69
| <![CDATA[<span style="font-size:14px"><strong>Pira da Pátria</strong>: <span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><strong>Marco Inicial da Cidade</strong>. O local onde foi erguida a Pira da Pátria é o marco do inicio da vida administrativa da cidade. Ali Ignácio José de Mendonça e Margarida Exaltação da Cruz construíram em 1760 uma capela dedicada a Santo Antônio. A primeira Igreja do Litoral Norte que atendia religiosamente toda a região. Atrás dessa capela localizava-se o cemitério. No local encontra-se uma placa em homenagem aos fundadores onde se lê: <em>“Ao Ignácio e Margarida – Aqui em 1760 eles construíram a primeira capela iniciando o povoamento de Santo Antônio da Patrulha. Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha – Museu Antropológico Caldas Júnior - ; ; Dezembro de 1996”. </em></span></span>]]>
|
69
| <![CDATA[<span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><strong>Marco Inicial da Cidade</strong>. O local onde foi erguida a Pira da Pátria é o marco do inicio da vida administrativa da cidade. Ali Ignácio José de Mendonça e Margarida Exaltação da Cruz construíram em 1760 uma capela dedicada a Santo Antônio. A primeira Igreja do Litoral Norte que atendia religiosamente toda a região. Atrás dessa capela localizava-se o cemitério. No local encontra-se uma placa em homenagem aos fundadores onde se lê: <em>“Ao Ignácio e Margarida – Aqui em 1760 eles construíram a primeira capela iniciando o povoamento de Santo Antônio da Patrulha. Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha – Museu Antropológico Caldas Júnior - ; ; Dezembro de 1996”. </em></span>]]>
|
71
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:14px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">A Pira fica localizada na Cidade Alta, em frente a Prefeitura Municipal.</span></span></p>]]>
|
71
| <![CDATA[<span style="font-size:14px"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">A Pira fica localizada na Cidade Alta, em frente a Prefeitura Municipal.</span></span>]]>
|
71
| <![CDATA[<span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">A Pira fica localizada na Cidade Alta, em frente a Prefeitura Municipal.</span>]]>
|
73
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-size:14px"><strong>Biblioteca Pública</strong>: <span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Criada em 1958, atualmente possui mais de 11.000 livros, periódicos, jornais e revistas, materiais especiais, Cds, DVDs e VHSs. A biblioteca possui diversos setores/serviços, tais como: Biblioteca Infantil; Telecentro de Informática; Coleções do Acervo; Área de Pesquisa; Setor de Empréstimo; Videoteca Pública; Sala Açoriana; Coleção Especial:Hino do Açores. A biblioteca é localizada na cidade alta, ao lado da Prefeitura Municipal.</span></span></p>]]>
|
73
| <![CDATA[<span style="font-size:14px"><strong>Biblioteca Pública</strong>: <span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Criada em 1958, atualmente possui mais de 11.000 livros, periódicos, jornais e revistas, materiais especiais, Cds, DVDs e VHSs. A biblioteca possui diversos setores/serviços, tais como: Biblioteca Infantil; Telecentro de Informática; Coleções do Acervo; Área de Pesquisa; Setor de Empréstimo; Videoteca Pública; Sala Açoriana; Coleção Especial:Hino do Açores. A biblioteca é localizada na cidade alta, ao lado da Prefeitura Municipal.</span></span>]]>
|
73
| <![CDATA[<span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif">Criada em 1958, atualmente possui mais de 11.000 livros, periódicos, jornais e revistas, materiais especiais, Cds, DVDs e VHSs. A biblioteca possui diversos setores/serviços, tais como: Biblioteca Infantil; Telecentro de Informática; Coleções do Acervo; Área de Pesquisa; Setor de Empréstimo; Videoteca Pública; Sala Açoriana; Coleção Especial:Hino do Açores. A biblioteca é localizada na cidade alta, ao lado da Prefeitura Municipal.</span>]]>
|
75
| <![CDATA[<p style="text-align:justify"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><span style="font-size:14px"><strong>Homenagem aos Sete Fuzilados: </strong>Conta ;a ;história ;que, no ;ano de 1893, durante uma revolução entre ; dois ;partidos, ;sete ;jovens ;vieram do interior para lutar, mas foram perseguidos e capturados, tendo que cavar sua própria cova. Depois foram ;fuzilados ;e ;derrubados ;um ;por ;um ;ainda ;vivos ;dentro ;da ;sepultura. A homenagem aos sete rapazes encontra-se no Cemitério Municipal. </span></span></p>]]>
|
75
| <![CDATA[<span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><span style="font-size:14px"><strong>Homenagem aos Sete Fuzilados: </strong>Conta ;a ;história ;que, no ;ano de 1893, durante uma revolução entre ; dois ;partidos, ;sete ;jovens ;vieram do interior para lutar, mas foram perseguidos e capturados, tendo que cavar sua própria cova. Depois foram ;fuzilados ;e ;derrubados ;um ;por ;um ;ainda ;vivos ;dentro ;da ;sepultura. A homenagem aos sete rapazes encontra-se no Cemitério Municipal. </span></span>]]>
|
75
| <![CDATA[<span style="font-size:14px"><strong>Homenagem aos Sete Fuzilados: </strong>Conta ;a ;história ;que, no ;ano de 1893, durante uma revolução entre ; dois ;partidos, ;sete ;jovens ;vieram do interior para lutar, mas foram perseguidos e capturados, tendo que cavar sua própria cova. Depois foram ;fuzilados ;e ;derrubados ;um ;por ;um ;ainda ;vivos ;dentro ;da ;sepultura. A homenagem aos sete rapazes encontra-se no Cemitério Municipal. </span>]]>
|
77
| <![CDATA[<span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><span style="font-size:14px">A cultura patrulhense recebeu influência de vários grupos étnicos, tais como poloneses, italianos, alemães, africanos, indígenas etc, mas predominam os elementos culturais de origens luso-acorianas. É desses, que ; se originam as seguintes manifestações culturais:</span></span>]]>
|
77
| <![CDATA[<span style="font-size:14px">A cultura patrulhense recebeu influência de vários grupos étnicos, tais como poloneses, italianos, alemães, africanos, indígenas etc, mas predominam os elementos culturais de origens luso-acorianas. É desses, que ; se originam as seguintes manifestações culturais:</span>]]>
|
79
| <![CDATA[<span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><span style="font-size:14px"><strong>Cavalhadas</strong>: </span></span>]]>
|
79
| <![CDATA[<span style="font-size:14px"><strong>Cavalhadas</strong>: </span>]]>
|
79
| <![CDATA[<span style="font-size:14px">Torneio ;hípico. ;Encenação ;de ;lutas ;entre ;mouros ;e ;cristãos. ;Conforme ;tradição ;oral, a ;Cavalhada ;vem ;de Carlos ;Magno ;e dos ;torneios ;que ;os ;“Doze Pares de ;França” ;realizavam, nos momentos de descanso entre as lutas empreendidas. O ;município ;de Santo Antônio da Patrulha é reconhecido pela riqueza, esmero e fidelidade à indumentária usada pelos guerreiros. Fazem parte das Cavalhadas dois grupos de doze ;cavaleiros ;cada ;mais ;a ;Floripa ;(única ;mulher ;na ;Cavalhada) ;mais ;a Sofia (mulher ;do ;Espia) e ;os ;dois ;palhaços.</span>]]>
|
81
| <![CDATA[<span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><span style="font-size:14px"><strong>Ternos de Reis</strong>: Portugal, país ;fervorosamente ;católico, ;legou ;às ;terras ;por ;ele ;descobertas, ;além ;da ;língua ;e ;da ;religião ;oficial, ;traços ;de ;sua ;religiosidade popular perpetuados pelos descendentes dos primeiros povoadores. Entre essas traços encontram-se os Ternos de Reis. Esse fato é originado da fé e transmitido através das gerações pelas vozes dos "Tiradores de Reses", que se fazem ouvir durante o período que antecede o Natal, até o dia de Reis, 06 de janeiro. Acompanhados por instrumentos musicais, ouve-se o canto característico "Meu Senhor Dono da Casa..." identificando uma região, uma comunidade ou até mesmo uma família. As letras dos Ternos referem-se em versos singelos ao Menino Jesus, a passagens bíblicas, à fuga da Sagrada Família, à visita dos Reis Magos e outros que variam de um Terno para outro, pois geralmente os Mestres são exímios improvisadores e bons conhecedores das Sagradas Escrituras, criando seus versos de acordo com o momento. Porém também podem abordar alguns temas da região para homenagear pessoas presentes. Alguns versos seguem um padrão e são bastante semelhantes aos cantados pelos antigos, no Arquipélago dos Açores. Antigamente, no Açores, era costume cantarem-se as "Janeiras" no último dia do ano. Essa característica perdeu-se com o tempo, fundindo-se com as cantigas de reis que, na véspera do "Ano Novo", saúdam também essa importante data. </span></span>]]>
|
81
| <![CDATA[<span style="font-size:14px"><strong>Ternos de Reis</strong>: Portugal, país ;fervorosamente ;católico, ;legou ;às ;terras ;por ;ele ;descobertas, ;além ;da ;língua ;e ;da ;religião ;oficial, ;traços ;de ;sua ;religiosidade popular perpetuados pelos descendentes dos primeiros povoadores. Entre essas traços encontram-se os Ternos de Reis. Esse fato é originado da fé e transmitido através das gerações pelas vozes dos "Tiradores de Reses", que se fazem ouvir durante o período que antecede o Natal, até o dia de Reis, 06 de janeiro. Acompanhados por instrumentos musicais, ouve-se o canto característico "Meu Senhor Dono da Casa..." identificando uma região, uma comunidade ou até mesmo uma família. As letras dos Ternos referem-se em versos singelos ao Menino Jesus, a passagens bíblicas, à fuga da Sagrada Família, à visita dos Reis Magos e outros que variam de um Terno para outro, pois geralmente os Mestres são exímios improvisadores e bons conhecedores das Sagradas Escrituras, criando seus versos de acordo com o momento. Porém também podem abordar alguns temas da região para homenagear pessoas presentes. Alguns versos seguem um padrão e são bastante semelhantes aos cantados pelos antigos, no Arquipélago dos Açores. Antigamente, no Açores, era costume cantarem-se as "Janeiras" no último dia do ano. Essa característica perdeu-se com o tempo, fundindo-se com as cantigas de reis que, na véspera do "Ano Novo", saúdam também essa importante data. </span>]]>
|
83
| <![CDATA[<span style="font-size:14px"><strong>Baile de Masquê</strong>: Espetáculo de Dançarinos Mascarados. No Baile de Masquê, somente homens dançam com máscara e alguns fantasiados de mulher. Estes bailes surgiram na idade média, quando os padres proibiram as pessoas de dançarem em público. ; </span>]]>
|
85
| <![CDATA[<span style="font-size:14px">Como ;não ;respeitavam, ;os ;padres ;permitiram ;somente ;que ;os ;homens ;participassem, ;porque ;achavam lascivo as mulheres dançarem em público. D. Maria I, ;Rainha ;de Portugal, em seu reinado, também proibiu mulheres de subirem aos palcos. A partir daí começaram a surgir apresentações de rua, onde eram usadas máscaras e alguns homens vestiam-se de mulher. Dentre os “casais” que dançam o Baile de Masquê, um em especial se destaca. É ;o ;chamado ;“Barba ;de ;Pau”, ;pois ;usa ;uma ;roupa ;confeccionada ;por ;uma ;parasita vegetal de mesmo nome. Este casal movimenta-se de um lado para o outro e sua tarefa é vigiar os pares para evitar que engraçadinhos perturbem os movimentos. Mas quem acaba engraçando-se para todo mundo é a própria companheira do Barde de Pau. </span>]]>
|
87
| <![CDATA[<span style="font-size:14px">As máscaras ;são ;as ;mais ;bizarras ;possíveis. ;Nas ;roupas ;masculinas, ;destacam-se as bombachas floreadas, calças com listras largas, xadrez exagerado, fraque estilizado, sapato com polaina e chapéu de palha. Nas roupas femininas, destacam-se sapatos de salto alto, brincos, pulseiras, colares, perucas e vestidos longos. Todas as roupas são confeccionadas e adaptadas pelas esposas, irmãs, mães, noivas e namoradas que, na hora da apresentação, se sentem honradas em colaborar com o espetáculo.</span>]]>
|
104
| <![CDATA[<span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif"><span style="font-size:14px">A cultura patrulhense recebeu influência de vários grupos étnicos, tais como poloneses, italianos, alemães, africanos, indígenas etc, mas predominam os elementos culturais de origens luso-acorianas. É desses, que ; se originam as seguintes manifestações culturais: Terno de Reis, Cavalhadas, Baile de Masquê.</span></span>]]>
|
104
| <![CDATA[<span style="font-size:14px">A cultura patrulhense recebeu influência de vários grupos étnicos, tais como poloneses, italianos, alemães, africanos, indígenas etc, mas predominam os elementos culturais de origens luso-acorianas. É desses, que ; se originam as seguintes manifestações culturais: Terno de Reis, Cavalhadas, Baile de Masquê.</span>]]>
|
7
| <![CDATA[<script type="text/javascript">
// Javascript configs
var rootUrl = '/pmsap/';
var calendario = false;
var mesAtual = 09;
var anoAtual = 2023;
</script>]]>
|
21
| <![CDATA[<script>(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&appId=661506750555747&version=v2.0";
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));</script>]]>
|
144
| <![CDATA[<script>
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga');
ga('create', 'UA-102555150-1', 'auto');
ga('send', 'pageview');
</script>]]>
|