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Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 1 6
6 <![CDATA[<tr valign="top" style="font:12px;"><td><a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1472">Professores do NRE Toledo que atuam nos col&eacute;gios que ofertam cursos T&eacute;cnicos da Educa&ccedil;&atilde;o Profissional ou Curso de Forma&ccedil;&atilde;o de Docentes est&atilde;o participando de capacita&ccedil;&atilde;o para uso dos Laborat&oacute;rios B&aacute;sicos de Qu&iacute;mica, F&iacute;sica, Biologia e Matem&aacute;tica, enviados atrav&eacute;s do Programa Brasil Profissionalizado... Confira!</a><br /><BR>No total, 60 professores de Biologia, F&iacute;sica, Matem&aacute;tica e Qu&iacute;mica, ir&atilde;o receber 24 horas de capacita&ccedil;&atilde;o, sendo 16 presenciais e 8 horas &agrave; dist&acirc;ncia. <br /><br /><br /><br />Os col&eacute;gios da Rede Estadual de Educa&ccedil;&atilde;o que ofertam cursos T&eacute;cnicos da Educa&ccedil;&atilde;o Profissional ou Curso de Forma&ccedil;&atilde;o de Docentes receberam, em 2012 e 2013, Laborat&oacute;rios B&aacute;sicos de Qu&iacute;mica, F&iacute;sica, Biologia e Matem&aacute;tica, al&eacute;m de equipamentos e materiais, atrav&eacute;s do Programa Brasil Profissionalizado, do Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o. <br /><br /><br /><br />Para capacitar os professores que atuam nestes estabelecimentos, o Departamento de Educa&ccedil;&atilde;o e Trabalho, em parceria com a Equipe de Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica do N&uacute;cleo Regional de Educa&ccedil;&atilde;o de Toledo, est&aacute; promovendo capacita&ccedil;&atilde;o a fim de auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades pr&aacute;ticas com seus alunos. Segundo Jos&eacute; Luiz Sagrado, diretor do CE Agr&iacute;cola e docente da oficina de F&iacute;sica, esses laborat&oacute;rios s&atilde;o muito ricos experimentalmente ao possibilitar in&uacute;meras experi&ecirc;ncias e aulas pr&aacute;ticas. &ldquo;Quando o professor apresenta, na pr&aacute;tica, como as coisas acontecem, esse processo fica gravado na mem&oacute;ria do aluno por um tempo maior e cria o interesse. O estudante passa a ter uma sintonia melhor com o conte&uacute;do ao observar, por exemplo, o deslocamento de um corpo, uma a&ccedil;&atilde;o de termologia ou um campo magn&eacute;tico&rdquo;, garante. <br /><br /><br /><br /><br /><br />Os docentes promoveram oficinas e experimentos pr&aacute;ticos, com sugest&otilde;es de atividades que podem ser trabalhadas com alunos, al&eacute;m de apresentarem os materiais dispon&iacute;veis e algumas possibilidades de utiliza&ccedil;&atilde;o dos laborat&oacute;rios b&aacute;sicos. Na foto, professor Jos&eacute; Luiz, durante oficina de F&iacute;sica. <br /><br /><br /><br />Capacita&ccedil;&atilde;o <br /><br />No total, 60 professores de Biologia, F&iacute;sica, Matem&aacute;tica e Qu&iacute;mica, ir&atilde;o receber 24 horas de capacita&ccedil;&atilde;o, sendo 16 presenciais e 8 horas &agrave; dist&acirc;ncia. A primeira etapa do curso aconteceu nas depend&ecirc;ncias do Col&eacute;gio Estadual Agr&iacute;cola de Toledo, em dois momentos. No dia 20 foram atendidos os professores de Matem&aacute;tica e F&iacute;sica e no dia 27, professores de Qu&iacute;mica e Biologia. <br /><br /><br /><br />Nos laborat&oacute;rios, os docentes promoveram oficinas e experimentos pr&aacute;ticos, com sugest&otilde;es de atividades que podem ser trabalhadas com alunos, al&eacute;m de apresentarem os materiais dispon&iacute;veis e algumas possibilidades de utiliza&ccedil;&atilde;o dos laborat&oacute;rios b&aacute;sicos. Ao longo do dia foram apresentados planos de aula abrangendo conte&uacute;dos de todas as s&eacute;ries dos cursos, proporcionando aos professores cursistas o trabalho efetivo com os materiais dispon&iacute;veis e oferecendo subs&iacute;dios para que os mesmos retornem &agrave;s suas institui&ccedil;&otilde;es de ensino e trabalhem com os alunos a rela&ccedil;&atilde;o teoria e pr&aacute;tica. &ldquo;O objetivo &eacute; que o professor saia da oficina e j&aacute; possa trabalhar alguns desses conte&uacute;dos com seus alunos&rdquo;, destaca a professora Claudete Miola, coordenadora do departamento de Educa&ccedil;&atilde;o Profissional no NRE Toledo. Aqueles que n&atilde;o conheciam os laborat&oacute;rios tamb&eacute;m puderam ter um contato direto com alguns equipamentos, ver o processo de montagem de experimentos e descobrir novas formas de uso para os equipamentos que j&aacute; conheciam. <br /><br /><br /><br /><br /><br />Os professores puderam conhecer, na pr&aacute;tica, instrumentos e equipamentos presentes nos laborat&oacute;rios. <br /><br /><br /><br />Para a professora de F&iacute;sica do Col&eacute;gio Agr&iacute;cola de Toledo, Simone Aparecida Favaro da Silva, o curso foi muito proveitoso. &ldquo;A partir deste curso j&aacute; temos uma ampla vis&atilde;o de como trabalhar com alguns equipamentos. &Eacute; uma ferramenta a mais para o ensino e aprendizagem. Os equipamentos permitem uma aprendizagem mais concreta, desmitificando alguns mitos em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; f&iacute;sica, de que os conte&uacute;dos s&atilde;o somente c&aacute;lculos, por exemplo&rdquo;. <br /><br /><br /><br />A professora Lisiane Cristina Amplatz, que d&aacute; aulas de matem&aacute;tica nos col&eacute;gios Eron Domingues e Antonio Maximiliano Ceretta, em Marechal C&acirc;ndido Rondon, comenta que as oficinas foram muito proveitosas. &ldquo;As atividades foram todas pr&aacute;ticas, acho que &eacute; assim mesmo que deve ser uma oficina em laborat&oacute;rio. N&oacute;s j&aacute; sabemos o que iremos trabalhar ao longo do ano, ent&atilde;o, ao ver um jogo, fazer uma experi&ecirc;ncia, j&aacute; pensamos como poder&aacute; ser utilizado em aula&rdquo;, garante. <br /><br /><br /><br />Lisiane pontua que a matem&aacute;tica tem conte&uacute;dos bastante abstratos e tudo o que o professor puder trazer de pr&aacute;tico, vis&iacute;vel, manipul&aacute;vel, &eacute; valido para o entendimento e aprendizagem do aluno. &ldquo;Podemos mostrar a praticidade e a contextualiza&ccedil;&atilde;o da matem&aacute;tica a partir dos materiais que comp&otilde;em a estrutura deste laborat&oacute;rio&rdquo;, destaca. Ela tamb&eacute;m ressalta que o ideal seria todos os col&eacute;gios terem esses laborat&oacute;rios, &ldquo;afinal de contas, al&eacute;m de ajudar o professor no ensino dos conte&uacute;dos, o maior beneficiado &eacute; aluno&rdquo;. <br /><br /><br /><br />Para a segunda etapa, prevista para o m&ecirc;s de agosto, os cursistas ir&atilde;o expor aos demais alguns resultados da aplica&ccedil;&atilde;o das sugest&otilde;es propostas nas oficinas e trar&atilde;o mais possibilidades para o trabalho pedag&oacute;gico nestes ambientes. <br /><br /><br /><br />A primeira etapa do curso aconteceu nas depend&ecirc;ncias do Col&eacute;gio Estadual Agr&iacute;cola de Toledo, em dois momentos. No dia 20 foram atendidos os professores de Matem&aacute;tica e F&iacute;sica e no dia 27, professores de Qu&iacute;mica e Biologia. A segunda etapa est&aacute; prevista para o m&ecirc;s de agosto. <br /><br /><br /><br />Veja quem foram os docentes que ministraram as oficinas na primeira etapa: <br /><br />F&iacute;sica &ndash; Jos&eacute; Luiz Sagrado (Diretor Geral do Col&eacute;gio Agr&iacute;cola de Toledo); <br /><br />Matem&aacute;tica &ndash; Jos&eacute; Adailton Dechechi (Equipe de Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica do NRE <br /><br />Biologia &ndash; Ilse Tomm, Rosemarie Margareth Zeni (Equipe de Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica do NRE) e Cristina Barcaro Munchem (Agente Educacional II do CE Jardim Porto Alegre); <br /><br />Qu&iacute;mica &ndash; Rosana Rocco (Equipe de Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica do NRE) e Rose In&ecirc;s Schneider (Agente Educacional II do CE Presidente Castelo Branco); ;<br /><br /><br /><br /><a target="_blank" href="https://www.flickr.com/photos/nretoledo/sets/72157643306039795/ ">Veja Fotos das Oficinas...</a> <br /><br /><br /><br /><a target="_blank" href="http://www.nre.seed.pr.gov.br/toledo/modules/noticias/article.php?storyid=1656">Fonte: NRE Toledo</a> <br /><br /><br /></td></tr>]]>