Logo CEWEB.br Logo NIC.br Logo CGI.br
Home Sobre o projeto

Sites Pertecentes a (o) RJ

Endereço Nota Erros Avisos

www.cedca.rj.gov.br/NoticiaDetalhe.asp?ident=215

59.38 82 226
Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 48 479 479 482 482 494 494 499 499 505 507 507 516 516 526 526 536 536 543 543 549 549 550 550 550 551 556 556 565 565 572 572 583 583 590 590 594 598 598 604 604 617 619 620 623 623 623 623 631
1.1.4 Presença de CSS(s) interno 1 16
1.1.6 Presença de javascript(s) interno 2 27 67
479 <![CDATA[<p class="MsoNormal" align="center" style="text-align:center;line-height:200%"><b><span style="line-height: 200%;"><font size="4">NOTA TÉCNICA DO CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CEDCA/RJ SOBRE A REABERTURA DAS ESCOLAS</font></span></b></p>]]>
479 <![CDATA[<span style="line-height: 200%;"><font size="4">NOTA TÉCNICA DO CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CEDCA/RJ SOBRE A REABERTURA DAS ESCOLAS</font></span>]]>
482 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, criado pela Lei nº 1697 de 22/08/1990, órgão normativo, consultivo, deliberativo, fiscalizador e formulador das políticas públicas de promoção e defesa dos direitos humanos da criança e do adolescente do Estado do Rio de Janeiro, somando-se à nota emitida pelo Conselho Nacional de Direitos de Criança e do Adolescente (CONANDA) acerca da possibilidade de retorno às atividades presenciais na rede de educação pública e privada, conforme manifestado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, avalia a pretensão como precipitada tendo em vista os riscos à saúde de crianças, adolescentes, professores e demais profissionais da educação diante da pandemia da COVID 19.<o:p></o:p></span></p>]]>
482 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, criado pela Lei nº 1697 de 22/08/1990, órgão normativo, consultivo, deliberativo, fiscalizador e formulador das políticas públicas de promoção e defesa dos direitos humanos da criança e do adolescente do Estado do Rio de Janeiro, somando-se à nota emitida pelo Conselho Nacional de Direitos de Criança e do Adolescente (CONANDA) acerca da possibilidade de retorno às atividades presenciais na rede de educação pública e privada, conforme manifestado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, avalia a pretensão como precipitada tendo em vista os riscos à saúde de crianças, adolescentes, professores e demais profissionais da educação diante da pandemia da COVID 19.<o:p></o:p></span>]]>
494 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">É temerário o retorno às aulas presenciais quando os dados disponibilizados nos relatórios oficiais do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado evidenciam que a taxa de contaminação pelo novo coronavírus está em crescimento.<o:p></o:p></span></p>]]>
494 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">É temerário o retorno às aulas presenciais quando os dados disponibilizados nos relatórios oficiais do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado evidenciam que a taxa de contaminação pelo novo coronavírus está em crescimento.<o:p></o:p></span>]]>
499 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Em 19 de agosto de 2020 o Brasil registra 111.189 mortes confirmadas pela Covid-19 e 3.460.413 ; ; ; ; ; milhões de infectados, de acordo com o boletim do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), divulgado pelo consórcio de veículos de comunicação, sendo o Rio de Janeiro o segundo Estado do país em número de mortes, depois de São Paulo, mantendo-se como o segundo país no mundo em número de óbitos e casos, atrás apenas dos Estados Unidos. Juntos, Brasil e EUA respondem por 40% das infecções pelo novo coronavírus </span>(<a href="http://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/19/casos-e-mortes-por-coronavirus-no-brasil-em-19-de-agosto-segundo-consorcio-de-veiculos-de-imprensa.ghtml">http://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/19/casos-e-mortes-por-coronavirus-no-brasil-em-19-de-agosto-segundo-consorcio-de-veiculos-de-imprensa.ghtml</a> ;e ;<a href="http://www.bbc.com/portuguese/brasil-51713943">http://www.bbc.com/portuguese/brasil-51713943</a>). ;<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%"><o:p></o:p></span></p>]]>
499 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Em 19 de agosto de 2020 o Brasil registra 111.189 mortes confirmadas pela Covid-19 e 3.460.413 ; ; ; ; ; milhões de infectados, de acordo com o boletim do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), divulgado pelo consórcio de veículos de comunicação, sendo o Rio de Janeiro o segundo Estado do país em número de mortes, depois de São Paulo, mantendo-se como o segundo país no mundo em número de óbitos e casos, atrás apenas dos Estados Unidos. Juntos, Brasil e EUA respondem por 40% das infecções pelo novo coronavírus </span>]]>
505 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%"><o:p></o:p></span>]]>
507 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Há uma crise sanitária mundial, ainda em curso. Não é possível, na ponderação de interesses entre a vida e a saúde e o exercício do direito à educação, desconsiderar os graves riscos de contrair o coronavírus por parte de crianças, adolescentes, além de professores, comunidade escolar e famílias dos alunos, afinal, conforme NOTA TÉCNICA Nº 9/2020 da Coordenação do Programa Saúde na Escola, “as escolas são ambientes com a circulação de muitas pessoas e que as crianças são um grupo mais vulnerável para o desenvolvimento de doenças”.<o:p></o:p></span></p>]]>
507 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Há uma crise sanitária mundial, ainda em curso. Não é possível, na ponderação de interesses entre a vida e a saúde e o exercício do direito à educação, desconsiderar os graves riscos de contrair o coronavírus por parte de crianças, adolescentes, além de professores, comunidade escolar e famílias dos alunos, afinal, conforme NOTA TÉCNICA Nº 9/2020 da Coordenação do Programa Saúde na Escola, “as escolas são ambientes com a circulação de muitas pessoas e que as crianças são um grupo mais vulnerável para o desenvolvimento de doenças”.<o:p></o:p></span>]]>
516 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">A retomada das atividades presenciais nas escolas requer uma avaliação profunda dos sistemas educacionais brasileiros, com um desenvolvimento de um plano de ações que inclua um planejamento de retorno gradual, considerando a atenção primordial à saúde emocional dos estudantes e dos profissionais. A maioria das escolas não dispõe de profissionais da área da saúde, nem mesmo de equipes multiprofissionais, conforme Lei 13.935, além do atendimento básico, para promover ações desta dimensão, ainda mais quando se considera a necessidade de uma articulação nacional para a contenção da epidemia.<o:p></o:p></span></p>]]>
516 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">A retomada das atividades presenciais nas escolas requer uma avaliação profunda dos sistemas educacionais brasileiros, com um desenvolvimento de um plano de ações que inclua um planejamento de retorno gradual, considerando a atenção primordial à saúde emocional dos estudantes e dos profissionais. A maioria das escolas não dispõe de profissionais da área da saúde, nem mesmo de equipes multiprofissionais, conforme Lei 13.935, além do atendimento básico, para promover ações desta dimensão, ainda mais quando se considera a necessidade de uma articulação nacional para a contenção da epidemia.<o:p></o:p></span>]]>
526 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size: 12pt; line-height: 150%;">Cumpre destacar, ainda, que o Programa Saúde Nas Escolas, no estado do Rio de Janeiro, apenas recentemente, através da Portaria 1.857, de 28 de julho de 2020, passou a contemplar toda a rede de educação básica, ampliando a atuação que anteriormente era destinada apenas a 4.000 escolas da rede pública de ensino, de maneira que a articulação entre as ações do SUS e das redes de ensino ainda está em fase inicial de universalização, que esperamos seja consolidada em breve, de forma a garantir acompanhamento a saúde dos estudantes, em especial no tocante à vigilância.<o:p></o:p></span></p>]]>
526 <![CDATA[<span style="font-size: 12pt; line-height: 150%;">Cumpre destacar, ainda, que o Programa Saúde Nas Escolas, no estado do Rio de Janeiro, apenas recentemente, através da Portaria 1.857, de 28 de julho de 2020, passou a contemplar toda a rede de educação básica, ampliando a atuação que anteriormente era destinada apenas a 4.000 escolas da rede pública de ensino, de maneira que a articulação entre as ações do SUS e das redes de ensino ainda está em fase inicial de universalização, que esperamos seja consolidada em breve, de forma a garantir acompanhamento a saúde dos estudantes, em especial no tocante à vigilância.<o:p></o:p></span>]]>
536 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">É necessária a observação de princípios básicos e protocolos de biossegurança para garantir a proteção de alunos, professores e funcionários nas escolas, como o monitoramento de casos confirmados e suspeitos, disponibilização de álcool em gel e o reforço da importância em se lavar frequentemente às mãos, além da desinfecção sistemática de superfícies dentro das instituições de ensino.<o:p></o:p></span></p>]]>
536 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">É necessária a observação de princípios básicos e protocolos de biossegurança para garantir a proteção de alunos, professores e funcionários nas escolas, como o monitoramento de casos confirmados e suspeitos, disponibilização de álcool em gel e o reforço da importância em se lavar frequentemente às mãos, além da desinfecção sistemática de superfícies dentro das instituições de ensino.<o:p></o:p></span>]]>
543 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">As escolas dependem de estrutura física para promover o distanciamento social, o que não é possível atender em razão da precarização de sua infraestrutura, realidade verificada na rede escolar estadual e municipal, que impede que tal medida seja aplicada, seguindo-se os protocolos de prevenção à propagação da covid-19.<o:p></o:p></span></p>]]>
543 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">As escolas dependem de estrutura física para promover o distanciamento social, o que não é possível atender em razão da precarização de sua infraestrutura, realidade verificada na rede escolar estadual e municipal, que impede que tal medida seja aplicada, seguindo-se os protocolos de prevenção à propagação da covid-19.<o:p></o:p></span>]]>
549 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">É muito ; incerta ; a ; mensuração ; de ; quais ; serão ; os ; efeitos ; dessa ; pandemia ; nas ; comunidades ; escolares, ; contudo ; é possível ; ;prever ; ;algumas consequências ; como ; a ; falta ; de ; professores ; e ; outros ; profissionais ; da ; ; educação; ; a ; dificuldade ; ; no ; abastecimento dos ; ;estoques ; de ; materiais ; de ; uso ; ; administrativo e ; ; pedagógico, assim ; ;como ; da ; ; merenda ; ;escolar ; ;e; ; ;dificuldades ; relacionadas ; ;ao ; ;atendimento ; ;às ; ;exigências ; ;da ; ;legislação ; ;do ; ;ensino ; ;em ; ;relação ; ;ao ; ;cumprimento ; ;do ; ;calendário ; escolar ; ou ; o ; ;uso ; ;de ; estratégias didático-pedagógicas diferentes das usuais</span><span style="font-size: small; line-height: 150%;"> </span><span style="line-height: 150%;">(fonte: hps://m.sebrae.com.br/Sebrae/Porta%20Sebrae/Anexos/cartilha_enfrentamento_da_covid19_pela_gesta_o_escolar_1_1_.pdf).</span><span style="line-height: 150%;"> </span><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">A retomada das atividades exige a cooperação entre os órgãos que atuam direta ou indiretamente com a Educação Básica no âmbito local. Tal medida depende da atuação conjunta de Estado e Municípios, por meio da articulação entre as Secretarias com os Conselhos de Educação (nacional, estaduais e municipais).<o:p></o:p></span></p>]]>
549 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">É muito ; incerta ; a ; mensuração ; de ; quais ; serão ; os ; efeitos ; dessa ; pandemia ; nas ; comunidades ; escolares, ; contudo ; é possível ; ;prever ; ;algumas consequências ; como ; a ; falta ; de ; professores ; e ; outros ; profissionais ; da ; ; educação; ; a ; dificuldade ; ; no ; abastecimento dos ; ;estoques ; de ; materiais ; de ; uso ; ; administrativo e ; ; pedagógico, assim ; ;como ; da ; ; merenda ; ;escolar ; ;e; ; ;dificuldades ; relacionadas ; ;ao ; ;atendimento ; ;às ; ;exigências ; ;da ; ;legislação ; ;do ; ;ensino ; ;em ; ;relação ; ;ao ; ;cumprimento ; ;do ; ;calendário ; escolar ; ou ; o ; ;uso ; ;de ; estratégias didático-pedagógicas diferentes das usuais</span>]]>
550 <![CDATA[<span style="font-size: small; line-height: 150%;"> </span>]]>
550 <![CDATA[<span style="line-height: 150%;">(fonte: hps://m.sebrae.com.br/Sebrae/Porta%20Sebrae/Anexos/cartilha_enfrentamento_da_covid19_pela_gesta_o_escolar_1_1_.pdf).</span>]]>
550 <![CDATA[<span style="line-height: 150%;"> </span>]]>
551 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">A retomada das atividades exige a cooperação entre os órgãos que atuam direta ou indiretamente com a Educação Básica no âmbito local. Tal medida depende da atuação conjunta de Estado e Municípios, por meio da articulação entre as Secretarias com os Conselhos de Educação (nacional, estaduais e municipais).<o:p></o:p></span>]]>
556 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">É necessária ainda a participação ampla dos professores, gestores escolares e comunidade escolar sempre levando-se em conta o tamanho da rede de educação, com a atribuição de um importante grau de discricionariedade no processo de tomada de decisões. Considerando que o distanciamento social ainda permanece sendo a principal recomendação das autoridades sanitárias e das entidades científicas, do Brasil e do Mundo, reafirmamos nossa preocupação com o retorno precipitado das aulas presenciais.<o:p></o:p></span></p>]]>
556 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">É necessária ainda a participação ampla dos professores, gestores escolares e comunidade escolar sempre levando-se em conta o tamanho da rede de educação, com a atribuição de um importante grau de discricionariedade no processo de tomada de decisões. Considerando que o distanciamento social ainda permanece sendo a principal recomendação das autoridades sanitárias e das entidades científicas, do Brasil e do Mundo, reafirmamos nossa preocupação com o retorno precipitado das aulas presenciais.<o:p></o:p></span>]]>
565 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Por outro lado, as decisões dos gestores da Educação no Estado do Rio de Janeiro, de reforma de estrutura de CIEPs para acomodar mais estudantes e suprir a carência de vagas decorrente da malsinada reestruturação, que implicou encerramento de turmas e turnos em colégios estaduais em 2016, estão na contramão das atuais recomendações no sentido de se evitar aglomerações.<o:p></o:p></span></p>]]>
565 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Por outro lado, as decisões dos gestores da Educação no Estado do Rio de Janeiro, de reforma de estrutura de CIEPs para acomodar mais estudantes e suprir a carência de vagas decorrente da malsinada reestruturação, que implicou encerramento de turmas e turnos em colégios estaduais em 2016, estão na contramão das atuais recomendações no sentido de se evitar aglomerações.<o:p></o:p></span>]]>
572 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Cabe destacar que esse Conselho de Direitos tomou conhecimento da situação no CIEP Mário Quintana através de reunião com a participação de estudantes do referido colégio da rede estadual de ensino, que eram contrários à reforma que a SEEDUC começou a realizar sem ouvir a comunidade escolar, gerando inclusive incidente com alunos e a presença de força policial para evitar ocupação pelos estudantes em protesto contra o ato, considerado pela comunidade escolar como arbitrário, ferindo um dos princípios basilares que ensejou assinatura de termo de compromisso entre estudantes e SEEDUC em 2016 durante o processo de ocupação das escolas, que é a gestão democrática.<o:p></o:p></span></p>]]>
572 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Cabe destacar que esse Conselho de Direitos tomou conhecimento da situação no CIEP Mário Quintana através de reunião com a participação de estudantes do referido colégio da rede estadual de ensino, que eram contrários à reforma que a SEEDUC começou a realizar sem ouvir a comunidade escolar, gerando inclusive incidente com alunos e a presença de força policial para evitar ocupação pelos estudantes em protesto contra o ato, considerado pela comunidade escolar como arbitrário, ferindo um dos princípios basilares que ensejou assinatura de termo de compromisso entre estudantes e SEEDUC em 2016 durante o processo de ocupação das escolas, que é a gestão democrática.<o:p></o:p></span>]]>
583 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Cabe destacar a propositura de Ação Civil Pública pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro contra a determinação de reabertura das escolas da rede privada na cidade do Rio de Janeiro (processo 0150943-26.2020.8.19.0001) que se encontra pendente do julgamento de recurso interposto pela Defensoria Pública e Ministério Público.<o:p></o:p></span></p>]]>
583 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Cabe destacar a propositura de Ação Civil Pública pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro contra a determinação de reabertura das escolas da rede privada na cidade do Rio de Janeiro (processo 0150943-26.2020.8.19.0001) que se encontra pendente do julgamento de recurso interposto pela Defensoria Pública e Ministério Público.<o:p></o:p></span>]]>
590 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Conforme estudo divulgado pela Prefeitura de São Paulo em 18 de agosto de 2020, cerca de 64% das crianças que testaram positivo para coronavírus eram assintomáticas, o que fez aquele Município suspender, acertadamente, o reinício das aulas em setembro, considerando o grave risco a que estariam expostas crianças e adolescentes.<a href="file:///C:/Users/Maria%20Pena/Desktop/CEDCA/NOTA/NOTA%20T%C3%89CNICA%20DO%20CEDCA%20SOBRE%20REABERTURA%20DAS%20ESCOLAS.doc#_ftn1" name="_ftnref1" title=""><span class="MsoFootnoteReference"><!--[if !supportFootnotes]--><span class="MsoFootnoteReference"><span style="font-size:12.0pt;font-family:&quot;Times New Roman&quot;,&quot;serif&quot;; mso-fareast-font-family:&quot;Times New Roman&quot;;mso-font-kerning:.5pt;mso-ansi-language: PT-BR;mso-fareast-language:ZH-CN;mso-bidi-language:AR-SA">[1]</span></span><!--[endif]--></span></a><o:p></o:p></span></p>]]>
590 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Conforme estudo divulgado pela Prefeitura de São Paulo em 18 de agosto de 2020, cerca de 64% das crianças que testaram positivo para coronavírus eram assintomáticas, o que fez aquele Município suspender, acertadamente, o reinício das aulas em setembro, considerando o grave risco a que estariam expostas crianças e adolescentes.<a href="file:///C:/Users/Maria%20Pena/Desktop/CEDCA/NOTA/NOTA%20T%C3%89CNICA%20DO%20CEDCA%20SOBRE%20REABERTURA%20DAS%20ESCOLAS.doc#_ftn1" name="_ftnref1" title=""><span class="MsoFootnoteReference"><!--[if !supportFootnotes]--><span class="MsoFootnoteReference"><span style="font-size:12.0pt;font-family:&quot;Times New Roman&quot;,&quot;serif&quot;; mso-fareast-font-family:&quot;Times New Roman&quot;;mso-font-kerning:.5pt;mso-ansi-language: PT-BR;mso-fareast-language:ZH-CN;mso-bidi-language:AR-SA">[1]</span></span><!--[endif]--></span></a><o:p></o:p></span>]]>
594 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;font-family:&quot;Times New Roman&quot;,&quot;serif&quot;; mso-fareast-font-family:&quot;Times New Roman&quot;;mso-font-kerning:.5pt;mso-ansi-language: PT-BR;mso-fareast-language:ZH-CN;mso-bidi-language:AR-SA">[1]</span>]]>
598 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">No atual estágio da Covid-19 no Brasil, convocar aulas presenciais, contradiz as orientações protetivas, adotadas mundialmente e coloca em risco a vida de crianças e adolescentes, bem como de toda a comunidade escolar e consequentemente impactará famílias e a sociedade.<o:p></o:p></span></p>]]>
598 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">No atual estágio da Covid-19 no Brasil, convocar aulas presenciais, contradiz as orientações protetivas, adotadas mundialmente e coloca em risco a vida de crianças e adolescentes, bem como de toda a comunidade escolar e consequentemente impactará famílias e a sociedade.<o:p></o:p></span>]]>
604 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">O direito à vida é inviolável segundo a Constituição da República e o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como a preservação da saúde e preocupação com sequelas que podem resultar do coronavírus e por estas razões o CEDCA/RJ se manifesta pelo adiamento da retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares, diante do princípio constitucional e convencional da não discriminação entre alunos da rede pública e privada, aguardando-se um momento em que sejam atendidos os critérios mínimos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e autoridades sanitárias nacionais e locais, fundamentada em estudos e pesquisas que garantam segurança na retomada das aulas presenciais, uma vez que o direito a educação deve ser garantido com equidade e sem violar o direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes.<o:p></o:p></span></p>]]>
604 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">O direito à vida é inviolável segundo a Constituição da República e o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como a preservação da saúde e preocupação com sequelas que podem resultar do coronavírus e por estas razões o CEDCA/RJ se manifesta pelo adiamento da retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares, diante do princípio constitucional e convencional da não discriminação entre alunos da rede pública e privada, aguardando-se um momento em que sejam atendidos os critérios mínimos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e autoridades sanitárias nacionais e locais, fundamentada em estudos e pesquisas que garantam segurança na retomada das aulas presenciais, uma vez que o direito a educação deve ser garantido com equidade e sem violar o direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes.<o:p></o:p></span>]]>
617 <![CDATA[<p class="Standard" style="text-align:justify;text-indent:2.0cm;line-height:150%"><br></p>]]>
619 <![CDATA[<p class="Standard" align="right" style="text-align:right;text-indent:2.0cm; line-height:150%"><span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Rio de janeiro, 21 de agosto de 2020.<o:p></o:p></span></p>]]>
620 <![CDATA[<span style="font-size:12.0pt;line-height:150%">Rio de janeiro, 21 de agosto de 2020.<o:p></o:p></span>]]>
623 <![CDATA[<div style="text-align: center;"><b><br></b></div>]]>
623 <![CDATA[<div style="text-align: center;"><b><br></b></div>]]>
623 <![CDATA[<div style="text-align: center;"><b>Saturnina Pereira da Silva</b></div>]]>
623 <![CDATA[<div style="text-align: center;"><b>Presidente do CEDCA/RJ</b></div>]]>
631 <![CDATA[<span style="font-size:10.0pt;font-family:&quot;Times New Roman&quot;,&quot;serif&quot;;mso-fareast-font-family: &quot;Times New Roman&quot;;mso-font-kerning:1.5pt;mso-ansi-language:PT-BR;mso-fareast-language: ZH-CN;mso-bidi-language:AR-SA">[1]<a href="http://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/18/mais-de-64percent-das-criancas-que-testaram-positivo-para-covid-19-foram-assintomaticas-aponta-mapeamento-da-prefeitura-de-sp.ghtml">http://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/18/mais-de-64percent-das-criancas-que-testaram-positivo-para-covid-19-foram-assintomaticas-aponta-mapeamento-da-prefeitura-de-sp.ghtml</a></span>]]>
16 <![CDATA[<style type="text/css"> <!-- body { margin-left: 0px; margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; background-image: url(Imagens/FundoPagina.gif); } --> </style>]]>
27 <![CDATA[<script language="javascript"> function ChamaPagina(){ if(window.document.frmDefault.txtBusca.value==''){ alert('É necessário informar uma palavra para obter a Busca.'); window.document.frmDefault.txtBusca.focus(); } else { window.document.frmDefault.action='Pesquisa.asp'; window.document.frmDefault.submit(); } } </script>]]>
67 <![CDATA[<script language='JavaScript'> function ChamaPaginaMenu(pPagina, pLocalAbertura){ window.document.frmMenuLateral.action=pPagina; window.document.frmMenuLateral.submit(); } function AbreMenu(pMenu) { // window.document.frmMenuLateral.txtMenuAberto.value = pMenu; // eval('document.getElementById("' + 'txt' + pMenu + '").value = "1"'); // document.getElementById('txtMenuAberto').value = pMenu; eval('document.getElementById("' + pMenu + '").style.display = "block"'); eval('document.getElementById("' + 'Mais' + pMenu + '").style.display = "none"'); eval('document.getElementById("' + 'Menos' + pMenu + '").style.display = "block"'); } function FechaMenu(pMenu) { // window.document.frmMenuLateral.txtMenuAberto.value = '0'; eval('document.getElementById("' + pMenu + '").style.display = "none"'); eval('document.getElementById("' + 'Mais' + pMenu + '").style.display = "block"'); eval('document.getElementById("' + 'Menos' + pMenu + '").style.display = "none"'); } </script>]]>