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Sites Pertecentes a (o) PE

Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 91 482 486 486 486 486 486 487 487 487 487 488 493 497 497 497 497 508 508 508 1352 1593 1754 1756 1871 1873 1874 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 2071 2072 2073 2074 2075 2076 2077 2078 2153 2154 2155 2156 2157 2158 2159 2159 2160 2160 2235 2236 2237 2238 2239 2240 2241 2242 2317 2318 2319 2320 2321 2322 2323 2324 2399 2400 2401 2402 2403 2404 2405 2406 2489 2490 2491 2492 2494 2495 2496 2497 2604 2605 3178 3236 3506 3544 3548
1.1.4 Presença de CSS(s) interno 6 41 245 302 405 2928 3001
1.1.5 Presença de javascript(s) in-line 4 3341 3369 3449 3475
1.1.6 Presença de javascript(s) interno 13 77 105 252 286 379 392 454 464 1666 2696 2972 3047 3562
482 <![CDATA[<div class="alert alert-info text-left" style="min-height:110px; font-size: 12px"> <div class="custom" > <p style="text-align: center;"><strong><span style="color: #000000;">Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta -</span> <span style="color: #0000ff;">0800 281 7717</span> ;<span style="color: #000000;">ou</span> <a href="mailto:atendimento@tce.pe.gov.br">atendimento@tce.pe.gov.br</a>, ;</strong><span style="color: #000000;"><strong>das 8h às 17h.</strong></span></p> <p style="text-align: center;"><strong><span style="color: #000000;">Ouvidoria -</span> <span style="color: #0000ff;">0800 081 1027</span><span style="color: #000000;">- segunda a sexta, das 7h às 13h</span> ou ;<a href="mailto:ouvidoria@tce.pe.gov.br">ouvidoria@tce.pe.gov.br</a>. ;</strong></p> <p style="text-align: center;"> ;</p></div> </div>]]>
486 <![CDATA[<p style="text-align: center;"><strong><span style="color: #000000;">Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta -</span> <span style="color: #0000ff;">0800 281 7717</span> ;<span style="color: #000000;">ou</span> <a href="mailto:atendimento@tce.pe.gov.br">atendimento@tce.pe.gov.br</a>, ;</strong><span style="color: #000000;"><strong>das 8h às 17h.</strong></span></p>]]>
486 <![CDATA[<span style="color: #000000;">Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta -</span>]]>
486 <![CDATA[<span style="color: #0000ff;">0800 281 7717</span>]]>
486 <![CDATA[<span style="color: #000000;">ou</span>]]>
486 <![CDATA[<span style="color: #000000;"><strong>das 8h às 17h.</strong></span>]]>
487 <![CDATA[<p style="text-align: center;"><strong><span style="color: #000000;">Ouvidoria -</span> <span style="color: #0000ff;">0800 081 1027</span><span style="color: #000000;">- segunda a sexta, das 7h às 13h</span> ou ;<a href="mailto:ouvidoria@tce.pe.gov.br">ouvidoria@tce.pe.gov.br</a>. ;</strong></p>]]>
487 <![CDATA[<span style="color: #000000;">Ouvidoria -</span>]]>
487 <![CDATA[<span style="color: #0000ff;">0800 081 1027</span>]]>
487 <![CDATA[<span style="color: #000000;">- segunda a sexta, das 7h às 13h</span>]]>
488 <![CDATA[<p style="text-align: center;"> ;</p>]]>
493 <![CDATA[<div class="alert alert-info text-left" style="min-height:110px; font-size: 12px"> <div class="custom" > <p style="text-align: center;"><span style="font-family: verdana, geneva;"><b><span style="color: #000000;">O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção</span> ;<a href="https://www6.tce.pe.gov.br/scriptcase/aplicacoes/protocoloExterno/autorizacao_externa" target="_blank" data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?q=https://www6.tce.pe.gov.br/scriptcase/aplicacoes/protocoloExterno/autorizacao_externa&amp;source=gmail&amp;ust=1653648289546000&amp;usg=AOvVaw1MfKJuj8WALhwhPu67JTl8">"Consultar/Protocolar documentos"</a>. <span style="color: #000000;">Dúvidas pelo telefone ;0800 281 7717 ;ou pelo email</span> ;<a href="mailto:atendimento@tce.pe.gov.br" target="_blank">atendimento@tce.pe.gov.br</a>.</b></span></p></div> </div>]]>
497 <![CDATA[<p style="text-align: center;"><span style="font-family: verdana, geneva;"><b><span style="color: #000000;">O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção</span> ;<a href="https://www6.tce.pe.gov.br/scriptcase/aplicacoes/protocoloExterno/autorizacao_externa" target="_blank" data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?q=https://www6.tce.pe.gov.br/scriptcase/aplicacoes/protocoloExterno/autorizacao_externa&amp;source=gmail&amp;ust=1653648289546000&amp;usg=AOvVaw1MfKJuj8WALhwhPu67JTl8">"Consultar/Protocolar documentos"</a>. <span style="color: #000000;">Dúvidas pelo telefone ;0800 281 7717 ;ou pelo email</span> ;<a href="mailto:atendimento@tce.pe.gov.br" target="_blank">atendimento@tce.pe.gov.br</a>.</b></span></p>]]>
497 <![CDATA[<span style="font-family: verdana, geneva;"><b><span style="color: #000000;">O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção</span> ;<a href="https://www6.tce.pe.gov.br/scriptcase/aplicacoes/protocoloExterno/autorizacao_externa" target="_blank" data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?q=https://www6.tce.pe.gov.br/scriptcase/aplicacoes/protocoloExterno/autorizacao_externa&amp;source=gmail&amp;ust=1653648289546000&amp;usg=AOvVaw1MfKJuj8WALhwhPu67JTl8">"Consultar/Protocolar documentos"</a>. <span style="color: #000000;">Dúvidas pelo telefone ;0800 281 7717 ;ou pelo email</span> ;<a href="mailto:atendimento@tce.pe.gov.br" target="_blank">atendimento@tce.pe.gov.br</a>.</b></span>]]>
497 <![CDATA[<span style="color: #000000;">O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção</span>]]>
497 <![CDATA[<span style="color: #000000;">Dúvidas pelo telefone ;0800 281 7717 ;ou pelo email</span>]]>
508 <![CDATA[<p style="text-align: center;"><span style="font-family: verdana, geneva; color: #000000;"><strong>Informamos que a sala dos advogados no TCE encontra-se desativada em função de obras para reforma. A previsão de retorno é <span style="color: #0000ff;">julho/2023. ;</span></strong></span></p>]]>
508 <![CDATA[<span style="font-family: verdana, geneva; color: #000000;"><strong>Informamos que a sala dos advogados no TCE encontra-se desativada em função de obras para reforma. A previsão de retorno é <span style="color: #0000ff;">julho/2023. ;</span></strong></span>]]>
508 <![CDATA[<span style="color: #0000ff;">julho/2023. ;</span>]]>
1352 <![CDATA[<div class="nav-child dropdown-menu mega-dropdown-menu" style="width: 350px" data-width="350"><div class="mega-dropdown-inner"> <div class="row"> <div class="col-xs-12 mega-col-module" data-width="12" data-position="441"><div class="mega-inner"> <div class="t3-module module " id="Mod441"><div class="module-inner"><div class="module-ct"><ul class="nav nav-pills nav-stacked menu"> <li class="item-852"><a href="https://coronavirus.tomeconta.com/recomendacoes/" class="" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Recomendações aos Gestores </a></li><li class="item-853"><a href="https://coronavirus.tomeconta.com/legislacoes/" class="" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Legislação </a></li><li class="item-861"><a href="https://coronavirus.tomeconta.com/fiscalizacoes/" class="" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Fiscalizações </a></li><li class="item-860"><a href="https://coronavirus.tomeconta.com/mpco-coronavirus/" class="" target="_blank" rel="noopener noreferrer">MPCO </a></li><li class="item-854"><a href="https://coronavirus.tomeconta.com/noticias/" class="" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Notícias </a></li><li class="item-855"><a href="https://coronavirus.tomeconta.com/duvidas/" class="" target="_blank" rel="noopener noreferrer">Dúvidas </a></li></ul> </div></div></div> </div></div> </div> </div></div>]]>
1593 <![CDATA[<a style="display:none" href="https://twitter.com/share" data-text="Meio Ambiente" data-url="https://www.tce.pe.gov.br/internet/index.php/avaliacao-de-politicas-publicas/meio-ambiente" class="twitter-share-button" data-lang="pt" data-size="large" data-count="none"> </a>]]>
1754 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">N&uacute;mero do Processo: <strong>0502103-0</strong><br />Conselheiro Relator: <strong>Severino Ot&aacute;vio</strong><br />Unidade Interessada: <strong>Secret&aacute;ria Municipal de Sa&uacute;de da Prefeitura do Recife</strong><br />Realiza&ccedil;&atilde;o da Avalia&ccedil;&atilde;o: <strong>2005</strong></p>]]>
1756 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O objetivo geral do programa &eacute; a promo&ccedil;&atilde;o, o monitoramento e a avalia&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es de detec&ccedil;&atilde;o, preven&ccedil;&atilde;o e interven&ccedil;&atilde;o nas condi&ccedil;&otilde;es ambientais que interferem na sa&uacute;de da popula&ccedil;&atilde;o, atrav&eacute;s da implanta&ccedil;&atilde;o de uma pol&iacute;tica guiada pelos princ&iacute;pios da universalidade, eq&uuml;idade, integralidade e intersetorialidade.<br /> <br />O programa tem ainda como objetivos espec&iacute;ficos a execu&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es de vigil&acirc;ncia epidemiol&oacute;gica, de controle, de educa&ccedil;&atilde;o e de informa&ccedil;&otilde;es em sa&uacute;de dirigida ao meio f&iacute;sico-biol&oacute;gico e s&oacute;cio-cultural.<br /> <br />A avalia&ccedil;&atilde;o examinou se os instrumentos gerenciais existentes para o planejamento, acompanhamento e avalia&ccedil;&atilde;o dos resultados do programa s&atilde;o suficientes para tomada de decis&atilde;o, se a estrutura de apoio disponibilizada pelo programa para a execu&ccedil;&atilde;o das atividades dos agentes ambientais compromete o seu desempenho. Verificou tamb&eacute;m se as a&ccedil;&otilde;es educativas desenvolvidas contribuem para a redu&ccedil;&atilde;o das situa&ccedil;&otilde;es de risco &agrave; sa&uacute;de da comunidade e se a intersetorialidade contribui para a detec&ccedil;&atilde;o, a preven&ccedil;&atilde;o e a interven&ccedil;&atilde;o dos problemas ambientais.</p>]]>
1871 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">N&uacute;mero do Processo: ;<strong>0300662-1</strong><br />Conselheiro Relator: ;<strong>Severino Otavio</strong><br />Unidade Interessada: ;<strong>Companhia Pernambucana do Meio Ambiente do Estado de Pernambuco</strong><br />Realiza&ccedil;&atilde;o da Avalia&ccedil;&atilde;o: ;<strong>2003</strong></p>]]>
1873 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">A Companhia Pernambucana de Meio Ambiente &ndash; CPRH &eacute; o &oacute;rg&atilde;o de gest&atilde;o ambiental respons&aacute;vel pela execu&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica Estadual do Meio Ambiente, atuando principalmente no controle da polui&ccedil;&atilde;o urbano-industrial-rural, na gest&atilde;o dos recursos h&iacute;dricos por bacia hidrogr&aacute;fica, na conserva&ccedil;&atilde;o da biodiversidade e desenvolvimento florestal.</p>]]>
1874 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Sua a&ccedil;&atilde;o se efetiva atrav&eacute;s do licenciamento, fiscaliza&ccedil;&atilde;o e monitoramento ambiental, bem como atrav&eacute;s de a&ccedil;&otilde;es pr&oacute;-ativas de convencimento, negocia&ccedil;&atilde;o e administra&ccedil;&atilde;o de conflitos. A avalia&ccedil;&atilde;o objetivou verificar se as rotinas estabelecidas para licenciamento e fiscaliza&ccedil;&atilde;o dos aterros sanit&aacute;rios podem ser otimizadas, se o sistema de Controle de Processos &eacute; consistente, se a apura&ccedil;&atilde;o de den&uacute;ncias contra obras e servi&ccedil;os p&uacute;blicos &eacute; eficaz e se existem crit&eacute;rios para fixa&ccedil;&atilde;o de prazos de validade das licen&ccedil;as de opera&ccedil;&atilde;o, de modo a otimizar o tempo dispon&iacute;vel dos t&eacute;cnicos na busca de amplia&ccedil;&atilde;o do n&uacute;mero de empresas fiscalizadas pelas Unidades.</p>]]>
1981 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">N&uacute;mero do Processo: <strong>1503261-9</strong></p>]]>
1982 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Conselheiro Relator: <strong>Jo&atilde;o Carneiro Campos</strong></p>]]>
1983 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Unidade Interessada: <strong>Secretaria Municipal de Sa&uacute;de de Petrolina</strong></p>]]>
1984 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Realiza&ccedil;&atilde;o da Avalia&ccedil;&atilde;o: <strong>2015</strong></p>]]>
1985 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
1986 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">A gera&ccedil;&atilde;o de res&iacute;duos pelas diversas atividades humanas constitui-se ;atualmente em um grande desafio a ser enfrentado pelas administra&ccedil;&otilde;es municipais, ;sobretudo nos grandes centros urbanos. O descarte inadequado de res&iacute;duos tem ;produzido passivos ambientais capazes de colocar em risco e comprometer os ;recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras gera&ccedil;&otilde;es. Os res&iacute;duos de ;Servi&ccedil;os de Sa&uacute;de &ndash; RSS se inserem nesta problem&aacute;tica e v&ecirc;m assumindo grande ;import&acirc;ncia nos &uacute;ltimos anos. A cidade de Petrolina foi escolhida devido a sua ;localiza&ccedil;&atilde;o &ndash; no sert&atilde;o do S&atilde;o Franciso, extremo Oeste do Estado e a sua ;import&acirc;ncia regional.</p>]]>
1987 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O principal objetivo da Auditoria, al&eacute;m da identifica&ccedil;&atilde;o de oportunidades de ;melhorias para a gest&atilde;o do manejo dos RSS, foi diagnosticar se as unidades ;municipais de sa&uacute;de de Petrolina possuem gest&atilde;o estruturada dos res&iacute;duos de sa&uacute;de ;produzidos, conforme as resolu&ccedil;&otilde;es n&ordm; 358/05 do Conama e n&deg; 306/04 da Anvisa e se ;h&aacute; o monitoramento por parte da Secretaria Municipal de Sa&uacute;de nos servi&ccedil;os ;prestados pela empresa contratada para coleta, transporte, tratamento e disposi&ccedil;&atilde;o ;final dos res&iacute;duos produzidos pelas unidades de sa&uacute;de municipais.</p>]]>
1988 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Para a verifica&ccedil;&atilde;o desses aspectos, a equipe de auditoria se utilizou de pesquisa ;documental e bibliogr&aacute;fica, aplica&ccedil;&atilde;o de entrevistas com os gestores e funcion&aacute;rios ;das unidades de sa&uacute;de, visitas a 10 unidades de sa&uacute;de e &agrave;s instala&ccedil;&otilde;es de um ;incinerador, al&eacute;m de um brainstorming com funcion&aacute;rios da Secretaria de S&aacute;ude de ;Petrolina para a identifica&ccedil;&atilde;o de problemas relacionados.</p>]]>
2071 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">N&uacute;mero do Processo: <strong>1002037-8</strong></p>]]>
2072 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Conselheiro Relator: <strong>Marcos Loreto</strong></p>]]>
2073 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Unidade Interessada: <strong>Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras da Prefeitura da Cidade do Recife</strong></p>]]>
2074 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Realiza&ccedil;&atilde;o da Avalia&ccedil;&atilde;o: <strong>2012</strong></p>]]>
2075 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
2076 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">As fortes altera&ccedil;&otilde;es clim&aacute;ticas ocorridas no mundo nos &uacute;ltimos anos v&ecirc;m provocando desastres de grandes propor&ccedil;&otilde;es, tais como alagamentos, enchentes e desabamentos, causando perdas de vidas e grandes preju&iacute;zos financeiros e patrimoniais. ; Nos pa&iacute;ses do terceiro mundo este problema se agrava tendo em vista a ocupa&ccedil;&atilde;o desordenada da &aacute;rea urbana das grandes cidades bem como a degrada&ccedil;&atilde;o ambiental. As a&ccedil;&otilde;es de defesa civil assumem um car&aacute;ter de relev&acirc;ncia na preven&ccedil;&atilde;o e minimiza&ccedil;&atilde;o dos efeitos desses desastres, bem como no enfrentamento das situa&ccedil;&otilde;es de emerg&ecirc;ncias.</p>]]>
2077 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Esta auditoria tem foco nas a&ccedil;&otilde;es de preven&ccedil;&atilde;o de deslizamento de encostas da Prefeitura de Recife, gerenciadas pela Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), &oacute;rg&atilde;o subordinado &agrave; Secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras da Prefeitura da Cidade do Recife (SCDUO), avaliando se o gerenciamento para a minimiza&ccedil;&atilde;o de riscos vem diminuindo o n&uacute;mero de acidentes por deslizamento de encostas e o n&uacute;mero de v&iacute;timas ao longo dos anos.</p>]]>
2078 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Para a verifica&ccedil;&atilde;o desses aspectos, a equipe de auditoria se utilizou de pesquisa documental e bibliogr&aacute;fica, entrevistas com t&eacute;cnicos da Codecir, estudo de legisla&ccedil;&atilde;o espec&iacute;fica, an&aacute;lise de dados e s&eacute;ries hist&oacute;ricas, al&eacute;m de aplica&ccedil;&atilde;o de t&eacute;cnica SWOT.</p>]]>
2153 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">N&uacute;mero do Processo: <strong>1002077-9</strong></p>]]>
2154 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Conselheiro Relator: <strong>Dirceu Rodolfo de Melo Junior</strong></p>]]>
2155 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Unidade Interessada: <strong>Secretaria de Servi&ccedil;os Urbanos da Prefeitura de Jaboat&atilde;o dos Guararapes</strong></p>]]>
2156 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Realiza&ccedil;&atilde;o da Avalia&ccedil;&atilde;o: <strong>2011</strong></p>]]>
2157 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
2158 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">As fortes altera&ccedil;&otilde;es clim&aacute;ticas ocorridas no mundo nos &uacute;ltimos anos v&ecirc;m provocando desastres de grandes propor&ccedil;&otilde;es, tais como alagamentos, enchentes e desabamentos, causando perdas de vidas e grandes preju&iacute;zos financeiros e patrimoniais. Nos pa&iacute;ses do terceiro mundo este problema se agrava tendo em vista a ocupa&ccedil;&atilde;o desordenada da &aacute;rea urbana das grandes cidades bem como a degrada&ccedil;&atilde;o ambiental. As a&ccedil;&otilde;es de defesa civil assumem um car&aacute;ter de relev&acirc;ncia na preven&ccedil;&atilde;o e minimiza&ccedil;&atilde;o dos efeitos desses desastres, bem como no enfrentamento das situa&ccedil;&otilde;es de emerg&ecirc;ncias.</p>]]>
2159 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="text-align: justify;">Esta auditoria tem foco nas a&ccedil;&otilde;es de preven&ccedil;&atilde;o de deslizamento de encostas da Prefeitura de Jaboat&atilde;o dos Guararapes, gerenciadas pela Ger&ecirc;ncia de Defesa Civil de Jaboat&atilde;o dos Guararapes, &oacute;rg&atilde;o subordinado &agrave; Secretaria de Servi&ccedil;os Urbanos, avaliando se o gerenciamento para a minimiza&ccedil;&atilde;o de riscos vem diminuindo o n&uacute;mero de acidentes por deslizamento de encostas e o n&uacute;mero de v&iacute;timas ao longo dos anos.</span></p>]]>
2159 <![CDATA[<span style="text-align: justify;">Esta auditoria tem foco nas a&ccedil;&otilde;es de preven&ccedil;&atilde;o de deslizamento de encostas da Prefeitura de Jaboat&atilde;o dos Guararapes, gerenciadas pela Ger&ecirc;ncia de Defesa Civil de Jaboat&atilde;o dos Guararapes, &oacute;rg&atilde;o subordinado &agrave; Secretaria de Servi&ccedil;os Urbanos, avaliando se o gerenciamento para a minimiza&ccedil;&atilde;o de riscos vem diminuindo o n&uacute;mero de acidentes por deslizamento de encostas e o n&uacute;mero de v&iacute;timas ao longo dos anos.</span>]]>
2160 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"><span style="text-align: justify;">Para a verifica&ccedil;&atilde;o desses aspectos, a equipe de auditoria se utilizou de pesquisa documental e bibliogr&aacute;fica, entrevistas com t&eacute;cnicos da Defesa Civil, estudo de legisla&ccedil;&atilde;o espec&iacute;fica, an&aacute;lise de dados e s&eacute;ries hist&oacute;ricas, al&eacute;m de aplica&ccedil;&atilde;o de t&eacute;cnica SWOT com t&eacute;cnicos da Defesa Civil.</span></p>]]>
2160 <![CDATA[<span style="text-align: justify;">Para a verifica&ccedil;&atilde;o desses aspectos, a equipe de auditoria se utilizou de pesquisa documental e bibliogr&aacute;fica, entrevistas com t&eacute;cnicos da Defesa Civil, estudo de legisla&ccedil;&atilde;o espec&iacute;fica, an&aacute;lise de dados e s&eacute;ries hist&oacute;ricas, al&eacute;m de aplica&ccedil;&atilde;o de t&eacute;cnica SWOT com t&eacute;cnicos da Defesa Civil.</span>]]>
2235 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">N&uacute;mero do Processo: <strong>1102872-5</strong></p>]]>
2236 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Conselheiro Relator: <strong>Rom&aacute;rio Dias</strong></p>]]>
2237 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Unidade Interessada: <strong>Ag&ecirc;ncia Estadual do Meio Ambiente (CPRH)</strong></p>]]>
2238 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Realiza&ccedil;&atilde;o da Avalia&ccedil;&atilde;o:<strong> 2011</strong></p>]]>
2239 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
2240 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">A import&acirc;ncia da utiliza&ccedil;&atilde;o sustent&aacute;vel dos recursos naturais e os reflexos da atua&ccedil;&atilde;o humana sobre o meio ambiente s&atilde;o assuntos de relevo nos cen&aacute;rios mundial e nacional h&aacute; algum tempo. As interrela&ccedil;&otilde;es entre a popula&ccedil;&atilde;o, os recursos naturais e o desenvolvimento s&atilde;o preocupa&ccedil;&otilde;es constantes em estudos cient&iacute;ficos. A utiliza&ccedil;&atilde;o e a degrada&ccedil;&atilde;o aceleradas do meio ambiente em prol das exig&ecirc;ncias da sociedade moderna acabam por colocar em risco a sobreviv&ecirc;ncia da humanidade. Nesse sentido, os pa&iacute;ses v&ecirc;m tentando encontrar formas de reduzir ou mesmo compensar os impactos ambientais negativos atrelados ao crescimento das cidades, ao desenvolvimento econ&ocirc;mico e industrial, em especial, por meio de a&ccedil;&otilde;es educativas e legisla&ccedil;&otilde;es especificamente voltadas para o assunto.</p>]]>
2241 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O objetivo desta auditoria foi focado nas a&ccedil;&otilde;es nas a&ccedil;&otilde;es de Compensa&ccedil;&atilde;o Ambiental, conforme estabelecida pela Lei 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conserva&ccedil;&atilde;o da Natureza, e pela Lei Estadual 13.787/2009, que instituiu o Sistema Estadual de Unidades de Conserva&ccedil;&atilde;o da Natureza em Pernambuco, sob responsabilidade da Ag&ecirc;ncia Estadual de Meio Ambiente (CPRH), com especial destaque para a atua&ccedil;&atilde;o do &oacute;rg&atilde;o ambiental quanto &agrave; an&aacute;lise da incid&ecirc;ncia da compensa&ccedil;&atilde;o, do c&aacute;lculo, da gest&atilde;o e da aplica&ccedil;&atilde;o dos valores envolvidos.</p>]]>
2242 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Para a verifica&ccedil;&atilde;o desses aspectos, a equipe de auditoria se utilizou de pesquisa documental e bibliogr&aacute;fica, estudo de legisla&ccedil;&atilde;o espec&iacute;fica, entrevistas com t&eacute;cnicos e especialistas em Licenciamento e Compensa&ccedil;&atilde;o Ambiental, assim como com especialistas do meio acad&ecirc;mico, pareceres t&eacute;cnicos e termos de compromisso de compensa&ccedil;&atilde;o, estudos de impacto ambiental, visitas a quatro unidades de conserva&ccedil;&atilde;o estaduais, al&eacute;m de outros dados levantados diretamente na Ag&ecirc;ncia Estadual de Meio Ambiente.</p>]]>
2317 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">N&uacute;mero do Processo: <strong>1207654-5</strong></p>]]>
2318 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Conselheiro Relator:<strong> Valdecir Pascoal</strong></p>]]>
2319 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Unidade Interessada: <strong>Ag&ecirc;ncia Estadual do Meio Ambiente - CPRH</strong></p>]]>
2320 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Realiza&ccedil;&atilde;o da Avalia&ccedil;&atilde;o: <strong>2013</strong></p>]]>
2321 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
2322 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O crescimento urbano e industrial, que se d&aacute; nas grandes cidades ;brasileiras, vem acompanhado de desigualdades no acesso aos itens b&aacute;sicos ;necess&aacute;rios &agrave; popula&ccedil;&atilde;o, tais como o saneamento, que engloba o ;abastecimento d&rsquo;&aacute;gua, esgotamento sanit&aacute;rio, res&iacute;duos s&oacute;lidos e drenagem ;urbana. A destina&ccedil;&atilde;o final dos res&iacute;duos s&oacute;lidos &eacute; um fator de grande ;import&acirc;ncia na prote&ccedil;&atilde;o ao meio ambiente e na preven&ccedil;&atilde;o de doen&ccedil;as ;advindas da m&aacute; destina&ccedil;&atilde;o dos res&iacute;duos urbanos, tais como leptospirose, ;dengue, mol&eacute;stia diarr&eacute;ica, salmonelose, hepatite e outras.</p>]]>
2323 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O principal objetivo desta auditoria foi avaliar o andamento das a&ccedil;&otilde;es de ;licenciamento e controle dos res&iacute;duos s&oacute;lidos dos munic&iacute;pios de Pernambuco, ;abordando as dimens&otilde;es de efetividade e efic&aacute;cia. Estas a&ccedil;&otilde;es s&atilde;o exercidas ;pela Ag&ecirc;ncia Estadual do Meio Ambiente (CPRH), no monitoramento dos ;crit&eacute;rios de distribui&ccedil;&atilde;o do ICMS s&oacute;cio-ambiental.</p>]]>
2324 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Para a verifica&ccedil;&atilde;o desses aspectos, a equipe de auditoria se utilizou de ;pesquisa documental e bibliogr&aacute;fica, estudo de legisla&ccedil;&atilde;o espec&iacute;fica, ;entrevistas com t&eacute;cnicos da CPRH, requisi&ccedil;&atilde;o e an&aacute;lise de documentos como ;estudos de impacto ambiental, al&eacute;m de visitas a 20 aterros e tr&ecirc;s lix&otilde;es.</p>]]>
2399 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Número do Processo: ;<strong>1505231-0</strong></p>]]>
2400 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Conselheiro Relator: ;<strong>Dirceu Rodolfo</strong></p>]]>
2401 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Unidade Interessada: ;<strong>Secretaria Municipal de Saúde de Araripina</strong></p>]]>
2402 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Realização da Avaliação: ;<strong>2015</strong></p>]]>
2403 <![CDATA[<p style="text-align: justify;"> ;</p>]]>
2404 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">A geração de resíduos pelas diversas atividades humanas constitui-se ;atualmente em um grande desafio a ser enfrentado pelas administrações municipais, ;sobretudo nos grandes centros urbanos. O descarte inadequado de resíduos tem ;produzido passivos ambientais capazes de colocar em risco e comprometer os ;recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Os resíduos de ;Serviços de Saúde – RSS se inserem nesta problemática e vêm assumindo grande ;importância nos últimos anos. A cidade de Araripina foi escolhida devido a sua importância regional, localizada no Sertão do Araripe, extremo Oeste do Estado.</p>]]>
2405 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O principal objetivo da Auditoria, além da identificação de oportunidades de ;melhorias para a gestão do manejo dos RSS, foi diagnosticar se as unidades ;municipais de saúde de Araripina possuem gestão estruturada dos resíduos de saúde ;produzidos, conforme as resoluções nº 358/05 do Conama e n° 306/04 da Anvisa e se ;há o monitoramento por parte da Secretaria Municipal de Saúde nos serviços ;prestados pela empresa contratada para coleta, transporte, tratamento e disposição ;final dos resíduos produzidos pelas unidades de saúde municipais.</p>]]>
2406 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Para a verificação desses aspectos, a equipe de auditoria se utilizou de pesquisa ;documental, análise de dados e bibliográfica, aplicação de entrevistas com os gestores e funcionários ;das unidades de saúde, visitas a 15 unidades de saúde e às instalações de um ;incinerador, além de um brainstorming com funcionários da Secretaria de Saúde de ;Araripina para a identificação de problemas relacionados.</p>]]>
2489 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Número do Processo: <strong>1207130-4</strong></p>]]>
2490 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Conselheiro Relator: <strong>Carlos Porto</strong></p>]]>
2491 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Unidade Interessada: <strong>Fundo Estadual de Saúde (FES)</strong></p>]]>
2492 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Realização da Avaliação: <strong>2012</strong></p>]]>
2494 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Em termos gerais, Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), comumente chamado “lixo hospitalar”, são aqueles resultantes de atividades relacionadas com o atendimento à saúde humana ou animal, que, por suas características, necessitam de processos diferenciados no manejo, exigindo ou não, tratamento prévio para a sua disposição final, definidos pela Resolução nº 358/05 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).</p>]]>
2495 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O crescimento acelerado das grandes concentrações urbanas desencadeou a ocupação desordenada do solo, com agravamento das condições sanitárias e ambientais. Notadamente, em relação aos RSS, cuja geração passou a ter significativo impacto com a instalação de maior número de hospitais no país, já que a assistência à saúde era anteriormente realizada, em maior incidência, nos domicílios das pessoas, fazendo com que os descartes integrassem o “lixo domiciliar”. Apesar da geração de RSS acompanhar a atividade assistencial hospitalar desde o seu início, esse assunto só ganhou importância na década de 90, quando o aumento da infecção hospitalar e a contaminação do meio ambiente chamaram mais a atenção da comunidade acadêmica, dos governos e da sociedade civil.</p>]]>
2496 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O objetivo desta auditoria foi verificar os custos decorrentes dos procedimentos de segregação, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos gerados pelo serviço de saúde do Estado de Pernambuco.</p>]]>
2497 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Para a verificação desses aspectos, a equipe de auditoria se utilizou de pesquisa documental e bibliográfica, estudo de legislação específica e leitura de relatórios gerenciais, informações obtidas nas Superintendências de Apoio Logístico e de Suprimentos da Secretaria Estadual de Saúde, análise pelo e-Fisco da aplicação de recursos, análise de relatórios emitidos pelo TCU e o TCE/PE sobre matérias correlatas abordadas no relatório, visitas in loco, entrevistas semiestruturadas com gestores das unidades de saúde visitadas, pesquisa de preços no mercado e análise de função e gráfica.</p>]]>
2604 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O objeto desta Auditoria foi o processo de concessão de licenciamento ambiental executado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), abordando a gestão dos serviços envolvidos no Sistema de Informação de Licenciamento Ambiental (SILIA) e as etapas desenvolvidas para a concessão e manutenção das licenças ambientais (pós-licenciamento).</p>]]>
2605 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">A integração de informações entre o SILIA da CPRH e o Portal Nacional do Licenciamento Ambiental (PNLA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), junto com os dados de outros órgãos licenciadores sobre a problemática do licenciamento ambiental, contribuiu com os trabalhos desta auditoria operacional, além disto, possibilitou emitir recomendações ao Órgão Estadual auditado com o intuito de desenvolver soluções quanto às desconformidades encontradas no processo da concessão das licenças ambientais, como também na fiscalização e monitoramento dessas licenças.</p>]]>
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