Logo CEWEB.br Logo NIC.br Logo CGI.br
Home Sobre o projeto

Sites Pertecentes a (o) PR

Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 1 6
6 <![CDATA[<tr valign="top" style="font:12px;"><td>Treino e aten&ccedil;&atilde;o &agrave;s orienta&ccedil;&otilde;es da prova s&atilde;o decisivos para garantir um bom desempenho. <br /><br />29/08/2011 | 00:01 | Luiz Felipe Marques, especial para a Gazeta do Povo <a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=980">Veja mais&raquo;&raquo;</a><br /><BR>A forte concorr&ecirc;ncia e o alto n&uacute;mero de quest&otilde;es nos vestibulares do pa&iacute;s fazem com que qualquer ponto seja fundamental para a conquista da vaga. Por isso, o passo que pode ser decisivo aos vestibulandos &eacute; o de alcan&ccedil;ar uma boa nota na etapa que ainda deixa muitos concorrentes preocupados: a reda&ccedil;&atilde;o. <br /><br /><br /><br />Para chegar o mais perto da nota 10, o processo n&atilde;o &eacute; complicado, mas trabalhoso. De acordo com professores de cursos pr&eacute;-vestibulares de Curitiba, a &ldquo;receita&rdquo; &eacute; a seguinte: treino intenso, envolvimento com diversos tipos de conte&uacute;dos e observa&ccedil;&atilde;o atenta &agrave; proposta de cada exerc&iacute;cio. Para S&eacute;rgio Degrande J&uacute;nior, professor de Reda&ccedil;&atilde;o do Curso Dom Bosco, a pr&aacute;tica faz toda a diferen&ccedil;a e deve ser priorizada. &ldquo;A disciplina &eacute; fundamental. Para aqueles vestibulandos que treinaram bastante durante todo o ano, fazendo todos os tipos de provas e passando pelos diferentes g&ecirc;neros, a situa&ccedil;&atilde;o para conseguir uma boa nota &eacute; melhor.&rdquo; <br /><br /><br /><br />De acordo com o professor, esse processo de aprendizagem tamb&eacute;m deve contar com a leitura e a atualiza&ccedil;&atilde;o constantes de diversos tipos de conte&uacute;do. &ldquo;O aluno precisa ler bastante bastante, incluindo revistas, jornais e livros. &Eacute; necess&aacute;rio que ele esteja informado das coisas que acontecem no Paran&aacute;, no Brasil e no Mundo para conseguir uma argumenta&ccedil;&atilde;o eficiente&rdquo;, aconselha Degrande. <br /><br /><br /><br />As pr&aacute;ticas de treinamento e de informa&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m s&atilde;o vistas como essenciais por Yeso Osawa Ribeiro, professor de reda&ccedil;&atilde;o e gram&aacute;tica do Curso Positivo. De acordo com ele, al&eacute;m de ajudar o aluno a construir seus textos, a prepara&ccedil;&atilde;o pr&eacute;via tamb&eacute;m pode fazer com que ele se sinta mais seguro no momento da prova. <br /><br /><br /><br />E &eacute; justamente nessa hora que a aten&ccedil;&atilde;o do aluno pode fazer a diferen&ccedil;a. Segundo Yeso, a leitura dos comandos de cada quest&atilde;o &eacute; um dos pontos mais decisivos nas provas de reda&ccedil;&atilde;o. &ldquo;&Eacute; fundamental que o vestibulando siga as orienta&ccedil;&otilde;es do exerc&iacute;cio, observando os temas e g&ecirc;neros que devem ser utilizados. Isso serve para deixar o texto o mais assertivo e evitar qualquer desconto de nota&rdquo;, lembra o professor. <br /><br /><br /><br />Ainda de acordo com ele, os comandos dos exerc&iacute;cios ainda podem dar ind&iacute;cios do perfil e das posturas que as universidades e institui&ccedil;&otilde;es de educa&ccedil;&atilde;o esperam. &ldquo;Quando, por exemplo, uma quest&atilde;o pede que o aluno d&ecirc; sua opini&atilde;o, argumente, isso j&aacute; mostra que a faculdade deseja um aluno cr&iacute;tico, que se posicione, independente da sua ideologia. Essa leitura do perfil da prova e da institui&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m pode fazer muita diferen&ccedil;a na hora de escrever&rdquo;, ressalta o professor. <br /><br /><br /><br />Dicas <br /><br />Os professores tamb&eacute;m deram orienta&ccedil;&otilde;es sobre as exig&ecirc;ncias e o perfil espec&iacute;ficos dos concursos da UFPR e do Enem. Confira: <br /><br /><br /><br />UFPR S&atilde;o exigidos diversos textos de tamanho m&eacute;dio. Os &uacute;ltimos concursos pediram cinco e o limite m&aacute;ximo foi de 15 linhas. &ldquo;Esse &eacute; o perfil mais comum desta prova: textos menores, com tem&aacute;ticas inteligentes&rdquo;, lembra Sergio Degrande. J&aacute; quanto aos g&ecirc;neros, o professor Yeso diz que o mais comum &eacute; que resumos e pequenas argumenta&ccedil;&otilde;es sejam cobrados, &ldquo;al&eacute;m da an&aacute;lise de diferentes tipos de linguagem, como imagens e tiras&rdquo;. De acordo com os dois professores, a prova d&aacute; muito valor ao conte&uacute;do dos alunos. <br /><br /><br /><br />ENEM Prop&otilde;e um texto maior, de at&eacute; 30 linhas, com car&aacute;ter dissertativo e geralmente ligado a algum tema pol&ecirc;mico da atualidade. Com isso, da mesma forma que d&aacute; maior liberdade na escrita, tamb&eacute;m traz alguns riscos ao estudante. Um deles &eacute; quanto ao tempo. &ldquo;Por ser no mesmo dia de outras provas, o estudante fica com somente pouco mais de uma hora para o texto&rdquo;, alerta Degrande. Yeso lembra que outro cuidado a ser tomado &eacute; em torno da clareza, visto que, em textos mais extensos, o aluno pode acabar fugindo do tema proposto. <br /><br /><br /><br /><a target="_blank" href="http://www.gazetadopovo.com.br/vidauniversitaria/vestibular/conteudo.phtml?tl=1&amp;id=1162577&amp;tit=Vestibular-detone-na-redacao ">Veja a not&iacute;cia na integra</a><br /><br /></td></tr>]]>