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Recomendações Avaliadas
3.11 Garantir a leitura e compreensão das informações.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
3.11.2 Presença de parágrafos justificados 6 608 609 610 611 612 613
608 <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"> No último dia 05 de maio, no período da manhã, o Colégio Estadual João Ferreira Küster realizou a 2ª reunião pedagógica, cuja pauta foi decidida em reunião da direção junto à equipe pedagógica e contemplou as necessidades da escola e com finalidades de organização tanto do trabalho pedagógico e administrativo. Os assuntos tratados foram: Livros Registros e o seu devido preenchimento em acordo à legislação vigente; A Indisciplina na escola e o conhecimento da legislação contemplados no Regimento Escolar e No Estatuto da Criança e do Adolescente; O P.P.P. E a realidade da escola; </font> </p>]]>
609 <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"> A direção começou a reunião com uma fala pontual sobre a nova gestão que visa o compartilhamento de ações nas tomadas de decisões frente às dificuldades e problemáticas do dia a dia e observou que mesmo existindo conflitos de ideias o que deve prevalecer é o respeito mútuo entre todos os segmentos escolares. Foi passado a todos uma mensagem “Compromisso”, </font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><strong>em anexo</strong></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif">, a qual possibilitou uma reflexão de que devemos fazer o nosso melhor em acordo às funções que exercemos na escola, por mais que nunca seja o bastante é uma das formas de garantir a qualidade de ensino e o sucesso no fazer pedagógico. </font> </p>]]>
610 <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"> Em seguida a pedagoga Mônica Ferreira de Souza falou com muita propriedade sobre a importância dos Livros Registros de Classe e o seu devido preenchimento descrito na instrução nº 07/10, utilizou de recurso audiovisual (</font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><strong>em anexo</strong></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif">) e exemplificou com clareza os erros mais comuns e reincidentes ocorridos nos últimos anos. Os professores tiveram abertura para questionamentos e sanaram suas dúvidas, ficando esclarecido que o preenchimento correto dos livros, </font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><strong>que é da escola e deve permanecer na escola</strong></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif">, é respaldo para o próprio trabalho do professor mediante a qualquer questionamento e ou recurso procedido pela comunidade escolar. </font> </p>]]>
611 <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"> A pedagoga Deili Volochen do Nascimento falou sobre a realidade da escola e o P.P.P, foi uma fala muito propicia e orientadora aos professores na questão de um melhor relacionamento com os alunos, pois à medida que conhecemos a realidade dos educandos possibilita uma relação de respeito e confiança, diminuindo os conflitos em sala de aula. Comentou sobre os dados descritos no P.P.P, e observou que o último levantamento sobre dados da comunidade escolar foram feitos no ano de 2009, cujo versão do P.P.P está disponível na internet no seguinte endereço:</font><font color="#000080"><span lang="zxx"><u><a href="../../"><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif">http://www.clgjoaokuster.seed.pr.gov.br/</font></a></u></span></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif">, para acesso e consulta de todos. Apesar de termos os registros sobre essa realidade, o qual foi conseguido mediante aplicação de instrumento rico em detalhes e contemplou vários aspectos da vida dos alunos, a pedagoga observou que existem situações e, exemplificou algumas delas, em que só será possível o conhecimento sobre o aluno em um relacionamento de muito interesse dos profissionais da escola com ele. Outrossim, levantou uma reflexão sobre aquele aluno que nunca dá problema na escola, que é educado, comprometido e estudioso mas que suplica por ajuda e por uma intervenção da escola frente a um grande problema familiar. Por fim, ficou um conselho: “</font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><em>nunca bater de frente com o aluno pois pode se criar uma situação de conflito difícil de contornar mas sim, procurar ouvi-lo para melhor encaminhamento das situações em sala de aula. Porém, não deixar de cobrar as suas obrigações enquanto aluno visando o seu desempenho escolar</em></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif">”. Completou a direção:“</font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><em><span style="font-weight: normal;">A flexibilidade do professor e por vezes a sua sensibilidade no processo educativo no tratamento com o aluno, possibilita um melhor relacionamento com as turmas e reconhecimento da sua autoridade facilitando o processo de ensino e aprendizagem”</span></em></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif">, </font> </p>]]>
612 <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"> A pedagoga </font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="3">Kassia R. Wiezzer, trabalhou o</font></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"> último assunto proposto: o problema de indisciplina na escola, com respaldo no Regimento Escolar e Estatuto da Criança e do Adolescente</font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="3">. Elencou as ações possíveis da escola frente a essa problemática e também os seus limites. Os professores foram certificados da importância do conhecimento da legislação, principalmente do Regimento Escolar para mediar as situações de indisciplina, que existem várias motivações: problemas de saúde do aluno, a exemplo, casos de hiperatividade, desmotivação dos alunos ao aprendizado e que a indisciplina pode ser motivada pela própria escola, mediante aspectos da organização interna. Foi entregue aos presentes uma cópia de capítulos do Regimento Escolar, sobre os direitos e deveres tanto de alunos, professores e funcionários, pais, equipe pedagógica e direção. Foi disponibilizado, inclusive um texto para leitura, O Ato de indisciplina: como proceder de Murillo José Digiácomo, Promotor de Justiça no Estado do Paraná, </font></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="3"><strong>em anexo</strong></font></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="3">, que em suma levanta a questão de que existem direitos, mas que em hipótese alguma o aluno deve ser suprimido dos seus deveres! Em contrapartida, as ações devem estar pautadas na legislação evitando afrontas aos direitos constitucionais de qualquer cidadão. A pedagoga foi feliz em direcionar a sua fala chamando a responsabilidade de todos os segmentos escolares para que o problema de indisciplina na escola seja amenizado, o qual começa com a orientação disciplinar do próprio professor na sala de aula. Foi certificado os possíveis encaminhamentos que podem ser feitos pela escola e sobre o apoio de outras instâncias, a exemplo, Conselho Tutelar, Prefeitura, Núcleo Regional de Educação.</font></font></p>]]>
613 <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" class="western"> <font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="3"> A direção geral, direção auxiliar e equipe pedagógica agradecem a participação de todos que garantiu o sucesso desse evento, que é confirmado com o relato, em público, de alguns participantes: “</font></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="3"><em>a reunião foi proveitosa e muito bem organizada, sendo que os integrantes da equipe pedagógica falaram a mesma linguagem!” </em></font></font> </p>]]>