317
| <![CDATA[<p align="justify"><br />
<strong>RESUMO:</strong> Este artigo trata de um estudo que teve por objetivo definir com um grupo de professores do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Eron Domingues de Marechal Cândido Rondon, PR, um instrumento de avaliação que pudesse acompanhar com critérios bem definidos, os diversos saberes docentes que emergem como imprescindíveis à formação do professor da educação infantil e séries iniciais. Para isto, foram estudados autores como Demerval Saviani, Paulo Freire, Pedro Demo e Donald Schon que discutem o tema proposto.. A análise das produções deu-se a partir de dois enfoques: Primeiro, buscou-se apreender como estes autores definem saberes docentes numa perspectiva conceitual e num segundo momento, como definem a avaliação pensada neste contexto. O estudo revela que é possível acompanhar a aprendizagem do futuro educador desde a série inicial até à sua formação através de um portfólio, e que desta forma, os futuros docentes também aprendem a avaliar a sua própria prática profissional. ;<br />
<br />
<a target="_blank" href="https://www.google.com/url?q=http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_unioeste_pedagogo_md_celia_liessem_vigorena.pdf&sa=U&ei=hM7jU5nkEtP3yQSZ44HwBQ&ved=0CAYQFjAB&client=internal-uds-cse&usg=AFQjCNEC850PQZrXEex7OhssvuR_1kwjlQ">Produção Didática Pedagógica</a><br />
<br />
<a target="_blank" href="https://www.google.com/url?q=http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_unioeste_pedagogo_artigo_celia_liessem_vigorena.pdf&sa=U&ei=hM7jU5nkEtP3yQSZ44HwBQ&ved=0CAUQFjAA&client=internal-uds-cse&usg=AFQjCNEjvviMFs87F9DQRQ3WO5hn1Ne9LQ">Artigo<br />
</a></p>]]>
|