Logo CEWEB.br Logo NIC.br Logo CGI.br
Home Sobre o projeto

Sites Pertecentes a (o) PR

Recomendações Avaliadas
3.11 Garantir a leitura e compreensão das informações.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 1 316
316 <![CDATA[<p align="justify"><br /> <strong>RESUMO</strong>: Trata-se de uma pesquisa explorat&oacute;ria, qualitativa, desenvolvida em uma escola p&uacute;blica, situada em um bairro na periferia do munic&iacute;pio de Toledo, com professores do Ensino M&eacute;dio. Objetiva verificar quais as pr&aacute;ticas avaliativas manifestas no discurso dos professores, quando questionados sobre como avaliam. A fundamenta&ccedil;&atilde;o te&oacute;rica reporta-se &agrave; avalia&ccedil;&atilde;o como uma pr&aacute;tica da exist&ecirc;ncia humana na sociedade, caracterizando-a ao longo da hist&oacute;ria, da vis&atilde;o grega &agrave; sociedade contempor&acirc;nea. Tra&ccedil;a, ainda, a trajet&oacute;ria hist&oacute;rica da avalia&ccedil;&atilde;o no Brasil apresentando uma proposta de avalia&ccedil;&atilde;o que resinifica o processo do ensinar e do aprender, sendo concebida como pr&aacute;tica de investiga&ccedil;&atilde;o diagn&oacute;stica, cont&iacute;nua e cumulativa, distanciando-se das pr&aacute;ticas avaliativas classificat&oacute;rias. Enfatiza os aspectos qualitativos da avalia&ccedil;&atilde;o mediante uma reflex&atilde;o sobre o ato de ensinar e de aprender, a partir de pautas de trabalho elaboradas pelo coletivo no cotidiano escolar, onde transitam sujeitos que se encontram visando &agrave; amplia&ccedil;&atilde;o de conhecimentos. A an&aacute;lise e discuss&atilde;o dos resultados permitem apreender no discurso do sujeito coletivo, as pr&aacute;ticas avaliativas e a dualidade de concep&ccedil;&otilde;es que permeiam o fazer pedag&oacute;gico. Pondera-se que a dualidade de concep&ccedil;&otilde;es &eacute; transit&oacute;ria, demanda investiga&ccedil;&atilde;o, reflex&otilde;es e decis&otilde;es pautadas numa concep&ccedil;&atilde;o de avalia&ccedil;&atilde;o cujas pr&aacute;ticas est&atilde;o voltadas &agrave; constru&ccedil;&atilde;o e reconstru&ccedil;&atilde;o do conhecimento, frente &agrave;s necessidades de uma escola de qualidade para todos os estudantes. ;<br /> <br /> <br /> <a target="_blank" href="https://www.google.com/url?q=http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2007_unioeste_ped_md_dianete_maria_ragazzan_hoffmann.pdf&amp;sa=U&amp;ei=ZdTjU5G8F-TZ8AGR9oDwBQ&amp;ved=0CAUQFjAA&amp;client=internal-uds-cse&amp;usg=AFQjCNG0A6ejWzhV_3f3RKsUg0CrRZLy_g">Produ&ccedil;&atilde;o Did&aacute;tica Pedag&oacute;gica</a><br /> <br /> <a target="_blank" href="https://www.google.com/url?q=http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2007_unioeste_ped_artigo_dianete_maria_ragazzan_hoffmann.pdf&amp;sa=U&amp;ei=ZdTjU5G8F-TZ8AGR9oDwBQ&amp;ved=0CAYQFjAB&amp;client=internal-uds-cse&amp;usg=AFQjCNHwDH66qvD5LYZ29sr8nLZkz0DwTA">Artigo</a><br /> <br /> <br /> <a target="_blank" href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=124 ">Voltar a p&aacute;gina do PDE <br /> </a></p>]]>