318
| <![CDATA[<p align="justify"><br />
<strong>RESUMO:</strong> Objetiva-se neste estudo ler, analisar e refletir discursos midiáticos, sob o viés da erotização e sensualidade, suas múltiplas leituras e sentidos a eles atribuídos. Discursos estes, apelativos, polissêmicos, criativos, por conseguinte propulsores e instigadores da sexualidade precoce e consequente gravidez na adolescência. Valeu-se para a referida análise, do aporte teórico da Análise do Discurso, de orientação francesa, enquanto espaço onde a história e a ideologia se apresentam na linguagem. Far-se-á, neste trabalho, a análise do anúncio da Nova Sprite Zero, veiculado pela revista Capricho essencialmente destinada a um publico feminino jovem. Com o intuito de observar a linguagem, seus efeitos de sentido, o dito, o subentendido, as imagens carregadas de efeitos visuais e apelativos e a carga ideológica perpassada pela referida propaganda. Ressalta-se que nenhum discurso é ingênuo ou desinteressado; para cada um há uma infinidade de interesses explícitos ou implícitos, intrínsecos ou extrínsecos, sendo impossível cercar seus sentidos e influências enquanto informação, formação e propagação de estereótipos. A mídia tem o poder de construir e reconstruir a identidade cultural de um povo, poder este que pode ser tanto para o bem ou para o mal. Refletir sobre isto é fundamental e é papel dos educadores criarem oportunidades do diálogo com os discursos midiáticos que propiciem a participação efetiva do aluno tornando-o interlocutor dos atos comunicativos. <br />
</p>]]>
|