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75.69 37 317
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3.11 Garantir a leitura e compreensão das informações.

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Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 1 465
465 <![CDATA[<p style='text-align:justify; margin-bottom: 5px; line-height: 1.500;'>Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá, credenciada pelo CME - Conselho Municipal da Educação por meio do Parecer nº 03/2018 com validade até 31/12/2020, sendo também registrada no INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira sob o número 23095997; está localizada na Rua José Rangel de Araújo, 22, no Centro do Município de Boa Viagem, Estado do Ceará, CEP.: 63.870-000, cadastrada na Receita Federal sob o CNPJ.: 10.946.557/0001-73, podendo ser contactada pelo o e-mail: epacsa2017@hotmail.com e telefone (88) 98825 7084; sendo que na estrutura organizacional da Secretaria Municipal da Educação a escola integra o Polo Educacional 12B, do qual é a escola sede. De acordo com a estrutura administrativa do Governo do Estado do Ceará, no segmento educacional, o Município de Boa Viagem segue as orientações da 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 12, que está sediada em Quixadá – Ceara. Criada em 1939, com a denominação de Escolas Reunidas de Boa Viagem, a atual Escola Padre Antônio Correia de Sá passou a ter suas aulas ministradas para mais de 100 (cem) alunos, distribuídas em dois turnos, em um prédio cedido pelo Estado. As primeiras professoras – Cisalpina Cunha Lima, Maria de Lourdes Sampaio de Carvalho e Nilse Ayres de Alencar – batalharam pela construção de um prédio escolar mais amplo, que lhes oferecesse meios dignos de trabalho. Em 1948 o então prefeito Manoel Araújo Marinho, atendeu a solicitação das educadoras. Adquiriu o terreno e o então Governador Faustino de Albuquerque e Sousa, autorizou a construção de um prédio com quatro salas de aulas. No mesmo ano o prédio ficou pronto e recebeu o nome de Padre Antônio Correia de Sá em homenagem ao primeiro vigário de Boa Viagem. No governo de Paulo Sarasate (1955-1959), a pedido de Nilse Alencar Araújo e uma equipe de professores, ocorreu à elevação das Escolas Reunidas para Grupo Escolar Padre Antônio Correia de Sá. Criada pelo Decreto nº 11.493, do dia 17/10/1975, com publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará de 30/10/1975 e municipalizada a partir de 26 de janeiro de 2013. A escola atualmente conta com 905 alunos, deste modo distribuído, sendo 486no ensino fundamental I e 419 no ensino fundamental II, em seu Projeto Político Pedagógico, construído coletivamente pela comunidade escolar, a Escola Padre Antônio Correia de Sá, se define como uma instituição que tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança e do adolescente em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e do meio onde convive. Dentro de uma perspectiva sócio-interacionista, busca a escola construir uma educação plena e em conformidade com a Legislação Nacional vigente, mas precisamente a Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Assim como Paulo Freire, os que fazem a Escola Padre Antônio Correia de Sá acreditam que a Educação é um processo humanizante, social, político, ético, histórico, cultural e afirma: “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”HINO DA ESCOLA PADRE ANTÔNIO CORREIA DE SÁ Letra e Música: Professor Cícero Pinto do Nascimento Partitura: Maestro João Leonardo de Sousa Leonel I Aureolado de brilho e de glória É o teu nome, ó escola, exaltado, Por tua linda e preciosa história, Neste solo fecundo e sagrado... CORO Salve, salve teus mestres queridos, Desde quando nasceu o saber, Nesta casa por muitos vividos, Que aprenderam à escrita e o ler. II Oh! Quão linda tua grande missão! De hoje e sempre com amor educar. Oh, Quão linda tua nobre função. Da cultura e do bem fomentar! III “Padre Antônio Correia de Sá”, Lar bendito da educação Luz divina havemos de honrar, Teu lavor, com fiel devoção. • EQUIPES DE GESTÃO A equipe de administração de uma escola da rede municipal é cargo de confiança do prefeito, que indica os seus componentes. Ao longo de sua história essa unidade ensino já gerenciada pelas seguintes pessoas: • 1948-1961 Profª Nilse Ayres de Alencar Araújo (Diretora). • 1962-1975 Profª Ana Dalva de Almeida Pereira (Diretora). Profª. Maria Zeuta Marinho de Araújo ( Vice-Diretora). • 1976-1980 Profª Francisca Maria de Fátima Vieira Barbosa (Diretora); Profª Balbina Maria Sampaio Lima (Vice-Diretora); Profª Maria Farias Leal (Vice-Diretora); Profª Maria de Fátima Vieira (Supervisora); Rosicler Machado (Secretária). • 1981-1988 Profª Francisca Maria de Fátima Vieira Barbosa (Diretora); Profª Balbina Maria Sampaio Lima(Vice-Diretora); Profª Maria Farias Leal (Supervisora); Maria Sami Vieira de Sousa (Secretária). • 1989-1995 Profª Balbina Maria Sampaio (Diretora); Profª Maria Fátima Vieira (Supervisora); Rosicler Machado ( Secretária). • 1995-1998 Profª Maria Moreira de Melo (Diretora); Profª Francisca Iranilda Rodrigues Ramos (Coordenadora Pedagógica); Profª Maria Farias Leal (Coordenadora Administrativa Financeira); Maria Sami de Sousa (Secretária). • 1999-2001 Profª Maria Moreira de Melo (Diretora); Profª Maria Sami Vieira Sousa (Coordenadora Pedagógica); Profª Maria Helena Barbosa Sampaio (Coordenadora Administrativa Financeira); Clara Alves Pinto (Secretária). • 2002-2004 Profª Francisca Iranilda Rodrigues Ramos (Diretora); Profª Maria Sami Vieira Sousa (Coordenadora Pedagógica); Maria Deuselina Mesquita Vieira (Secretária). • 2005-2008 Profª Francisca Iranilda Rodrigues Ramos (Diretora); Profª Rejane de Deus Rodrigues (Coordenadora Pedagógica); Maria de Fátima (Secretária). • 2009-2012 Profª Rejane de Deus Rodrigues (Diretora); Profª Mazda Kelle Pedroza Machado (Coordenadora Pedagógica); Profª Luciana Cavalcante Noronha da Luz (Coordenadora Financeira); Maria Célia Nascimento Alves (Secretária). • 2013-2015 Profª Francisca Iranilda Rodrigues Ramos (Diretora); Profª Elisângela Samuel (Coordenadora Pedagógica); Profª Vera Lúcia Sampaio Pereira (Coordenadora Pedagógica); Maria Célia Nascimento Alves (Secretária). • 2015-2016 Profª Maria Aldenice (Diretora); Profº Adelmo Rodrigues Freitas (Coordenador Pedagógico) Profª Elisângela Samuel (Coordenadora Pedagógica); Profº Francisco das Chagas de Oliveira (Coordenador Pedagógico); Maria Célia Nascimento Alves (Secretária). • 2017-2020 Profª Artemiza Soares Albuquerque Guerreiro (Diretora); Prof. Adelmo Rodrigues de Freitas (Coordenador Pedagógico); Profª Mazda Kelle Pedroza Machado de Lima (Coordenadora Pedagógica); Maria Célia Nascimento Alves (Secretária). • A ESTRUTURA FÍSICA E HUMANA: Para executar bem as suas atividades pedagógicas, gerando segurança e conforto para seus usuários, a Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá possui a seguinte estrutura: • Setor Administrativo (Sede e Anexo): 1. Almoxarifado: 01 2. Arquivo: 01 3. Banheiros docente: 04 4. Cantina: 02 5. Depósitos: 02 6. Sala de direção: 02 7. Sala de professores: 02 8. Sala de secretaria: 01 • Setor Acadêmico: 1. Sala de Leitura: 01 2. Laboratório de informática: 01 3. Pátio aberto: 02 4. Pátio coberto: 01 5. Salas de aula: 15 • RECURSOS HUMANOS 1. ASG: 26 2. AGENTE ADMINISTRATIVO: 03 3. PROFESSORES: 67 • INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Fundamentada numa concepção sócio-interacionista, a Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá compreende a educação como construção coletiva permanente, baseada nos princípios de convivência, solidariedade, justiça, respeito, valorização da vida na diversidade e na busca do conhecimento. Nessa perspectiva, utiliza-se de uma metodologia cooperativa e participativa, que contribua na construção da autonomia moral e intelectual de todos os envolvidos no processo educativo, buscando humanização e a mudança social. Numa concepção histórico-social, a escola socializa as inúmeras tendências, apresentadas por Rousseau, Marx, Hegel, Sartre, dentre outros que se fundamentam na compreensão da pessoa pela interação entre sujeito e sociedade. Em meio às adversidades a Escola Padre Antônio Correia de Sá, obteve uma aprovação em 2018 da ordem de 95%, tendo conseguido nos últimos três anos um aprovação superior a de 92%, o que ao ser analisado em conjunto, foi considerado como positivo, visto que, uma considerável parcela de nossos educandos é egressa de famílias que vivem dramas sociais dos mais diversos possíveis, influenciando negativamente no processo de ensino aprendizagem. O trabalho é árduo e contínuo em prol de uma educação significativa e de qualidade. Há um espírito de equipe que envolve o Corpo Docente e o Núcleo Gestor, tendo deste modo um maior compromisso e comprometimento com os educandos. A proatividade se faz presente e visível nos profissionais que fazem a Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá, bem como a Gestão Democrática mantém a unidade da equipe que trabalha alinhada, debatendo os problemas que surgem no cotidiano escolar e buscando em conjunto a definição de estratégias para superar as adversidades que permeiam o processo de ensino aprendizagem. O currículo desenvolvido na EEF Padre Antônio Correia de Sá está alinhado às novas regras da Base Nacional Comum Curricular, definidas recentemente pelo Ministério da Educação. Desta maneira estabelecer o currículo implica, necessariamente, em uma interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente em: a) Produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito. b) Relações entre conteúdo, método, contexto sociocultural e fins da educação. c) Respeito à identidade cultural do aluno, na perspectiva da diversidade cultural. d) Articulação desses saberes das áreas de conhecimento, do aluno, do contexto histórico-social e a função de mediação; Relação professor – aluno. e) Desenvolvimento de uma prática pedagógica que articule conteúdos e a dinâmica de um processo educativo que empregue recursos didático-pedagógicos facilitadores da aprendizagem. f) Relação entre a formação continuada do professor e a dinâmica de sua prática em sala de aula. g) A inclusão de temas socioculturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCN’s para o Ensino fundamental que se caracterizam por: h) Urgência social; i) Abrangência municipal; j) Possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental; k) Favorecimento na compreensão da realidade social, na forma de ética; l) Diversidade cultural; (cultura afro-brasileira e indígena); m) Meio-ambiente; n) Saúde; o) Orientação sexual; p) Trabalho e consumo; q) Temas locais. A EPACSA – Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Correia de Sá, enquanto escola pública, busca permanecer referência no âmbito municipal, contribuindo significativamente para a formação de uma sociedade mais justa, humana e igualitária.</p>]]>