69
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE</strong></p>]]>
|
71
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
73
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL / S.I.M. - </strong>Fiscaliza empreendimentos que beneficiam produtos de origem animal, registrados na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.</p>]]>
|
75
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
77
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>PATRULHA AGRÍCOLA – </strong>Prestar serviço ao pequenoprodutor rural.</p>]]>
|
79
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
81
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>REDES D’ÁGUA – </strong>Implantação e manutenção de redes d’água no interior do município.</p>]]>
|
83
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
85
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>INCENTIVO AO PRODUTOR RURAL </strong>– Concederincentivo ao produtor rural para fomentar a sua atividade, através da implantação de ações visando à melhoria da infra estrutura do escoamento da produção.</p>]]>
|
87
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
89
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS – ; </strong>O município realiza o recolhimento, a triagem e a destinação final do resíduo.</p>]]>
|
91
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
93
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
95
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>DEPARTAMENTO MEIO AMBIENTE</strong></p>]]>
|
97
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
99
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>PROGRAMA DE ARBORIZAÇÃO URBANA - </strong>O desenvolvimento da cidade, aliado ao bem estar da população residente, depende dentre muitos aspectos, da qualidade de vida que o ambiente proporciona. Assim sendo, a Arborização Urbana tem um papel fundamental a cumprir no ambiente conturbador das cidades. Dentre os aspectos estudados no programa encontra-se a escolha da espécie ideal, partindo do conhecimento das características da própria espécie e do local, técnicas de plantio, manutenção e de podas. O presente programa visa realizar o plantio anual de pelo menos 300 mudas até o ano de 2019 em praças e vias públicas do Município. As mudas utilizadas são oriundas de compensação ambiental e devem apresentar, dentre outros aspectos, tamanho mínimo de 1,80m de fuste.</p>]]>
|
101
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
103
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
105
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
107
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL</strong></p>]]>
|
109
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
111
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>PROJETO: Só Cacarecos - </strong>O projeto surge devido a existência de um dos grandes problemas ambientais em nosso município, o lixo. O homem colocando o lixo para o lixeiro, ou jogando-o em terrenos baldios, resolve o seu problema individual não se dando conta que as áreas de depósito de lixo das cidades estão em cada vez mais escassas e que o lixo jogado nos terrenos baldios favorece o desenvolvimento de insetos e ratos transmissores de doenças. Para a preservação do meio ambiente o tratamento do lixo deve ser considerado como uma questão de toda a sociedade e não um problema individual. O artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. É direito de todo cidadão ter um ambiente sadio, e um dever de todos preservá-lo.As atividades deste projeto se resumem a marcação e agendamento de horário para que resíduos específicos possam ser recolhidos (televisores, fogões, geladeiras, mesas, cadeiras, sofás...). Funcionários da prefeitura passam no endereço agendado e recolhem este resíduo, levando-o posteriormente para o descarte correto.</p>]]>
|
113
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
115
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>PROJETO DOURADO - </strong>O projeto Dourado tem como objetivo sensibilizar a população da necessidade depromover a melhoria da qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, usando o <strong>peixe dourado </strong>como espécie bio-indicadora.O Projeto Dourado, existente desde 2002. É resultado da parceria entre a UNISINOS (pesquisa científica), COMITESINOS (mobilização social) e municípios integrantes da Bacia Sinos. O trabalho permanente de educação ambiental acontece nas chamadas “Escolas Pólo” ou nos Centros Ambientais, distribuídas atualmente, em 13 municípios da bacia do Rio dos Sinos.No município de Santo Antônio da Patrulha, a educação ambiental é trabalhada com os alunos da educação infantil, ensino fundamental, professores da rede de educação ambiental e comunidade em geral do município, informando as pessoas da importância da preservação do meio. Os monitores do Projeto Dourado, participarão de uma capacitação teórica e prática referente a vários temas ambientais, como: Bacia Hidrográfica, Saneamento Básico: Resíduos, Água, Esgoto e Drenagem Urbana, entre outros. Os monitores ficarão responsáveis em serem agentes multiplicadores de conceitos aprendidos e de ações que minimizem os impactos ambientais que ocorrem próximos as suas Escolas e comunidades onde moram.</p>]]>
|
117
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
119
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>PROJETOColetivos Educadores Ambientais – </strong>O projeto tem por objetivo proporcionar encontros entre representantes das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino de Santo Antônio da Patrulha, para a formação de agentes multiplicadores frente às questões ambientais que os preocupam.Os encontros são bimestrais e os mais variados assuntos são tratados através de palestras, saídas a campo e oficinas práticas, onde a cada encontro um tema será abordado conforme a necessidade e teremos a participação de um palestrante sobre o assunto.Estes professores ou representantes das entidades participantes, ficarão responsáveis em serem agentes multiplicadores de conceitos aprendidos e de ações que minimizem os impactos ambientais que ocorrem na comunidade onde está inserida a sua instituição de ensino.</p>]]>
|
121
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
|
123
| <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><strong>CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SANTO ANTÔNIO / CEEASA - </strong>O Centro Ambiental é um espaço de reflexão/ação sobre questões relacionadas com o meio ambiente e ainda, estabelece parcerias com as comunidades na partilha de saberes e na realização de ações efetivas voltadas a recuperação de áreas degradadas e investigação de soluções e aplicações práticas de experiências sustentáveis, voltadas a formação continuada do cidadão. O Centro Ambiental atende escolas das três redes de ensino do município e a comunidade em geral, através de atividades solicitadas pelos grupos como trilha ecológica, oficinas, palestras, jogos ambientais, contação de histórias, quiz, verificação da qualidade das águas através da coleta de macroinvertebrados bentônicos, entre outros.O Centro Ambiental funciona em uma sala ambiente na Fundação Educacional Agrícola Santo Antônio – FEASA,numa área de terras com trinta e cinco mil, quatrocentos e oitenta e oito metros quadrados e quarenta e nove decímetros (35.488,49 m²), situada em Esquina dos Morros, distrito Sede deste município. Esse contato direto com a natureza contribuirá para o fortalecimento de uma nova percepção com relação a natureza e, acima de tudo, sensibilizar para a causa ambiental. O agendamento para visita e atividade ao Centro Ambiental pode ser realizado através do telefone (51) 3662.8419.</p>]]>
|
7
| <![CDATA[<script type="text/javascript">
// Javascript configs
var rootUrl = '/pmsap/';
var calendario = false;
var mesAtual = 09;
var anoAtual = 2023;
</script>]]>
|
21
| <![CDATA[<script>(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&appId=661506750555747&version=v2.0";
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));</script>]]>
|
161
| <![CDATA[<script>
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga');
ga('create', 'UA-102555150-1', 'auto');
ga('send', 'pageview');
</script>]]>
|