183
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;"><strong>QUADRO DE METAS</strong></font></font></font></p>]]>
|
188
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">INDICADORES</font></font></font></p>]]>
|
191
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">A ESCOLA QUE TEMOS HOJE</font></font></font></p>]]>
|
194
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">A ESCOLA QUE PRETENDEMOS</font></font></font></p>]]>
|
197
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">O QUE VAMOS FAZER</font></font></font></p>]]>
|
198
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">AÇÕES (CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO)</font></font></font></p>]]>
|
203
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">POTENCIALIDADES</font></font></font></p>]]>
|
206
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">DIFICULDADES</font></font></font></p>]]>
|
211
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">1 Gestão de resultados</font></font></font></p>]]>
|
212
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">educacionais</font></font></font></p>]]>
|
215
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Acompanha sistematicamente a frequência dos alunos, promovendo o acesso, permanência e o sucesso escolar.</font></font></font></p>]]>
|
216
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Acompanhamento nos conselhos de classe sobre o desempenho dos alunos no processo ensino/aprendizagem.</font></font></font></p>]]>
|
217
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Acompanhamento sistemático das avaliações externas ( IDEB), promovendo ações para melhorar o índice de conhecimento.</font></font></font></p>]]>
|
218
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- IDEB Atual 4,1</font></font></font></p>]]>
|
221
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Falta de empenho de alguns pais em relação a vida escolar dos seus filhos, no tocante a frequência e aos resultados avaliativos.</font></font></font></p>]]>
|
222
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Desinteresse por parte de alguns alunos em frequentar as aulas de apoio de português e matemática, dificultando o processo de aprendizagem.</font></font></font></p>]]>
|
223
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Falta de capacitação para os professores para preparar os alunos para as provas do IDEB.</font></font></font></p>]]>
|
226
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Assegurar a permanência dos alunos na escola, com efetiva aprendizagem.</font></font></font></p>]]>
|
227
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Promover a efetiva aprendizagem, para que o aluno chegue no 9º ano preparado para realizar a Prova Brasil.</font></font></font></p>]]>
|
228
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Pais, alunos e professores compromissados com a aprendizagem.</font></font></font></p>]]>
|
229
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Alcançar índices de desempenho cada vez melhor.</font></font></font></p>]]>
|
230
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- IDEB alcançar a meta projetada para escola 4,4</font></font></font></p>]]>
|
233
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Buscar a conscientização dos pais por meio de reuniões, sobre a importância de acompanhar a vida escolar de seus filhos;</font></font></font></p>]]>
|
234
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Conscientizar os alunos sobre a necessidade de se empenhar nos estudos para alcançar uma aprendizagem significativa;</font></font></font></p>]]>
|
235
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Oportunizar aos professores momentos de reflexão sobre suas práticas pedagógicas, principalmente no tocante a avaliação.</font></font></font></p>]]>
|
236
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Ofertar salas de apoio de matemática e português aos alunos com déficit de aprendizagem.</font></font></font></p>]]>
|
241
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">2 Gestão participativa/</font></font></font></p>]]>
|
242
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">democrática</font></font></font></p>]]>
|
245
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Conselho Escolar: Possui caráter deliberativo, delega responsabilidade e envolvimento dos participantes e funciona como espaço de debate e decisão. Assegura um bom relacionamento entre escola e comunidade.</font></font></font></p>]]>
|
246
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Regimento Escolar: instrumento que define as normas e funcionamento da escola dentro das exigências legais e das necessidades da escola.</font></font></font></p>]]>
|
247
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Grêmio Estudantil: Defende os interesses individuais e coletivos dos alunos, incentivando a cultura literária, artística e desportiva.</font></font></font></p>]]>
|
248
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- APMF: Atua, em conjunto com o na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização e funcionamento escolar nos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.</font></font></font></p>]]>
|
249
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><br />
</p>]]>
|
253
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- A dificuldade em conseguir reunir todos os membros num mesmo horário.</font></font></font></p>]]>
|
254
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <br />
</p>]]>
|
256
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><br />
</p>]]>
|
260
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Que toda comunidade escolar entendam-se como um corpo único, para que a partir daí todos compartilhem uma mesma visão e contribuem para os mesmos objetivos que é a aprendizagem efetiva de todos os alunos.</font></font></font></p>]]>
|
261
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Promover momentos de estudo em reuniões pedagógicas para leitura e reflexão do Regimento, garantindo a divulgação deste para toda comunidade escolar afim de que se comprometam com sua elaboração, execução e avaliação;</font></font></font></p>]]>
|
262
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Assegurar e incentivar a participação efetiva dos membros do Grêmio em cursos, palestras, conselhos de classe e reuniões realizada pela direção com finalidade de prestar contas de verbas recebidas pela escola.</font></font></font></p>]]>
|
263
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Promover um bom relacionamento entre professores, funcionários, alunos e membros da APMF.</font></font></font></p>]]>
|
264
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Assegurar a efetiva participação dos membros nas diversas atividades desenvolvida pela escola.</font></font></font></p>]]>
|
267
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Promover momentos de reflexão e reuniões com os membros das Instâncias Colegiadas levando em consideração principalmente a oferta de uma educação de qualidade.</font></font></font></p>]]>
|
268
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Divulgar o Regimento Escolar aos pais e alunos que ingressam no colégio no ato da matrícula e no início dos anos letivos de modo que sejam cientes de seus direitos, deveres e cumpram as normas estabelecidas.</font></font></font></p>]]>
|
269
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Proporcionar espaço de atuação ao Grêmio procurando despertar a participação política, crítica e reflexiva.</font></font></font></p>]]>
|
270
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Viabilizar condições necessárias para o desenvolvimento de atividades recreativas, culturais e desportivas.</font></font></font></p>]]>
|
271
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Fomentar uma participação efetiva da APMF, não apenas nas questões financeiras, mas em todo processo pedagógico com participação dos membros em capacitações, reuniões, conselhos de classe e demais atividades da escola.</font></font></font></p>]]>
|
272
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Buscar parceria com a rede de proteção ( Conselho Escolar Patrulha escolar).</font></font></font></p>]]>
|
277
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">3- Gestão Pedagógica</font></font></font></p>]]>
|
280
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Efetivação do Projeto Político Pedagógico;</font></font></font></p>]]>
|
281
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Acompanhamento dos índices da escola em avaliações externas;</font></font></font></p>]]>
|
282
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Reuniões Pedagógicas;</font></font></font></p>]]>
|
283
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Reuniões de pais;</font></font></font></p>]]>
|
284
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Promoção de atividades culturais, artísticas e esportivas;</font></font></font></p>]]>
|
285
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Espaços educativos como Laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca;</font></font></font></p>]]>
|
286
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Preenchimento das fichas FICA como meio de combate a evasão;</font></font></font></p>]]>
|
287
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">Cumprimento do calendário escolar;</font></font></font></p>]]>
|
288
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Promover momentos para reflexão e elaboração do PTD condizente com a PPC;</font></font></font></p>]]>
|
289
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">Conselho de classes, com momentos de reflexão sobre a avaliação;</font></font></font></p>]]>
|
290
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Oferta de Atividades Complementares em Contraturno;</font></font></font></p>]]>
|
291
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Oferta de salas de apoio;</font></font></font></p>]]>
|
292
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Oferta de salas de recursos;</font></font></font></p>]]>
|
293
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <br />
</p>]]>
|
295
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <br />
</p>]]>
|
297
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <br />
</p>]]>
|
299
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><br />
</p>]]>
|
303
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Pouca assiduidade dos pais nas reuniões;</font></font></font></p>]]>
|
304
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Falta de espaço físico para o laboratório de ciências;</font></font></font></p>]]>
|
305
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Dificuldade de trabalhar com o Paraná Digital, pois geralmente não funcionam;</font></font></font></p>]]>
|
306
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Número excessivo de alunos por turmas, o que dificulta o trabalho pedagógico;</font></font></font></p>]]>
|
307
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Indisciplina: um dos principais problemas no processo de ensino-aprendizagem;</font></font></font></p>]]>
|
308
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Dificuldade em conseguir liberação de recursos financeiros para consultas e laudos dos alunos de baixa renda que apresentam dificuldades de aprendizagem;</font></font></font></p>]]>
|
309
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Falta de compromisso dos pais em mandar os filhos para aulas de contraturno, sala de apoio e sala de recursos.</font></font></font></p>]]>
|
310
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- O afastamento de professores seja por atestados ou licenças, a rotatividade de professores prejudica o processo de ensino-aprendizagem.</font></font></font></p>]]>
|
311
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Nem sempre as ações propostas nos Conselhos de Classe são concretizada, devido ao descompromisso de alguns.</font></font></font></p>]]>
|
312
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Dificuldade de montar um horário com hora atividade concentrada por disciplina, devido a rotatividade de professores.</font></font></font></p>]]>
|
313
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><br />
</p>]]>
|
317
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Acompanhar coletivamente a efetivação do PPP, bem como a eficácia das ações propostas, analisando e realizando alterações precisas.</font></font></font></p>]]>
|
318
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Realizar coletivamente acompanhamento sistemático das avaliações externas, propondo ações práticas de intervenção;</font></font></font></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Alcançar os índices proposto para escola, procurando melhorar cada vez mais os índices de conhecimento;</font></font></font></p>]]>
|
320
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Maior comprometimento da comunidade escolar em relação aos assuntos pedagógicos tratados nas reuniões;</font></font></font></p>]]>
|
321
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Maior comprometimento dos pais em relação a vida escolar de seus filhos, com mais assiduidade nas reuniões de pais;</font></font></font></p>]]>
|
322
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Assegurar a permanência e acesso do aluno na escola;</font></font></font></p>]]>
|
323
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Envolvimento da comunidade, funcionários, pais, alunos e professores, propiciando o envolvimento no contexto escolar, objetivando o crescimento e a qualidade educacional da escola pública.</font></font></font></p>]]>
|
324
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Concretizar as ações propostas nos Conselhos de Classe, principalmente no tocante a avaliação e a efetivação do processo ensino-aprendizagem.</font></font></font></p>]]>
|
325
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Que haja melhor desenvolvimento da aprendizagem dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.</font></font></font></p>]]>
|
326
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><br />
</p>]]>
|
330
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Reuniões com todo comunidade escolar sempre que necessário para exposição das dificuldades encontradas pela escola em relação ao processo de ensino-aprendizagem, procurando propor ações concretas de melhoria na qualidade do ensino;</font></font></font></p>]]>
|
331
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Aquisição de materiais necessários para que a prática pedagógica aconteça de modo produtivo e com qualidade.</font></font></font></p>]]>
|
332
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Procurar trazer os pais a escola, tanto em reuniões como individualmente para receber informações sobre a vida escolar de seus filhos;</font></font></font></p>]]>
|
333
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Buscar recursos para ampliação do espaço escolar;</font></font></font></p>]]>
|
334
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Trabalhar em conjunto com o Conselho Tutelar, principalmente em relação a evasão;</font></font></font></p>]]>
|
335
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Priorizar nas reuniões pedagógicas o desempenho dos professores em suas práticas para melhoria do ensino;</font></font></font></p>]]>
|
336
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Incentivar a participação dos professores e equipe pedagógica em capacitações;</font></font></font></p>]]>
|
337
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Organizar os espaços pedagógicos, como espaços destinados à pesquisa e formação de alunos, a fim de enriquecer a prática pedagógica;</font></font></font></p>]]>
|
338
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Fortalecer a participação dos pais na escola através da promoção de atividades culturais, artísticas, esportivas e outras;</font></font></font></p>]]>
|
339
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Nos Conselhos de Classe avaliar coletivamente o trabalho e metodologias empregadas, os avanços e dificuldades dos alunos, propor novos encaminhamentos;</font></font></font></p>]]>
|
340
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Fazer cumprir o calendário escolar, garantindo o direito dos alunos de 200 dias letivos;</font></font></font></p>]]>
|
341
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Avaliar coletivamente o processo de avaliação da escola, propondo mudanças quando necessário;</font></font></font></p>]]>
|
342
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Promover através da atuação do pedagogo a organização do trabalho pedagógico.</font></font></font></p>]]>
|
343
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><br />
</p>]]>
|
349
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <br />
</p>]]>
|
351
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">4 gestão de Inclusão/</font></font></font></p>]]>
|
352
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">Socioeducação</font></font></font></p>]]>
|
355
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <br />
</p>]]>
|
357
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">O colégio oferece salas de recursos e salas de apoio como um serviço de apoio especializado de natureza pedagógica que complementa o atendimento educacional. Porém só isso não assegura o direito de inclusão a todos.</font></font></font></p>]]>
|
360
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <br />
</p>]]>
|
362
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">A evasão continua sendo o principal mentor da exclusão social na educação, percebemos que somente as leis de inclusão não são capazes de assegurar o acesso e permanência de todos os alunos na escola. Não temos como inclusão apenas os alunos com deficiências, mas também a inclusão dos que sofrem exclusão social. No tocante aos alunos com necessidades especiais sabemos que as escolas não foram e não estão sendo preparadas tanto no aspecto material como humano.</font></font></font></p>]]>
|
365
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <br />
</p>]]>
|
367
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Que o direito à educação seja assegurado à todos. Que toda crianças e adolescente possam ter acesso a escola, independente do seu aspecto físico, mental ou social.</font></font></font></p>]]>
|
368
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Que a escola consiga realizar sua função social de formar indivíduos críticos e ativos na sociedade, combatendo o preconceito e a discriminação.</font></font></font></p>]]>
|
371
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <br />
</p>]]>
|
373
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Capacitações de professores e funcionários para trabalharem com a inclusão;</font></font></font></p>]]>
|
374
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Adaptação de pequeno porte na escola;</font></font></font></p>]]>
|
375
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Buscar recursos para aquisição de materiais pedagógico específicos para o trabalho com alunos que apresentam necessidades especiais.</font></font></font></p>]]>
|
376
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Trabalhos de combate a discriminação e ao preconceito;</font></font></font></p>]]>
|
377
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Trabalhos de conscientização e aceitação ao gênero e diversidade na escola.</font></font></font></p>]]>
|
378
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Apoio as ações da Equipe Multidisciplinar.</font></font></font></p>]]>
|
383
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">5 Gestão de Pessoas</font></font></font></p>]]>
|
386
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Compromisso de toda comunidade escolar com a efetivação das ações propostas no Projeto Político Pedagógico da Escola.</font></font></font></p>]]>
|
387
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Incentiva funcionários, professores e membros das instâncias colegiadas a participarem de capacitações promovidas pela SEED e a terminalidade nos estudos, no caso dos funcionários.</font></font></font></p>]]>
|
388
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Momentos de integração entre os profissionais da escola, alunos e comunidade através de atividades culturais desenvolvidas pela escola.</font></font></font></p>]]>
|
389
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Assegura a gestão de pessoas.</font></font></font></p>]]>
|
392
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- A escola tem uma demanda suficiente de Agentes Educacionais I e II, mas enfrenta dificuldades, pois vários estão com problemas de saúde.</font></font></font></p>]]>
|
393
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Demanda insuficiente da equipe pedagógica.</font></font></font></p>]]>
|
394
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Rotatividade de professores devido afastamentos, atestados e licenças.</font></font></font></p>]]>
|
395
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><br />
</p>]]>
|
399
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Compromisso de toda comunidade escolar por uma escola e ensino de qualidade, tendo sempre como objetivo principal a aprendizagem efetiva do aluno.</font></font></font></p>]]>
|
400
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Demanda suficiente da equipe pedagógica para melhor acompanhamento do processo ensino/aprendizagem.</font></font></font></p>]]>
|
403
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Conscientizar os funcionários, professores e equipe pedagógica a necessidade de todos se comprometerem com as ações da escola em prol a uma educação de qualidade.</font></font></font></p>]]>
|
404
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Buscar junto ao CRTE cursos de capacitações.</font></font></font></p>]]>
|
405
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Promover momentos de integração entre a comunidade escolar.</font></font></font></p>]]>
|
410
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">6 Gestão de serviços de apoio (recursos físicos e financeiros)</font></font></font></p>]]>
|
413
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Prioriza a presença do caráter pedagógico, direcionando recursos na aquisição de materiais que darão sustentação ao PPP e as atividades de forma criativa que auxilia no processo de ensino e aprendizagem.</font></font></font></p>]]>
|
414
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">-Oportuniza a participação das Instâncias Colegiadas na aprovação dos planos de aplicação, relatórios e prestações de contas.</font></font></font></p>]]>
|
415
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Controle atualizado, integrado e consistente de todos os bens permanentes, garantindo a qualidade da gestão dos recursos físicos.</font></font></font></p>]]>
|
416
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Aplicação devida do Fundo Rotativo e PDDE.</font></font></font></p>]]>
|
419
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Dificuldade em conseguir aprovação para adequação do espaço físico;</font></font></font></p>]]>
|
420
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Falta de recursos financeiros para aquisição de materiais necessários para a escola;</font></font></font></p>]]>
|
421
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Dificuldade em reunir toda comunidade escolar para expor os problemas ou soluções quanto as questões físicas e financeiras da escola;</font></font></font></p>]]>
|
422
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Falta de autonomia ao gestor para administrar os recursos financeiros.</font></font></font></p>]]>
|
425
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Autonomia para o gestor administrar os recursos, junto a comunidade escolar de acordo com os princípios da administração pública.</font></font></font></p>]]>
|
428
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Priorizar o cumprimento da Legislação Educacional;</font></font></font></p>]]>
|
429
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">_ Garantir autenticidade na vida legal do estabelecimento;</font></font></font></p>]]>
|
430
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Planejar rigorosamente a aplicação dos recursos financeiros;</font></font></font></p>]]>
|
431
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; widows: 0; orphans: 0;"> <font color="#000000"><font face="Bitstream Vera Sans, Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 11pt;">- Assegurar o cumprimento das rotinas de limpeza, segurança e merenda escolar;</font></font></font></p>]]>
|
432
| <![CDATA[<p lang="pt-BR" style="widows: 0; orphans: 0;"><br />
</p>]]>
|