246
| <![CDATA[<p style="text-align:justify" class="MsoNormal">Aos treze dias do mês de outubro de dois mil e quinze, terça-feira, com início às dezoito horas e trinta minutos, reuniram-se na sede do Poder Legislativo, registrando a presença dos seguintes Vereadores, representando seus respectivos Partidos: Rodrigo dos Santos; Carlos Cassiano Ebert; Waldir Land e Jocelino dos Santos Biron (Partido Progressista - PP); Gilberto de Moura e Fábio de Lima Schirrmann (Partido dos Trabalhadores - PT); Francisco Fernandes; Lair Pereira Martins e Tiarajú Cleber John Beazi (Partido Democrático Trabalhista - PDT). Deu início aos trabalhos o Presidente, Vereador Rodrigo dos Santos, saudando aos vereadores, assistentes e servidores da casa. Em seguida, passou-se para deliberação da seguinte pauta constante na Ordem do Dia: <strong style="mso-bidi-font-weight:normal"><u>ITEM <span style="mso-bidi-font-weight:bold">I – EXPEDIENTE</span></u>:</strong> Leitura do texto Bíblico Regimental a cargo do<span style="mso-bidi-font-weight:bold"> </span>Ver. Tiaraju Cleber John Beazi. Em seguida foi colocada em discussão e votação a <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">Ata nº. 034/2015.</strong><span style="mso-bidi-font-weight:bold"> Aprovada por unanimidade. Logo após</span> foi solicitada a leitura do <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">Protocolo nº. 200/2015,</strong> <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">(Gabinete do Prefeito),</strong> que encaminha <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">Projeto de Lei Municipal nº 061/2015, </strong>que "Autoriza o Município aditar o contrato de trabalho temporário da Agente Ambiental Epidemiológico<span style="mso-spacerun:yes"> ; </span>Paula Vanessa Kruger Cal e dá outras providências"; <strong style="mso-bidi-font-weight:normal"><span style="mso-spacerun:yes"> ;</span>Projeto de Lei Municipal nº 062/2015, </strong>que "Autoriza o Município aditar o contrato de trabalho temporário do Mestre de Transporte Adelino Dias dos Santos e dá outras providências"; <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">Projeto de Lei Municipal nº 063/2015, </strong>que "Autoriza a doação com encargo de lotes situados na Área Industrial do Município e dá outras providências"; <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">Projeto de Lei Municipal nº 064/2015, </strong>que "Autoriza o Município aditar o contrato de trabalho temporário do Motorista Valdeci Amaral da Rosa e dá outras providências". <span style="mso-bidi-font-weight:bold">Lidos em plenário e baixados para análise e parecer das comissões.</span><strong style="mso-bidi-font-weight:
normal"> </strong><span style="color:black">Em seguida</span><span style="mso-bidi-font-weight:
bold"> </span>passou-se ao <strong style="mso-bidi-font-weight:normal"><u>ITEM II - PROPOSIÇÕES</u></strong>: Foi solicitado então pelo Sr. presidente a leitura da <strong>INDICAÇÃO</strong><span style="mso-bidi-font-weight:bold">: <strong>Indicação nº. 071/2015, (Ver. Carlos Cassiano),</strong></span><strong style="mso-bidi-font-weight:normal"> </strong>INDICA ao Poder Executivo promover estudo visando construir junto ao Cemitério Municipal local, compreendida a parte mais antiga do mesmo, rampa de acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais,<span style="mso-spacerun:yes"> ; </span>e facilitar o acesso ao local de pessoas mais idosas. Deferida e encaminhada ao destinatário. Logo após foi solicitada a leitura do <strong style="mso-bidi-font-weight:
normal">REQUERIMENTO</strong>: <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">Requerimento nº. 009/2015, (Ver. Carlos Cassiano), </strong>REQUER ao Poder Executivo Municipal e ao Conselho Pró Segurança Pública - CONSEPRO, informações sobre em que fase de estudo que se encontra o projeto de implantação na área urbana de Condor das Câmeras de Vídeo monitoramento? O que ainda precisa efetivamente ser feito para que seja implantado esse sistema em nosso município? Aprovado por<span style="mso-spacerun:yes"> ; </span>unanimidade. Em seguida passou-se para as <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">MOÇÕES</strong>: <strong style="mso-bidi-font-weight:
normal">Moção n°</strong> <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">015/2015<em style="mso-bidi-font-style:normal">, </em>(Ver. Rodrigo), "MOÇÃO DE PARABÉNS"</strong> ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, em nome de sua Presidente Professora Sigrid Pautz pela condução exemplar do processo de eleição dos membros titulares e respectivos suplentes do Conselho Tutelar para o exercício que se inicia em janeiro de 2016. Parabenizar também ao servidor municipal Antonio Luiz Teixeira Candido que coordenou toda parte legal e burocrática do referido processo com sabedoria, competência e dedicação, conduzindo a bom termo um processo eleitoral de tamanha envergadura. Ressaltar também as merecidas considerações aos servidores municipais que trabalharam o dia inteiro de domingo junto ao local de votação a saber os servidores Adriano Rosa, Liliane Veiverberg, Patricia Lautert, Patricia Emig, Eloa Fritsch Piasetzki, Claudia Pereira e Silva, Gianine Schmidt e Patricia Winterfeld. Servidores estes que doaram um dia de merecido descanso em favor de uma causa e interesse públicos, sendo portanto merecido o seu reconhecimento público através da presente moção. Parabenizar também a todos os candidatos que se inscreveram e de forma democrática concorreram ao conjunto de vagas disponíveis no respectivo conselho, os quais souberam se portar de acordo ao que requer a investidura do cargo almejado, contribuindo para que não fosse verificado ao longo do processo eleitoral nenhum incidente. Parabenizar ainda de forma muito especial aos Conselheiros Tutelares eleitos pela ordem de votação: Srª Janete da Silva de Oliveira;<span style="mso-spacerun:yes"> ; </span>Srª Taize Chagas; Srª Luiza Ungaratti; Sr. Augusto Fritsch e Srª Gelci Chagas. Desejando a todos desde já um bom trabalho frente as atribuições de bem conduzir as ações do Conselho Tutelar,<span style="mso-spacerun:yes"> ; </span>bem como, agradecer aos respectivos suplentes e demais candidatos que participaram deste importante<span style="mso-spacerun:yes"> ; </span>processo eleitoral. Por fim, se faz necessário destacar a efetiva participação da população condorense que compareceu de forma significativa ao local de votação, prestigiando e valorizando a escolha dos novos conselheiros, demonstrando compromisso com o interesse do bem estar público, assim como, exercendo seu direito cívico de participar efetivamente da tomada de decisão frente a questões de interesse da coletividade local. Assim sendo, solicitamos o envio desta para tomada de conhecimento a direção do COMDICA, aos servidores públicos municipais acima citados e aos novos Conselheiros Tutelares ora eleitos. Aprovada por unanimidade com a subscrição das bancadas do PP e PT. <strong style="mso-bidi-font-weight:
normal">Moção nº 016/2015, (Ver. Gilberto), "MOÇÃO DE PARABÉNS" </strong>a Comissão Organizadora da 14ª Oktoberfest de Condor, promovida pela Comunidade Evangélica de Condor. Vimos por meio desta parabenizar a Comunidade Evangélica de Condor por meio da Comissão Organizadora das atividades referentes a 14ª edição desta festa popular realizada nos dias 09 a 11 de outubro do corrente ano em nosso município, a qual mais uma vez contemplou com muita festa e alegria a todos os seus participantes. Assim sendo, queremos reiterar nossa parabenização a comunidade pela promoção de mais uma edição da Oktoberfest de Condor, em nome do Presidente da Comissão Organizadora, Sr. Sadi Joares Bazanella, e extensivo a todos que de uma ou outra forma contribuíram para o pleno êxito do evento que é constituído como<span style="mso-spacerun:yes"> ; </span>Patrimônio Cultural Municipal. Por fim, solicitamos que seja dada ciência desta a Comissão Organizadora da 14ª Oktoberfest, bem como, aos membros da Comunidade Evangélica de Condor. Aprovada por unanimidade com a subscrição das bancadas do PP e PT. Em seguida passou-se ao <strong style="mso-bidi-font-weight:
normal"><u>ITEM III - GRANDE EXPEDIENTE</u></strong>: <span style="mso-bidi-font-weight:
bold">Onde estavam pela ordem de inscrição as Bancadas do PT – PP - PDT. Estando inscritos o Ver. Gilberto de Moura e o Ver. Francisco Fernandes. Se absteve do pronunciamento o Ver. Francisco Fernandes, e fazendo o uso da palavra o Ver. Gilberto de Moura que assim se manifestou:</span> Gostaria primeiramente de cumprimentar a vossa excelência, presidente dessa casa o Ver. Rodrigo. Em seu nome os demais colegas, os funcionários da casa e em especial o público que nos acompanha tanto pela internet, quanto pela rádio, nossa rádio comunidade. Senhor presidente, hoje vou falar sobre o Projeto de Lei que, ora foi protocolado, e foi apresentado pela secretaria da casa, que institui o Projeto de Lei Municipal n° 063/2015. Que autoriza a questão da cedência dos lotes, para o nosso distrito industrial. Fico feliz senhor presidente, colegas vereadores, público que nos assiste, que talvez<span style="mso-spacerun:yes"> ; </span>muitas pessoas não tem dado, talvez o devido valor, não tem dado a, a devida dimensão a esse, a essa ação, a essa atitude, mas em fim eu acho ela muito é, de muito valor, e acho ela muito interessante para nossa comunidade. Até porque, quando eu disse na feira da EXPOCON, a edição anterior quando fiz o uso da palavra, eu disse que muitos,<strong style="mso-bidi-font-weight:normal"> </strong>a gente se ouvia falar de distrito industrial, desde o final dos anos 80, 89, 90 se ouvia falar muito, escutar fala muito na adolescência sobre essa questão, e hoje ela esta, e hoje ela esta a mais um paço ta sendo, esta tendo a possibilidade de ter mais um paço, para concretização desse sonho, para alguns talvez para outros não, até porque as pessoas as vezes não, não entendem a dinâmica ou não entendem a necessidade. Nós estamos numa região eminente, eminentemente agrícola, tínhamos ao nosso lado aqui o município de Panambi, que é o terceiro Pólo Metal Mecânico do Estado, que com certeza deixou raízes aqui em Condor de, de pessoas que trabalharam em empresas de Panambi, e que se apegaram a esse ramo da, da produção de, de equipamentos para armazenagem e condução de grãos, em unidades de, de, de é enfim unidades de grão. Essas pessoas começaram, e essa tendência no nosso município, ela é muito forte na questão mecânica, na questão da, da, da industria vamos dizer assim, metalúrgica melhor falando. Com o passar dos anos foi tentando concretizar esse sonho do distrito, e ele não vinha, não vingava, não vingava e agora nos últimos anos ele vingou, e a gente fica feliz, por hoje estar ocupando o espaço, aqui na Câmara, e poder estar, é vamos dizer, de frente para esse processo, de poder aprovar á todas as empresas, ou se entender algum vereador entenda por rejeição de alguma, né, de sua liberdade. Mas gostaria de frisar que, além do esforço, ou além da visão que teve a gestão passada, da Câmara Municipal de Vereadores, que destinou todos os recursos de final de ano, destinou dentro de um acordo com Executivo para a compra da terra. Gostaria também de, de, de, de repassar e fortalecer novamente o que aconteceu, no então Governo Tarso quando o mesmo Tarso Genro abriu o edital, para investimentos e viabilização de distritos industriais, e o nosso município a, se cadastrou e foi contemplado. A nossa contemplação se deu<strong style="mso-bidi-font-weight:normal"> </strong>por que? Porque já tínhamos<strong style="mso-bidi-font-weight:normal"> </strong>a compra da terra, nos facilitou, foram treze municípios na região e nós estávamos inseridos juntos é, vindo recurso aproximadamente R$ 936.000,00, sendo desse recurso 80% a fundo perdido, e 20% contra partida do município, inclusive em forma de infra estrutura. Mas se não fosse a ação do Executivo no mandato passado, juntamente com a gestão da Câmara, da composição da Câmara anterior, não teríamos comprado o terreno, comprado a terra, que não nos, que não nos ia possibilitar, que nós tivéssemos, tivéssemos aptos<strong style="mso-bidi-font-weight:
normal"> </strong>a receber esse recurso do Governo do Estado, então é uma ação em conjunto, e essa ação em conjunto, hoje esta aqui na Câmara um Projeto de Lei para apreciação dos nove vereadores tirar suas conclusões, e tirar suas análises e votar favorável ou contrário esse Projeto, ou é entendendo que alguma empresa tem que vir a sair. Algumas questões a gente fica feliz porque a gente<strong style="mso-bidi-font-weight:normal"> </strong>participou, em algumas das idas que a gente fez á Porto Alegre, visitando ao Governo do Estado, buscando junto a FEPAM liberação das licenças, buscando a garantia do recurso que fosse empenhado, que fosse dado a garantia que está a disposição, para que conseguíssemos começar a obra, sempre trabalhando em conjunto com a administração pública local, a com o Executivo sempre em sintonia,<strong style="mso-bidi-font-weight:normal"> </strong>Vereador, Executivo e Governo do Estado, e tivemos a garantia do recurso, prova disso é que hoje, ta quase concluído a parte do calçamento, já está concluído a parte da canalização da água e também a parte elétrica ta bem encaminhada. Eu acho, que essas ações são todas uma somatória, para que nosso município possa chegar ao plano daquilo que muitos de nós pensamos, que é alcançar mais êxito no seu desenvolvimento. Mas essas, toda essa, toda essa, toda essa articulação política e administrativa, vai nos trazer coisas boas, e vai nos trazer conseqüências, nós vamos ter fortalecimento do comércio, o aumento na prestação de serviços, alias, aumento da procura de mão de obra, aumento da prestação de serviços, a uma teoria, um possível aumento na nossa população, são coisas que vão acontecer por conseqüência, nós vamos ter que ter um melhor, ampliar as nossas vagas em educação, nós vamos ter que aprimorar ainda mais a nossa saúde, vamos ter que criar a questão da infra estrutura urbana e vamos ter que ampliar a nossa preocupação com moradia. Então todas as, todas as, tudo aquilo que se faz tem as suas conseqüências! Mas aonde eu quero chegar com o que eu tenho falado, é que na reunião do COMUDE que eu participei, alguns questionamentos foram levantados pelas pessoas que compõem o COMUDE, muito simples inclusive o que algumas pessoas perguntaram, e falaram, e questionaram no grupo que fez essa discussão, que como disse anteriormente, foi aprovado no COMUDE por <span style="mso-bidi-font-weight:bold">unanimidade, a indicação das vinte e duas empresas, ora mencionadas pela leitura do Projeto. Mas algumas perguntas simples foram feitas: Será que vai funcionar? Não vai virar em capoeira? As empresas vão funcionar? Vão empregar as pessoas de Condor de preferência ou vão pegar pessoas de fora? As empresas que ganharem não vão vender ou deixarem fechadas as empresas? Esses questionamentos todos estiveram na reunião do COMUDE. Fiquei observando e pensando, isso aqui tudo pode acontecer, e as pessoas também tem que se preocupar um pouquinho já, com o futuro do nosso município, nas mãos de quem vai cair, quem é que vai ser a pessoa que, vai tocar esse barco, quem é que vai dar continuidade nesses Projetos. Será que o nosso centro administrativo vai ta pronto, até o encerramento desse mandato? Se o distrito tiver pronto até o encerramento desse mandato, a funcionabilidade dele, está garantida nas mãos de quem por ventura vem a cair? A minha resposta foi que: Não somente depende da questão econômica, se nós falar em distrito hoje talvez não seja muito adequado pela, pelo que a mídia fala, pelo que muitas pessoas falam. Mas se por ventura o chefe do nosso executivo futuro, nem os pé botar no distrito, talvez ele vai ser esquecido. Agora se ele tiver um olhar para o distrito, como a atual administração esta tendo, que é fomentar, criar ferramentas para que as empresas, cumpram com a aquilo que receberam, e que respeitam o contrato, e que respeite a lei do distrito, creio eu que sim, que o distrito terá vida longa, e com certeza, em pouco tempo de, de existência vai precisar ser aumentado. Mas eu digo isso porque não é pela questão somente política, eu digo isso de uma questão de preocupação, ao tempo em que alguns se doam ao máximo, para que as coisas aconteçam, outros talvez torçam para que não aconteçam, para que possa futuramente pelo simples fato poder dizer, ou dizer que os, que então estavam fracassaram, mas os que poderiam talvez estender a mão e ajudar, nada fizeram. Nosso município tem uma história semelhante a isso já, isso pode vir a se repetir. Então portanto, o distrito eu vejo com meus olhos, mesmo estando ou não estando na política, sempre apoiei, e se o meu futuro não tiver na política eu vou continuar apoiando, porque com certeza é uma mola propulsora no nosso município, é aonde nós podemos buscar um diferencial na região! Se não fosse bom o município de Condor, não teríamos mais de quarenta empresas inscritas, inscritas e vinte e duas já selecionadas, é sinal que nós temos o que oferecer, além de uma cidade estruturada, limpa, organizada, pessoas de boa índole, prova disso que tivemos três dias de festa, na Comunidade Evangélica de Condor, na OKTOBERFEST, e os incidentes pra não dizer que não aconteceram, foram mínimos, porque nós temos um povo que se respeita, e que busca o melhor para si e para suas famílias, assim como é em todos os outros eventos, que são realizados aqui no município de Condor. Mas a reflexão que eu quis fazer, a fala que eu quis fazer sobre o distrito é essa, externar a alegria, de estar se realizando, mas também a preocupação da continuação. Volto a dizer, se por ventura, a pessoa que vier assumir o futuro do nosso município, não tiver um olhar, pra aquilo de bom que esta sendo feito hoje, nós vamos míngua, e depois que míngua pra recuperar vai levar tempo, essa é a frase certa! Então eu acho que nós temos que manter em evidencia, aquilo que estiver bom, e se por ventura alguma coisa não tiver de acordo, corrigir nunca é demais, é isso, pra isso que as pessoas se candidatam, e pra isso ao assumir elas tão pré dispostas a fazer! Obrigado senhor presidente, obrigado senhores colegas vereadores, por hoje é só, na próxima segunda-feira estamos de volta. </span>Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, ficando convocados todos os vereadores para a Sessão Ordinária, dia <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">19.10.2015</strong>, (segunda-feira) com início às <strong style="mso-bidi-font-weight:normal">18:30</strong> horas,<strong style="mso-bidi-font-weight:
normal"> </strong>na sede da Câmara Municipal de Vereadores.</p>]]>
|