611
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; font-weight: normal; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif"><span style="font-style: normal;"> No dia 30 de maio de 2012, os alunos do , dirigiram-se ao Teatro Gauíra, no endereço: Rua XV de Novembro nº 971, Curitiba PR. Acompahados dos professores </span><em> </em><span style="font-style: normal;">Caue Matias e Margareth Proença para proceder uma visita visando os aspectos pedagógicos no estudo dos conteúdos da disciplina de Arte. Segue justificativa e fotos do evento:</span></font></p>]]>
|
613
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif"> A visita monitorada ao Centro Cultural Teatro Guaíra, maior complexo teatral da América Latina, tem como objetivo principal relacionar a teoria estudada em sala de aula à prática, o dia a dia, a organização e a estrutura de um teatro. </font> </p>]]>
|
614
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif"> Dentre as possibilidades de aprendizagem oferecidas pelo teatro na educação, destacam-se a: criatividade, socialização, memorização e a coordenação. Com o teatro, o educando tem a oportunidade de se colocar no lugar de outros, experimentando o mundo sem correr risco. É de extrema importância promover aos alunos o acesso à história mundial da arte e de sua região, pois nela se constroem costumes e tradições.</font></p>]]>
|
615
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif"> O teatro na escola tem o seu valor ampliado não só ao abrir possibilidades para apresentações de espetáculos montados pelos professores, e/ou alunos ou companhias itinerantes, mas como espaço que viabiliza o pensar simbólico por meio da dramatização individual ou coletiva.</font></p>]]>
|
616
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif"> Como parte dos conteúdos elencados no Plano de Trabalho Docente da disciplina de Arte, fundamentado na Proposta Pedagógica Curricular do Colégio e nas Diretrizes Curriculares Estaduais, está sendo trabalhado com as turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do período da manhã, <font color="#000000">o conteúdo </font><font color="#000000"><span style="font-weight: normal;">o Palco Italiano do Renascimento</span></font><font color="#000000">, sendo o Teatro Guaíra construído aos moldes dos teatros italianos da época do Renascimento, a visita a esse espaço vem a exemplificar e enriquecer o conteúdo trabalhado.</font></font></p>]]>
|
617
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif"><font color="#000000"><span style="text-decoration: none;"> O </span></font><font color="#000000"><span style="text-decoration: none;"><span style="font-weight: normal;">Centro Cultural Teatro Guaíra</span></span></font><font color="#000000"><span style="text-decoration: none;"> é uma instituição cultural com auditórios para teatro, dança e espetáculos musicais, e é mantido pelo governo do estado. A Orquestra Sinfônica do Paraná, a companhia de dança Balé Teatro Guaíra e o Teatro de Comédia do Paraná, são algumas das instituições mantidas pelo </span></font><font color="#000000"><span style="text-decoration: none;"><span style="font-weight: normal;">Centro Cultural Teatro Guaíra</span></span></font><font color="#000000"><span style="text-decoration: none;">. O complexo arquitetônico localizado na Praça Santos Andrade garante ao </span></font><font color="#000000"><span style="text-decoration: none;"><strong>Teatro Guaíra</strong></span></font><font color="#000000"><span style="text-decoration: none;"> a sua classificação como um dos maiores da América Latina. O espaço </span></font>compreende 4 teatros e várias salas de ensaio, um guarda-roupa repleto de figurinos. Um espaço ideal para aprendizagem prática do conteúdo trabalhado com os alunos.</font></p>]]>
|
618
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif"> Para tanto, foi liberado um de ônibus do Transporte Escolar do Município para aproximadamente 60 alunos e dois professores responsáveis. Os alunos tiveram a oportunidade de:</font></p>]]>
|
621
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font color="#000000"><font face="Arial, sans-serif">Conhecer pessoalmente o maior complexo teatral da América Latina;</font></font></p>]]>
|
624
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font color="#000000"><font face="Arial, sans-serif">Complementar os estudos sobre o conteúdo <span style="font-weight: normal;">o Palco Italiano do Renascimento</span>;</font></font></p>]]>
|
627
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif">Verificar o espaço correspondente ao tema tratado nas aulas;</font></p>]]>
|
630
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif">Entender como funciona o sistema mecânico de um teatro;</font></p>]]>
|
633
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif">Conhecer as várias funções das artes cênicas.</font></p>]]>
|
634
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> </p>]]>
|
637
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif">Observa-se também que o<font color="#000000"> conteúdo mencionado foi trabalhado em sala com os alunos, em forma de aulas expositivas com imagens e textos, sendo finalizado com a visita ao </font><font color="#000000"><span style="text-decoration: none;"><span style="font-weight: normal;">Centro Cultural Teatro Guaíra.</span></span></font></font></p>]]>
|
642
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif"> Nesta visita monitorada, um dos funcionários mais antigos da instituição, fez uma explicação sobre a história, e o funcionamento do teatro, por meio de fotos, instrumentos e equipamentos. Dando a oportunidade aos alunos, de conhecerem a história de um teatro construído aos moldes dos teatros italianos do Renascimento.</font></p>]]>
|
643
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Arial, sans-serif"> </font></p>]]>
|