6
| <![CDATA[<tr valign="top" style="font:12px;"><td><a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1234">A professora Vera Beatriz Hoff Pagnussatti, do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, foi classificada pela segunda vez no Prêmio Professores do Brasil, que é uma iniciativa do Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, promovido juntamente com as instituições parceiras. Veja mais....</a><br /><BR>O prêmio tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição oferecida à melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras. O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. <br /><br /><br /><br />Nesse ano, o Prêmio está em sua sexta edição e a rondonense foi selecionada para premiação que acontecerá na próxima semana, dias 13 e 14 de dezembro, em Brasília, onde ocorrerá o Seminário Prêmio Professores do Brasil, oportunidade em que apresentará o projeto “Aprender, socializar e agir, para a transformação social”. <br /><br /><br /><br />O projeto é um trabalho desenvolvido com estudantes do Colégio Estadual Eron Domingues, na disciplina de Língua Portuguesa, com o objetivo de promover a prática da leitura, produção textual, a socialização e a tomada de decisões, ou ações efetivas a partir de fatos do cotidiano dos alunos, vislumbrados nos diferentes gêneros textuais, presentes em jornais impressos ou on-line, além de desenvolver de forma efetiva uma consciência socioambiental e formação da cidadania como um todo. ;<br /><br /><br /><br /><strong>Rio de Janeiro <br /><br /></strong>Em 2009, Vera havia sido classificada no prêmio nacional com o trabalho " Os discursos da mídia, suas múltiplas leituras, como propulsores da sexualidade precose e gravidez na adolescência" . O mesmo trabalho, desta vez em ; versão de artigo científico, foi selecionado neste ano de 2012 entre os dez melhores de todas edicões anterioresdo Prêmio Professores do Brasil. A referida classificação lhe possibilitou participar de evento no Rio de Janeiro, na semana passada. De 26 a 30 de novembro, ; Vera participou do 3º Workshop - ; Ações Institucionais ; de Avaliação e Disseminação de Tecnologia Educacionais: Professores do Brasil.<br /><br /><br /><br /><strong>O Trabalho.<br /><br /></strong>Conforme a professora, o projeto "Aprender, socializar e agir para a transformação social", possibilita ; a inserção da comunidade na escola. ; " A proposta foi criada ; diante da necessidade de incorporar ao universo do salunos diferentes leituras e análises de ;textos midiáticos, propiciar a inserção dasTecnogias de Informaçãoe eComunicação(TIC)noprocessode ensino aprendizagem de forma consicente, respoonsável e collcaborativa", salienta.<br /><br />Como suportede fundamentação teórica para oencaminhamento das práticas desenvolvidas a professora utilizou a Análise do Discurso, linha francesa, especificamente,os discursos da mídia e suas esferas de circulação.<br /><br />No projeto, relata a professora, os diferentees gêneros textuais,com ênfase nos jornalísticos e suas especificidades são trabalhosa partir de quatro grandes temas: formas de violência,sexualidade, meio ambiente e cidadania, além de subtemas. "Para a efetivaçãode todas as etapas do processo são utlitizadas as tecnologias de informação, levando e instigando o aluno a ser um pesquisador e construtor do conhecimento, percebendo-se como parte fundamental de todas mudança de atitudde", enfatiza Vera.<br /><br /><br /><br /><strong>Fonte: O Presente - Publicado em: 05/12/2012 - 08:52 | Atualizado em: 05/12/2012 - 08:53 ; - Carina Ribeiro/OP</strong> <br /><br /><br /><br /><br /></td></tr>]]>
|