169
| <![CDATA[<p align="justify"> ; ; ; ; ;<strong>Clair Lorenzetti, professora PDE, elabora projeto sobre ensino e leitura ;<br /><br /></strong><br /><br /> ; ; ; ; ; Para que a leitura seja constante e prazerosa na vida de nossos alunos, faz-se necessário redefinir objetivos, buscar novas estratégias a fim de assegurar a todos o direito de ler, bem como garantir que a escola cumpra sua função na “contribuição” de formar leitores, propondo alternativas pedagógicas eficazes para o ensino. ;<br /><br /> ; ; ; ; ; ;Diante desta problemática, pensou-se num projeto a partir da leitura de contos de humor, por acreditarmos que o humor viabiliza o interesse e a predisposição dos alunos para as atividades de leitura, pois proporciona uma atmosfera amistosa, de maior liberdade, alegria e envolvimento, possibilitando um aprendizado mais divertido, eficiente e menos enfadonho, mesmo àqueles que não têm o hábito de ler com frequência. <br /><br /> ; ; ; ; ; Ressalta-se, porém, que ler e compreender textos humorísticos é uma tarefa desafiadora, pois a intencionalidade pode passar despercebida para muitos leitores, quando o humor é provocado por circunstâncias que, muitas vezes, não são do conhecimento dos mesmos. <br /><br /> ; ; ; ; ; ; Além da descontração que os contos de humor proporcionaram, propiciaram também que os alunos refletissem sobre os juízos de valor, os preconceitos e problemas existentes na sociedade, por meio da prática de leituras que “descontraem”, tornando as aulas mais atrativas pela possibilidade do debate, da reflexão e do “descobrimento” oportunizado ao aluno. <br /><br /> ; ; ; ; ; Com propriedade, pode-se afirmar que a prática desenvolvida em sala de aula, durante a implementação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), modificou a relação dos alunos com a leitura, pois promoveu e incentivou o seu hábito para a maioria dos alunos envolvidos. A leitura passou a significar algo a ser descoberto, permitindo um resultado satisfatório e gratificante ao final do projeto que culminou com a dramatização de alguns contos de humor trabalhados. <br /><br /> ; ; ; ; ; ; O projeto culminou com dramatização de alguns contos trabalhados em sala de aula. ;<br /><br /><br /><br /></p>]]>
|