6
| <![CDATA[<tr valign="top" style="font:12px;"><td>¨Por Marcos Meier¨ <br /><br />Muitos adolescentes questionam a lição de casa. Precisa fazer mesmo? Não é muito empenho para nada? Prefiro bater papo na internet! <a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=969">Vamos as respostas. <br /><br /></a><br /><BR>A aprendizagem tem três fases bem definidas: a primeira é a aula em si. Nela, os conceitos construídos são armazenados na memória de curto prazo, ou seja, o adolescente pode esquecer tudo em poucas horas. <br /><br /><br /><br />Em seguida, quando o adolescente faz a lição de casa, ou quando relê o caderno, o cérebro leva as informações para a memória de longo prazo, para a memória " permanente". Este processo só acontece porque o cérebro percebe a necessidade de usar novamente a informação. É por isso que lição de casa é importante. <br /><br /><br /><br />A terceira fase é a fixação, que ocorrer durante o sono profundo. Neste período o cérebro libera o hormônio do crescimento, a leptina, o cortisol, etc, etc. Toda essa química fixa as informações que estão na memóira de longo prazo impedindo-as de serem apagadas. Dormir bem é importantíssimo. A Organização Mundial de Saúde recomenda um período de no mínimo 8 horas para adolescentes. <br /><br /><br /><br />Se o jovem não dorme adequadamente, não fixa o que anda aprendendo na escola, mesmo que seja "bom aluno". Além disso, se não faz a lição de casa, não haverá nada na memória de longo prazo a ser fixado. E o desempenho escolar será prejudicado. Lição é coisa séria. Dormir também. <br /><br /><br /><br />Marcos Meier é mestre em educação, psicólogo, professor de matemática e especialista na teoria da Mediação de Feuerstein. <br /><br /><br /><br />Contatos pelo site <a href="http://www.marcosmeier.com.br" target="_blank"><a href="http://www.marcosmeier.com.br" target="_blank">www.marcosmeier.com.br</a></a> <br /><br /><br /></td></tr>]]>
|