat&oacute;rios do Balan&ccedil;o Geral do Estado. </p>]]>
283 <![CDATA[<p align="justify">X - coordenar e acompanhar a elabora&ccedil;&atilde;o dos Anexos da Lei de Responsabilidade Fiscal e o cumprimento dos prazos estabelecidos; </p>]]>
284 <![CDATA[<p align="justify">XI - coordenar e acompanhar a elabora&ccedil;&atilde;o dos relat&oacute;rios solicitados pela miss&atilde;o da Secretaria do Tesouro Nacional;</p>]]>
285 <![CDATA[<p align="justify">XII - Definir as diretrizes e elaborar o plano de a&ccedil;&atilde;o do Departamento;</p>]]>
286 <![CDATA[<p align="justify">XIII - elaborar, acompanhar e avaliar indicadores e metas das atividades desenvolvidas pelo Departamento; </p>]]>
287 <![CDATA[<p align="justify">XIV - manter atualizada a normatiza&ccedil;&atilde;o dos procedimentos do Departamento, visando a melhor operacionaliza&ccedil;&atilde;o das atividades; </p>]]>
288 <![CDATA[<p align="justify">XV - desenvolver estudos e pesquisas, objetivando o aprimoramento e moderniza&ccedil;&atilde;o da gest&atilde;o cont&aacute;bil; </p>]]>
289 <![CDATA[<p align="justify">XVI - coordenar as atividades das ger&ecirc;ncias vinculadas; </p>]]>
290 <![CDATA[<p align="justify">XVII - identificar as necessidades de treinamento dos servidores do Departamento;</p>]]>
291 <![CDATA[<p align="justify">XVIII - elaborar relat&oacute;rios gerenciais sobre as atividades desenvolvidas pelo Departamento, para auxiliar a tomada de decis&otilde;es pela Administra&ccedil;&atilde;o superior; </p>]]>
292 <![CDATA[<p align="justify">XIX - assistir e assessorar o Secret&aacute;rio Executivo do Tesouro e a administra&ccedil;&atilde;o superior nos assuntos pertinentes &agrave; sua &aacute;rea de compet&ecirc;ncia; </p>]]>
293 <![CDATA[<p align="justify">XX - desenvolver outras atividades correlatas. </p>]]>
294 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
297 <![CDATA[<p align="justify">Se&ccedil;&atilde;o I </p>]]>
298 <![CDATA[<p align="justify"><b>Da Ger&ecirc;ncia de Inspetoria Setorial</b></p>]]>
299 <![CDATA[<p align="justify">Art. 50 Compete &agrave; Ger&ecirc;ncia de Inspetoria Setorial &ndash; GINS: </p>]]>
300 <![CDATA[<p align="justify">I - acompanhar, atrav&eacute;s dos inspetores setoriais, no &acirc;mbito dos &oacute;rg&atilde;os estaduais da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta do Poder Executivo sob sua inspe&ccedil;&atilde;o, a execu&ccedil;&atilde;o or&ccedil;ament&aacute;ria, financeira e cont&aacute;bil, de acordo com as normas legais e administrativas em vigor, orientando e comunicando &agrave; autoridade competente sempre que encontrar inobserv&acirc;ncia de preceitos legais; </p>]]>
301 <![CDATA[<p align="justify">II - apoiar, acompanhar, supervisionar e controlar as atividades dos inspetores setoriais; </p>]]>
302 <![CDATA[<p align="justify">III - propor normas para padroniza&ccedil;&atilde;o dos procedimentos relativos ao trabalho dos inspetores setoriais, visando um melhor controle das atividades dos &oacute;rg&atilde;os inspecionados, no que diz respeito &agrave; legisla&ccedil;&atilde;o de pessoal, material, patrim&ocirc;nio e finan&ccedil;as; </p>]]>
303 <![CDATA[<p align="justify">IV -indicar funcion&aacute;rios para cursos de capacita&ccedil;&atilde;o; </p>]]>
304 <![CDATA[<p align="justify">V - prover os inspetores setoriais de informa&ccedil;&otilde;es sobre a legisla&ccedil;&atilde;o e os procedimentos administrativos; </p>]]>
305 <![CDATA[<p align="justify">VI - manter atualizada a colet&acirc;nea de documentos referentes &agrave; estrutura organizacional e Regimento Interno dos &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta, bem como a legisla&ccedil;&atilde;o e normas que disciplinam as atividades relacionadas &agrave; ger&ecirc;ncia; </p>]]>
306 <![CDATA[<p align="justify">VII - consolidar as informa&ccedil;&otilde;es dos setores afins da SEFAZ para orientar os &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta do Poder Executivo no desempenho de suas atividades; </p>]]>
307 <![CDATA[<p align="justify">VIII &ndash; fornecer informa&ccedil;&otilde;es acerca de legisla&ccedil;&atilde;o pertinente para os inspetores setoriais e demais interessados;</p>]]>
308 <![CDATA[<p align="justify">IX &ndash; manter controle das informa&ccedil;&otilde;es prestadas pelos &oacute;rg&atilde;os e entidades do Estado a respeito da inadimpl&ecirc;ncia de Munic&iacute;pios e outras entidades quanto &agrave; conv&ecirc;nios com eles celebrados;</p>]]>
309 <![CDATA[<p align="justify">X &ndash; analisar e dar parecer, por meio dos inspetores setoriais, nas presta&ccedil;&otilde;es de contas de adiantamentos; </p>]]>
310 <![CDATA[<p align="justify">XI - analisar previamente os processos de despesas de exerc&iacute;cios anteriores encaminhados &agrave; Ger&ecirc;ncia para receber o parecer; </p>]]>
311 <![CDATA[<p align="justify">XII - elaborar relat&oacute;rios e prestar informa&ccedil;&otilde;es sobre as atividades desenvolvidas pela Ger&ecirc;ncia; </p>]]>
312 <![CDATA[<p align="justify">XIII - executar outras atividades correlatas. </p>]]>
313 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
316 <![CDATA[<p align="justify">Se&ccedil;&atilde;o II </p>]]>
317 <![CDATA[<p align="justify"><b>Da Ger&ecirc;ncia de Contabilidade</b></p>]]>
318 <![CDATA[<p align="justify">Art. 51 Compete &agrave; Ger&ecirc;ncia de Contabilidade &ndash; GCON: </p>]]>
319 <![CDATA[<p align="justify">I &ndash; acompanhar a contabiliza&ccedil;&atilde;o de todos os atos e fatos resultantes da gest&atilde;o or&ccedil;ament&aacute;ria, financeira e patrimonial do Estado, bem como, exercer a orienta&ccedil;&atilde;o normativa e o controle t&eacute;cnico dos &oacute;rg&atilde;os do Estado;</p>]]>
320 <![CDATA[<p align="justify">II &ndash; orientar e controlar as atividades cont&aacute;beis dos &oacute;rg&atilde;os do Estado, observada a legisla&ccedil;&atilde;o vigente;</p>]]>
321 <![CDATA[<p align="justify">III &ndash; supervisionar o registro dos atos e fatos da gest&atilde;o or&ccedil;ament&aacute;ria, financeira e patrimonial do Estado. </p>]]>
322 <![CDATA[<p align="justify">IV &ndash; manter atualizadas as rotinas de procedimentos cont&aacute;beis no Sistema de Administra&ccedil;&atilde;o Financeira;</p>]]>
323 <![CDATA[<p align="justify">V &ndash; orientar e analisar os relat&oacute;rios mensais da execu&ccedil;&atilde;o or&ccedil;ament&aacute;ria dos &oacute;rg&atilde;os do Estado;</p>]]>
324 <![CDATA[<p align="justify">VI &ndash; controlar a movimenta&ccedil;&atilde;o das contas dos balancetes dos &oacute;rg&atilde;os do Estado e, nos casos de constata&ccedil;&atilde;o de erros de lan&ccedil;amento, providenciar o acerto;</p>]]>
325 <![CDATA[<p align="justify">VII &ndash; analisar as concilia&ccedil;&otilde;es banc&aacute;rias mensais enviadas pelos &oacute;rg&atilde;os do Estado, bem como acompanhar a regulariza&ccedil;&atilde;o das pend&ecirc;ncias;</p>]]>
326 <![CDATA[<p align="justify">VIII &ndash; acompanhar e registrar documentos de arrecada&ccedil;&atilde;o (DAR), provenientes da receita or&ccedil;ament&aacute;ria e extra-or&ccedil;ament&aacute;ria dos &oacute;rg&atilde;os do Estado;</p>]]>
327 <![CDATA[<p align="justify">IX &ndash; orientar a an&aacute;lise dos documentos de receita dos &oacute;rg&atilde;os do estado, confrontando-os com os relat&oacute;rios mensais de arrecada&ccedil;&atilde;o, de acordo com as normas legais;</p>]]>
328 <![CDATA[<p align="justify">X &ndash; analisar comparativamente o mapa de arrecada&ccedil;&atilde;o consolidado emitido pelo sistema EXTRA e o relat&oacute;rio gerado pelo AFI e, nas diverg&ecirc;ncias, proceder &agrave; confer&ecirc;ncia de todos os tributos lan&ccedil;ados no sistema;</p>]]>
329 <![CDATA[<p align="justify">XI &ndash; analisar e controlar os Restos a Pagar processados e n&atilde;o processados dos &oacute;rg&atilde;os do Estado;</p>]]>
330 <![CDATA[<p align="justify">XII &ndash; processar o cancelamento de notas de empenho inscritas em Restos a Pagar solicitado pelos &oacute;rg&atilde;os do Estado;</p>]]>
331 <![CDATA[<p align="justify">XIII - registrar e acompanhar o cadastro e altera&ccedil;&otilde;es das contas banc&aacute;rias dos &oacute;rg&atilde;os do Estado;</p>]]>
332 <![CDATA[<p align="justify">XIV &ndash; efetuar e acompanhar o processamento das Guias de Recolhimento (GR), enviadas pelos &oacute;rg&atilde;os do Estado;</p>]]>
333 <![CDATA[<p align="justify">XV &ndash; analisar e controlar as consigna&ccedil;&otilde;es de pagamentos de pessoal e de fornecedores e credores do Estado;</p>]]>
334 <![CDATA[<p align="justify">XVI &ndash; orientar e prestar informa&ccedil;&otilde;es t&eacute;cnicas aos respons&aacute;veis pelos &oacute;rg&atilde;os do Estado;</p>]]>
335 <![CDATA[<p align="justify">XVII - orientar a regulariza&ccedil;&atilde;o de pend&ecirc;ncias dos &oacute;rg&atilde;os do Estado, de natureza or&ccedil;ament&aacute;ria, financeira e cont&aacute;bil;</p>]]>
336 <![CDATA[<p align="justify">XVIII &ndash; realizar o controle de contas espec&iacute;ficas relativas ao fechamento do Balan&ccedil;o Geral do Estado;</p>]]>
337 <![CDATA[<p align="justify">XIX &ndash; Efetuar an&aacute;lise do balan&ccedil;o dos &oacute;rg&atilde;os do Estado;</p>]]>
338 <![CDATA[<p align="justify">XX &ndash; consolidar os balan&ccedil;os gerais do Estado atrav&eacute;s dos seguintes procedimentos:</p>]]>
339 <![CDATA[<p align="justify">a) conferir os saldos banc&aacute;rios de todos os &oacute;rg&atilde;os;</p>]]>
340 <![CDATA[<p align="justify">b) conferir todos os relat&oacute;rios para a elabora&ccedil;&atilde;o do Balan&ccedil;o;</p>]]>
341 <![CDATA[<p align="justify">c) participar na elabora&ccedil;&atilde;o de minuta do Decreto estabelecendo datas e procedimentos para o encerramento do exerc&iacute;cio;</p>]]>
342 <![CDATA[<p align="justify">d) elaborar quadros anal&iacute;ticos das opera&ccedil;&otilde;es que complementam o Balan&ccedil;o Geral, tais como: A&ccedil;&otilde;es, D&iacute;vida Flutuante, Dep&oacute;sitos de Diversas Origens, Realiz&aacute;vel, Saldos Banc&aacute;rios, Cr&eacute;ditos a Receber, Rendimentos de Aplica&ccedil;&otilde;es;</p>]]>
343 <![CDATA[<p align="justify">e) controlar as informa&ccedil;&otilde;es que completam o Balan&ccedil;o, pertinente a obras conclu&iacute;das, adiantamentos e controle de material permanente;</p>]]>
344 <![CDATA[<p align="justify">f) elaborar os Balan&ccedil;os Gerais do Estado, constitu&iacute;dos pelo Balan&ccedil;o Or&ccedil;ament&aacute;rio, Balan&ccedil;o Financeiro, Balan&ccedil;o Patrimonial e Demonstrativo das Varia&ccedil;&otilde;es Patrimoniais;</p>]]>
345 <![CDATA[<p align="justify">g) proceder as altera&ccedil;&otilde;es cont&aacute;beis dos balan&ccedil;os e dos demonstrativos no sistema de administra&ccedil;&atilde;o financeira;</p>]]>
346 <![CDATA[<p align="justify">XXI &ndash; proceder &agrave;s modifica&ccedil;&otilde;es nas rotinas de trabalho visando dinamizar e otimizar o fluxo das atividades no &acirc;mbito da Ger&ecirc;ncia;</p>]]>
347 <![CDATA[<p align="justify">XXII &ndash; manter o controle e a guarda da documenta&ccedil;&atilde;o produzida e processada pela Ger&ecirc;ncia, dentro do prazo necess&aacute;rio, em observ&acirc;ncia &agrave;s Leis e aos Regulamentos.</p>]]>
348 <![CDATA[<p align="justify">XXIII &ndash; indicar funcion&aacute;rios para cursos de capacita&ccedil;&atilde;o;</p>]]>
349 <![CDATA[<p align="justify">XXIV - elaborar relat&oacute;rios e prestar informa&ccedil;&otilde;es sobre atividades desenvolvidas pela Ger&ecirc;ncia;</p>]]>
350 <![CDATA[<p align="justify">XXV &ndash; Executar outras atividades correlatas.</p>]]>
351 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
354 <![CDATA[<p align="justify">Se&ccedil;&atilde;o III </p>]]>
355 <![CDATA[<p align="justify"><b>Da Ger&ecirc;ncia de Controle e Concilia&ccedil;&atilde;o Banc&aacute;ria</b></p>]]>
356 <![CDATA[<p align="justify">Art. 52 - Compete &agrave; Ger&ecirc;ncia de Controle e Concilia&ccedil;&atilde;o Banc&aacute;ria &ndash; GCOB:</p>]]>
357 <![CDATA[<p align="justify">I - imprimir os extratos banc&aacute;rios via Internet e Relat&oacute;rios cont&aacute;beis das contas da Unidade Gestora 14102 &ndash; SEFAZ Centralizadora;</p>]]>
358 <![CDATA[<p align="justify">II - efetuar as Concilia&ccedil;&otilde;es Banc&aacute;rias mensais (contas correntes, aplica&ccedil;&otilde;es financeiras, poupan&ccedil;as, FMPES, FTI, etc.) das contas da Unidade Gestora 14102;</p>]]>
359 <![CDATA[<p align="justify">III - verificar se os lan&ccedil;amentos de d&eacute;bito e de cr&eacute;dito foram devidamente contabilizados;</p>]]>
360 <![CDATA[<p align="justify">IV - contabilizar os valores aplicados no mercado financeiro (prazo fixo), de acordo com o Banco credenciado, bem como, os rendimentos auferidos;</p>]]>
361 <![CDATA[<p align="justify">V - promover a regulariza&ccedil;&atilde;o das pend&ecirc;ncias cont&aacute;beis, acionando os Setores respons&aacute;veis pelos registros;</p>]]>
362 <![CDATA[<p align="justify">VI - acionar o Departamento Financeiro para regularizar as pend&ecirc;ncias banc&aacute;rias;</p>]]>
363 <![CDATA[<p align="justify">VII - analisar e Classificar &ldquo;on line&rdquo; os cr&eacute;ditos financeiros (Sal&aacute;rios e pagamentos n&atilde;o reclamados, Devolu&ccedil;&atilde;o de Conv&ecirc;nio, Estornos, e outros dep&oacute;sitos), lan&ccedil;ados pelo Banco;</p>]]>
364 <![CDATA[<p align="justify">VIII - registrar as Transfer&ecirc;ncias referentes ao FMPES e FTI;</p>]]>
365 <![CDATA[<p align="justify">IX - enviar mensalmente &agrave; Ger&ecirc;ncia de Contabilidade todas as Concilia&ccedil;&otilde;es das Contas do Estado e seus anexos;</p>]]>
366 <![CDATA[<p align="justify">X - fornecer ao Departamento de Contabilidade P&uacute;blica, por ocasi&atilde;o do fechamento do exerc&iacute;cio, planilha contendo os saldos conciliados de todas as Contas do Estado;</p>]]>
367 <![CDATA[<p align="justify">XI - indicar funcion&aacute;rios para cursos de capacita&ccedil;&atilde;o; </p>]]>
368 <![CDATA[<p align="justify">XII - elaborar relat&oacute;rios e prestar informa&ccedil;&otilde;es sobre as atividades desenvolvidas pela Ger&ecirc;ncia; </p>]]>
369 <![CDATA[<p align="justify">XIII - executar outras tarefas correlatas. </p>]]>
370 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
373 <![CDATA[<p align="justify">Se&ccedil;&atilde;o IV </p>]]>
374 <![CDATA[<p align="justify"><b>Da Ger&ecirc;ncia de An&aacute;lise Ec&ocirc;nomico-Fiscal</b></p>]]>
375 <![CDATA[<p align="justify">Art. 53 Compete &agrave; Ger&ecirc;ncia de An&aacute;lise Econ&ocirc;mico-Fiscal &ndash; GAEF: </p>]]>
376 <![CDATA[<p align="justify">I - elaborar as informa&ccedil;&otilde;es gerenciais sobre os dados da execu&ccedil;&atilde;o or&ccedil;ament&aacute;ria do Estado (Receita e Despesa); </p>]]>
377 <![CDATA[<p align="justify">II - elaborar os relat&oacute;rios resumidos da Execu&ccedil;&atilde;o Or&ccedil;ament&aacute;ria da Lei de Responsabilidade Fiscal; </p>]]>
378 <![CDATA[<p align="justify">III - elaborar os relat&oacute;rios de Gest&atilde;o Fiscal da Lei de Responsabilidade Fiscal; </p>]]>
379 <![CDATA[<p align="justify">IV - acompanhar as normas e procedimentos referentes &agrave; Lei de Responsabilidade Fiscal; </p>]]>
380 <![CDATA[<p align="justify">V -disponibilizar, quadrimestralmente, o valor da Receita Corrente L&iacute;quida aos poderes Legislativo, Judici&aacute;rio e ao Minist&eacute;rio P&uacute;blico do Estado; </p>]]>
381 <![CDATA[<p align="justify">VI - elaborar, mensalmente, o c&aacute;lculo do PASEP; </p>]]>
382 <![CDATA[<p align="justify">VII - elaborar, bimestralmente, presta&ccedil;&atilde;o de contas &agrave; Caixa Econ&ocirc;mica Federal, atrav&eacute;s do SISTN; </p>]]>
383 <![CDATA[<p align="justify">VIII - elaborar e enviar, mensalmente, &agrave; Secretaria do Tesouro Nacional balancete da Execu&ccedil;&atilde;o Or&ccedil;ament&aacute;ria, Resultado Prim&aacute;rio e FUNDEF; </p>]]>
384 <![CDATA[<p align="justify">IX - elaborar e emitir relat&oacute;rios solicitados pela miss&atilde;o da Secretaria do Tesouro Nacional; </p>]]>
385 <![CDATA[<p align="justify">X - elaborar quadros e gr&aacute;ficos do relat&oacute;rio do Balan&ccedil;o Geral do Estado; </p>]]>
386 <![CDATA[<p align="justify">XI -disponibilizar para o Tribunal de Contas do Estado os relat&oacute;rios resumidos da Execu&ccedil;&atilde;o Or&ccedil;ament&aacute;ria e da Gest&atilde;o Fiscal do Estado; </p>]]>
387 <![CDATA[<p align="justify">XII - disponibilizar, bimestralmente, os relat&oacute;rios exigidos pela Lei de</p>]]>
388 <![CDATA[<p align="justify">Responsabilidade Fiscal para publica&ccedil;&atilde;o na p&aacute;gina da SEFAZ na Internet; para o Departamento de Tecnologia da Informa&ccedil;&atilde;o &ndash; DETIN; </p>]]>
389 <![CDATA[<p align="justify">XIII - indicar funcion&aacute;rios para cursos de capacita&ccedil;&atilde;o; </p>]]>
390 <![CDATA[<p align="justify">XIV - elaborar relat&oacute;rios e prestar informa&ccedil;&otilde;es sobre as atividades desenvolvidas pela Ger&ecirc;ncia; </p>]]>
391 <![CDATA[<p align="justify">XV - executar outras atividades correlatas. </p>]]>
392 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
395 <![CDATA[<p align="justify">Se&ccedil;&atilde;o V </p>]]>
396 <![CDATA[<p align="justify"><b>Da Ger&ecirc;ncia de Normas e Avalia&ccedil;&atilde;o da Execu&ccedil;&atilde;o da Despesa</b></p>]]>
397 <![CDATA[<p align="justify">Art. 54 Compete &agrave; Ger&ecirc;ncia de Normas e Avalia&ccedil;&atilde;o da Execu&ccedil;&atilde;o da Despesa &ndash; GNAD: </p>]]>
398 <![CDATA[<p align="justify">I - analisar regularmente as normas de execu&ccedil;&atilde;o das atividades ligadas ao Departamento verificando se h&aacute; novas rotinas a serem inseridas, bem como a necessidade de atendimento a novos preceitos legais; </p>]]>
399 <![CDATA[<p align="justify">II - promover a integra&ccedil;&atilde;o entre os diversos setores do Departamento e entre estes e os demais setores da SEFAZ, verificando se h&aacute; problemas nas rotinas de trabalho e sugerindo solu&ccedil;&otilde;es para os mesmos; </p>]]>
400 <![CDATA[<p align="justify">III - promover estudos sobre a legisla&ccedil;&atilde;o e normas ligadas &agrave;s rotinas de trabalho do Departamento para orientar e sugerir altera&ccedil;&otilde;es quando necess&aacute;rias; </p>]]>
401 <![CDATA[<p align="justify">IV - verificar com regularidade a compatibilidade da execu&ccedil;&atilde;o da despesa em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; realiza&ccedil;&atilde;o da receita para orientar os &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta, visando manter a execu&ccedil;&atilde;o atualizada de acordo com as normas legais vigentes; </p>]]>
402 <![CDATA[<p align="justify">V - analisar processos de natureza financeira, emitindo parecer quando for solicitado; </p>]]>
403 <![CDATA[<p align="justify">VI - elaborar, mensalmente, o c&aacute;lculo da taxa de administra&ccedil;&atilde;o da AMAZONPREV a ser recolhida pelo Estado e envi&aacute;-la para a SEPLAN, SEAD e AMAZONPREV; </p>]]>
404 <![CDATA[<p align="justify">VII - elaborar planilhas exigidas pela Miss&atilde;o da Secretaria do Tesouro Nacional; </p>]]>
405 <![CDATA[<p align="justify">VIII - analisar as solicita&ccedil;&otilde;es de libera&ccedil;&atilde;o de cotas financeiras de recursos pr&oacute;prios e de conv&ecirc;nios dos &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta quanto a compatibiliza&ccedil;&atilde;o entre a receita realizada e as cotas anteriormente liberadas; </p>]]>
406 <![CDATA[<p align="justify">IX - analisar previamente os processos de devolu&ccedil;&atilde;o de valores a serem pagos pela Fazenda Estadual; </p>]]>
407 <![CDATA[<p align="justify">X - realizar o c&aacute;lculo e controle do super&aacute;vit financeiro dos &oacute;rg&atilde;os e entidades da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta para fins de informa&ccedil;&atilde;o &agrave; Secretaria de Estado de Planejamento &ndash; SEPLAN; </p>]]>
408 <![CDATA[<p align="justify">XI - auxiliar na execu&ccedil;&atilde;o dos quadros e planilhas constantes do Balan&ccedil;o Geral do Estado; </p>]]>
409 <![CDATA[<p align="justify">XII - realizar o controle do excesso de arrecada&ccedil;&atilde;o dos &oacute;rg&atilde;os da Administra&ccedil;&atilde;o Direta e Indireta;</p>]]>
410 <![CDATA[<p align="justify">XIII &ndash; realizar e manter atualizado o cadastro dos funcion&aacute;rios do Estado que t&ecirc;m acesso ao Sistema AFI mediante solicita&ccedil;&atilde;o do gestor do respectivo &oacute;rg&atilde;o em formul&aacute;rio pr&oacute;prio;</p>]]>
411 <![CDATA[<p align="justify">XIV &ndash; manter atualizado o manual de procedimentos do Sistema Integrado de Administra&ccedil;&atilde;o Financeira &ndash; AFI;</p>]]>
412 <![CDATA[<p align="justify">XV &ndash; elaborar anualmente a minuta do Decreto e da Instru&ccedil;&atilde;o Normativa de encerramento do exerc&iacute;cio;</p>]]>
413 <![CDATA[<p align="justify">XVI - indicar funcion&aacute;rios para cursos de capacita&ccedil;&atilde;o; </p>]]>
414 <![CDATA[<p align="justify">XVII - elaborar relat&oacute;rios e prestar informa&ccedil;&otilde;es sobre as atividades desenvolvidas pela Ger&ecirc;ncia; </p>]]>
415 <![CDATA[<p align="justify">XVIII - executar outras atividades correlatas. </p>]]>
416 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>
418 <![CDATA[<p align="justify"><strong>FUN&Ccedil;&Otilde;ES</strong></p>]]>
419 <![CDATA[<p align="justify">SECRET&Aacute;RIO EXECUTIVO DO TESOURO &ndash; Edson Theophilo Ramos Par&aacute; </p>]]>
422 <![CDATA[<p align="justify">Diretor do Departamento de Finan&ccedil;as &ndash; Francisco Arn&oacute;bio Bezerra Mota </p>]]>
426 <![CDATA[<p align="justify">Gerente de Controle Financeiro &ndash; Marco Antonio Vasconcelos Pessoa</p>]]>
429 <![CDATA[<p align="justify">Gerente de Pagamentos &ndash; H&eacute;lio Ferreira da Silva</p>]]>
435 <![CDATA[<p align="justify">Diretora do Departamento de Encargos Gerais, D&iacute;vida P&uacute;blica e Haveres &ndash; Maria do Socorro da Silva Lima</p>]]>
439 <![CDATA[<p align="justify">Gerente de Encargos Gerais &ndash; Herm&iacute;nia de Jesus Pontes</p>]]>
442 <![CDATA[<p align="justify">Gerente de Administra&ccedil;&atilde;o de Haveres &ndash; </p>]]>
445 <![CDATA[<p align="justify">Gerente da D&iacute;vida P&uacute;blica &ndash; D&aacute;rio Duarte Marques</p>]]>
451 <![CDATA[<p align="justify">Diretora do Departamento de Contabilidade P&uacute;blica &ndash; Maria da Concei&ccedil;&atilde;o Guerreiro de Souza </p>]]>
455 <![CDATA[<p align="justify">Gerente de Inspetoria Setorial &ndash; N&iacute;cias Goreth Bastos Varj&atilde;o</p>]]>
458 <![CDATA[<p align="justify">Gerente de Contabilidade &ndash; Wilma Ferreira Barros</p>]]>
461 <![CDATA[<p align="justify">Gerente de Controle e Concilia&ccedil;&atilde;o Banc&aacute;ria &ndash; Vera Alice da Silva Peres</p>]]>
464 <![CDATA[<p align="justify">Gerente de An&aacute;lise Econ&ocirc;mico Fiscal &ndash; Lucilene Moraes Goudinho </p>]]>
467 <![CDATA[<p align="justify">Gerente de Normas e Avalia&ccedil;&atilde;o da Execu&ccedil;&atilde;o da Despesa &ndash; Aderson Silva e Costa</p>]]>
473 <![CDATA[<p align="justify"><br /> </p>]]>