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| <![CDATA[<tr valign="top" style="font:12px;"><td>Na sexta-feira passada (03), a APP-Sindicato debateu com a Secretaria da Educação (Seed) a questão da carga horária e horas atividades para os professores que atuam com a Educação Especial. A secretária Educacional da APP, Janeslei Albuquerque, e a presidente da Associação dos Profissionais Tradutores Intérpretes e Guia intérpretes de Língua de Sinais (Aptils-PR), Tânia Ap. Martins, reuniram-se com a diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein) daquela pasta, Walquiria Onete Gomes, para debater os casos dos docentes que atuam nas escolas especiais e dos intérpretes de Libras no Ensino Fundamental séries finais e Ensino Médio. <strong>SAIBA MAIS...<br /><br /></strong><br /><br /><BR>Na sexta-feira passada (03), a APP-Sindicato debateu com a Secretaria da Educação (Seed) a questão da carga horária e horas atividades para os professores que atuam com a Educação Especial. A secretária Educacional da APP, Janeslei Albuquerque, e a presidente da Associação dos Profissionais Tradutores Intérpretes e Guia intérpretes de Língua de Sinais (Aptils-PR), Tânia Ap. Martins, reuniram-se com a diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein) daquela pasta, Walquiria Onete Gomes, para debater os casos dos docentes que atuam nas escolas especiais e dos intérpretes de Libras no Ensino Fundamental séries finais e Ensino Médio. <br /><br /><br /><br />Os professores de Educação Especial - oriundos dos concursos nº 36/2004 e nº 12/2007 - além de professores do Processo Seletivo Simplificado (PSS) assumiram a função de professores, mas estão atuando como intérpretes de Libras. Além de estarem fora de função, não exercem o direito à hora atividade e trabalham 25 horas aulas semanais sem remuneração de horas extraordinárias. <br /><br /><br /><br />Janeslei e Tânia informaram à Seed que aqueles os profissionais da rede que estão nestas condições de trabalho solicitam reenquadramento de função. Caso a SEED não atenda suas especificidades, visto que há falta deste profissional, os estudantes surdos podem ficar sem intérpretes. Além desse problema, há ainda a falta de cursos de capacitação ou formação continuada para novos profissionais e tampouco a regulamentação da função do tradutor e intérprete de Libras no Estado do Paraná. <br /><br /><br /><br />Outro ponto abordado foi à falta de uma Diretriz Curricular para nortear a disciplina de Libras nas Escolas Especiais para surdos. Sem essa estruturação, o ensino bilíngüe para surdos no Estado fica comprometido tanto nos Centros de Atendimento Especializado (CAEs) e nos demais espaços de ensino <br /><br /><br /><br />Ações - A diretora do Deein e a sua equipe se comprometeram em levar as reivindicações para o Grupo de Recursos Humanos Setorial, da Seed (GRHS/Seed) e o departamento jurídico com o objetivo de buscar soluções para o problema. Segundo Walquiria a Seed estabelecerá um prazo de até 20/06/11 para que haja um parecer desses órgãos em relação à jornada dos intérpretes de Libras e demais profissionais da Educação Especial. Nesta mesma reunião a SEED entregou à APP uma minuta de informação, em fase de elaboração, para a nossa leitura. A APP está acompanhando este debate, sugerindo alterações de acordo com as demandas da categoria e exigindo que esta minuta seja validada o mais breve possível. ;<br /><br /><br /><br /><br /><br />Esta notícia foi publicada em 14/06/2011, <a target="_blank" href="http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=5849">no sítio da APP Sindicato</a> ;. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor. <br /><br /><br /><br /><br /></td></tr>]]>
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