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codigo=5

72.37 17 18
Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 3 350 359 409
1.1.6 Presença de javascript(s) interno 1 40
350 <![CDATA[<div class="main-content" style="width: 650px"> <!-- Pagetitle --> <h1 class="pagetitle">Programas e Projetos</h1> <!-- Content unit - One column --> <!-- <h1 class="block">Notícias</h1> --> <div class="column1-unit" style="width: 650px"> <h1>Trabalhador exposto ao Amianto</h1> <br> <p> <p> O Programa de Vigil&acirc;ncia em Sa&uacute;de do Trabalhador exposto ao amianto (VISAT-Amianto) ;tem por objetivo controlar o risco sanit&aacute;rio nos locais de trabalho onde se manipulam fibras de amianto. O marco regulat&oacute;rio do Estado de S&atilde;o Paulo, que estabelece a cessa&ccedil;&atilde;o da exposi&ccedil;&atilde;o ao amianto a partir da proibi&ccedil;&atilde;o de seu uso nos processos de produ&ccedil;&atilde;o e consumo, representa um importante passo em dire&ccedil;&atilde;o ao banimento desse mineral reconhecidamente cancer&iacute;geno, respons&aacute;vel por v&aacute;rias doen&ccedil;as respirat&oacute;rias graves, e que j&aacute; foi totalmente proibido em 58 pa&iacute;ses em todas as suas formas qu&iacute;micas e estruturais.</p> <p> A import&acirc;ncia das a&ccedil;&otilde;es voltadas &agrave; prote&ccedil;&atilde;o da sa&uacute;de da popula&ccedil;&atilde;o exposta ocupacionalmente e ambientalmente ao amianto justificou a estrutura&ccedil;&atilde;o do Programa VISAT-AMIANTO e sua inclus&atilde;o no conjunto de procedimentos de Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria, conforme estabelecido na Portaria CVS n&ordm; 04/2011, que regulamenta a atua&ccedil;&atilde;o das equipes municipais e estaduais que comp&otilde;em o Sistema Estadual de Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria (SEVISA).</p> <p> O Programa VISAT-AMIANTO foi priorizado no Plano Estadual de Sa&uacute;de e na sua respectiva Programa&ccedil;&atilde;o Anual, compondo um conjunto de a&ccedil;&otilde;es estrat&eacute;gicas cujo objetivo &eacute; controlar o risco sanit&aacute;rio nos locais de trabalho onde se manipulam fibras de amianto. Mobilizada para fazer cumprir &agrave; legisla&ccedil;&atilde;o estadual que preconiza a proibi&ccedil;&atilde;o, a Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria incluiu dentre suas a&ccedil;&otilde;es as interven&ccedil;&otilde;es nas ind&uacute;strias que fazem uso do amianto como mat&eacute;ria-prima, nos estabelecimentos que comercializam estes produtos, e ainda, nos &oacute;rg&atilde;os da administra&ccedil;&atilde;o direta e indireta do Estado para n&atilde;o utiliza&ccedil;&atilde;o em suas reformas e constru&ccedil;&otilde;es de produtos a base de amianto.</p> <p> O desenvolvimento de a&ccedil;&otilde;es de vigil&acirc;ncia no trabalho com o amianto foi alavancado pelas disposi&ccedil;&otilde;es da lei estadual n&ordm; 12.684/07, tendo como princ&iacute;pio fundamental o estabelecimento de articula&ccedil;&atilde;o interinstitucional, intra e extra-SUS, envolvendo a Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria, Vigil&acirc;ncia Epidemiol&oacute;gica, Centros de Refer&ecirc;ncia em Sa&uacute;de do Trabalhador e Minist&eacute;rio do Trabalho e Emprego.</p> <p> Vigente a partir de 2008, a Lei Estadual 12.684 teve sua efic&aacute;cia suspensa em raz&atilde;o de liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 20 de dezembro de 2007. Nova decis&atilde;o do STF, proferida em 04 de junho de 2008, revogou a liminar e manteve a validade jur&iacute;dica da lei, ratificando a proibi&ccedil;&atilde;o do uso de qualquer produto que utilize amianto no Estado.</p> <p> Sob o argumento de que o objetivo da lei &eacute; a prote&ccedil;&atilde;o da sa&uacute;de das pessoas expostas &agrave; subst&acirc;ncia, a Douta Consultoria Jur&iacute;dica da pasta concluiu que a lei paulista pro&iacute;be n&atilde;o s&oacute; o uso propriamente dito, mas tamb&eacute;m a produ&ccedil;&atilde;o e a comercializa&ccedil;&atilde;o do amianto no Estado (Parecer CJ/SES n&ordm; 900/2008)<sup> </sup>.</p> <p> Diante das orienta&ccedil;&otilde;es exaradas no parecer foi poss&iacute;vel circunscrever o campo de aplica&ccedil;&atilde;o da lei, com a identifica&ccedil;&atilde;o das situa&ccedil;&otilde;es em que se configura infra&ccedil;&atilde;o de natureza sanit&aacute;ria, quais sejam: a) Utilizar qualquer tipo de amianto como mat&eacute;ria-prima nos processos produtivos; b) Expor &agrave; venda ou comercializar produtos, materiais e artefatos que contenham amianto em sua composi&ccedil;&atilde;o; c) Instalar nas edifica&ccedil;&otilde;es materiais construtivos com amianto; e d) n&atilde;o adotar, na demoli&ccedil;&atilde;o, remo&ccedil;&atilde;o e destina&ccedil;&atilde;o final dos materiais que contenham amianto, medidas para prote&ccedil;&atilde;o e preserva&ccedil;&atilde;o da sa&uacute;de dos trabalhadores envolvidos.</p> <div> ;</div> </p> <br><br> <center> <input type="button" class="button" value="Voltar" onClick="javascript:history.back()"> </center> </div> </div>]]>
359 <![CDATA[<div class="column1-unit" style="width: 650px"> <h1>Trabalhador exposto ao Amianto</h1> <br> <p> <p> O Programa de Vigil&acirc;ncia em Sa&uacute;de do Trabalhador exposto ao amianto (VISAT-Amianto) ;tem por objetivo controlar o risco sanit&aacute;rio nos locais de trabalho onde se manipulam fibras de amianto. O marco regulat&oacute;rio do Estado de S&atilde;o Paulo, que estabelece a cessa&ccedil;&atilde;o da exposi&ccedil;&atilde;o ao amianto a partir da proibi&ccedil;&atilde;o de seu uso nos processos de produ&ccedil;&atilde;o e consumo, representa um importante passo em dire&ccedil;&atilde;o ao banimento desse mineral reconhecidamente cancer&iacute;geno, respons&aacute;vel por v&aacute;rias doen&ccedil;as respirat&oacute;rias graves, e que j&aacute; foi totalmente proibido em 58 pa&iacute;ses em todas as suas formas qu&iacute;micas e estruturais.</p> <p> A import&acirc;ncia das a&ccedil;&otilde;es voltadas &agrave; prote&ccedil;&atilde;o da sa&uacute;de da popula&ccedil;&atilde;o exposta ocupacionalmente e ambientalmente ao amianto justificou a estrutura&ccedil;&atilde;o do Programa VISAT-AMIANTO e sua inclus&atilde;o no conjunto de procedimentos de Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria, conforme estabelecido na Portaria CVS n&ordm; 04/2011, que regulamenta a atua&ccedil;&atilde;o das equipes municipais e estaduais que comp&otilde;em o Sistema Estadual de Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria (SEVISA).</p> <p> O Programa VISAT-AMIANTO foi priorizado no Plano Estadual de Sa&uacute;de e na sua respectiva Programa&ccedil;&atilde;o Anual, compondo um conjunto de a&ccedil;&otilde;es estrat&eacute;gicas cujo objetivo &eacute; controlar o risco sanit&aacute;rio nos locais de trabalho onde se manipulam fibras de amianto. Mobilizada para fazer cumprir &agrave; legisla&ccedil;&atilde;o estadual que preconiza a proibi&ccedil;&atilde;o, a Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria incluiu dentre suas a&ccedil;&otilde;es as interven&ccedil;&otilde;es nas ind&uacute;strias que fazem uso do amianto como mat&eacute;ria-prima, nos estabelecimentos que comercializam estes produtos, e ainda, nos &oacute;rg&atilde;os da administra&ccedil;&atilde;o direta e indireta do Estado para n&atilde;o utiliza&ccedil;&atilde;o em suas reformas e constru&ccedil;&otilde;es de produtos a base de amianto.</p> <p> O desenvolvimento de a&ccedil;&otilde;es de vigil&acirc;ncia no trabalho com o amianto foi alavancado pelas disposi&ccedil;&otilde;es da lei estadual n&ordm; 12.684/07, tendo como princ&iacute;pio fundamental o estabelecimento de articula&ccedil;&atilde;o interinstitucional, intra e extra-SUS, envolvendo a Vigil&acirc;ncia Sanit&aacute;ria, Vigil&acirc;ncia Epidemiol&oacute;gica, Centros de Refer&ecirc;ncia em Sa&uacute;de do Trabalhador e Minist&eacute;rio do Trabalho e Emprego.</p> <p> Vigente a partir de 2008, a Lei Estadual 12.684 teve sua efic&aacute;cia suspensa em raz&atilde;o de liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 20 de dezembro de 2007. Nova decis&atilde;o do STF, proferida em 04 de junho de 2008, revogou a liminar e manteve a validade jur&iacute;dica da lei, ratificando a proibi&ccedil;&atilde;o do uso de qualquer produto que utilize amianto no Estado.</p> <p> Sob o argumento de que o objetivo da lei &eacute; a prote&ccedil;&atilde;o da sa&uacute;de das pessoas expostas &agrave; subst&acirc;ncia, a Douta Consultoria Jur&iacute;dica da pasta concluiu que a lei paulista pro&iacute;be n&atilde;o s&oacute; o uso propriamente dito, mas tamb&eacute;m a produ&ccedil;&atilde;o e a comercializa&ccedil;&atilde;o do amianto no Estado (Parecer CJ/SES n&ordm; 900/2008)<sup> </sup>.</p> <p> Diante das orienta&ccedil;&otilde;es exaradas no parecer foi poss&iacute;vel circunscrever o campo de aplica&ccedil;&atilde;o da lei, com a identifica&ccedil;&atilde;o das situa&ccedil;&otilde;es em que se configura infra&ccedil;&atilde;o de natureza sanit&aacute;ria, quais sejam: a) Utilizar qualquer tipo de amianto como mat&eacute;ria-prima nos processos produtivos; b) Expor &agrave; venda ou comercializar produtos, materiais e artefatos que contenham amianto em sua composi&ccedil;&atilde;o; c) Instalar nas edifica&ccedil;&otilde;es materiais construtivos com amianto; e d) n&atilde;o adotar, na demoli&ccedil;&atilde;o, remo&ccedil;&atilde;o e destina&ccedil;&atilde;o final dos materiais que contenham amianto, medidas para prote&ccedil;&atilde;o e preserva&ccedil;&atilde;o da sa&uacute;de dos trabalhadores envolvidos.</p> <div> ;</div> </p> <br><br> <center> <input type="button" class="button" value="Voltar" onClick="javascript:history.back()"> </center> </div>]]>
409 <![CDATA[<font style="font-size: 10px">Centro de Vigilância Sanitária<br> Av. Dr. Arnaldo 351 - Anexo III, Cerqueira César - das 08h00 às 17h00 | São Paulo - SP | CEP 01246-901 | Fone 55 11 3065 4600 | Fax 55 11 3065 4838</font>]]>
40 <![CDATA[<script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-144916023-2'); </script>]]>