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Endereço Nota Erros Avisos

www.santoantoniodapatrulha.rs.gov.br/pmsap/SMTDS

76.85 119 242
Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 218 69 71 73 75 77 79 81 83 85 87 89 91 93 95 97 99 101 103 105 107 109 111 113 115 117 119 121 123 125 127 129 131 133 135 137 139 141 143 145 147 149 151 153 155 157 159 161 163 165 167 169 171 173 175 177 179 181 183 185 187 189 192 194 196 198 200 202 204 206 208 210 212 214 216 218 220 222 224 226 228 230 232 234 236 238 240 242 244 246 248 250 252 254 256 258 260 262 264 266 268 270 272 274 276 278 280 282 284 286 288 290 292 294 296 298 300 302 304 306 308 310 312 314 316 318 320 322 324 326 328 330 332 334 336 338 340 342 344 346 348 350 352 354 356 358 360 362 364 366 368 370 372 375 376 377 378 379 382 384 386 388 390 392 394 396 398 400 402 404 406 408 410 412 414 416 418 420 422 424 426 428 430 432 434 436 438 440 442 444 446 448 450 452 454 456 458 460 462 464 466 468 470 472 474 476 478 480 482 484 486 488 490 492 494 496 498 500 502
1.1.6 Presença de javascript(s) interno 3 7 21 540
69 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL</strong></p>]]>
71 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
73 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social &ndash; SMTDS ocupa um espa&ccedil;o importante na Prefeitura Municipal de Santo Ant&ocirc;nio da Patrulha/RS, com compromisso &eacute;tico e pol&iacute;tico de promo&ccedil;&atilde;o da Politica P&uacute;blica de Assist&ecirc;ncia Social em conson&acirc;ncia com suas respectivas legisla&ccedil;&otilde;es vigente: Constitui&ccedil;&atilde;o Federal, Lei Org&acirc;nica da Assist&ecirc;ncia Social &ndash; LOAS, Politica Nacional de Assist&ecirc;ncia Social &ndash; PNAS, Lei SUAS Municipal dentre outras normativas.</p>]]>
75 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
77 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Os servi&ccedil;os, programas e projetos desenvolvidos visam contemplar a popula&ccedil;&atilde;o residente na &aacute;rea urbana e &aacute;rea rural, atendendo as fam&iacute;lias, crian&ccedil;as e adolescentes, idosos, etc... que estejam em situa&ccedil;&atilde;o de risco e vulnerabilidade social.</p>]]>
79 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
81 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Para execu&ccedil;&atilde;o destes a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, al&eacute;m dos recursos pr&oacute;prios do Munic&iacute;pio, conta com os recursos de co-financiamento do Governo Federal e Estadual.</p>]]>
83 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
85 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
87 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>PROTE&Ccedil;&Atilde;O SOCIAL B&Aacute;SICA</strong></p>]]>
89 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
91 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
93 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">A prote&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica tem por finalidade prevenir situa&ccedil;&otilde;es de risco, por interm&eacute;dio do desenvolvimento de potencialidades e aquisi&ccedil;&otilde;es, bem como o fortalecimento dos v&iacute;nculos familiares e comunit&aacute;rios.</p>]]>
95 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
97 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Esse n&iacute;vel de prote&ccedil;&atilde;o &eacute; destinado para a popula&ccedil;&atilde;o que vive em situa&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, priva&ccedil;&atilde;o (aus&ecirc;ncia de renda, prec&aacute;rio ou nulo acesso aos servi&ccedil;os p&uacute;blicos, dentre outros) e/ou fragiliza&ccedil;&atilde;o de v&iacute;nculos afetivos relacionais e de pertencimento social (discrimina&ccedil;&otilde;es et&aacute;rias, &eacute;tnicas, de g&ecirc;nero ou por defici&ecirc;ncia, dentre outras).</p>]]>
99 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
101 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Prev&ecirc; o desenvolvimento de servi&ccedil;os, programas e projetos locais de acolhimento, conviv&ecirc;ncia e socializa&ccedil;&atilde;o de fam&iacute;lias e de indiv&iacute;duos, conforme identifica&ccedil;&atilde;o da situa&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade apresentada, tamb&eacute;m dever&aacute; incluir as pessoas com defici&ecirc;ncia nas diversas a&ccedil;&otilde;es ofertadas, benef&iacute;cios, tanto de presta&ccedil;&atilde;o continuada (BPC) como os eventuais, os quais comp&otilde;em a Prote&ccedil;&atilde;o Social B&aacute;sica.</p>]]>
103 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
105 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O que configura a prote&ccedil;&atilde;o Social B&aacute;sica no munic&iacute;pio &eacute; a exist&ecirc;ncia do Centro de Refer&ecirc;ncia de Assist&ecirc;ncia Social (CRAS), o qual executam os servi&ccedil;os de prote&ccedil;&atilde;o social b&aacute;sica, organiza e coordena a rede prestadora de servi&ccedil;os socioassistenciais local do Sistema &Uacute;nico de Assist&ecirc;ncia Social (SUAS)</p>]]>
107 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
109 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong> ;Centro de Refer&ecirc;ncia de Assist&ecirc;ncia Social (CRAS)</strong></p>]]>
111 <![CDATA[<p style="margin-left: 14.2pt; text-align: justify;"> ;</p>]]>
113 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O Centro de Refer&ecirc;ncia de Assist&ecirc;ncia Social (CRAS) &eacute; a porta de entrada da assist&ecirc;ncia social. Trata-se de uma unidade p&uacute;blica municipal, integrante do SUAS, localizado em &aacute;rea com maior &iacute;ndice de vulnerabilidade e risco social, destinado &agrave; presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os socioassistenciais de prote&ccedil;&atilde;o social b&aacute;sica &agrave;s fam&iacute;lias e indiv&iacute;duos, atrav&eacute;s da atua&ccedil;&atilde;o intersetorial na perspectiva de potencializar a prote&ccedil;&atilde;o social.</p>]]>
115 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
117 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Equipe Volante do CRAS</strong></p>]]>
119 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
121 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Consiste em uma equipe adicional que integra o CRAS - Centro de Refer&ecirc;ncia de Assist&ecirc;ncia Social em funcionamento, com objetivo de prestar servi&ccedil;os no territ&oacute;rio de abrang&ecirc;ncia &agrave;s fam&iacute;lias e indiv&iacute;duos que vivem em locais de dif&iacute;cil acesso, distantes da unidade, ou est&atilde;o dispersas no territ&oacute;rio.</p>]]>
123 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
125 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">A equipe volante &eacute; respons&aacute;vel por realizar busca ativa, desenvolver o Servi&ccedil;o de Prote&ccedil;&atilde;o e Atendimentos Integral &agrave;s Fam&iacute;lias, inclus&atilde;o das fam&iacute;lias no Cadastro &Uacute;nico, encaminhamentos necess&aacute;rios para acesso &agrave; renda, para servi&ccedil;os na prote&ccedil;&atilde;o especial e outros setores e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e demais servi&ccedil;os da prote&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica.</p>]]>
127 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
129 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
131 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Servi&ccedil;os Socioassistenciais da Prote&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica </strong></p>]]>
133 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
135 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Programa de Atendimento Integral &agrave; Fam&iacute;lia - PAIF ; </strong></p>]]>
137 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
139 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O Programa de Atendimento Integral &agrave; Fam&iacute;lia expressa um conjunto de a&ccedil;&otilde;es relativas &agrave; acolhida, informa&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o, inser&ccedil;&atilde;o em servi&ccedil;os da assist&ecirc;ncia social, tais como: socioeducativos e de conviv&ecirc;ncia, encaminhamentos a outras pol&iacute;ticas, promo&ccedil;&atilde;o de acesso &agrave; renda e, especialmente, acompanhamento sociofamiliar.</p>]]>
141 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
143 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Ofertado necessariamente no CRAS, de car&aacute;ter continuado, com a finalidade de: contribuir para preven&ccedil;&atilde;o e o enfrentamento de situa&ccedil;&otilde;es de vulnerabilidade e risco social, fortalecer os v&iacute;nculos familiares e comunit&aacute;rios, promover aquisi&ccedil;&otilde;es sociais e materiais &agrave;s fam&iacute;lias, com o objetivo de fortalecer o protagonismo e a autonomia das fam&iacute;lias e comunidade, prevenir a ruptura de seus v&iacute;nculos e a viol&ecirc;ncia no &acirc;mbito de suas rela&ccedil;&otilde;es, garantindo o direito &agrave; conviv&ecirc;ncia familiar e comunit&aacute;ria.</p>]]>
145 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
147 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O p&uacute;blico alvo volta-se a popula&ccedil;&atilde;o em situa&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, priva&ccedil;&atilde;o ou aus&ecirc;ncia de renda, acesso prec&aacute;rio ou nulo aos servi&ccedil;os p&uacute;blicos, com v&iacute;nculos familiares, comunit&aacute;rios e de pertencimento fragilizado e vivenciam situa&ccedil;&otilde;es de discrimina&ccedil;&atilde;o, entre outros.</p>]]>
149 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
151 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Servi&ccedil;o de Conviv&ecirc;ncia e Fortalecimento de V&iacute;nculos </strong></p>]]>
153 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
155 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">De car&aacute;ter preventivo e proativo, ; realizado em grupos, de modo a garantir aquisi&ccedil;&otilde;es progressivas aos seus usu&aacute;rios, de acordo com seu ciclo de vida.</p>]]>
157 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
159 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Cada uma das situa&ccedil;&otilde;es de fragilidade enfrentadas pelos cidad&atilde;os deve receber um tipo de aten&ccedil;&atilde;o diferenciada, de acordo com as necessidades de cada um.</p>]]>
161 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
163 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">As a&ccedil;&otilde;es ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de viv&ecirc;ncias, desenvolver o sentimento de perten&ccedil;a e de identidade, fortalecer os v&iacute;nculos familiares e incentivar a socializa&ccedil;&atilde;o e a conviv&ecirc;ncia comunit&aacute;ria.</p>]]>
165 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
167 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">&Eacute; ofertado no Centro de Conviv&ecirc;ncia e Cidadania, referenciadas ao CRAS.</p>]]>
169 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
171 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Cadastro &Uacute;nico</strong></p>]]>
173 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
175 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; O Cadastro &Uacute;nico para programas sociais do Governo Federal, &eacute; um instrumento que identifica e caracteriza as fam&iacute;lias de baixa renda, permitindo que o governo conhe&ccedil;a melhor a realidade socioecon&ocirc;mica dessa popula&ccedil;&atilde;o.Nele s&atilde;o registradas informa&ccedil;&otilde;es como: caracter&iacute;sticas da resid&ecirc;ncia, identifica&ccedil;&atilde;o de cada pessoa, escolaridade, situa&ccedil;&atilde;o de trabalho e renda, entre outras.</p>]]>
177 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O Cadastro &Uacute;nico se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a sele&ccedil;&atilde;o e a inclus&atilde;o de fam&iacute;lias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concess&atilde;o dos benef&iacute;cios do Programa Bolsa Fam&iacute;lia, da Tarifa Social de Energia El&eacute;trica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Tamb&eacute;m pode ser utilizado para a sele&ccedil;&atilde;o de benefici&aacute;rios de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele ;funciona como uma porta de entrada para as fam&iacute;lias acessarem diversas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas. ;</p>]]>
179 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
181 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Programa Bolsa Fam&iacute;lia </strong></p>]]>
183 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
185 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; O Bolsa Fam&iacute;lia &eacute; um programa que contribui para o combate &agrave; pobreza e &agrave; desigualdade no Brasil. Ele foi criado em outubro de 2003 e possui tr&ecirc;s eixos principais:</p>]]>
187 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
189 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Complemento da renda</strong> ;<strong>&mdash;</strong> ;todos os meses, as fam&iacute;lias atendidas pelo Programa recebem um benef&iacute;cio em dinheiro, que &eacute; transferido diretamente pelo governo federal.<br /> <strong>Acesso a direitos</strong> ;<strong>&mdash;</strong> ;as fam&iacute;lias devem cumprir alguns compromissos (condicionalidades), que t&ecirc;m como objetivo refor&ccedil;ar o acesso &agrave; educa&ccedil;&atilde;o, &agrave; sa&uacute;de e &agrave; assist&ecirc;ncia social.</p>]]>
192 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Articula&ccedil;&atilde;o com outras a&ccedil;&otilde;es</strong> ;<strong>&mdash;</strong> ;o Bolsa Fam&iacute;lia tem capacidade de integrar e articular v&aacute;rias pol&iacute;ticas sociais a fim de estimular o desenvolvimento das fam&iacute;lias, contribuindo para elas superarem a situa&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade e de pobreza.</p>]]>
194 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
196 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O Programa Bolsa Fam&iacute;lia est&aacute; previsto em lei &mdash; ;<a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.836.htm" target="_self" title="">Lei Federal n&ordm; 10.836, de 9 de janeiro de 2004 ;</a>&mdash; e &eacute; regulamentado pelo ;<a href="http://www.mds.gov.br/webarquivos/legislacao/bolsa_familia/decreto/Decreto_no_5209_de_17.09.2004-1.pdf" target="_self" title="">Decreto n&ordm; 5.209, de 17 de setembro de 2004</a>, e outras normas.</p>]]>
198 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
200 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Programa BPC na Escola</strong></p>]]>
202 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
204 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Monitorar o acesso e perman&ecirc;ncia na escola dos Benefici&aacute;rios do Benef&iacute;cio da Presta&ccedil;&atilde;o Continuada - BPC com defici&ecirc;ncia, na faixa et&aacute;ria de 0 a 18 anos, por meio de a&ccedil;&otilde;es articuladas, entre as &aacute;reas da educa&ccedil;&atilde;o, assist&ecirc;ncia social, direitos humanos e sa&uacute;de.</p>]]>
206 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Programa Nacional de Promo&ccedil;&atilde;o e Acesso ao Mundo do Trabalho &ndash; ACESSUAS TRABALHO</strong></p>]]>
208 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
210 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O trabalho do ACESSUAS TRABALHO &eacute; a identifica&ccedil;&atilde;o de cursos de qualifica&ccedil;&atilde;o profissional, no territ&oacute;rio, al&eacute;m de outras a&ccedil;&otilde;es de inclus&atilde;o produtiva, realizar a mobiliza&ccedil;&atilde;o e o encaminhamento do p&uacute;blico da Assist&ecirc;ncia Social.</p>]]>
212 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Atrav&eacute;s do mapeamento das oportunidades, a equipe deve levantar quais s&atilde;o os cursos ofertados no munic&iacute;pio e firmar parcerias para encaminhamento dos usu&aacute;rios da assist&ecirc;ncia social.</p>]]>
214 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
216 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
218 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Programa</strong> <strong>Crian&ccedil;a Feliz</strong></p>]]>
220 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
222 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O Crian&ccedil;a Feliz tem foco nos primeiros mil dias de vida, acompanhando ; crian&ccedil;as de 0 a 3 anos do Bolsa Fam&iacute;lia e as at&eacute; 6 anos que recebem o Benef&iacute;cio de Presta&ccedil;&atilde;o Continuada ( BPC), incluindo v&iacute;timas de microcefalia por zica v&iacute;rus.</p>]]>
224 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O Centro de Refer&ecirc;ncia de Assist&ecirc;ncia Social (CRAS) &eacute; a unidade de refer&ecirc;ncia nos territ&oacute;rios para a gest&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es no SUAS e desempenhar&aacute; o mesmo papel no Crian&ccedil;a Feliz.O programa prev&ecirc; a realiza&ccedil;&atilde;o de visitas domiciliares voltadas ao desenvolvimento integral das crian&ccedil;as. Al&eacute;m disso, busca a articula&ccedil;&atilde;o desta oferta com os demais servi&ccedil;os ;socioassistenciais e as demais pol&iacute;tica p&uacute;blicas, visando ao atendimento das demandas identificadas por meio das visitas domiciliares e a integralidade na aten&ccedil;&atilde;o &aacute;s fam&iacute;lias.</p>]]>
226 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
228 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Programa Frentes Emergenciais de Trabalho</strong></p>]]>
230 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
232 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O Programa Frentes Emergenciais de Trabalho &eacute; destinado ao resgate dos v&iacute;nculos sociais e produtivos de trabalhadores desempregados do Munic&iacute;pio de Santo Ant&ocirc;nio da Patrulha e a promo&ccedil;&atilde;o de melhorias nas condi&ccedil;&otilde;es ; de vida das fam&iacute;lias em situa&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade, atrav&eacute;s da concess&atilde;o de no m&aacute;ximo 40 bolsas de incentivo a qualifica&ccedil;&atilde;o profissional.</p>]]>
234 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
236 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ;</p>]]>
238 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>PROTE&Ccedil;&Atilde;O SOCIAL ESPECIAL</strong></p>]]>
240 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
242 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
244 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; A Prote&ccedil;&atilde;o Social Especial (PSE) do Sistema &Uacute;nico de Assist&ecirc;ncia Social &eacute; destinada a fam&iacute;lias e indiv&iacute;duos que se encontram em situa&ccedil;&atilde;o de risco pessoal e social, por ocorr&ecirc;ncia de abandono, maus tratos f&iacute;sicos e/ou ps&iacute;quico, abuso sexual, uso de subst&acirc;ncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situa&ccedil;&atilde;o de rua, situa&ccedil;&atilde;o de trabalho infantil, entre outras situa&ccedil;&otilde;es de viola&ccedil;&atilde;o dos direitos.</p>]]>
246 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Os servi&ccedil;os de prote&ccedil;&atilde;o social especial t&ecirc;m estreita interface com o sistema de garantia de direito, exigindo, muitas vezes, uma gest&atilde;o mais complexa e compartilhada com o Poder Judici&aacute;rio, o Minist&eacute;rio P&uacute;blico e com &oacute;rg&atilde;os e a&ccedil;&otilde;es do Executivo.</p>]]>
248 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
250 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">No caso da prote&ccedil;&atilde;o social especial, h&aacute; dois n&iacute;veis de complexidade: m&eacute;dia e alta.</p>]]>
252 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
254 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Prote&ccedil;&atilde;o Social Especial de M&eacute;dia Complexidade</strong></p>]]>
256 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
258 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; S&atilde;o considerados servi&ccedil;os de m&eacute;dia complexidade aqueles que oferecem atendimento &agrave;s fam&iacute;lias e indiv&iacute;duos com seus direitos violados, mas cujos v&iacute;nculos familiares e comunit&aacute;rios n&atilde;o foram rompidos. A prote&ccedil;&atilde;o social de m&eacute;dia complexidade est&aacute; organizada no Centro de Refer&ecirc;ncia Especializado de Assist&ecirc;ncia Social (CREAS).</p>]]>
260 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
262 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Na unidade CREAS, s&atilde;o ofertados servi&ccedil;os socioassistenciais que requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas solu&ccedil;&otilde;es protetivas. Da mesma forma, requerem maior estrutura&ccedil;&atilde;o t&eacute;cnico-operacional e aten&ccedil;&atilde;o especializada e mais individualizada, comportam encaminhamentos monitorados e sistem&aacute;ticos, apoio e processos que assegurem qualidade na aten&ccedil;&atilde;o protetiva e efetividade na reinser&ccedil;&atilde;o almejada.</p>]]>
264 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
266 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Prote&ccedil;&atilde;o Social Especial de Alta Complexidade</strong></p>]]>
268 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
270 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Os servi&ccedil;os de prote&ccedil;&atilde;o social especial de alta complexidade s&atilde;o aqueles que garantem prote&ccedil;&atilde;o integral, moradia (acolhimento), alimenta&ccedil;&atilde;o, higieniza&ccedil;&atilde;o e trabalho protegido para fam&iacute;lias e indiv&iacute;duos que se encontram sem referencia e/ou em situa&ccedil;&atilde;o de amea&ccedil;a, necessitando ser retirado do conv&iacute;vio familiar e/ou comunit&aacute;rio.</p>]]>
272 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
274 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
276 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Centro de Refer&ecirc;ncia Especializado de Assist&ecirc;ncia Social (CREAS)</strong></p>]]>
278 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
280 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O Centro de Refer&ecirc;ncia Especializado de Assist&ecirc;ncia Social &ndash; CREAS constitui-se numa unidade p&uacute;blica onde se ofertam servi&ccedil;os especializados e continuados a fam&iacute;lias e indiv&iacute;duos nas diversas situa&ccedil;&otilde;es de viola&ccedil;&atilde;o de direitos.</p>]]>
282 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;</p>]]>
284 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O CREAS deve articular os servi&ccedil;os de m&eacute;dia complexidade e operar&aacute; refer&ecirc;ncia e contra refer&ecirc;ncia com a rede de servi&ccedil;os socioassistenciais, da prote&ccedil;&atilde;o social b&aacute;sica e especial, com as demais pol&iacute;ticas p&uacute;blicas setoriais e demais &oacute;rg&atilde;os do Sistema de Garantia de Direitos.</p>]]>
286 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
288 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O CREAS oferta acompanhamento t&eacute;cnico especializado desenvolvido por equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de prote&ccedil;&atilde;o da fam&iacute;lia e favorecer a repara&ccedil;&atilde;o da situa&ccedil;&atilde;o de viol&ecirc;ncia vivida.</p>]]>
290 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
292 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O atendimento &eacute; prestado no CREAS, ou pelo deslocamento de equipe em territ&oacute;rios e domic&iacute;lios, e os servi&ccedil;os devem funcionar em estreita articula&ccedil;&atilde;o com o Poder Judici&aacute;rio, minist&eacute;rio P&uacute;blico, Defensoria P&uacute;blica, Conselho Tutelar e outras organiza&ccedil;&otilde;es de Defesa de Direitos, com os demais servi&ccedil;os socioassistenciais e de outras politicas p&uacute;blicas, no intuito de estruturar uma rede efetiva de prote&ccedil;&atilde;o social.</p>]]>
294 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
296 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ;</p>]]>
298 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Servi&ccedil;os M&eacute;dia Complexidade</strong></p>]]>
300 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
302 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Servi&ccedil;o de Prote&ccedil;&atilde;o e Atendimento Especializado a Fam&iacute;lias e Indiv&iacute;duos &ndash; PAEFI</strong></p>]]>
304 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
306 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Servi&ccedil;o de apoio, orienta&ccedil;&atilde;o e acompanhamento a fam&iacute;lias com um ou mais de seus membros em situa&ccedil;&atilde;o de amea&ccedil;a ou viola&ccedil;&atilde;o de direitos. Compreende aten&ccedil;&otilde;es e orienta&ccedil;&otilde;es direcionadas para a promo&ccedil;&atilde;o de direitos, a preserva&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de v&iacute;nculos familiares, comunit&aacute;rios e sociais e para o fortalecimento da fun&ccedil;&atilde;o protetiva das fam&iacute;lias diante do conjunto de condi&ccedil;&otilde;es que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situa&ccedil;&otilde;es de risco pessoal e social.</p>]]>
308 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
310 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;O servi&ccedil;o articula-se com as atividades e aten&ccedil;&otilde;es prestadas &agrave;s fam&iacute;lias, nos demais servi&ccedil;os socioassistenciais, nas diversas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e com os demais &oacute;rg&atilde;os do Sistema de Garantia de Direitos. Deve garantir atendimento imediato e provid&ecirc;ncias necess&aacute;rias para a inclus&atilde;o da fam&iacute;lia e seus membros em servi&ccedil;os socioassistenciais e/ou em programas de transfer&ecirc;ncia de renda, de forma a qualificar a interven&ccedil;&atilde;o e restaurar o direito.</p>]]>
312 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
314 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Servi&ccedil;o Especializado de Abordagem Social</strong></p>]]>
316 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
318 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O servi&ccedil;o tem como finalidade assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique a incid&ecirc;ncia de trabalho infantil, explora&ccedil;&atilde;o sexual de crian&ccedil;as e adolescentes, situa&ccedil;&atilde;o de rua e mendic&acirc;ncia, dentre outras.</p>]]>
320 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
322 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
324 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Servi&ccedil;o Especializado para Pessoa em Situa&ccedil;&atilde;o de Rua </strong></p>]]>
326 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
328 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Servi&ccedil;o ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espa&ccedil;o de moradia e/ou sobreviv&ecirc;ncia. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de v&iacute;nculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a constru&ccedil;&atilde;o de novos projetos de vida.</p>]]>
330 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
332 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Oferece trabalho t&eacute;cnico para a an&aacute;lise das demandas dos usu&aacute;rios, orienta&ccedil;&atilde;o individual e grupal e encaminhamentos a outros servi&ccedil;os socioassistenciais e das demais pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que possam contribuir na constru&ccedil;&atilde;o da autonomia, da inser&ccedil;&atilde;o social e da prote&ccedil;&atilde;o &agrave;s situa&ccedil;&otilde;es de viol&ecirc;ncia.</p>]]>
334 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;</p>]]>
336 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Servi&ccedil;o de Prote&ccedil;&atilde;o Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Presta&ccedil;&atilde;o de Servi&ccedil;o a Comunidade</strong></p>]]>
338 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
340 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O servi&ccedil;o tem por finalidade prover aten&ccedil;&atilde;o socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignifica&ccedil;&atilde;o de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Para a oferta do servi&ccedil;o faz-se necess&aacute;rio a observ&acirc;ncia da responsabiliza&ccedil;&atilde;o face ao ato infracional praticado, cujos direitos e obriga&ccedil;&otilde;es devem ser assegurados de acordo com as legisla&ccedil;&otilde;es e normativas espec&iacute;ficas para o cumprimento da medida.</p>]]>
342 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; P&uacute;blico do servi&ccedil;o: Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e de Presta&ccedil;&atilde;o de Servi&ccedil;os &agrave; Comunidade, aplicada pela Justi&ccedil;a da Inf&acirc;ncia e da Juventude ou, na aus&ecirc;ncia desta, pela Vara Civil correspondente e suas fam&iacute;lias</p>]]>
344 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
346 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Servi&ccedil;o de Prote&ccedil;&atilde;o Social Especial para Pessoas com Defici&ecirc;ncia, Idosas e suas Fam&iacute;lias</strong></p>]]>
348 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
350 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Servi&ccedil;o para a oferta de atendimento especializado a fam&iacute;lias com pessoas com defici&ecirc;ncia e idosos com algum grau de depend&ecirc;ncia, que tiveram suas limita&ccedil;&otilde;es agravadas por viola&ccedil;&otilde;es de direitos, tais como: explora&ccedil;&atilde;o da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminat&oacute;rias e preconceituosas no seio da fam&iacute;lia, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvaloriza&ccedil;&atilde;o da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a depend&ecirc;ncia e comprometem o desenvolvimento da autonomia.</p>]]>
352 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
354 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; As a&ccedil;&otilde;es devem possibilitar a amplia&ccedil;&atilde;o da rede de pessoas com quem a fam&iacute;lia do dependente convive e compartilha cultura, troca viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias. A partir da identifica&ccedil;&atilde;o das necessidades, dever&aacute; ser viabilizado o acesso a benef&iacute;cios, programas de transfer&ecirc;ncia de renda, servi&ccedil;os de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas setoriais, atividades culturais e de lazer, sempre priorizando o incentivo &agrave; autonomia da dupla &ldquo;cuidador e dependente</p>]]>
356 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
358 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
360 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O Munic&iacute;pio de Santo Ant&ocirc;nio da Patrulha atende a esta demanda atrav&eacute;s da do convenio / parceria com a APAE &ndash; Associa&ccedil;&atilde;o dos Pais e Amigos dos Excepcionais, com aten&ccedil;&atilde;o a Educa&ccedil;&atilde;o, Sa&uacute;de e Assist&ecirc;ncia Social.</p>]]>
362 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
364 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; A entidade est&aacute; localizada em &aacute;rea urbana, Rua Marcolino de Carli, n&deg; 396 &ndash; Bairro Pindorama.</p>]]>
366 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
368 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>A&ccedil;&otilde;es Estrat&eacute;gicas do Programa de Erradica&ccedil;&atilde;o do Trabalho Infantil (PETI)</strong></p>]]>
370 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
372 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Estas A&ccedil;&otilde;es Estrat&eacute;gicas ser&atilde;o desenvolvidas pela rede socioassistencial do SUAS, articulada &agrave;s demais pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, atrav&eacute;s de 5 eixos:</p>]]>
375 <![CDATA[<li style="text-align: justify;">Informa&ccedil;&atilde;o e mobiliza&ccedil;&atilde;o a partir das incid&ecirc;ncias de trabalho infantil, para o desenvolvimento de a&ccedil;&otilde;es de preven&ccedil;&atilde;o e erradica&ccedil;&atilde;o;</li>]]>
376 <![CDATA[<li style="text-align: justify;">Identifica&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as e adolescentes em situa&ccedil;&atilde;o de trabalho infantil;</li>]]>
377 <![CDATA[<li style="text-align: justify;">Prote&ccedil;&atilde;o social para crian&ccedil;as e adolescentes em situa&ccedil;&atilde;o de trabalho infantil e suas fam&iacute;lias;</li>]]>
378 <![CDATA[<li style="text-align: justify;">Apoio e acompanhamento das a&ccedil;&otilde;es de defesa e responsabiliza&ccedil;&atilde;o;</li>]]>
379 <![CDATA[<li style="text-align: justify;">Monitoramento das a&ccedil;&otilde;es do PETI</li>]]>
382 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;Al&eacute;m das A&ccedil;&otilde;es Estrat&eacute;gicas, o p&uacute;blico do PETI tem prioridade no atendimento no Servi&ccedil;o de Conviv&ecirc;ncia e Fortalecimento de V&iacute;nculos (SCFV) juntamente com outros p&uacute;blicos que se encontram em situa&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade social. Com isso, a oferta do servi&ccedil;o socioassistencial para crian&ccedil;as e adolescentes identificados em situa&ccedil;&atilde;o de trabalho infantil n&atilde;o se restringe mais a apenas um p&uacute;blico diversificando as trocas culturais e minimizando estigmas e preconceitos.</p>]]>
384 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
386 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;</p>]]>
388 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
390 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Servi&ccedil;os Alta Complexidade</strong></p>]]>
392 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
394 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Acolhimento Institucional Crian&ccedil;as e Adolescentes</strong></p>]]>
396 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
398 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Acolhimento provis&oacute;rio e excepcional para crian&ccedil;as e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crian&ccedil;as e adolescentes com defici&ecirc;ncia, sob medida de prote&ccedil;&atilde;o (Art. 98 do Estatuto da Crian&ccedil;a e do Adolescente) e em situa&ccedil;&atilde;o de risco pessoal e social, cujas fam&iacute;lias ou respons&aacute;veis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua fun&ccedil;&atilde;o de cuidado e prote&ccedil;&atilde;o. (Art. 101 do Estatuto da Crian&ccedil;a e do Adolescente) at&eacute; que seja viabilizado o retorno ao conv&iacute;vio com a fam&iacute;lia de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para fam&iacute;lia substituta.</p>]]>
400 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Este servi&ccedil;o no Munic&iacute;pio de Santo Ant&ocirc;nio da Patrulha apresenta-se na modalidade de Abrigo Institucional de car&aacute;ter p&uacute;blico, com capacidade de at&eacute; 20 crian&ccedil;as / adolescentes, com idade entre 0 a 18 anos de idade, com acompanhamento t&eacute;cnico da equipe do CREAS.</p>]]>
402 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
404 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; A unidade de acolhimento localiza-se em &aacute;rea urbana na Rua Coronel Jos&eacute; Maciel, 167 &ndash; Bairro Cidade Alta.</p>]]>
406 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
408 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
410 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Acolhimento Institucional para Idosos </strong></p>]]>
412 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
414 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Acolhimento para idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de depend&ecirc;ncia. A natureza do acolhimento dever&aacute; ser provis&oacute;ria e, excepcionalmente, de longa perman&ecirc;ncia quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e conv&iacute;vio com os familiares. &Eacute; previsto para idosos que n&atilde;o disp&otilde;em de condi&ccedil;&otilde;es para permanecer com a fam&iacute;lia, com viv&ecirc;ncia de situa&ccedil;&otilde;es de viol&ecirc;ncia e neglig&ecirc;ncia, em situa&ccedil;&atilde;o de rua e de abandono, com v&iacute;nculos familiares fragilizados ou rompidos.</p>]]>
416 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O Munic&iacute;pio de Santo Ant&ocirc;nio da Patrulha atende a esta demanda atrav&eacute;s da modalidade de Abrigo Institucional de Longa Perman&ecirc;ncia, com capacidade de at&eacute; 20 idosos em unidade Filantr&oacute;pica por meio de compra de vagas, sendo que os usu&aacute;rios deste servi&ccedil;o s&atilde;o devidamente encaminhados e acompanhados pela Equipe T&eacute;cnica do CREAS.</p>]]>
418 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
420 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; A entidade Lar Oscar Vargas est&aacute; localizada em &aacute;rea urbana, Rua Laurindo Vieira, n&deg; 51 &ndash; Bairro Menino Deus, neste munic&iacute;pio.</p>]]>
422 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
424 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
426 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Benef&iacute;cios Eventuais</strong></p>]]>
428 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
430 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Os Benef&iacute;cios Eventuais da Politica de Assist&ecirc;ncia Social s&atilde;o provis&otilde;es suplementares e provis&oacute;rias que integram organicamente as garantias do Sistema &Uacute;nico de Assist&ecirc;ncia Social, prestadas as fam&iacute;lias e/ou indiv&iacute;duos em virtude de situa&ccedil;&atilde;o de risco ou vulnerabilidade social decorrente de nascimento, morte, vulnerabilidade tempor&aacute;ria e de calamidade p&uacute;blica.</p>]]>
432 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
434 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Os Benef&iacute;cios Eventuais destinam-se as fam&iacute;lias e/ou indiv&iacute;duos com impossibilidade de arcar, por meios pr&oacute;prios, com o enfrentamento de conting&ecirc;ncias sociais, cuja ocorr&ecirc;ncia provoca risco e fragiliza a manuten&ccedil;&atilde;o do individuo, a unidade da fam&iacute;lia e/ou a sobreviv&ecirc;ncia dos seus membros.</p>]]>
436 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
438 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Para concess&atilde;o dos benef&iacute;cios a fam&iacute;lia e/ou indiv&iacute;duo ser&aacute; atendido/acompanhado por um t&eacute;cnico social dos servi&ccedil;os CRAS e/ou CREAS, com cadastro &uacute;nico do governo federal devidamente realizado.</p>]]>
440 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
442 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
444 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>Beneficio de Presta&ccedil;&atilde;o Continuada - BPC</strong></p>]]>
446 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
448 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Um direito garantido pela Constitui&ccedil;&atilde;o Federal<strong>.</strong></p>]]>
450 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">BPC ;&eacute; um benef&iacute;cio da assist&ecirc;ncia social, integrante do Sistema &Uacute;nico de Assist&ecirc;ncia Social &ndash; SUAS, pago pelo Governo Federal e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com defici&ecirc;ncia &agrave;s condi&ccedil;&otilde;es m&iacute;nimas de uma vida digna.</p>]]>
452 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O valor do BPC &eacute; de um sal&aacute;rio m&iacute;nimo, pago por m&ecirc;s &agrave;s pessoas idosas e/ou com defici&ecirc;ncia que n&atilde;o podem garantir a sua sobreviv&ecirc;ncia, por conta pr&oacute;pria ou com o apoio da fam&iacute;lia.</p>]]>
454 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Podem receber o BPC pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com defici&ecirc;ncia. O benef&iacute;cio &eacute; destinado a idosos que n&atilde;o t&ecirc;m direito &agrave; previd&ecirc;ncia social e a pessoas com defici&ecirc;ncia que n&atilde;o podem trabalhar e levar uma vida independente.</p>]]>
456 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">A renda familiar nos dois casos deve ser inferior a 1/4 do sal&aacute;rio m&iacute;nimo.</p>]]>
458 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
460 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"><strong>CONSELHO TUTELAR</strong></p>]]>
462 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
464 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Com o intuito de cumprir as diretrizes estabelecidas no artigo 227 da Constitui&ccedil;&atilde;o Brasileira de 1988, foi criado o Conselho Tutelar &ndash; &oacute;rg&atilde;o permanente e aut&ocirc;nomo, n&atilde;o jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crian&ccedil;as e dos adolescentes em seu artigo 131 da Lei Federal 8069/90 Estatuto da Crian&ccedil;a e do Adolescente.</p>]]>
466 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ;</p>]]>
468 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; O Conselho Tutelar busca o equil&iacute;brio quanto &agrave; representa&ccedil;&atilde;o de efetividade dos Direitos das Crian&ccedil;as e dos Adolescentes, exercendo, sem d&uacute;vida, uma pol&iacute;tica de atendimento voltada &agrave; crian&ccedil;a e ao adolescente,</p>]]>
470 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
472 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
474 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"><strong>Servi&ccedil;os Conveniados com a Secretaria ; </strong></p>]]>
476 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ;</p>]]>
478 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ;</p>]]>
480 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"><strong>PROCON</strong></p>]]>
482 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ;</p>]]>
484 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Com o objetivo de implementar e executar a pol&iacute;tica estadual de prote&ccedil;&atilde;o, orienta&ccedil;&atilde;o, defesa e educa&ccedil;&atilde;o do consumidor, por meio de articula&ccedil;&atilde;o de suas a&ccedil;&otilde;es com entidades e &oacute;rg&atilde;os p&uacute;blicos estaduais e municipais e entidades civis que desempenham atividades relacionadas &agrave; defesa do consumidor</p>]]>
486 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ;</p>]]>
488 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;">O PROCON de Santo Ant&ocirc;nio da Patrulha por vezes atende a usu&aacute;rios de outros munic&iacute;pios do entorno, entre eles Cara&aacute;, Glorinha e Rolante.</p>]]>
490 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ;</p>]]>
492 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ;</p>]]>
494 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"><strong>SINE/FGTAS</strong></p>]]>
496 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ;</p>]]>
498 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; As a&ccedil;&otilde;es desse &oacute;rg&atilde;o viabilizam a integra&ccedil;&atilde;o do sistema de emprego, trabalho e renda sendo fundamentais para a integra&ccedil;&atilde;o das pol&iacute;ticas p&uacute;blicas de emprego, estabelecendo um padr&atilde;o de atendimento em todo territ&oacute;rio nacional, facilitando o acesso do trabalhador ao Seguro-Desemprego, &agrave; Intermedia&ccedil;&atilde;o de M&atilde;o de Obra, &agrave; Qualifica&ccedil;&atilde;o Profissional, orienta&ccedil;&atilde;o profissional, certifica&ccedil;&atilde;o profissional, informa&ccedil;&otilde;es do trabalho, fomentos &agrave;s atividades aut&ocirc;nomas e empreendedoras e emiss&atilde;o da Carteira de Trabalho.</p>]]>
500 <![CDATA[<p style="margin-left: -7.1pt; text-align: justify;"> ;</p>]]>
502 <![CDATA[<p style="margin-left:-7.1pt"> ;</p>]]>
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